Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Participe do abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho  

Clique aqui e assine o abaixo-assinado on-line.

Ouça aqui a música da campanha pela Redução da jornada de Trabalho.

Salve o abaixo-assinado em pdf.

O Brasil vive uma realidade de extremos: por um lado, um número elevado de trabalhadores e trabalhadoras está desempregado, e, por outro, grande parte dos que estão empregados trabalham longas jornadas. A redução da jornada de trabalho sem redução de salário é um importante instrumento para a criação de empregos, para a distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Por isso a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e as outras 6 maiores centrais sincicais do país apóiam a redução constitucional da jornada de trabalho através da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01, elaborado por Inácio Arruda (PCdoB) e Paulo Paim (PT).

Se você tem interesse em ajudar na coleta de assinaturas no seu bairro, escola ou local de trabalho, entre em contato com a gente

Leia mais...

Aí vem a Caravana da UNE  

Entidade promoverá debates sobre a saúde dos jovens para que as políticas públicas atuem de maneira mais eficiente. A Caravana também prevê discussões sobre a situação da educação no País e atividades culturais

No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, a UNE lança mais uma grande campanha para mobilizar os jovens de todas as regiões do País. Trata-se da Caravana da UNE: saúde, educação e cultura.

O lançamento acontecerá no terreno da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Durante o evento serão realizadas várias atividades e intervenções culturais.

Após o lançamento, no dia 11 de agosto, a Caravana iniciará efetivamente suas atividades na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no dia 12, e no dia 14 de agosto estará na Universidade Estácio de Sá.

A iniciativa inédita é uma parceria com o Ministério da Saúde, que tem por objetivo disseminar informações entre os jovens e promover discussões sobre temas que envolvam a saúde e o desenvolvimento da juventude. A Caravana percorrerá 38 universidades de diversas capitais brasileiras.

Serão abordados temas como: descriminalização e uso de drogas, legalização do aborto, consumo de álcool, violência no trânsito, prevenção de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis, políticas públicas para mulheres e planejamento familiar.

O encerramento da Caravana da UNE está previsto para o dia 27 de novembro, em Brasília.

Fonte: Portal Estudantenet

Leia mais...

Supremo garante a pesquisa com células-tronco  

Hora de de "correr atrás do tempo perdido"

O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou ao anoitecer desta quinta-feira (29), por sete votos a quatro, que a Lei de Biossegurança é constitucional e portanto as pesquisas brasileiras com células-tronco embrionárias podem prosseguir. No plenário lotado e em frente ao Supremo, portadores de doenças que poderão ser curados pela medida fizeram a festa.

O plenário do Supremo ficou completamente lotado desde a manhã de quarta-feira (28), quando teve início a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3510. Jornalistas, advogados, integrantes de movimentos pró e contra as pesquisas e portadores de necessidades formaram o público. Cadeirantes posavam para fotografias ao lado de pesquisadores, no hall de entrada do Supremo, fazendo o sinal de vitória com os dedos.

O último a votar no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionava o uso de células-tronco de embriões humanos em pesquisa científica, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Seu voto foi contrário à liberação das pesquisas, mas esta já obtivera maioria.

O voto do ministro Celso de Mello foi o que decidiu a resolução. Em seguida, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz disse que agora é o momento de "correr atrás do tempo perdido". Mayana se disse feliz com os sete votos a favor da constitucionalidade das pesquisas, sem restrições, "mas com um senso imenso de responsabilidade".

A pesquisadora ressaltou também que é preciso respeitar o posicionamento dos que são contrários ao uso de células-tronco de embriões, em geral por motivos religiosos. “Eu espero que dentro de alguns anos, quando nós tivermos os resultados, aqueles que votaram contra nos dêem razão”, concluiu.

Voto de 3 horas tentou barrar a pesquisa

A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi apresentada em 2005 pelo então procurador-geral da República Cláudio Fonteles, católico praticante, que expressou a oposição da Igreja a esse tipo de pesquisa. Em 5 de março, quando o julgamento foi iniciado, os ministros Carlos Ayres Britto, relator da ação, e Ellen Gracie votaram pela continuidade das pesquisas, mas o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vistas do processo, adiando o julgamento.

Direito foi o ministro que se opôs com mais tenacidade à decisão: seu voto, na quarta-feira, durou mais de três horas e incluiu uma tentativa final de criar pelo menos obstáculos parciais a esse gênero de pesquisa científica, que segundo a comunidade médica pode permitir a cura de doenças hoje insanáveis.

Fonte: Portal Vermelho de notícias

Saiba mais sobre as pesquisas com células-tronco assistindo a este pequeno video educativo:

Leia mais...

