Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

1.600 sem-tetos invadem o Campus do Pici  

NOTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SOBRE A OCUPAÇÃO DO CAMPUS DO PICI

Na madrugada da quinta para sexta-feira (25/04), um grupo com cerca de 200 pessoas ocupou parte do campus do Pici, derrubando inicialmente cerca de 600 metros do muro, próximo ao Parque Esportivo. O processo de ocupação continuou aumentando. Na noite de segunda, outra parte do muro foi derrubada seguida da incorporação de mais ocupantes (hoje são por volta de 1.600).

A Reitoria enviou ofício à Procuradoria Federal no Ceará, solicitando que fossem tomadas as providências judiciais cabíveis. A Procuradoria, por sua vez, ajuizou pedido de reintegração de posse, deferido no mesmo dia pela justiça.

Tendo em vista que o fato repercutiu na comunidade universitária e na imprensa, o movimento estudantil organizado vem ao público esclarecer que este fato nos faz refletir sobre a necessidade de uma reforma urbana no município de Fortaleza, tendo em vista as condições de pobreza de um número considerável da população.

Defendemos o direito à moradia assim como o direito legítimo à manifestação, mas ressaltamos que não concordamos com o constrangimento e agressão à comunidade universitária, depredação do patrimônio público (muro da UFC, CEDEFAM e equipamentos do Parque Esportivo), assim como a paralisação das atividades da Universidade que foram ocasionadas pela ação dos ocupantes. Entendemos também que o diálogo deveria ter sido um dos caminhos deste movimento com as instâncias da Universidade (DCE, SINTUFCe, ADUFC e Reitoria).

Vale ressaltar que não concordamos com qualquer ação que criminalize os movimentos sociais, tanto por parte da Administração Superior ou do Estado, e que todos os canais de diálogo estejam abertos, garantindo que a negociação para a desocupação seja pacífica.

Fortaleza, 29 de abril de 2008.

Conselho de Entidades de Base do DCE-UFC

Leia mais...

Por que o “caso Isabella” comove?  

Por Toni C.*

Não tomei conhecimento desde o princípio do caso de Isabella, cinco anos, encontrada morta no jardim de um prédio na zona norte de São Paulo no último dia 29. Mas aos poucos fui me inteirando, tomando conhecimento. Virou uma discussão nacional, onde é impossível não se envolver emocionalmente. Onipresente nos meios de comunicação há mais de duas semanas. Não há como tomar conhecimento e não se perguntar: Por quê? Quem?... Fui substituindo as perguntas, e entre as novas passou a surgir... “Por que o caso Isabella comove tanto o país?

Comecei a notar que, por mais que se provoque na sociedade os sentimentos mais individualistas, o ser humano tem guardado dentro de si sentimentos de solidariedade e companheirismo. Quem não se colocou no lugar da menina? Quem não se colocou nos lugar dos pais, dos irmãos, da mãe? Quem não se sentiu pelo menos por uma fração de segundo como se Isabella Oliveira Nardoni fosse a sua própria filha? Como se perdesse um ente querido...

Talvez tenha sido isso que Cristo ensinou quando disse “amai o próximo como a ti mesmo”. Ou o que Che expressou na celebre frase: “Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros”. Isabella, com cinco anos de idade, unificou uma nação de 180 milhões de pessoas num único sentimento. A comoção nacional é justa, legítima e reveladora.

Outra pergunta que fiz foi: Será que o mesmo aconteceria caso Alexandre Nardoni fosse um pedreiro desempregado, morasse numa favela e não no 6º andar do Edifício London? E se a queda da menina fosse numa valeta do esgoto a céu aberto que passasse em frente do barraco da família?

Cento e onze mortos no massacre do Carandiru a mando do governo paulista, não causaram tamanha comoção. E o país que tem cidades como o Rio de Janeiro, onde morrem mais jovens vítimas de armas de fogo do que em guerras como a de Israel e Palestina (pesquisa do Iser 2001).

A comoção é louvável. Mas por que não houve a mesma reação diante da Chacina da Candelária, quando policiais atiraram em mais de 70 menores? Por que crianças mortas de inanição comovem menos que adolescentes morrendo de anorexia? Por que quem rouba um pote de margarina vai preso e quem toca fogo em índio e mendigo fica impune?

Uma das testemunhas, um advogado morador do prédio em frente, apareceu na televisão dizendo: “A menina não representava perigo a ninguém”. Então é por isso? Quando morre um pretinho desafortunado ninguém se comove porque ele pode representar perigo quando crescer? E o mal se corta pela raiz?! Tudo demonstra que, por trás da nobre comoção, está embutido um mesquinho sentimento de classe.

Liderança de audiência

Os casos do menino João Hélio, arrastado preso ao cinto do carro, ou da estudante Liana Friedenbach, morta junto ao namorado, foram usados como estandarte para reivindicar a redução da maioridade penal, ou pedir a pena de morte. No caso Isabella, as classes menos favorecidas não saem às ruas para pedir o fim da cela especial para quem tem curso superior, ou a extinção do foro privilegiado. Afinal a lei não deve ser aplicada da mesma maneira a todas as pessoas?

Vivemos num país onde o pobre foi ensinado a se classificar como classe média baixa. Parece que essa classe média se diferencia da outra por não ter o hábito de tirar proveito da desgraça alheia. A imprensa, que mede sua audiência com pesquisas, não cansa de bombardear o caso, mesmo sem nenhuma nova informação. Se precipitou em acusar o pai e repete versões que já se sabe serem inverdades.

A polícia informa que até sexta-feira deve sair o laudo conclusivo. O telejornal da maior emissora deTV do Brasil, ne quarta pela manhã, deixou escapar que torce para que o caso se estenda ao máximo – assim como sua liderança de audiência, hoje ameaçada. Apela para o argumento macabro de que sexta feira Isabella completaria seis anos. “Não seria de bom tom no dia de seu aniversário divulgar o laudo final (sic)", comenta a apresentador. Impedida de exprimir emoções, ela diz uma única frase, “Que caso triste!”, e emenda com a próxima notícia, sobre uma festa de premiação do cinema. Entram imagens de gente sorrindo; entre os grandes campeões da noite está o filme Tropa de Elite, é claro.

