Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Curso e Plenária estaduais  

Photobucket
Gostaram da concordância de número aí no título? Soa estranho, não é? Eu cheguei até a pensar que estava errado, devia ser "curso e plenária estadual". Decidi então ligar para minha tia Isaura lá de Maracanaú, que é professora de português, para tirar a dúvida. Eram 2h da manhã e ela estava dormindo quando liguei, mas depois de alguns palavrões (da parte dela) e de muita insistência (de minha parte) ela aceitou responder.

Como o adjetivo "estadual" se refere aos dois substantivos "curso e plenária", o plural da frase estava correto! Muito obrigado tia Isaura!

Sendo assim, esclarecida essa delicada questão gramatical, deixa eu mandar logo o recado que vim trazer para a galera: entre os dias 21 e 24 de fevereiro, em Aquiraz, a UJS-Ce realizará o nosso I Curso de Formação e a quarta plenária dessa atual gestão. Saibam mais aqui e comecem a se preparar! Não gastem demais no carnaval, as passagens estão custando os olhos da cara! XD

O local já foi escolhido, será o hotel Manas Festas, na Prainha (localizado em Aquiraz, como disse antes). O valor da inscrição a ser cobrado não foi decidido ainda, mas com certeza será apenas uma quantia simbólica para ajudar na alimentação durante os quatro dias de curso e plenária, nada muito caro, não se preocupem.

O principal é tentar desde já correr atrás do dinheiro para o transporte, que na maioria das vezes é o mais dificil de se conseguir, especialmete para o pessoal que vive nos rincões mais distantes do estado.

Participarão do curso e da plenária toda a direção estadual e um representante de cada direção municipal ou cidade convidada. Este é um momento muito importante para nós, porque além do grande investimento em formação política que o curso representa, a plenária que acontecerá no último dia dará o pontapé inicial ao 13º Congresso da UJS aqui no Ceará (14º nacional).

Dentro em breve vamos estar disponibilizando aqui o cronograma completo do curso com todas as suas aulas e materiais. Fiquem atentos ao nosso blog e comecem a arrecadar fundos para a viagem, quero encontrar todos vocês lá!

Outras informações: ficou decidido na última plenária nacional que a data-limite para realização de todos os congressos estaduais é 17 de maio e que o congresso nacional será realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho deste ano. Os possíveis locais para o congresso nacional são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador.

David Aragão- Diretor de Comunicação da UJS-Ce

Leia mais...

Novos tempos, novas mídias.  

Photobucket
Ei-lo meu povo: o novo blog da UJS Ceará na internet, o endereço continua o mesmo, mas a aparência, quanta "diferência"! Desculpa a rima forçada, é que eu estava precisando de um pouco de poesia para extravasar essa euforia orgasmática diante da obra que finalmente realizamos.

A pequena, inexperiente e ainda assim valorosa equipe de técnicos, analistas de sistemas, webdesigners e comunicadores que compõem a Comissão de Comunicação da UJS-Ce está de parabéns e merece os aplausos de todos pelo belo trabalho que fez.

APLAUSOS! APLAUSOS! APLAUSOS!

Não deixem também de votar na enquete, aqui à esquerda, sobre o que vocês acharam da reformulação do blog. Se estiverem no computador sem nada melhor para fazer e com tempo sobrando (tem dias que só aparece gente chata no MSN, eu sei como é...), aproveita e deixa um comentário no final dessa postagem, basta clicar na palavra "COMENTÁRIOS" no final do texto.

Isso não é tudo galera, pretendemos comprar um domínio próprio, provavelmente o ujsceara.org, entretanto continuaremos hospedados aqui, porque adoramos o blogger (é 0800, totalmente de grátis!). A questão é que esse endereço blogspot é um complicador na hora de lembrar, às vezes até eu que cuido do blog esqueço como é que digita essa coisa.

No mais, é divulgar o blog para todos os conhecidos na internet e transformá-lo num instrumento de comunicação de massas. Esse é um espaço aberto, esperamos que todos os militantes, filiados e amigos da UJS se sintam a vontade para dar pitaco, inclusive para nos mandar matérias e fotos sobre as atividades da juventude em qualquer rincão do estado.