Protesto nacional marca luta pela redução da jornada de trabalho  

O ato nacional das centrais sindicais pela redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução do salário, realizado em todo o Brasil nesta quarta-feira, contou com protestos em diferentes capitais do Brasil e outras grandes cidades do país. No Ceará não foi diferente, a CTB, CUT, Força Sindical e sindicatos reuniram mais de mil pessoas em passeata no centro de Fortaleza, além de várias atividades nas principais cidades do estado.

Além de São Paulo, que realizou o maior ato do Brasil com 5 mil pessoas, outros 18 estados promoveram manifestações, panfletagens e paralisações neste Dia Nacional de Lutas, que também pediu a aprovação das Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Comércio).

"A mobilização no Brasil todo foi além da nossa expectativa. Isso é extremamente importante e vai ajudar muito para garantir que o projeto de lei pela redução da jornada de trabalho sem redução dos salários seja aprovado no Congresso Nacional. O Dia de Luta foi vitorioso e essa avaliação se dá pelo grau de maturidade e unidade que as centrais vêem tendo”, disse Wagner Gomes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Além da redução da jornada, a CTB também reivindicou o fim do fator previdenciário e a reforma agrária em suas mobilizações. “A reforma agrária é uma necessidade ao desenvolvimento do país. Já o fator previdenciário foi a medida mais perversa do neoliberalismo contra o direito à aposentadoria dos trabalhadores.

Na próxima terça-feira, 3 de junho, as centrais pretendem realizar uma audiência pública onde entregarão ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), cerca de 3 milhões de assinaturas favoráveis à aprovação do PL (Projeto de Lei), de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), que reduz a jornada de trabalho, sem redução dos salários, para 40 horas semanais, no lugar das atuais 44 horas.

A campanha pela redução se encerra no dia 28 de maio, quando as centrais promoverão, junto com as demais entidades que compõem o movimento sindical – sindicatos, federações e confederações – um novo dia de luta, cujo momento mais importante será a entrega das assinaturas no Congresso Nacional pela aprovação da PEC 393/01.

Clique aqui e assine o abaixo-assinado.

Leia mais...

UJS Ceará realiza grande Congresso Estadual  

O clima era de euforia e descontração. Desde a noite de sexta (16/05) os ônibus com as delegações do interior haviam começado a chegar no Liceu Vila Velha. Alguns dos delegados tinham enfrentado mais de 10 horas de viagem pra chegar à Fortaleza, mas nem o cansaço e o sono eram capazes de tirar o ânimo dessa galera.

Na manhã de sábado (17/05), enquanto acontecia o credenciamento das bancadas, 300 jovens se espalhavam alegremente pelo pátio da escola. Num canto se formava uma roda de capoeira, enquanto noutro a turma se reunia em torno de um violão, já naquela ponta se viam alguns rapazes ensaiando passos de break, além do zumzumzum onipresente das animadas conversas entre camaradas felizes pelo reencontro. Entretanto, quando menos se esperava, todos paravam subitamente para engrossar o coro de uma palavra de ordem uníssona e belamente desafinada.

Às 10h da manhã, na quadra da escola, houve a apresentação da esquete "Brasil de João e Maria", encenada pelo grupo de teatro da UJS de Araripe, mostrando a realidade da nossa gente sofrida.

Logo em seguida aconteceu a abertura política do congresso. Estiveram presentes várias entidades (UNEGRO, UBM, MOVELOS, UNE, UBES e CTB), David Barros, representando a Juventude do PT, Túlio Menezes, da assessoria de juventude do governador, Lula Morais, deputado estadual do PCdoB, Ossi Ferreira, que falou em nome da Direção Nacional da UJS e Maria Pereira, secretária de juventude do PCdoB Ceará. As falas saudaram os delegados presentes ao congresso e versaram sobre o novo momento político que o mundo atravessa hoje e o papel que a UJS deve assumir, enquanto uma entidade de massas, cujo coração continua sendo o movimento estudantil, mas com capacidade para atuar melhor em mais frentes de luta.

Para encerrar as atividades as atividades da manhã aconteceu a apresentação dos rappers Mariano e Felipe (Comunidade Messejana) que cantaram suas músicas de contestação e rebeldia contra a opressão e a miséria a que estão sujeitos os jovens da periferia das grandes cidades.

Depois do almoço, às 14h aconteceram as oficinas de Hip Hop, Maracatu, Capoeira, Fotografia, Fanzine e a exibição de curtas-metragens no auditório da escola. A oficina de Hip Hop, facilitada pelo Preto Rap e por Bob PTG, articulador do Nação Hip Hop no Ceará, foi a mais concorrida, com mais de 100 participantes. No final dessa parte da programação o Maracatu Áz de Ouro, o mais antigo grupo de maracatu do Ceará (108 anos), conduziu o cortejo de todos os oficineiros e seus participantes de volta à quadra. Foi um fuá de atabaques, tambores e berimbaus cadenciando o canto daquelas vozes felizes.