Grades para janela

Discordo em gênero, número e grau de quem simploriamente classifica esse filme de fascista. Fascista é a sociedade em que vivemos. O filme é só um retrato dela.
O ator Wagner Moura, que interpreta o personagem Capitão Nascimento no filme, dá uma breve declaração, dizendo-se satisfeito por ser reconhecido não só pelo povo mas também por profissionais da área.

Será que com tanto artista, imprensa, enfim, com toda elite, ninguém cotucou o Wagner e cochichou em seu ouvido: “Wagner, entra numa cabine telefônica, vira o Capitão Nascimento, pega sua Tropa e sobe pelo elevador. Atira no primeiro que aparecer, pega uma segunda pessoa pelos cabelos e coloca a cara dele no buraco do tiro. Depois bate na cara dele gritando. ‘Confessa, quem matou Isabella, você viu, confessa!’ Até o cara contar”?

Quantos filhos não perguntarão nos próximos dias: “Papai, você tem coragem de me jogar do prédio?” Quantos não se perguntaram o que aquela criança fez para merecer isso? Quantas mães com filhos de outro casamento não proibirão que seus filhos passem um fim de semana com seu ex-marido? Será que alguém mais lucrou com isso além da imprensa e das empresas que vendem grades para janela? Não sei. Só sei que eu também não sou as coisas. Eu me revolto.

*DJ e produtor. Autor do vídeo documentario "É Tudo Nosso! O Hip-Hop Fazendo História", organizador do livro "Hip-Hop a Lápis" e membro da Nação Hip-Hop Brasil e da equipe do Portal Vermelho.

Fonte: Portal Vermelho

Leia mais...

Ronaldinho Gaúcho faz propaganda do nosso blog  





E o cara nem cobrou cachê por esse comercial, ele é fã da UJS!

Leia mais...

UJS PTG: a UJS que mais cresce no Ceará  

A UJS PTG realizou neste último sábado, dia 19 de abril, seu 3º Congresso Municipal, foi um dia inteiro dedicado ao planejamento e organização para fortalecer cada vez mais a nossa entidade. Um detalhe interessante é que todos os congressos da UJS de Potengi, desde a sua fundação em 2004, sempre aconteceram no dia 19 de abril, dia do índio.

O evento contou com a presença de mais de 100 jovens, de um total de mais de 300 filiados, muitos dos quais não puderam estar presentes devido às chuvas que vem destruindo estradas e deixando isolados vários distritos da zona rural. Logo pela manhã tivemos na abertura do congresso a leitura de um texto falando sobre os movimentos sociais no Brasil. Em seguida houve a apresentação do grupo de dança da vila central pertencente a Nação Hip Hop Brasil, mais adiante balanço das atividades da UJS PTG gestão 2006/2007 feita pelo presidente Edson e a exposição da Tese Estadual “EU VOU À LUTA COM ESSA JUVENTUDE” pelo camarada David, secretário de comunicação da direção estadual que veio exclusivamente de Fortaleza prestigiar o evento.

Tivemos ainda pela manhã palestra com Mauro Filho sobre o tema “ Movimento Comunitário” , palavras do presidente do PCdoB de Potengi, Bob PTG e abertura de espaço para falação de outros convidados presentes como presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais Seu Luis, Professor Deusimar, presidente da UJS de Araripe, Cinthia e o pré-candidato a prefeito pelo PCdoB local Dr. Samuel, qual tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre a criação, por parte do poder público, de uma Secretaría de Juventude dentro do nosso município.

Contamos também com a participação da galera da UJS de Araripe principalmente a do distrito de Alagoinha que veio em peso nos dar a maior força e ficamos muito gratos pela presença de todos.

A tarde foi a vez da realização das câmaras temáticas que tiveram como temas assuntos relevantes a formação da juventude: ARTE E CULTURA, MOVIMENTO ESTUDANTIL e PPJ (PULITICAS PUBLICAS DE JUVENTUDE), os quais tiveram em sua culminância lançamento de propostas e novos desafios para serem encarados pela UJS no decorrer dessa nova gestão. Por fim enecerrou-se o evento com a eleição da nova direção Direção Municipal da UJS e delegados para a etapa estadual.

A noite teve muito som dançante promovido pela UJS, foi uma noite gostosa de muita diversão onde tentamos após um longo dia de discussões dar um pouco de lazer a essa juventude que tem sido persistente em busca dos seus objetivos, e merece todo o nosso louvor.

Fonte: Reg PTG, Secretário de Comunicação da UJS de Potengi.

Leia mais...

I Fórum de Mídia Livre  

Estão abertas as inscrições para o 1º Fórum de Mídia Livre, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de maio. O evento é parte de uma ampla mobilização de jornalistas, professores, estudantes e ativistas pela democratização da comunicação em defesa da diversidade informativa e da garantia de amplo direito à comunicação. A mobilização para o fórum começou no dia 8 de março, em uma reunião em São Paulo envolvendo 42 jornalistas, estudantes, professores ou pessoas atuantes na área das comunicações, de diferentes regiões do Brasil. Entre outras questões, discutiu-se o avanço do movimento de comunicação da mídia livre em todo o país, de modo a fazer frente aos grupos conservadores que concentram as atividades da comunicação social no Brasil.

O setor de comunicação, segundo o manifesto em construção disponível no site do Fórum de Mídia Livre, ''não reflete os avanços que ao longo dos últimos trinta anos a sociedade brasileira garantiu em outras áreas. Isso impede que o país cresça democraticamente e se torne socialmente mais justo''. E continua: ''A democracia brasileira precisa de maior diversidade informativa e de amplo direito à comunicação. Para que isso se torne realidade, é necessário modificar a lógica que impera no setor e que privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos (...)''.