Para completar o pacote também criamos uma lista de discussão(ujsceara@grupos.com.br) que tem como principal objetivo centralizar o cadastro de emails do pessoal e facilitar a comunicação online. Ao invés de mandar os emails para muitas pessoas, você manda só para o endreço da lista ou grupo de discussão. Se o grupo tiver centenas de membros, todos recebem a mesma mensagem.

Quem quiser participar, basta escrever para ujsceara@gmail.com, eu prontamente enviarei um convite. Vou ficando por aqui que o texto já está grande demais e se eu continuar a escrever o povo vai já pensar que eu não domino a arte de redigir de maneira sintética, logo eu, o mestre da concisão....

Um abraço a tod@s!

David Aragão.

Leia mais...

Termina a I Conferência de Juventude de Fortaleza  

Depois de três dias de intensas atividades chega ao fim a I Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza, com a deliberação de 15 diretrizes básicas que nortearão a elaboração do Plano Municipal de Juventude para os próximos dez anos e com a eleição de 2 delegados para a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude e de 5 delegados para a I Conferência Estadual de Juventude (sendo que o poder público indica 1 nome para cada uma dessas etapas). Confira ao final da matéria os nomes dos delegados eleitos e dos seus suplentes.

Realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, no Centro de Convenções, a conferência de Fortaleza era esperada com grande expectativa. As reuniões preparatórias em todas as 6 regionais da cidade tinham conseguido aglutinar em torno de 600 jovens e, na terça à noite, quando aconteceu a abertura do evento com o show da banda de reggae Dona Lêda, mais de 1700 fortalezenses de 15 a 29 anos já haviam se inscrito, sendo que o número máximo estabelecido de delegados era somente 1200.

Na quarta pela manhã, depois de a Coordenadoria de Juventude do município, responsável pela organização, ter apresentado o documento base da conferência e submetido aos delegados a aprovação do seu regimento interno, a plenária decidiu prorrogar até às 14h o credenciamento dos delegados que ainda estavam ausentes, mas mesmo assim apenas 500 delegados se credenciaram até o final do prazo. Uma quebra entre o número de delegados inscritos e credenciados já era esperada, entretanto ela foi muito maior do que se podia imaginar, talvez pelo local escolhido para a conferência- o luxuoso, bem equipado e distante Centro de Convenções de Fortaleza.

À tarde, quando teve início a discussão nas 15 câmaras temáticas (Educação, Ciência, Tecnologia e Comunicação, Meio ambiente, Trabalho, renda e novas formas de inserção, Cultura, Acessibilidade e jovens com deficiência, Diversidade sexual, Jovens mulheres, Raça, etnia e religião, Esporte, lazer e tempo livre, Agricultura Urbana, Segurança integral, Participação juvenil, Saúde e qualidade de vida e Gestão de políticas públicas de Juventude). As diretrizes e as ações tiradas a partir do debate nos grupos servirão de subsídio à construção do Plano Municipal de Juventude, conforme compromisso assumido pela prefeita Luizianne Lins. Mais uma vez apresentações culturais encerraram as atividades à noite.

Na quinta pela manhã aconteceram duas mesas de debates, Juventude e políticas públicas: cenários nacional, estadual e municipal e Juventude e desenvolvimento integral, valorização da diversidade e respeito aos direitos humanos, sustentabilidade e qualidade de vida. No período da tarde a comissão de sistematização apresentou e submeteu ao plenário de delegados as diretrizes e ações elencadas pelos grupos. Devido ao atraso no horário essa parte da conferência foi prejudicada, já que os relatórios de 15 grupos temáticos tinham de ser votados. Espera-se que um relatório melhor redigido e mais bem elaborado, contendo todas as diretrizes e ações aprovadas, seja disponibilizado ao público o mais brevemente possível pela Coordenadoria de Juventude.

Enfim chegou o momento mais esperado e emocionante da conferência, a eleição dos delegados. Três grupos de juventude organizados polarizaram as articulações e arranjos que se desenrolaram nos bastidores, o IJC (Instituto de Juventude Contemporânea, dirigida pela tendência petista Articulação), a UJS (União da Juventude Socialista, juventude do PCdoB) e o Terra Azul (ONG dirigida pela tendência petista Democracia Socialista, a qual pertence a atual prefeita Luzianne Lins). O MH2O (Movimento de Hip Hop Organizado, também ligado ao PT), geralmente influente devido ao trabalho que realiza em várias áreas da periferia da cidade, decepcionou e chegou à conferência enfraquecido por diversos rachas internos. Outras forças menores também estavam presentes, mas um bom número de delegados eram jovens para quem a conferência era a primeira experiência de luta política.