Às 16h começaram os grupos de discussão que debateram as diversas frentes de atuação da UJS tomando como base a Tese estadual e a Tese nacional.

Encerrando as atividades do sábado aconteceu o Painel "Movimento Estudantil Secundarista", conduzido por Roberto dos Santos, Ex-diretor da UBES e ex-presidente da UMES Fortaleza e Ivo Braga, atual diretor regional da UBES no Ceará. O objetivo de ter um momento específico no congresso para se discutir apenas o movimento secundarista foi o de fortalecer e dar prioridade a atuação da UJS Ceará nessa importante frente que é uma permanente fonte de renovação da nossa militância e nicho de formação de quadros.

Na manhã de domingo (18/05) os trabalhos do congresso tiveram início com o Painel "A Luta pelo Socialismo na América Latina", com o palestrante convidado Joan Édson, do Instituto Maurício Grabois e membro da escola nacional de formação do PCdoB. Além de falar sobre os 160 anos de lançamento do Manifesto Comunista, 90 anos da Revolução Russa e 80 anos do nascimento de Che Guevara, Joan atacou violentamente à história oficial e os livros de ensino médio que escondem a verdadeira odisséia de lutas do povo brasileiro e cearense. O debate foi acalorado e mais 50 inscritos puderam fazer suas intervenções em cima do tema da palestra.

À tarde houve a Plenária Final do Congresso Estadual. Primeiro foram votadas as propostas feitas nos grupos de discussão apresentadas pela Comissão de Sistematização. Em seguida a Comissão Eleitoral assumiu o comando da mesa e submeteu à votação dos delegados os nomes dos 130 delegados eleitos para o Congresso Nacional (São Paulo, 12 a 15 de Junho) e a nova Direção Estadual da UJS Ceará- ambas as nominatas foram aprovadas por aclamação.

Algumas alterações importantes aconteceram no tamanho e formato da direção. Com o aumento do número de direções municipais organizadas e de filiados (eram 12, agora são 31 direções municipais e eram 1300, agora são 2500 filiados no estado), o pleno da direção também se expandiu (eram 22, agora são 40 membros). No corpo da Executiva as pastas de movimento estudantil secundarista e universitário fundem-se em uma só e deixam de ser ocupadas pelos diretores das entidades de massas, mas estes continuam na Executiva, que dessa forma passa a ter 10 membros. Outra novidade é a criação de 7 pastas com função executiva dentro do pleno sob a orientação da Secretaria de Movimentos Sociais. Confira no final da matéria o nome de todos os membros da nova Direção Estadual da UJS Ceará no biênio 2008-2010.

No encerramento do congresso houve uma emocionante homenagem ao militante histórico da UJS de Fortaleza, Roberto dos Santos. Ele, que foi Secretário de Formação nessa última gestão, agora se despede da UJS para cumprir outras tarefas no PCdoB e na UFC, onde é um pesquisador em início de carreira e se prepara para tentar o mestrado. Tendo iniciado sua militância no grêmio de sua escola, aos 14 anos, Roberto disse estar feliz por ter dedicado 15 anos da sua vida à essa organização combativa que é a UJS. Comovido, Roberto disse que muito mais ganhou ele em apredizado para o mundo com a UJS e que o marxismo-leninismo, instrumento de análise crítica e arma fundamental para a transformação da sociedade continuarão sendo as lentes através das quais ele encara a vida e por tudo isso ele agradece à UJS.

Muito mais agradece a UJS pelos muitos anos de luta constante e incansável que você dedicou a UJS Roberto, fica aqui também a homenagem do nosso blog.


Nova Direção Estadual da UJS:

Executiva Estadual

Edílson Cavalcante- Fortaleza- Presidente
Marcelo da Silva- Fortaleza- Secretário de Mov. Estudantil
Niara Farias- Fortaleza- Secretária de Finanças
David Aragão- Fortaleza- Secretário de Comunicação
Gerson Meneses- Fortaleza- Secretário de Organização
Camila Silveira- Fortaleza- Secretária de Formação
Mario Gustavo- Fortaleza- Secretário de Mov. Sociais
Rudiney de Souza- Fortaleza- Diretor da UNE
Ivo Braga- Fortaleza- Diretor da UBES
Flavio Vinicius- Fortaleza- Presidente da UJS Fortaleza

Pleno da Direção com função executiva

Carol Sales- Fortaleza- Secretária de Mov. Étnico-racial
Túlio Meneses- Fortaleza- Secretário de PPJ
José do Rego Falcão- Fortaleza- Secretário de Jovens Trabalhadores
Claudia Lima (Claudinha- Fortaleza- Secretária de MOv. GLBTT
Ívina Carla- Fortaleza- Secretária da Frente de Mulheres
Nayara Vieira (Nah)- Fortaleza- Secretária de Cultura
João Filho- Maranguape- Secretário de Mov. Hip Hop