Um dos objetivos, ainda segundo o texto, é a democratização das verbas públicas, apoiando que ''as verbas de publicidade e propaganda sejam distribuídas levando em consideração toda a ampla gama de veículos de informação e a diversidade de sua natureza; que os critérios de distribuição sejam mais amplos, públicos e justos, para além da lógica do mercado; e que ao mesmo tempo o poder público garanta espaços para os veículos da mídia livre nas TVs e nas rádios públicas, nas suas sinopses e meios semelhantes''. O documento está disponível na íntegra aqui.

Antes mesmo do evento no Rio de Janeiro, o movimento social de comunicação já está se mobilizando em oito cidades: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju e Salvador. Os primeiros relatos já estão disponíveis no site. O próprio evento é um importante passo na discussão e deliberação sobre os rumos do movimento social de comunicação.

Programação

O 1º Fórum de Mídia Livre acontecerá dias 17 e 18 de maio de 2008 (sábado e domingo), das 9h às 17h (com pausas entre os debates e grupos de trabalho). Será realizado no campus da UFRJ da Praia Vermelha, no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e salas anexas. Endereço: Avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha. O Auditório Pedro Calmon fica no segundo andar do FCC. Confira em breve no site do evento a programação completa do evento.

Inscrições

A participação no 1º Fórum de Mídia Livre é aberta e a inscrição é obrigatória. Os participantes podem também se informar sobre os pré-encontros em suas respectivas cidades. O custo individual da inscrição é de R$15 (quinze reais) para o público em geral e R$5 (cinco reais) para estudantes, pagos no dia do evento, junto à secretaria executiva do evento. A secretaria executiva do evento emitirá um certificado de participação para os que compareceram nos dois dias de evento.

A inscrição no 1º Fórum de Mídia Livre não garante, por ora, o transporte, estadia e alimentação dos inscritos, que no entanto estão sendo negociados. Inscreva-se já e participe dos debates.


Saiba mais: Sítio eletrônico do I Fórum de Mídia Livre.

Fonte: Blog Os Sonhos Não Envelhecem.

Leia mais...

A vitória de Lugo e seus reflexos no Brasil  

Num clima de euforia, dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas centrais de Assunção na noite deste domingo (20) para comemorar o anúncio oficial, divulgado pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), da vitória do ex-bispo católico Fernando Lugo no pleito presidencial do Paraguai.

A festa popular, carregada de esperança, marca uma virada histórica neste sofrido país, encerrando seis décadas de domínio do direitista Partido Colorado, e confirma a inédita guinada à esquerda do tabuleiro político na América Latina - tão temida pelo imperialismo estadunidense e pelas forças oligárquicas da região e incompreendida por alguns setores esquerdistas sectários.

Segundo várias agências de notícias, a multidão em êxtase ocupou a frente do comitê da Aliança Patriótica para a Mudança quando a apuração apontou a ampliação da vantagem de Lugo sobre a colorada Blanca Ovelar. Ninguém parecia acreditar no resultado, já que pairavam dúvidas sobre o risco de fraudes eleitorais.

Cauteloso, o novo presidente anunciou: "Quando a Justiça ratificar o resultado, estaremos abertos para construir a integração real do continente". O dia do candidato foi emblemático do seu perfil progressista, de adepto da Teologia da Libertação. Ele foi votar, às 7h12, de braços dados com a argentina Hebe de Bonafini, legendária líder das Mães da Praça de Maio. Depois, ao lado do amigo brasileiro Frei Betto, Lugo rezou na paróquia São João Batista.

Intrigas da mídia venal

A vitória do "bispo dos pobres", como ele é chamado por seu trabalho junto aos sem-terra de San Pedro, uma das regiões mais miseráveis do país, enche de esperanças o povo paraguaio, reforça o processo de integração progressista do continente e desperta preocupação no Brasil.

Envenenado pela mídia hegemônica, há quem tema a eclosão de conflitos com a nação vizinha em função da energia hidrelétrica de Itaipu e da presença de milhares de fazendeiros brasileiros na agricultura paraguaia. De fato, estes temas foram centrais na campanha eleitoral, com todos os candidatos - e não apenas Lugo - defendendo mudanças, principalmente nas cláusulas do Tratado de Itaipu.

Mas o que realmente pode mudar nas relações entre Brasil e Paraguai? Quais serão os reflexos da histórica vitória de Fernando Lugo? Para entender melhor o que está em jogo, sem se contaminar com as intrigas da mídia venal, torna-se indispensável a leitura do livro recém-lançado O Direito do Paraguai à Soberania, organizado por Gustavo Codas (editora Expressão Popular).

Ele reúne três artigos que ajudam a explicar o surpreendente apoio ao teólogo da libertação, as propostas da sua organização eleitoral, batizada em guarani de Tekojoja (que significa "viver entre iguais") e as reais polêmicas em torno do inflamável Tratado de Itaipu - o foco principal da obra.

Dívidas do capitalismo brasileiro

Já na abertura, o paraguaio Gustavo Codas, que se exilou no Brasil durante a ditadura de Alfredo Strossner e milita na CUT, explícita que a vitória de Lugo deve, de fato, afetar a agenda externa brasileira. "O país sofre uma pesada herança da qual o Brasil é, em grande parte, responsável. O Paraguai foi castigado, primeiro, pelas conseqüências duradouras da guerra de extermínio que Brasil, Argentina e Uruguai lhe fizeram nos anos de 1864-1870, e, na segunda metade do século 20, pelo fortalecimento de um modelo capitalista mafioso vinculado à burguesia brasileira em todo tipo de negócios ilícitos - narcotráfico, lavagem de dinheiro, contrabando, etc.".