Mais de 10 delegados se candidataram a vaga da nacional e mais ou menos 20 a vaga da estadual. Enquanto se organizavam as defesas de candidatura, os militantes da UJS esquentavam o auditório puxando suas palavras de ordem (CULTURA, ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO/A JUVENTUDE QUER FAZER REVOLUÇÃO!). A UJS já tinha chamado a atenção no dia anterior, na hora do almoço, ao realizar uma animada reunião aberta onde 15 jovens independentes ingressaram em suas fileiras, assinando fichas de filiação.

Depois das intervenções dos candidatos, já com a plenária um pouco esvaziada porque muitos delegados dependiam de transporte cedido pelas regionais da própria prefeitura e tiveram de ir embora, procedeu-se à votação. Depois de um rápido lanche foi divulgado o resultado. No encerramento da conferência, depois dessa verdadeira maratona de debates e discussões, apresentou-se a banda Koda, tocando pop-rock nacional, fazendo a alegria dos muito dispostos que ainda tinham pique para cantar e pular.


2 delegados e 2 suplentes a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (27 a 30 de abril, em Brasília/DF) :

-Jersey Oliveira de Albuquerque (IJC), delegado eleito com 81 votos.

-Francisco Cristiano Alves da Costa, suplente eleito com 64 votos.

-Delegado e suplente indicados pelo poder público (segundo Afonso Sousa, Coordenador de Juventude da PMF, os nomes serão divulgados apenas na próxima semana, o delegado terá de ser forçosamente uma mulher para atender o regime de cotas de 50% dos eleitos de ambos os sexos).

5 delegados e 5 suplentes a I Conferência Estadual de Juventude (28 a 30 de março):

-Adriano Rodrigues dos Santos (IJC), delegado eleito 70 votos.

-Wescley Costa do Sacramento (UJS), suplente eleito com 31 votos.

-Daniel Paulo Silva, delegado eleito com 42 votos.
-Gleison Rodrigues da Silva, suplente eleito com 28 votos.

-Niara Farias Rodrigues (UJS), delegada eleita com 36 votos.

-Lidiane Rodrigues de Sousa, suplente eleita com 27 votos.

-Lara Alves da Silva (Terra Azul), delegada eleita com 31 votos.

-Raylka Franklin Sousa Freitas, suplente eleita com 10 votos.

-Delegado e suplente indicados pelo poder público (segundo Afonso Sousa, Coordenador de Juventude da PMF, os nomes serão divulgados apenas na próxima semana).


David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce
Foto: Ivo Braga

Leia mais...

-Programação da Conferência de Juventude de Fortaleza  


Confira abaixo a programação:

Local: Centro de Convenções

15 de Janeiro (Terça-Feira)

18h às 21h - Atrações: Grupos culturais, apresentação do Um Milhão de Histórias, atração local.

16 de Janeiro (Quarta-feira)

07h30 - Credenciamento

09h - Apresentação CIA de dança Corda Pés

09h30 - Instruções aos grupos

10h - Diretrizes para o Plano Municipal de Juventude.

Grupos de Trabalho

* Educação
* Ciência, Tecnologia e Comunicação
* Meio ambiente
* Trabalho, renda e novas formas de inserção
* Cultura
* Acessibilidade e jovens com deficiência
* Diversidade sexual
* Jovens mulheres
* Raça, etnia e religião
* Esporte, lazer e tempo livre
* Agricultura Urbana
* Segurança integral
* Participação juvenil
* Saúde e qualidade de vida
* Gestão de políticas públicas de Juventude

12h - Almoço

14h - Apresentação e aprovação das diretrizes para texto base.

18h - Atividade Cultural

17 de Janeiro (Quinta-feira)

08h - Apresentação Movimento Raiz

08h30 - Mesa 1: Juventude e políticas públicas: cenário nacional, estadual e municipal

12h - Almoço

14h - Mesa 2: Juventude e desenvolvimento integral, valorização da diversidade e respeito aos direitos humanos, sustentabilidade e qualidade de vida.

16h - Eleição das/dos delegados/as para nacional e estadual.

18h - Apresentação cultural

Fonte: Coordenadoria de Juventude

Leia mais...