Pleno da Direção

Carlos Alcides- Fortaleza
Cíntia- Araripe
Edson PTG- Potengi
João Batista- Maranguape
Joana D’arc- Araripe
Narcélio- Graça
Patrícia Saraiva- Fortaleza
Carlos Patrick- Sobral
Raimundo- Taúa
Raquel- São Gonçalo do Amarante
Roberto Shuster- Quixadá
Thiago- Aracati
Tânia- Itapipoca
Ribamar- Itapipoca
Vagner- Caucáia
Dalton- Meruoca
Regnoberto- Potengi
Olavo- Crateús
Gilcivan- Aracati
Edinúsia- Granja
Andréa Duavy- Fortaleza
Alysson- Juazeiro do Norte
Jonas- Sobral

Por David Aragão,
Secretário de Comunicação da UJS Ceará.

Leia mais...

Chegou a hora: mochila nas costas e pé na estrada!  

Photobucket

Congresso Estadual da UJS: 17 e 18 de maio.
Local do congresso: Liceu Vila Velha, Av. L, Nº 840, Bairro Vila Velha, Fortaleza-Ce.
Local do alojamento: Escola Menezes de Serpa, próximo ao Liceu.
Inscrição de delegados, suplentes e observadores: R$ 05,00.
Dica importante: Traga sua barraca ou colchonete.

Confira abaixo a programação do Congresso.

Depois de 31 etapas municipais realizadas e aproximadamente 3 mil filiados nas reuniões de núcleos, plenárias e congressos das cidades, chegamos à reta final do processo de mobilizações ao 10° Congresso Estadual da UJS Ceará.

Com o tema “Eu vou à Luta com essa Juventude”, esse congresso marca o início de um novo momento da UJS em nosso estado. Saltamos de 13 para 31 direções municipais organizadas, alcançamos a marca de 3 mil filiados e estamos transformando a nossa organização numa entidade de massas, com capacidade de elaborar e intervir politicamente nos rumos do Ceará.

O 10º Congresso estadual da UJS vai acontecer neste final de semana, no Liceu Vila Velha, Av. L, Nº 840, Bairro Vila Velha, Fortaleza-Ce. Esperamos em torno de 400 jovens de vários rincões do estado, entre delegados e suplentes eleitos nas etapas municipais, observadores e convidados. Esse é um evento importante para a UJS, porque nele elegeremos os delegados do Ceará ao 14º congresso nacional da UJS, que será em São Paulo entre os dias 12 e 15 de Junho e também será eleita a nova direção estadual da UJS para o biênio 2008-2010.

Baixe a Tese do nosso congresso e confira abaixo a programação do Congresso.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/05 (sábado).

08:00 às 12:00- Credenciamento.

09:00- Esquete teatral: “Brasil de João e Maria”.

10:00- Abertura política do congresso.

11:00- Apresentação de Hip Hop.

11:30- Leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso.

12:30- Almoço.

14:00- Oficinas:

• Hip Hop (DJ’s, Grafite, Break, Rap).
• Maracatu.
• Capoeira.
• Fanzine.
• Poesia.
• Fotografia.
• Sessão de cinema- curtas.

15:30- Grupos de Trabalhos:

• Conjuntura Internacional.
• Conjuntura Nacional.
• Conjuntura Estadual.
• Organização.
• Finanças.
• Comunicação.
• Formação.
• Movimentos Sociais.
• Movimento Estudantil.
• Frente de Mulheres.
• Jovens Trabalhadores.
• Juventude do Campo.
• GLBTT.
• Hip Hop.
• PPJ.
• Movimento Negro.
• Movimento Cultural.

17:30- Painel sobre Movimento Estudantil Secundarista.

19:30- Jantar e entrega da Nominata da Direção estadual e delegados ao 14º Congresso Nacional.

21:00- Recreação.

Dia 18/05 (domingo).

08:00- Café da manhã.

08:30- Painel “A Luta pelo Socialismo na América Latina”, homenagem aos 160 anos de lançamento do Manifesto Comunista, 90 anos da Revolução Russa e 80 anos do nascimento de Che Guevara.

09:20- Intervenções da Plenária.

11:00- Exibição do filme “Ilha das Flores”.

12:30- Almoço.

14:00- Plenária final:

• Apresentação das contribuições à Tese feitas nos Grupos de Trabalhos e aprovação da Resolução Política do Congresso Estadual.
• Eleição da Direção estadual biênio 2008-2010.
• Eleição dos delegados ao 14º Congresso Nacional da UJS.

Leia mais...

4º Congresso municipal da UJS Fortaleza  

A alegria e a descontração marcaram o 4ª Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Fortaleza, que ocorreu no último dia 03 de maio, na tradicional Escola Estadual Justiniano de Serpa. Sem perder de vista seu caráter político, objetivo principal deste evento, o congresso chamou a atenção por sua dinâmica e irreverência, além de eleger a sua nova direção e os seus delegados para a etapa estadual.