Para ele, três temas deverão pautar uma nova relação, mais justa e soberana, entre os dois países. "Primeiro, a renegociação do Tratado de Itaipu. Segundo, os resultados da invasão de boa parte do território oriental paraguaio por latifundiários brasileiros produtores de soja (iniciado nos anos 70). Terceiro, a integração ao Mercosul com uma verdadeira compensação das assimetrias deste pequeno e pobre país em relação aos dois maiores sócios deste projeto - Brasil e Argentina".

O livro, como explica Codas, tem como objetivo reforçar na esquerda brasileira "o compromisso com um internacionalismo que, para além dos discursos de solidariedade, deve ser transformar em passos concretos reparando as dívidas deixadas pelo capitalismo brasileiro no Paraguai".

O programa do Movimento Tekojoja

Neste rumo, os três textos dão importante contribuição ao debate. O primeiro, de Richard Gott, membro honorário do Instituto de Estudo das Américas da Universidade de Londres, apresenta detalhada biografia do "bispo vermelho do Paraguai". O segundo traz o resumo do programa do Movimento Popular Tekojoja, que está centrado na luta pela "revolução agrária", na estratégica "soberania energética", na "planificação pró-ativa do desenvolvimento nacional", no "trabalho produtivo e digno para todos", na "universalização da seguridade social", na "integração regional solidária", entre outros itens. É um programa reformista, desenvolvimentista, mas que se inspira nos "princípios libertários que alentaram a luta patriótica do nosso povo e nos ideais socialistas".

O texto mais longo, instigante e de interesse imediato para os brasileiros é do engenheiro Ricardo Canese, um dos principais assessores do novo presidente. Ele trata da "recuperação da soberania hidrelétrica do Paraguai". Com inúmeros dados técnicos, o autor argumenta que a capacidade de produção de energia do seu país é o único fator que pode destravar o desenvolvimento e garantir maior justiça social. Para ele, a vitória de Lugo reascenderá este debate estratégico, abandonado pela oligarquia paraguaia que "trocou de forma perversa a soberania hidrelétrica por concessões e apoios políticos fornecidos pelas elites dominantes dos nossos vizinhos mais poderosos", a exemplo do que ocorreu com o canal da Panamá e com as reservas de gás e petróleo da Bolívia.

Os tratados de Itaipu e Yacyretá

Apesar de posições estranhas, como a que renega as experiências socialistas, a que reforça a tese do subimperialismo - "sofremos mais a conseqüência de depender das submetrópoles (Brasília e Buenos Aires) que do próprio império" - e a que afirma que não há alternativas ao capitalismo, Canese apresenta dados sólidos sobre o "roubo" da energia hidrelétrica do Paraguai. Revela que os preços fixados pelo Tratado de Itaipu estão bem abaixo do mercado, que os juros da obra são escorchantes e eternizam a dívida externa e que as regras de comercialização são draconianas. O Paraguai consome apenas 12% da energia gerada em Itaipu, mas é obrigado a vender o restante para o Brasil. Acordo similar foi feito com a Argentina na exploração da energia de Yacyretá.

Canese estima que o país perca US$ 3,645 bilhões ao ano em decorrência desses tratados lesivos. Para ele, a renegociação dos acordos com o Brasil e a Argentina é o único caminho para a nação poder alavancar o desenvolvimento e investir em programas sociais que superem a brutal miséria do país. "O Paraguai é um país hidrelétrico. É o único país da região com genuínos excedentes... Com um PIB da ordem de US$ 7,5 bilhões, possui uma riqueza hidrelétrica que vale 50% do seu PIB. Conseqüentemente, não há nada mais importante do que recuperar a soberania sobre essa valiosa riqueza natural".

As propostas que formula, que serviram de base ao programa de Lugo, não pregam o rompimento dos acordos - como insinua a mídia. Mas procuram garantir preços justos, redução dos juros e novas regras. Defendem nada mais do que a soberania do Paraguai.

* Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB e autor livro recém-lançado Sindicalismo, Resistência e Alternativas (Editora Anita Garibaldi)

Fonte: Portal Vermelho

Leia mais...

UNE realiza ato na FEAACS contra as fundações privadas  

Conseguindo aglutinar em torno do Dia Nacional de Lutas nas Federais as principais forças dentro do movimento estudantil da UFC, a UNE realiza nesta quinta-feira, a partir das 18h, grande ato na FEAACS (Av. da Universidade, N° 2431) pedindo o fim das fundações privadas e auditoria nas suas contas. Leia abaixo a nota elaborada pelas organizações que participam da construção do ato:

É de conhecimento de todos a crise que se instalou na Universidade de Brasília – UnB, a partir da comprovação do uso indevido do dinheiro público para decorar luxuosamente o apartamento funcional do REItor, Timothy Mulholland, através da FINATEC (“fundação de apoio” vinculada à UnB). Diante destes fatos, os estudantes conseguiram através da mobilização e da ocupação da Reitoria, a renúncia do REItor e do seu vice.

Mas essa luta contra as fundações de apoio, ou melhor dizendo, fundações privadas, continua, pois essa é a realidade de todas as universidades públicas brasileiras. As fundações ditas de apoio foram criadas nos anos 70 e começaram a proliferar e se fortalecer nos anos 90, como instrumento para captar financiamento, principalmente privado, para as universidades públicas.

Na UFC, existem várias fundações privadas (CETREDE, FCPC, FACEP - antiga ACEP, ASTEF e ACEG, entre outras). A presença dessas fundações na nossa universidade traz vários prejuízos para nós estudantes. É o caso dos estudantes da FEAACS, onde muitos professores deixam de lecionar na graduação e passam a priorizar apenas os cursos pagos de pós-graduação, oferecidos pela ACEP. Resultado: disciplinas sem professores, a infra-estrutura das salas dos cursos pagos são as melhores, e mais, utilizando todo espaço público para favorecer a “privatização parcial da universidade”.

