Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Inscrições abertas para Conferência de Juventude  

Propor e discutir a política pública municipal voltada para o público jovem. Esse é o objetivo da I Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza, que acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2008, no Centro de Convenções Edson Queiroz. As inscrições estão abertas para os jovens interessados até o próximo dia 12 de janeiro.

As pré-conferências preparatórias já aconteceram em todas as regionais. Entre as principais reivindicações têm-se melhorias na segurança, oferta de oportunidades de trabalho e atenção à política de cultura e lazer. As propostas colocadas pelos jovens devem compor o Plano Municipal de Juventude, que norteará a definição das ações do poder público.

A I Conferência Municipal é a etapa local dos encontros estadual e nacional que acontecem em 2008. Os encontros são preparados pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude junto às entidades que compõem o Conselho Municipal de Juventude, criado em agosto do corrente ano. "Esse é um momento importante para reunir a juventude da cidade e compor um Plano de forma participativa e democrática", afirma Afonso de Sousa, coordenador de Juventude.
Podem participar jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, para baixar a ficha de inscrição clique AQUI.

O que é a Conferência?

A Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza é a etapa local da 1ª conferência estadual e nacional de juventude e estará acontecendo em todo o país. É um espaço para jovens debaterem seus desafios, afirmarem seus direitos e discutirem as políticas públicas de juventude.


Grupos de trabalho

A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude será organizada a partir dos seguintes grupos de trabalho:

1. Educação;
2. Ciência, Tecnologia e comunicação;
3. Meio ambiente;
4. Trabalho, renda e novas formas de inserção;
5. Cultura
6. Acessibilidade e jovens com deficiência;
7. Diversidade sexual;
8. Jovens Mulheres
9. Raça, etnia e religião;
10. Esporte, lazer, tempo livre;
11. Agricultura urbana;
12. Segurança integral;
13. Participação juvenil;
14. Saúde e Qualidade de Vida;
15. Gestão de Políticas Publica de Juventude.

A ficha de inscrição para a 1ª Conferência Municipal de Juventude deve ser preenchida e entregue através de uma das opções abaixo:

Por fax: 3255.8365 Na Coordenadoria de Juventude - Avenida Luciano Carneiro, 2235, Vila União. Telefone: 3255.8373

Na Assessoria de Juventude das Regionais (I à VI)

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Leia mais...

-Conferência de Juventude em Sobral  

Ampliação dos projetos sociais e espaços físicos à juventude, bem como geração de oportunidades de educação profissional estiveram entre as prioridades apontadas pelos jovens sobralenses na apresentação das propostas finais da II Conferência Municipal de Juventude, que aconteceu no último dia 14 de dezembro, no Centro de Convenções de Sobral.

Juventude sobralense apresentou propostas

Com a participação de cerca de 400 pessoas, entre adolescentes da periferia, jovens trabalhadores rurais, estudantes secundaristas e universitários, esportistas, atletas e representantes das organizações da sociedade civil e do poder público do Município, a Conferência de Juventude foi um momento aberto à sociedade, totalmente dedicado à discussão e definição de temas prioritários para políticas públicas da juventude, que serão apresentadas nasConferências Estadual e Nacional de Juventude, reunindo em 2008 jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos.

O evento serviu também para consolidação da Política Nacional de Juventude, que busca a construção da juventude como uma política de Estado. Durante a Conferência de Juventude, os jovens exigiram estratégias para criação de um Conselho Municipal de Juventude, de um Fórum Municipal de Juventude, além de melhoria de condições de educação, trabalho e renda na cidade e no campo, arte e cultura, lazer e esporte, saúde, combate à violência e drogas, e de uma política social mais justa e igualitária, capaz de fortalecer os mecanismos de articulação e de cooperação institucional entre as entidades governamentais situadas em Sobral e destas com a sociedade civil, no âmbito das políticas públicas de juventude.

Na programação, expressões artísticas como música e dança (hip hop) integraram os participantes, bem como as conferências ministradas pela representante do Conselho Nacional de Juventude do Ministério do Esporte, Cássia Damiani; pelo Assessor Especial de Articulação de Políticas para Juventude, do Governo do Estado do Ceará, Ismênio Bezerra, por Clodoveu Arruda, Vice-prefeito de Sobral e Gilvan Paiva, Secretário do Esporte e Juventude do Município.