Durante o ato político, que iniciou o congresso e que contou com a presença de representantes de diversos setores do movimento social, os filiados soltaram a voz com palavras de ordem que inflamaram quem estava presente. Mesmo aqueles que participavam pela primeira vez do congresso da UJS demonstravam a satisfação de ver toda aquela galera colocando para fora o seu sentimento de orgulho de pertencer a essa entidade. Alguns convidados, principalmente antigos militantes da UJS, se emocionaram com toda aquela manifestação.

Passado esse momento, Preto Rap - militante da UJS e do movimento Hip Hop – agitou o público com sua música de protesto, inspirada na experiência de quem vive na periferia de Fortaleza. Para acompanhar o ritmo do som, a moçada acenava com a mão.
O presidente do comitê municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luis Carlos Paes, abriu o debate sobre a conjuntura nacional e internacional. Após sua exposição, foi a vez dos delegados opinarem sobre a situação do Brasil e do mundo. As diversas intervenções enriqueceram a discussão, chamando a atenção para a necessidade de ampliar o protagonismo da UJS nos próximos anos, levando em conta as mudanças ocorridas recentemente em nosso país e no mundo.

Após o almoço aconteceram as oficinas de maracatu, grafite e Pa kua (arte marcial chinesa). Nessas atividades, os delegados tiveram a oportunidade de conhecer diversas manifestações culturais de uma forma bem humorada, com a cara da juventude.

Os grupos de discussão debateram as frentes de atuação da UJS e apontaram as diretrizes para a atuação nos próximos dois anos. Novas frentes foram discutidas nesse congresso e apresentaram boa aceitação por parte dos filiados, principalmente nas áreas da cultura, meio ambiente e jovens trabalhadores. São espaços que a UJS de Fortaleza não atua cotidianamente, mas que demonstram um grande potencial.

Na plenária final, foram eleitos os delegados para a etapa estadual do congresso da UJS e, também, a nova direção municipal da entidade. O atual presidente, Flávio Vinicius, foi reconduzido ao cargo. Esse novo time terá a responsabilidade de consolidar a direção da capital do estado e intensificar a participação da UJS na vida política da cidade de Fortaleza e entre os movimentos juvenis.

Flávio Vinícius,
Presidente da UJS-Fortaleza.

Leia mais...

Conferência elege as 22 prioridades da juventude brasileira  

Depois de três dias de debates, os 2 mil delegados da 1ª Conferência Nacional da Juventude definiram as 22 prioridades dos jovens brasileiros. O caderno de propostas continha cerca de 500 pontos, que após o debate nos grupos de trabalho e votações, foram resumidos em 69 resoluções. Vinte e duas delas foram eleitas prioritárias e serão referência para políticas públicas.
A proposta mais votada defende o reconhecimento e a aplicação pelo Poder Público das resoluções do 1º Encontro Nacional de Juventude Negra (Enjune). O movimento negro presente no evento conseguiu angariar 634 votos para a proposta.

“Acho que o resultado reflete a boa articulação que as organizações dos movimentos juvenis negros fizeram entre eles e com as outras organizações, eles conseguiram ampliar o apoio com grupos que não necessariamente tratam dos direitos raciais”, avaliou o secretário da juventude, Beto Cury.

Para Cury, as conferências municipais, estaduais e livres facilitaram o debate na etapa nacional. “Não havia grandes novidades entre as propostas, elas foram amplamente discutidas durante o processo”, avalia.

Em segundo lugar na lista de prioridades aparece uma proposta ligada à educação. Com 547 votos, os jovens pedem que parte da verba do ensino básico seja destinada para o modelo integral e pedagógico dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).

Em um apelo ao Congresso Nacional, os delegados elegeram como terceira prioridade a aprovação em regime de urgência da PEC 138/03, que inclui o conceito de juventude na Constituição, do Plano Nacional da Juventude e do projeto de lei que estabelece os Direitos da Juventude. A proposta teve 531 votos.

O conjunto final de propostas é diversificado e contempla reivindicações de diferentes segmentos da sociedade. Inicialmente, o regimento da conferência previa a aprovação de 21 prioridades, mas elas foram ampliadas por unanimidade na última plenária para incluir um ponto relativo aos direitos dos jovens com deficiência.

“O resultado deixa claro a importância de trabalharmos com a transversalidade das políticas da juventude, ou seja, ela está presente na educação, no trabalho, na cultura, no esporte, na questão dos direitos raciais, comunidades tradicionais, ela tem que ter essa universalidade que a conferência mostrou”, acredita Cury.

As 22 propostas aprovadas pela 1ª Conferência Nacional da Juventude serão agora transformadas em um caderno de resoluções que servirão de referência para orientar a política nacional juventude.