Por isso, a União Nacional dos Estudantes e o Movimento Estudantil da UFC, convocam todos os estudantes a se mobilizarem neste dia Nacional de Lutas nas Federais! Exigimos:

• O fim das fundações privadas nas universidades públicas e imediata auditoria pública nas suas contas!

• O fim das fundações privadas nas universidades públicas e imediata auditoria pública nas suas contas!

• Democracia! Eleições diretas para Reitor/a e paridade nos conselhos deliberativos!

• Acesso e Permanência! Mais vagas públicas, reserva de vagas e Assistência Estudantil!

• Rever os processos de afastamento dos professores que estão lecionando nas pós-graduações pagas!

Ato na FEAACS a partir das 18h, nesta quinta, dia 17/04. Venha participar da luta por uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada!

David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

Leia mais...

Conferência Estadual de Juventude- UJS PRESENTE!  

Com um saldo final de mais de 4 mil jovens, de 166 cidades, envolvidos no seu processo de construção, a Conferência Estadual de Juventude foi uma grande vitória para os movimentos juvenis.

No último final de semana (dias 12 e 13 de abril), no Centro de Convenções de Fortaleza, aconteceu a etapa final da Conferência de Juventude do Ceará. Estiveram presentes ao evento mais de 430 delegados eleitos em 9 etapas regionais e 50 conferências municipais, além de delegados eleitos na consulta aos movimentos sociais e organizações de juventude.

A UJS participou ativamente da construção da Conferência de Juventude em nosso estado, contribuindo desde a organização de conferências municipais, conferências livres e conferências regionais até a culminância na etapa estadual. O resultado de tudo isso é que a UJS foi a organização política que elegeu o maior número de delegados para a etapa nacional, 16 de um total de 54 (confira no final da matéria os nomes de todos os delegados eleitos na etapa estadual). Isso sem contar os delegados eleitos nas Conferências Municipais e os 6 indicados pelo poder público na Etapa Estadual.

Com a conclusão da Conferência Estadual, as várias propostas aprovadas nas câmaras temáticas de Educação, Ciência e Tecnologia, Juventude no Campo, Meio Ambiente, Trabalho Renda e nova forma de inserção, Cultura e Identidade Regional, Acessibilidade e Pessoas com Deficiência, GLBTTT (Gays, Lésbicas, Bisexuais, Transexuais, Travestis e Transgeneros), Gênero, Comunidades Tradicionais, Segurança Integral, Esporte Lazer e Tempo Livre, Qualidade de Vida e Vida Saudável, Participação Juvenil e Gestão de Políticas Publicas de Juventude deverão fazer parte do Plano Estadual de Juventude para os próximos dez anos e as 16 propostas prioritárias serão encaminhadas à Assembléia Legislativa para que se transformem em lei.

A Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de abril, e os delegados eleitos aqui no Ceará terão todos os seus gastos de viagem garantidos pelo governo do estado. Podem começar a preparar suas malas.

Nota triste

O único grande problema da etapa final da conferência estadual de juventude foi o desastre com a comida servida pelo buffet contratado pelo governo do estado. A comida servida no primeiro dia de conferência causou intoxicação alimentar em mais da metade dos delegados presentes, dentre os quais 40 tiveram de ser hospitalizados com caso de desenteria grave. O que mais revoltou os jovens foi a resposta dada por um dos funcionários do serviço de buffet a um jornal local: segundo ele "esse povo pobre do interior não está acostumado a comida de boa qualidade e por isso passou mal".

Fica aqui o veemente prostesto da União da Juventude Socialista contra essa empresa e a exigência de que o governo do estado não pague a conta da comida estragada que foi servida no primeiro dia de conferência e que mova, em conjunto com os jovens hospitalizados, um processo contra ela pelos danos físicos e morais causados a todos os jovens presentes ao evento.

Lista dos delegados eleitos:

1- HERMILLA CAROLINA F. DUARTE/Tauá.
24 votos.

2- CÍCERA VIEIRA DA COSTA/Granjeiro.
21 votos.

3- COSMO DE ANDRADE ALVES/Pentecoste.
21 votos.

4- TAMIRES SANTIAGO DOS SANTOS/Icó.
21 votos.

5- RÉGIA LIMA FERNANDES/Fortim.
20 votos.

6- ANTÔNIO ADOLFO DE CARVALHO MAIA/Icapuí.
18 votos

7- ANTONIO ERILSON ALMEIDA FREITAS/Canindé.
17 votos.

8- FRANCISCA ELIANE DA SILVA/Redenção.
17 votos.

9- JOÃO PAULO DOS SANTOS/Aurora.
16 votos.

10- CAMILA DA SILVA SILVEIRA/Fortaleza
15 votos.

11- MARCOS RAMOS FIALHO/Barreira.
15 votos.

12- RODOLFO MORAIS DA CUNHA/Jaguaretama.
15 votos.

13- ANTONIA JARDIELLI LIMA/Eusébio.
14 votos

14- ANTONIO RAIMUNDO MOURA FERNANDES/Pentecoste.
14 votos.

15- YURI HOLANDA/Fortaleza.
14 votos.

16- CYNTIA DE ALENCAR BARRETO/Araripe.
13 votos.

17- FERNANDO QUINTELA SOARES NETO/Fortaleza.
13 votos.

18- LUIZ ALVES DE ARAUJO/Iguatu.
13 votos.

19- MARCOS CELIO DA SILVA SOUSA/Missão Velha.
13 votos.

20- ANGELA GABRIELA MOTA/Irauçuba.
12 votos.

21- LUCAS LOPES OLIVEIRA/Fortaleza.
12 votos.

22- RUBEM EMANOEL BRAGA FERREIRA/Pacoti.
12 votos.

23- THAMIRYS EDWIGES BARRETO LIMA/Canindé.
12 votos.