A Conferência Municipal foi precedida de oito encontros realizados em bairros e distritos de Sobral, as chamadas pré-conferências, que contaram com a participação de aproximadamente 800 pessoas, entre jovens, militantes das organizações juvenis, estudiosos, pesquisadores da temática juvenil, atletas, esportistas, gestores públicos de juventude. Temas como Saúde, Violência, Política, Trabalho e Renda, Cultura, Esporte e Lazer foram discutidos e definidos como propostas locais de desenvolvimento da juventude.

Conheça as propostas apresentadas pelos jovens de Sobral nos grupos temáticos da II Conferência Municipal de Juventude

Saúde e Sexualidade

-Criação de mais unidades e equipes do Programa Saúde da Família com melhoria na qualidade de atendimento ao jovem.
-Possibilitar processo de formação em educação e saúde com os pais, professores e profissionais da saúde, para melhorar o diálogo com o jovem.
-Propor mais ações de educação e saúde nas escolas, visando maior acesso às informações pelos jovens.
-Política e liberdades democráticas
-Efetivar o Conselho Municipal de Juventude
-Fortalecimento do movimento estudantil pela reorganização da entidade representativa dos estudantes (UMES).
-Criação do Fórum Municipal de Juventude.
-Garantir a transversalidade das políticas.
-Fortalecimento da coordenação de juventude, com dotação orçamentária.

Cidade e Meio ambiente

-Implantação imediata de um transporte urbano de qualidade, cumprindo com os direitos dos cidadãos, como a meia passagem.
-Cumprimento imediato da lei que regulamenta a disciplina de educação ambiental nas escolas públicas e particulares.
-Preservação de açudes e mananciais de água do município de Sobral.
-Melhoria da estrutura física das escolas do município e manutenção desses recursos.
-Implantação de centros de cultura e lazer nos territórios e apoio aos movimentos já existentes na área.
-Cultura, esporte e lazer
-Criação de centros de apoio juvenis de esporte e lazer (sala de internet, teatro, música, biblioteca, ensaios e pesquisa).
-Criação de associações de jovens nas comunidades.
-Parceria entre a Prefeitura Municipal de Sobral e universidade para apoio, principalmente em recursos humanos, a fim de desenvolver atividades na cultura e esporte (projetos que levem aos distritos e bairros as diversas modalidades esportivas).
-Expansão dos projetos sócio-culturais a todo território sobralense.
-Projeto de um cinema e biblioteca móvel para atender bairros e distritos.
Mídia
-Rádios comunitárias com participação das organizações juvenis.
-Jornal produzido pelas organizações juvenis e patrocinado pelo poder público.
-Maior acesso gratuito da internet nas escolas e nas comunidades.
-Criação de página na internet para as organizações de juventude divulgarem suas atividades.

Diversidade e Gênero

-Implementação de programas na grade curricular do ensino público para capacitação de profissionais na área de gênero, orientação sexual, etnia, raça e religião.
-Descentralizar os espaços culturais da cidade e incentivar a produção cultural local.
-Proporcionar cursos profissionalizantes para alunos de escola pública e viabilizar a inserção no mercado de trabalho.
-Fortalecer para os bairros os espaços de apoio aos jovens que sofrem com abuso sexual, violência doméstica, etc.
-Maior divulgação das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

Drogas

-Construção de Pólos do Projeto ABC (Terrenos Novos, Padre Palhano, Sinhá Sabóia, Aracatiaçu)
-Envolver os jovens (que fazem uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas) em Programas e Projetos Sociais e Esportivos.
-Construção e criação de um centro de apoio e acompanhamento aos jovens envolvidos com drogas (Ex: Fazenda Esperança).
-Ampliação do Projeto Viva que te Quero Viva para os bairros Campo dos Velhos, Alto do Cristo, além de outros bairros e distritos.
-Maior divulgação do serviço do CAPS-AD

Educação, Trabalho e Renda

-Ampliação dos horários e acervos das bibliotecas públicas.
-Acompanhamento psicossocial nas escolas.
-Cursos profissionalizantes voltados para as potencialidades da região, com atuação do profissional local (recursos para aquisição de material de trabalho).
-Formulação de uma política integrada que trabalha a formação profissional do jovem e garantia ao seu engajamento no mercado de trabalho (bolsas, incentivos às empresas). Inclusão da disciplina de informática na grade curricular do ensino municipal.
-Fortalecer as políticas de inserção dos estudantes de escolas públicas nas universidades (cotas, transporte, isenção da taxa de vestibular e cursinhos).
-Violência
-Ronda escolar permanente com policiais qualificados, principalmente na abordagem.
-Campanhas freqüentes de sensibilização para a população sobre cidadania e segurança pública.
-Ampliação dos projetos sociais, tendo os espaços físicos disponibilizados para a juventude (suporte técnico e financeiro).
-Implantação de cursos profissionalizante e maior divulgação destes na comunidade.