Cadê o Lula?

Apesar de todo o legado positivo de propostas que a Conferência deixa para o poder público e os movimentos juvenis, uma insatisfação geral tomou conta da atividade final da Conferência quando os participantes tiveram a confirmação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não iria comparecer ao evento, nem no encerramento.

"Cadê o Lula?! Cadê o Lula?!", gritaram os participantes da Conferência. Além dos protestos verbais, foi feita uma moção escrita e assinada pelos jovens comunicadora/es, da Cobertura Jovem da Conferência Nacional da Juventude. Na moção, eles dizem considerar "um desrespeito inaceitável que o Sr. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tenha comparecido e prestigiado a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, um importante espaço onde se está elegendo as prioridades, anseios, angústias e propostas da juventude brasileira para a construção das Políticas de Juventude".

"Sabemos que as políticas públicas só serão implementadas com sucesso se houver o respeito com a juventude, ouvindo o que temos a reivindicar, reclamar, cobrar e também a agradecer e contribuir. Sabemos o quanto foi difícil chegarmos até aqui, e não podemos perder a oportunidade de dialogar com um governo que está onde está graças à população humilde e decente desse nosso País. Não queremos ser apenas alvo das políticas Públicas, e sim sujeito delas", diz o manifesto.

O secretário Beto Cury não comentou sobre a moção, mas frisou que é preciso que as demandas dos jovens se tornem públicas e alcance todas as esferas do poder público. "É preciso irradiar o resultado para estados e municípios. Nós temos a clareza de que para a política de juventude se consolidar como política de Estado, não sujeita à troca de governantes, é fundamental que ela esteja presente lá na ponta, nos municípios e estados também", acredita.

Confira as 22 prioridades eleitas pelos 2 mil delegados que participaram da conferência.

Reconhecimento e aplicação, pelo Poder Público, transformando em políticas públicas de juventude as resoluções do 1º Encontro Nacional de Juventude Negra (Enjune), priorizando as mesmas como diretrizes étnico/raciais de/para/com as juventudes.

Destinar parte da verba da educação no ensino básico para o modelo integral e pedagógico do CIEP’s (Centros In­tegrados de Educação Pública).

Aprovação pelo Congresso Nacional do marco legal da juventude: regime de urgência da PEC n.º 138-B/2003, Plano Nacional de Juventude e Estatuto dos Direitos da Juventude PL 27/2007.

Criar uma política nacional de juventude e meio ambiente que inclua o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, institucionalizado em PPA (Plano Plurianual), com a participação dos jovens nos processos de construção, execução, avaliação e decisão, bem como da Agenda 21 da Juventude que fortaleça os movimentos juvenis no enfrentamento da grave crise ambiental global e planetária, com a construção de sociedades sustentáveis.

Ampliar e qualificar os programas e projetos de esporte, em todas as esferas públicas, enquanto políticas de Estado, tais como os programas Esporte e Lazer da Cidade, Bolsa Atleta e Segundo Tempo com núcleos nas escolas, universidades e comunidades, democratizando o acesso ao esporte e ao lazer a jovens, articulados com outros programas existentes.

Garantir o acesso à terra ao jovem e à jovem rural, na faixa etária de 16 a 32 anos, independente do estado civil, por meio da reforma agrária, priorizando este segmento nas metas do Programa de Reforma Agrária do Governo Federal, atendendo a sua diversidade de identidades sociais, em especial aos remanescentes de trabalho escravo. É fundamental a revisão dos índices de produtividade e o estabelecimento do limite da propriedade para 35 módulos fiscais.

Reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários, conforme campanha nacional unificada promovida pelas centrais sindicais.

Defendemos que a ampliação do investimento em educação é fator imprescindível para construirmos uma educação de qualidade para todos e todas e que consiga contribuir para o desenvolvimento do país. Para tanto, defendemos o investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação. Para atingir este percentual reivindicamos o fim da desvinculação das receitas da união (DRU) e a derrubada dos vetos ao PNE (Plano Nacional de Educação). Reivindicamos que 14% dos recursos destinado às universidades federais seja destinado exclusivamente à assistência estudantil por meio da criação de uma rubrica específica. Defendemos também a ampliação dos recursos em assistência estudantil para estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para estudantes de baixa renda de universidades privadas. Garantir a transparência e democracia na aplicação dos recursos.

Criação, em todos os municípios, de espaços culturais públicos, descentralizados, com gestão compartilhada e financiamento direto do estado, que atendam às especificidades dos jovens e que tenham programação permanente e de qualidade. Os espaços, sejam eles construções novas, desapropriações de imóveis desocupados ou organizações da sociedade civil já estabelecidas, devem ter condições de abrigar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, possibilitando o aprendizado, a fruição e a apresentação da produção cultural da juventude. Reconhecer e incentivar o hip hop como manifestação cultural e artística.