24- ANDRERSON RAFAEL CAVALCANTE NUNES/Maracanaú.
11 votos.

25- ELANE MARIA CAVALCANTE DE SOUSA/Pacatuba.
11 votos.

26- ELLEN KENNY OLIVEIRA DA ROCHA/Beberibe.
11 votos.

27- FRANCISCO THIAGO LUCAS DO NASCIMENTO/Aracati.
11 votos.

28- LEIDIANE ROCHA DE OLIVEIRA/Maranguape.
11 votos.

29- MARIA FERNANDA DUARTE DA SILVA/Juazeiro do Norte.
11 votos.

30- ROGÉRIO CHAVES DOS SANTOS/Fortaleza.
11 votos.

31- WESLEY RODRIGUES LEITE/Carius.
11 votos.

32- DANILO DA SILVA MIRANDA/Maranguape.
10 votos.

33- EXPEDITA MARIA DE FREITAS LIMA/Apuiares.
10 votos.

34- HENRIQUE BEZERRA DA SILVA/Monsenhor Tabosa.
10 votos

35- JAQUELINE DE AQUINO SILVA/Maracanaú.
10 votos.

36- JOSÉ RIBAMAR MARQUES FARIAS/Itapipoca.
10 votos.

37- JOSÉ VALDERLAN SOMBRA BRAGA/Fortaleza.
10 votos.

38- MATEUS MAGALHÃES RODRIGUES DOS REIS/Fortaleza.
10 votos.

39- NAYARA PEREIRA DA SILVA VIEIRA/Fortaleza.
10 votos.

40- PATRÍCIA FARIAS SARAIVA/Caucaia.
10 votos

41- CARLOS CLAYTON TEIXEIRA/Quixadá.
9 votos.

42- DYEISON RICARDO DA SILVA/General Sampaio.
9 votos.

43- ELEANDRO OLIVEIRA DA SILVA/Iguatu.
9 votos.

44- ELICAR GIELE MONTEIRO/Jijoca.
9 votos.

45- FRANCISCO SILVA DE SOUSA/Sobral.
9 votos.

46- LUIZ EMANUEL PEREIRA MONTEIRO/Pacatuba.
9 votos.

47- MARIA DE FATIMA GOMES DOS SANTOS/Crato.
9 votos.

48- MARIA ERIVANDA FRANÇA DE OLIVEIRA/Fortaleza.
9 votos.

49- ANA CLÁUDIA RODRIGUES LIMA/Fortaleza.
8 votos.

50- ANTONIO MARCOS DA SILVA ABREU/Graça.
8 votos.

51- MANOEL ROSA FILHO/Santana do Acaraú.
8 votos.

52- MICAELE LIMA BATISTA/Itatira.
8 votos.

53- MICHELE PINTO ÁVILA MILITÃO/Fortaleza.
8 votos.

54- NIARA FARIAS TORRES/Fortaleza.
8 votos.

David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

Leia mais...

Conferência Estadual de Juventude começa neste sábado  

A etapa final da I Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude é destinado à jovens e adultos de 15 a 29 anos. O evento acontece nos dias 12 e 13 de abril (sábado e domingo), no Centro de Convenções; à partir das 8 horas de sábado tem início o credenciamento dos delegados eleitos nas etapas regionais e municipais (a programação completa está logo abaixo).

Além de promover o direito à participação, o encontro também deve fortalecer a rede social e institucional relacionada ao tema juventude, identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público e mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre o tema.

Com o lema: Levante sua bandeira, a Conferência é um passo fundamental no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a juventude. A ação fortalece o debate público em todo o Estado construindo as bases para o Plano Decenal de Políticas Públicas de Juventude e fortalecendo a rede institucional ligada ao tema.

As conferências municipais e regionais já mobilizaram mais de 4 mil jovens de 166 municípios na discussão de 15 temas: Educação, Ciência e Tecnologia, Juventude no Campo, Meio Ambiente, Trabalho Renda e nova forma de inserção, Cultura e Identidade Regional, Acessibilidade e Pessoas com Deficiência, GLBTTT (Gays, Lésbicas, Bisexuais, Transexuais, Travestis e Transgeneros), Gênero, Comunidades Tradicionais, Segurança Integral, Esporte Lazer e Tempo Livre, Qualidade de Vida e Vida Saudável, Participação Juvenil e Gestão de Políticas Publicas de Juventude.

A expressão “políticas públicas de juventude” ganhou força no momento em que se diagnosticavam as fragilidades que caracterizam a condição juvenil nos dias de hoje e, ao mesmo tempo, a importância de inserir o tema juventude na pauta das questões nacionais tornando os jovens interlocutores ativos na formulação, execução e avalização das políticas públicas a eles destinadas.

Confira a programação:

Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

Data: 12 e 13 de abril

Local: Centro de Convenções do Ceará – Av. Washington Soares, nº 1141.

12/04

09h Credenciamento dos delegados;

13h Atividade cultural;

14h Abertura Oficial;

15h Leitura do Regimento e abertura da inscrições de chapas para eleição de delegados à Conferência Nacional;

15h30 Encerramento do Credenciamento;

15h30 Conferência magna;

19h Jantar

20h Atividade cultural.

13/04

08h Instalação da mesa diretora;

08h30 Trabalho nas Câmaras Temáticas - Apresentação eixos temáticos da 1ª Conferência Estadual/Nacional de Políticas Públicas de Juventude - Votação dos delegados à Conferência Nacional;

12h30 Almoço;

14h Plenária final (priorização das propostas, mercado livre, ranqueamento das propostas, apresentação dos delegados eleitos);

18h Encerramento;

19h Jantar

Serviço:

Fonte: Sítio do governo do estado.

Leia abaixo o material da UJS para a conferência:

Conferência Estadual de Juventude: UJS PRESENTE!