Fonte: Sejuv/Sobral

Leia mais...

-Prazo para pedir carteira macrorregional se encerra dia 21  

As macrorregiões do Ceará são: Região Metropolitana de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe, Litoral Oeste, Sertão dos Inhamúns, Sertão Central, Sobral Ibiapina, Maciço de Baturité e Cariri/Centro Sul.

Os estudantes do interior do estado e Região Metropolitana usuários dos transportes intermunicipais têm até o dia 21 deste mês para requerer junto às suas respectivas entidades a carteira estudantil do exercício de 2007. Elas terão validade até junho do próximo ano. Já no dia 31 de dezembro termina o prazo para as entidades estudantis credenciadas formalizarem junto à Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe) a entrega dos formulários/requerimentos. A Comissão, vinculada à Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra), é responsável pelo processo da emissão das carteiras e tem como presidente a advogada Vilani Pinheiro Falcão.

As solicitações devem constar dos dados dos alunos, inclusive foto, dados da instituição de ensino, com endereço e declaração de que no aluno está regularmente matriculado e respectivo curso, acompanhado da documentação exigida para identificação do aluno, como cópias da identidade, comprovante de endereço residencial, podendo ser através de contas de água, luz, telefone fixo, em nome do aluno ou seus pais, sendo a documentação assinada pelo aluno e diretor ou secretário da instituição de ensino. O documento, cuja validade se estende até junho de 2008, também dá direito à meia entrada em eventos culturais e esportivos.

Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro deste ano, quando foram entregues os primeiros lotes, compostos por 1.400 carteiras, que atendem aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Pesquisas avaliam que o benefício pode atingir cerca de 8 mil estudantes na Região Metropolitana da capital. O processo que garantiu o benefício teve início com o decreto que regulamentou a lei 13.706/2005, de autoria do então deputado estadual Chico Lopes(PCdoB), que instituiu a meia passagem para os estudantes que utilizam o transporte intermunicipal nas macro-regiões administrativas do Estado. O mesmo decreto criou a comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras. A comissão paritária é formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra,Dert e Casa Civil), das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e três entidades estudantis.

A presidência da comissão é da Seinfra que passou a integrar a Comissão Gestora em agosto deste ano avançando no processo de credenciamento das entidades estudantis, empresas de transportes e de confecção dos documentos. A elaboração dos documentos começou por Fortaleza e Região Metropolitana devido à facilidade de acesso ao banco de dados disponibilizado pelo município, e pelo fato de Fortaleza registrar o maior número de beneficiários. Em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEC), a comissão também identificou os cursos que poderiam originar o documento.

As carteiras podem ser requisitadas pelos estudantes junto às seguintes entidades estudantis credenciadas: ASESC, ASESF, CEC e UCES mediante preenchimento de formulário. A relação dos solicitantes é repassada à Cogempe, que verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes. A carteira consta do nome do estudante, nome do estabelecimento de ensino onde está matriculado, município do aluno e da escola e o número de controle. Confeccionada em material plástico resistente (PVC), o documento contem chip e código de barras, sendo compatível com os equipamentos de gerenciamento, como o Gerenciador Eletrônico de Transportes (GET).

Fonte: ceara.gov.br

Estudante, faça valer seu direito!
Exija a meia nas macrrorregiões!

Fone para informações:
Tire suas dúvidas com a COGEMP, pelo fone gratuito do DERT: 0800-85-6768

Leia mais...

-SEMINÁRIO DISCUTE FORMAÇÃO DO CONSELHO DE JUVENTUDE  

Discutir o processo de formação do Conselho Estadual de Juventude é o objetivo do seminário que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) promove na sexta-feira (10), a partir das 9 horas, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo do Cambeba. Deverão participar do encontro movimentos de juventude e organizações governamentais e não governamentais. O Conselho Estadual é um órgão de caráter fiscalizador e consultivo das políticas públicas implantadas pelo Estado do Ceará, com o objetivo de assegurar a participação popular na definição dessas políticas para a juventude.