Criar o Sistema Nacional de Juventude, composto por Órgãos de Juventude (secretarias/coordenadorias e outros) nas três esferas do Governo, com dotação orçamentária específica; Conselhos de Juventude eleitos democraticamente, com caráter deliberativo, com a garantia de recursos financeiros, físicos e humanos; Fundos nacional, estaduais e municipais de Juventude, com acompanhamento e controle social, ficando condicionado o repasse de verbas federais de programas de projetos de juventude à adesão dos estados e municípios a esse Sistema.

Implementar políticas públicas de promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos das jovens mulheres, garantindo mecanismos que evitem mortes maternas, aplicando a lei de planejamento familiar, garantindo o acesso a métodos contraceptivos e a legalização do aborto.

Contra a redução da maioridade penal, pela aplicação efetiva do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Garantir uma ampla reforma política que, além do financiamento público de campanha, assegure a participação massiva da Juventude nos partidos políticos, com garantia de cota mínima de 15% para jovens de 18 a 29 anos nas coligações, com respeito ao recorte étnico-racial e garantindo a paridade de gênero. Mudança na faixa etária da elegibilidade garantindo como idade mínima de 18 anos para vereador, prefeito, deputados estaduais, distritais e federais e 27 anos para senador, governador e presidente da República.

Fim da obrigatoriedade do serviço militar e criação de programas alternativos de serviços sociais não-obrigatórios.

Criar o Sistema Nacional de Políticas Públicas de Juventude que confira status de ministério à Secretaria Nacional de Juventude, exigindo que a adesão de estados e municípios seja condicionada à existência de órgão gestor específico e respectivo conselho de juventude. A partir de dezembro de 2009, os recursos do Fundo Nacional de Juventude, do ProJovem e demais programas de juventude, apenas continuarão a ser repassados aos estados e municípios que aderirem ao sistema.

Assegurar os direitos dos povos e das comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, caiçaras, faxinalenses, pomeranos, pantaneiros, quebradeiras de coco babaçu, caboclos, mestiços, agroextrativistas, seringueiros, fundos de pasto, dentre outros que buscam ser reconhecidos), em especial da juventude, preservando suas culturas, línguas e costumes, combatendo todas as práticas exploratórias e discriminatórias quanto a seus territórios, integrantes, saberes, práticas culturais e religiosas tradicionais.

Estabelecimento de políticas públicas culturais permanentes direcionadas à juventude, tendo ética, estética e economia como pilares, em gestão compartilhada com a sociedade civil, a exemplo dos Pontos de Cultura, que possibilitem o acesso a recursos de maneira desburocratizada, levando em consideração a diversidade cultural de cada região e o diálogo intergeracional. Criação de um mecanismo específico de apoio e incentivo financeiro aos jovens (bolsas) para formação e capacitação como artistas, animadores e agentes culturais multiplicadores.

Incentivar e garantir à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) a inclusão em todas as esferas dos cursos de formação dos operadores/as de segurança pública e privada em nível nacional, estadual e municipal no atendimento e abordagem e no aprendizado ao respeito à livre orientação afetivo-sexual e de identidade de gênero com ampliação do DECRADI – Delegacia de Crimes Raciais e Intolerância.

Ratificação imediata da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) como emenda constitucional.

Garantia de políticas públicas integradas que promovam a geração de trabalho e renda para o jovem e a jovem do campo, com participação da juventude na sua elaboração e gestão. Assegurando o acesso à terra, à capacitação e ao desenvolvimento de tecnologia sustentável apropriada à agricultura familiar e camponesa voltada para a mudança de matriz tecnológica. Transformar o Pronaf Jovem em uma linha de crédito para produção agrícola e não-agrícola.

Assegurar, no âmbito das Políticas Públicas de Segurança, prioridade às ações de prevenção, promoção da cidadania e controle social, reforçando a prática do policiamento comunitário, priorizando áreas com altas taxas de violência, promovendo a melhoria da infra-estrutura local, adequadas condições de trabalho policial, remuneração digna e a formação nas áreas de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, conforme as diretrizes apontadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Estabelecimento de cotas de exibição e programação de 50% para a produção cultural brasileira, sendo 15% produção independente e 20% produção regional em todos os meios de comunicação (TV aberta e paga, rádios e cinemas). Valorização dos artistas locais garantindo a preferência nas apresentações e prioridade no pagamento. Entender os cineclubes como espaços privilegiados de democratização do áudio visual.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais...

12 a 15 de junho: nova data para o congresso nacional da UJS  

Aproveitando a mobilização da Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, onde todos os estados estão presentes, a Direção Nacional da UJS chamou uma Plenária Nacional extraordinária, no intuito de intensificar os preparativos ao 14º Congresso da UJS.