Hoje é a juventude que mais sofre com a violência e o desemprego no Brasil. Segundo o IBGE, os jovens representam mais de 50% dos desempregados do país e 41% das vítimas de todas as mortes violentas nos centros urbanos. Não podemos deixar de nos perguntar se o precário acesso a educação, cultura, esporte e lazer a que estão sujeitos a maior parte da nossa juventude tem alguma coisa a ver com isso.
Aqui no Ceará somos atualmente 2 milhões de jovens, entre 15 e 29 anos, dos quais 73% estão na linha de pobreza. Todos os anos cerca de 100 mil heróis conseguem concluir o ensino médio em nosso estado, mas destes apenas 25 mil conseguem ingressar na universidade, enquanto o restante vai engrossar as imensas filas de desempregados ou, sem nenhuma perspectiva, são forçados a entrar para o mundo do crime.
Por isso é que a União da Juventude Socialista (UJS), juntamente com outros atores da sociedade civil está participando da Conferência de Juventude do Ceará com o intuito de debater, elaborar e propor políticas públicas para a juventude (PPJ) que respeitem a opinião dos movimentos juvenis. A UJS também acredita que toda essa discussão não vai sair do papel se não for criado o Plano Estadual de Juventude, construído em sintonia com o plano nacional, para os próximos 10 anos, porque só assim as PPJ poderão se tornar uma estratégia permanente do poder público, ao invés de continuarem sendo apenas ações esporádicas de uma ou outra gestão.

Principais propostas da UJS:

•10% do PIB para a Educação.

•Criação da Secretaria Estadual de Juventude.

•Regulamentação imediata do Conselho Estadual de Juventude.

•Ampliação em 40% das vagas no ensino superior público, com garantia de qualidade e Reserva de Vagas para estudantes oriundos da escola pública.

•Pela regulamentação do ensino privado e restrição do capital estrangeiro.

•Passe livre ilimitado nos municípios, implementação imediata da meia macrorregional e pelo respeito à meia cultural.

•Contra a redução da idade penal de 18 para 16.

•2% dos recursos da União para o esporte.

•Pela discriminalização das drogas.

•Pela legalização do aborto.

•Implementação e divulgação da lei Maria da Penha.

•Pela aprovação imediata do projeto de lei 122-06, que criminaliza a homofobia.

•Promoção do software livre e direito autoral livre para fins acadêmicos.

•Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais.

Leia mais...

Entrevista de Manuela D'ávila no programa do Jô  

Assistam na íntegra a entrevista da deputada federal Manuela D'ávila (PCdoB-RS), que foi exibido na semana passada no programa do Jô. Logo de cara o gordo reacionário já começa provocando ao perguntar o que a deputada acha do preço de R$ 8,30 por uma tapióca. Mas ela se saiu muito bem, confiram:



Pra quem ainda não conhece fica aí a dica do site da deputada: E aí Beleza?


David Aragão, Secretário de Comunicação UJS-Ce.

Leia mais...

E-livros  

Todos os links e arquivos que se encontram no nosso blog estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontram, não hospedamos nenhum arquivo, sejam cds, livros ou programas de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção deste blog não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.
BLOG UJS CEARÁ


Obras teóricas do marxismo

TEXTOS DE MARX E ENGELS

• Manifesto do Partido Comunista (Marx e Engels)

• Teses sobre Feurbach (Marx e Engels)

• Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas (Marx e Engels)

• O 18 de Brumário (Marx)

• Salário, Preço e Lucro (Marx)

• Prefácio à Contribuição da Crítica da Economia Política (Marx)

• Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico (Marx)

• Prefácio da Dialética da Natureza (Engels)

• Processo de Trabalho e Processo de Produzir a Mais-Valia (Marx)

• Proditividade do Capital Produtivo e Improdutivo (Marx)

• Sobre O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem (Engels)

TEXTOS DE LÊNIN

• Que Fazer?

• Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo

• Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo

• O Estado e a Revolução

• Karl Marx

• A Falência da II Internacional

• Uma Grande Iniciativa

• Um Passo a Frente, Dois Passos Atrás

Leia mais...

UJS de Araripe faz bonito no seu 1° Congresso  

Photobucket
No dia 05 de Abril (sábado passado), a UJS de Araripe realizou em grande estilo o seu 1° Congresso Municipal, reunindo 177 jovens. Foram 10 núcleos organizados durante todo o processo de congresso e um saldo ainda não totalmente contabilizado de mais de 250 filiados, isso porque vários distritos não puderam comparecer ao congresso devido ao sangramento de diversos açudes que fecharam estradas.

O congresso aconteceu no Cine Teatro Araripe, onde estiveram presentes jovens filiados na sede do município, além de jovens dos distritos de Alagoinha, Pajeú e Riacho Grande.

Marcaram também presença no evento alguns nomes locais importantes e outras representações, entre os quais o Vice-Prefeito da cidade, Francisco de Alencar Andrade (Dr. Neno), Maria Amarante- representando os professores do município, Romel- Secretário de Administração do Município, Antonio Hélio- Presidente da Associação dos Poetas de Araripe- APA, Roger Martins- Pastor da Igreja Ministério Canaã, Álvaro- Representando o diretório do PCdoB de Araripe, Edson- Presidente da UJS Potengi e Mário Gustavo, diretor de ME Secundarista da Executiva estadual da UJS.

O Congresso teve início com a leitura e aprovação do regimento interno do congresso. Em seguida houve a representação da peça "Brasil de João e Maria", encenada pelo grupo de teatro da UJS, recém criado.

Depois da apresentação cultural, instalou-se a mesa de abertura do congresso e seus palestrantes convidados. José Humberto ( Tabelião e Membro do PT local) apresentou o tema "Governo Lula e a Ascenção Social do Brasil no Cenário Mundial", Deusimar Rodrigues (Funcionário do Tribunal de Justiça do Município e membro do PCdoB) falou sobre "Capitalismo e Neoliberalismo" e Mário Gustavo (representando a executiva estadual da UJS) interviu sobre o tema "Socialismo com a nossa cara".