A programação do seminário, que deverá prolongar-se até as 17 horas, inclui a realização de três painéis sobre os temas Significados da Juventude, Políticas Públicas de Juventude e Papel do Conselho, finalizando com a formação de grupos de estudos para a plenária final. Para o secretário do Esporte e Juventude, André Figueiredo, a construção de canais de comunicação com as organizações, movimentos e tribos de juventude é parte fundamental na promoção de protagonismo e na própria construção das ações do governo. Mais informações na Coordenadoria de Juventude da Sejuv ou pelo telefone 277.3052. (luizpedro@sejuv.ce.gov.br)

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE
TIRANDO ACORDOS DO PAPEL E TRANSFORMANDO VIDAS
Dia 11 de dezembro de 2007 –
Auditório da SEPLAG


PROGRAMAÇÃO

8hs Abertura:

Vice Governador – Professor Francisco Pinheiro Assessor de Juventude – Ismênio Bezerra Secretário Executivo do Ministério do Trabalho – André Figueiredo Economista Sênior do Banco Mundial em Washington – Dorte Verner Assessor da Secretaria Nacional de Juventude – Edson Pistori Coordenador de Juventude de Fortaleza – Afonso Tiago

8h30:

"Experiências, Resultados, Melhores Práticas, Diagnósticos e Conceitos de Políticas públicas de Juventude em outros países X Realidade Cearense" – Seguido de Debates por Dorte Verner – Economista Sênior do Banco Mundial em Washington e por Afonso Tiago – Coordenador de Juventude de Fortaleza.
10h00:

Coffee Break

10h30:

Desafios e oportunidades para consolidação de políticas públicas de juventude -Seguido de Debates por Andre Figueiredo -Secretário Executivo do Ministério do Trabalho por Egidio Guerra -Fellow Ashoka e Consultor do e-Jovem e por Edson Pístori – Assessor da Secretaria Nacional de Juventude
12h:

Intervalo do Almoço

14h:

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: O papel das empresas em gerar conexões que transformem Vidas -Seguido de Debates por Vânia Dummar -Vice Presidente da FIEC e FIRESO por Luís Eduardo -Presidente da Sucos do Brasil S.A e por Eduardo Girão – Grupo Servis, Coordenador do Fórum Mundial Espiritual e MovPaz.

15h30:

Coffee Break

16h:

Jornada, Visão Estratégica e Premissas para construção do Sistema de PPJ no Estado do Ceará -Seguido de Debates por Ismênio Bezerra – Assessor de Juventude do Estado do Ceará
17h30:

Encerramento

Fonte: Portal de Notícias do Governo do Estado.

Leia mais...

-UMA PEQUENA HISTÓRIA DE AMOR EM 3 FOTOS  









RIR É O MELHOR REMÉDIO!

Leia mais...

-Pelados em defesa do Cocó  

Há algum tempo atrás, no dia 23 de setembro (um domingo), antes de começar a corrida Iguatemi Pela Natureza com a presença de Daniela Cicarelli, manifestantes ligados ao Bloco Verde, Crítica Radical, GESA e outros ecologistas independentes apareceram pelados, protestando contra a devastação do Rio Cocó impetrada pelo Iguatemi de Tasso Jereissati.

Apesar dos manifestantes terem considerado o ato vitorioso (ninguém foi preso e eles, de fato, conseguiram chamar a atenção da mídia), o desdobramento de tudo isso na internet tem sido bem diferente. As fotos estão se espalhando através de span de correio eletrônico, tão rápido quanto rastilho de pólvora, e muitos blogs e sites de notícia de todo o país estão divulgando as fotos. Ôba! Mais uma prova do sucesso do protesto pelado. Ops, não é bem assim...

As reações à notícia tem sido geralmente de três tipos, puro fetiche voyerístico na sanha de ver mais fotos de gente nua (infelizmente esse tem sido o principal), conservadores atacando violentamente a lógica da ação em comentários e cartas às redações dos blogs e sites e, por último, aqueles que entederam o sentido profundo da luta pela preservação da natureza ali expressa (infelizmente esses são minoria).

Enfim, as fotos dos manifestantes desnudos continuam a se espalhar e logo abaixo nós também vamos dar a nossa contribuiçao nesse sentido, sem nos importar com a repulsa dos conservadores. Sem questionar o mérito da bandeira de luta, perfeitamente justa e legítima, mais uma vez discordamos dos meios adotados pelos anarquistas para protestar, porque ficar sem roupa diante de pais de família moralistas e repórteres sanguessugas, mais afasta do que aproxima o grande público da luta ecológica.