O Congresso Nacional, que estava marcado para ocorrer entre os dias 29 de maio e 1º de junho, definiu nova data: será entre os dias 12 e 15 de junho, na cidade de São Paulo. A decisão referente ao adiamento foi amplamente comemorada: “estamos num ritmo muito grande de filiações por todo país. 15 dias a mais nesse processo representa dezenas de milhares de novas filiações”, vibrou Ossi Ferreira, secretário-geral da UJS.

“O Congresso é o principal momento para a UJS crescer muito, organizar-se e apresentar ao conjunto da juventude as suas idéias. O 14º Congresso, além de tudo isso começa a construir uma nova fase da nossa organização, mais robusta, mais diversificada e muito mais massiva. Esse desafio foi lançado na Plenária da UJS, em janeiro. Passados mais de três meses, estamos convictos de que a turma abraçou o desafio e entendeu o novo momento. Por isso, temos a certeza de que prorrogar o período de construção do nosso congresso nos trará muitos frutos”, afirmou Marcelo Gavião, presidente nacional da UJS.

Comissão de estrutura confirma local

A comissão de estrutura do congresso confirmou, nesta terça-feira (29), onde será realizado o evento: o local escolhido foi o Parque da Juventude, na capital paulista, na estação de metrô Carandiru. O Parque é um amplo espaço de lazer e prática esportiva, além de possuir prédios com cursos profissionalizantes e de artes. Conta com canchas de tênis, ping pong, futebol, pista de skate, além de outros esportes. Possui também grandes gramados para descanso ou lazer, muitas árvores e áreas para passeio, muitos pássaros e outros animais.

A idéia é fazer um congresso que tenha a marca da discussão política, mas que traga uma programação diversificada, alternada com atividades esportivas, culturais, artísticas, além de debates incluindo a participação de importantes personalidades de diversos segmentos, como artistas, intelectuais, delegações internacionais, artistas, esportistas, jornalistas, apresentadores, dentre outros.

Fonte: Site nacional da UJS

Leia mais...

1° de Maio  

“Meu Maio”, de Vladimir Maiakovski.

A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,

A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua –
Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário-
Este é o meu maio!
Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro-
Eis o maio que eu quero!
Sou terra-
O maio é minha era!

Em 1886, a cidade de Chicago, um dos principais pólos industriais dos Estados Unidos, foi palco de importantes manifestações operárias. No dia 1º de maio, iniciou-se uma greve por melhores salários e condições de trabalho, tendo como bandeira prioritária a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.Os jornais a serviço das classes dominantes, imediatamente se manifestaram afirmando que os líderes operários eram cafajestes, preguiçosos e canalhas. No dia 3 de maio a greve ainda continuava e na frente de uma das fábricas, a polícia matou seis operários, deixando 50 feridos e centenas de presos. No dia 4, houve uma grande manifestação de protesto e os manifestantes foram atacados por 180 policiais, que ocasionaram a morte de centenas de pessoas. Foi decretado ''Estado de Sítio'' e a proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas e residências de operários foram invadidas e saqueadas.Os principais líderes do movimento grevista foram condenados à morte na forca. Spies, Parsons, Engel e Fisher foram executados no dia 11 de novembro de 1886, enquanto que Lingg, também condenado, suicidou-se.

Em 1891, no 2* Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a resolução histórica de estabelecer 1º de maio, como üm ''dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade''.

No Brasil, as comemorações do 1º de maio, também estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação registrada ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada, quando um decreto presidencial estabeleceu o 1º de maio como feriado nacional, em 1925. A efeméride ganhou status de ''dia oficial'', quando Getúlio Vargas era Presidente da República. Ele aproveitou o dia para anunciar, em anos diferentes - fruto de intensas lutas dos trabalhadores - , os reajustes de salários mínimos e a redução da jornada.

Em 2008, no dia 1º de maio, várias manifestações, em todos os Estados, serão realizadas, coordenadas pelas Centrais Sindicais - inclusive pela Central Dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB. As reivindicações prioritárias dos trabalhadores serão explicitadas publicamente, fazendo com que o 1º de maio seja um dia de luta.São elas:

*Redução da jornada de trabalho sem reduçào de salário.
*Reforma agrária.
*Ratificaçào da convençào 158 da oit, que impede demissão imotivada.
*Ratificaçào da convençào 151 da oit, que trata da negociação dos servidores. públicos* Fim do fator previdenciário.

No dia 1º de maio, os dirigentes sindicais, ao mesmo tempo que lutam para que a sociedade seja mais justa precisam conscientizar os trabalhadores para que estes entendam que todos os direitos que temos hoje, mesmo que precários, são decorrência da luta desenvolvida pelos próprios trabalhadores em épocas diferentes e nos vários países. Muitos líderes perderam a vida e a eles devemos prestar nossas homenagens, inclusive aos ''Mártires de Chicago''.

Leia mais...