Photobucket

Foi uma manhã rica de debates e descontração, com poesia e muita música. A tarde a plenária foi dividida em câmaras temáticas para a construção do Plano de Trabalho da UJS Araripe, os quais foram: Movimento Estudantil, Juventude Rural, Formação Política e Movimentos Culturais.

O congresso se encerrou com a apresentação dos relatórios dos grupos e com a eleição da direção da UJS de Araripe.

Cinthya Barreto: Presidente
Eula Paula: Secretária Geral
Crislândia: Secretária de Organização
Mikléia: Secretária de Cultura
Vagda: Secretária de Formação
Valtemária: Secretária de Comunicação
Luanny: Secretária do Movimento Estudantil
Ana Priscila: Secretária de Finanças
Cícero e Claytson: Coordenadores da Alagoinha
Ângela e Judithe: Coordenadoras do Pajeú
Cristiane: Coordenadora do Riacho Grande
Patrícia: Coordenadora do Brejinho

Photobucket

Photobucket

Esse é apenas o primeiro passo de uma história que ainda promete nos surpreender ainda mais.

Parabéns a toda a UJS de Araripe pelo vitorioso congresso.

Fonte: Cinthya Barreto.

Leia mais...

UNE e UBES em Brasília na luta pela sua sede  

44 anos após o incêndio, o mesmo Estado que destruiu a sede da UNE e da UBES tem agora o dever de recontruí-la
O ato, pela reconstrução da sede da UNE e da UBES realizado nesta quinta-feira (3), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, reuniu parlamentares de diversos partidos que reafirmaram seu apoio à luta dos estudantes pela volta para casa.

Estiveram presentes deputados federais de vários partidos. Todos reafirmaram a importância da UNE e da UBES como instrumentos fundamentais na construção e consolidação da democracia no Brasil.

"Aquele espaço é marcado por uma história de luta e resistência dos estudantes contra a ditadura militar. É símbolo de democracia e por isso queremos que o mesmo Estado que, num período de exceção democrática, incendiou e demoliu a sede das entidades, a reconstrua", disse a diretora de Relações Institucionais da UNE, Márvia Scardua.

O objetivo do ato é dar início à construção do prédio de 13 andares arquitetado por Oscar Niemeyer. Para isso, além de buscar apoio de líderes políticos e personalidades importantes de setores como cultura e educação, as entidades entregarão uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que terá anexada uma lista com as assinaturas recolhidas no período de campanha pela reconstrução.

Photobucket

De volta pra casa

As entidades recuperaram recentemente o terreno onde funcionou sua antiga sede, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro, ocupando o lugar após uma grande passeata realizada em 1º de fevereiro deste ano. Os estudantes se mantiveram acampados ali e, posteriormente, venceram na Justiça a disputa contra um estacionamento ilegal que havia se apoderado do local.

Leia a íntegra da carta:

CARTA AO PRESIDENTE LULA

Brasília, abril de 2008.

Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Durante os 70 anos de vida da UNE e 60 da UBES, estas entidades sempre mantiveram altas as bandeiras da democracia, da liberdade, da defesa da educação pública e do Brasil. Começaram sem endereço fixo e conquistaram sua morada com ousadia quando, após uma série de manifestações, o presidente Getúlio Vargas doou a sede do então Clube Germânia, situado na Praia do Flamengo, 132 à UNE, em 1942.

O local rapidamente tornou-se referência para os estudantes do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. A UNE e a UBES sofreram uma interrupção de tudo isso em 1º de abril de 1964. Um dos primeiros atos do novo regime instaurado nesta data foi incendiar a sede das entidades. Posteriormente, em 1980, o prédio foi definitivamente demolido por ordem expressa e assinada pelo então presidente João Figueiredo.

O mesmo Estado que, num período de exceção democrática, demoliu a sede das entidades , tem agora o dever de reconstruí-la. Devolver à UNE e à UBES o direito de voltar a se organizar a partir da Praia do Flamengo, 132 é rever a dívida histórica de toda a sociedade com os estudantes e a juventude brasileira e um dos atos simbólicos para superar definitivamente um período tão duro para o povo deste país.

É neste sentido que nós, parlamentares brasileiros, reivindicamos uma ação efetiva e imediata do Governo Federal no sentido de viabilizar a reconstrução da sede das entidades, através de um Projeto de Lei, Medida Provisória, ou qualquer outro instrumento que garanta a reparação dos danos históricos causados à organização dos estudantes brasileiros pelo Estado.


Fonte: Sítio da UNE

Leia mais...

Mostra DesUSA de Artes Visuais agita a região do Cariri  

Photobucket
Já está rolando no Cariri velho de guerra, lá no Crato, a Mostra DesUSA de Artes Visuais. Durante todo o mês de abril, estarão acontecendo debates, palestras, oficinas e conferências na URCA, uma exposição coletiva na RFFSA e a exibição de vídeos, seguidas de rodas de conversas no CCNB.

Expressando sua clara oposição ao imperialismo beligerante dos EUA, a mostra convidou artistas de todo Brasil a refletirem sobre a relação da América Latina com a grande potência militar e econômica do continente. Artífices de várias áreas: poetas, pintores, fotógrafos e artistas plásticos de nove estados inscreveram obras para participar da mostra: Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e, é claro, o Ceará.


Já foi lançado o livro de poesias do evento, no dia 1° de abril, e instalações, perfomances poéticas, intervenções urbanas e shows musicais ainda estarão agitando a cidade do Crato até o final do mês. Altamente recomendado para quem mora ou está de passagem pela região.

ABRAM OS OLHOS E A MENTE, O PRÓXIMO QUINTAL A SER INVADIDO PODE SER O SEU!

Confiram abaixo algumas fotos das atividades e exibições que já aconteceram nos últimos dias.


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket




David Aragão, Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

Leia mais...