Ah! Já ia esquecendo, apesar da iniciativa não esperada, depois a corrida ocorreu tranquila com cerca de 2000 participantes e a modelo Daniela Cicarelli cruzou a linha de chegada em 19° lugar.

Abaixo seguem mais fotos dos desinibidos manifestantes:
















































Fotos: Fonte Desconhecida
Texto: Comunicação UJS-Ce

Leia mais...

-UBES de gás renovado elege Ismael Cardoso novo presidente  

O 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas terminou neste domingo (9) com a eleição do estudante carioca Ismael Cardoso para a presidência da entidade. O encontro reuniu durante quatro dias na capital Goiânia 2.500 estudantes, de todos os 27 estados brasileiros.

Foram credenciados 952 delegados, que tiveram direito a voto durante a Plenária Final. Deste total, 940 votaram. Quatro chapas se inscreveram para concorrer à presidência da UBES. Mostrando uma grande unidade da ampla maioria das forças que disputam o movimento estudantil, a chapa 4 "Estudantes brasileiros por uma educação de qualidade" obteve 704 votos dos votos, elegendo Ismael para conduzir a entidade nos próximos dois anos.

A chapa 1 "Luta Secundarista: por uma UBES na escola, nas ruas", da candidata de São Carlos (SP), Clara Cerminaro, 16 anos, obteve 7 votos. A chapa 2 "Rebele-se: a hora é essa. Educação como prática de liberdade" lançou o nome do estudante carioca Gregório Gould, 21 anos, e computou 169 votos. Já a chapa 3 "Juventude petista: a UBES é pra lutar" não apresentou um nome para concorrer e conseguiu 59 votos.

O novo presidente da UBES agradeceu o apoio e a confiança da maioria dos estudantes na escolha do seu nome. Disse que ele apenas é mais um dentro de uma gestão que pretende traçar uma linha de vitórias daqui para frente. Chamando todas as forças políticas "para pensar uma UBES do tamanho do Brasil' para o próximo período, ressaltou que o momento é de unificação de idéias em torno de um pacto em defesa da educação básica.

Ismael destacou o vitorioso 37º Congresso, que, segundo ele, conseguiu reunir as principais lideranças estudantis do país com objetivo de formular propostas para fortalecer a UBES e criar condições da entidade colocar cada vez mais estudantes nas ruas e pressionar pelas mudanças de que o país precisa.

Leia aqui o perfil do novo presidente da UBES.

Propostas

Desde a quinta-feira (6) os jovens de todos os estados brasileiros, com idades entre 15 e 22 anos, contagiaram a cidade coma disposição e irreverência do movimento estudantil. Após debates, grupos de discussões, e acaloradas disputa de idéias, eles elaboraram propostas que foram votadas e aprovadas na Plenária Final do 37º Conubes.

São resoluções que reafirmam a luta da entidade pelo Passe Livre, por mais investimentos na educação básica, em defesa de uma escola mais crítica e reflexiva e pela unidade do movimento social na construção de um projeto de desenvolvimento nacional que tenha os estudantes como protagonistas.

Uma novidade aprovada neste 37º Conubes e que combate o machismo dentro do movimento estudantil é a reserva de 30% das vagas da diretoria da entidade para mulheres.

Despedida

O ex-presidente da UBES, Thiago Franco, emocionou-se em determinado da Plenária Final ao fazer a sua despedida. Disse que sentirá falta da disposição em mudar o mundo que ele sempre vê em cada um dos jovens ali presentes. "Vendo essa plenária lotada, com certeza já dá uma saudade desta energia que é incrível. O pessoal fica quatro dias pulando, discutindo, cantando, dançando, pensando um país melhor e mostrando que a juventude está, sim, interessada em intervir nesta realidade", falou.

Em entrevista ao EstudanteNet fez questão de destacar o papel de todos os diretores que estiveram juntos na gestão que se encerrou. "O trabalho em parceria teve conquistas históricas, como a retomada do terreno na Praia do Flamengo. Tenho a certeza de que a próxima galera vai dar continuidade a muita coisa conquistada nesses dois últimos anos", despediu-se.

Fonte: Estudantenet

Leia mais...