Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Gripe Suína X Desemprego  

Leia mais...

Gripe Suína X Dengue  

Leia mais...

Gripe Suína X Imposto de Renda  

Leia mais...

UFC amplia 990 vagas para o próximo vestibular  

No próximo concurso serão ofertadas 990 vagas a mais para 21 novos cursos aprovados em 2008 em Fortaleza e interior do estado

O sonho de ingressar em uma instituição de Ensino Superior pública e de qualidade estará mais próximo da realidade a partir de 2010. A UFC ampliou o número de vagas do próximo Vestibular: serão 990 a mais, distribuídas entre os campi de Fortaleza e do interior do Estado.

Parte das novas vagas será destinada aos 21 novos cursos aprovados em 2008 ou que estão para ser apreciados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Já o restante ficará dividido entre os 73 cursos de graduação já existentes na UFC. A ampliação atende a reivindicações antigas da sociedade cearense. Quanto mais vagas ofertadas, maiores as chances de acesso à Universidade.

Conforme destacou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, a novidade vem acompanhada do aumento no número de professores: em 2009, haverá contratação de mais 170 docentes, para todos os campi da UFC.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, também houve concurso público para 400 professores, fazendo com que o quadro docente chegasse à marca dos 1044 doutores.

Para melhorar o atendimento à comunidade universitária, a Superintendência de Recursos Humanos deve anunciar também, no início de maio, o lançamento de editais para contratação de servidores técnico-administrativos.

Investimentos

O crescimento da quantidade de professores, alunos e técnicos é resultado de investimentos com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Ao aderir ao Programa, a UFC se comprometeu em atingir a meta de disponibilizar, em média, um professor para cada 18 alunos – o que atende em maiores proporções a sociedade cearenses sem, no entanto, comprometer a qualidade do ensino. Na época da aprovação do Reuni, em 2007, a relação professor / aluno na UFC era de um professor para 14,9 estudantes.

“A Universidade precisa dar uma resposta à população, à comunidade. As metas do Reuni foram definidas pelo Ministério da Educação, com base em um padrão de qualidade. É importante atentar também que isso é apenas uma média. A relação professor e aluno varia de curso para curso”, explicou o Prof. Custódio.

Ele destacou, ainda, que a contratação cada vez mais freqüente de novos professores e os investimentos em infra-estrutura devem melhorar ainda mais o atendimento à comunidade universitária.

Fonte: Portal UFC

Leia mais...

Hino da UJS - Letra e Música  

Letra do Hino da UJS:

Refrão
Eu sou artista e operário
Sou estudante e esportista
Eu sou de luta, sou Brasil
Sou União da Juventude Socialista (2x)

Nos quatro cantos do Brasil
Em todas as lutas dessa gente
A juventude do Araguaia
Sempre estará presente

Surgi da Viração
Derrotei os generais
Toda noite tem auroras
Eu luto por meus ideais

No Brasil inteiro
Um grito forte ecoou
O presidente collorido
Cara-pintada derrubou (2x)

Sou o jovem Curupira
Que pediu Diretas Já!
Brasil mostra a tua cara
Que sem emprego não dá

A história não acabará
O tempo não para
No socialismo eu acredito, sim
Ele vai ter a nossa cara

Uma luta inesquecível eu ganhei
Pra juventude poder votar aos 16
E hoje quem diria?
Até ministro eu virei

Refrão
Eu sou artista e operário
Sou estudante e esportista
Eu sou de luta, sou Brasil
Sou União da Juventude Socialista (2x)

Leia mais...

Os defensores da economia de mercado chegam à mesma conclusão que Marx 150 anos depois  

''Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável'', profetizou Karl Marx, em 1867. O mercado jamais levou seus aforismos a sério. Após 150 anos, Nouriel Roubini chega à mesma conclusão quando convidado a explicar a crise cada vez maior nos mercados e economias do planeta.

''Não são uma crise de crédito ou muito menos a desaceleração econômica as causadoras do problema. Ambas são sintomas de uma correção mais ampla no consumo mundial, algo inevitável após o acúmulo tão grande de dívidas entre 2001 e 2007'', afirma. Roubini usa o termo ''desmanipulação'' do consumo. ''O que observamos no último tempo - destaca - não é apenas o desinflar da bolha de crédito, criada por capitais manipulados (quer dizer, endividamento) dos bancos. É uma ''desmanipulação'', em larga escala, de um modelo de vida. Durante longos anos, os consumidores contraíam dívidas para adquirirem equipamentos elétricos, automóveis, casas, férias e outros bens'', diz.

''Por sua vez, as empresas e os mercados basearam-se nesta demanda ignorando os alicerces (de crédito) podres. Este superendividamento dos consumidores, os bancos alimentavam com capitais ''manipulados'', e surgiu a bolha no mercado norte-americano de imóveis'', continuou. Este foi o motivo que fez com que o professor até então relativamente desconhecido da Universidade de Nova York fosse o primeiro a prever a iminente crise.

''Por isso os bancos não são os únicos responsáveis pela falta de fluxo de liquidez no mercado. Atrás de tudo isso oculta-se a grande ''desmanipulação'' do consumo, que deixa produtos nas prateleiras e depósitos, sem venda, resultando no fato de as empresas suspenderem seus planos de expansão e não buscarem financiamentos nos mercados de crédito'', ressaltou. De acordo com Roubini, ''são os próprios consumidores que retiram seus recursos do consumo e os ''estacionam'' em contas de poupança, e os bancos hesitam atirá-los para a economia real, preocupando-se com a própria suficiência de capital. Isto é, sua possibilidade para cobrir as obrigações de resgate de seus próprios empréstimos''.

''A própria ''desmanipulação'' do consumo, revelada grande pela contração do Produto Interno Bruto (PIB) de duas superpotências exportadoras no quarto trimestre, a do Japão em 12,7% e a de Taiwan em 8,36%, oculta-se também atrás da correção das bolsas de valores'', afirma Roubini. E destaca que ''o mergulho do indicador Dow Jones abaixo das 7.500 unidades comprova que o mercado começa gradualmente a reconhecer a ''desmanipulação'' do consumo''. Paralelamente, diz que ''começa a perceber que Washington não está disposta a distribuir dinheiro público sem pensar''.

Os pontos obscuros do revisado plano de ajuda aos bancos norte-americanos, anunciado há cerca de 20 dias pelo secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, dizem respeito às hesitações do governo Obama de liberar mais dinheiro público para salvar ''papéis queimados''. ''Se o ativo dos bancos norte-americanos fosse desvalorizado com base nos atuais preços no mercado, a maioria deles seria tomadora de empréstimos de alto risco e rumaria para a falência'', comentou Roubini.

Por isso, ele recomenda ao governo Obama estatizá-los com base nos preços atuais de mercado, e assim sanear de forma mais indolor possível seus ativos dos produtos de investimentos e empréstimos tóxicos, e em seguida privatizá-los novamente. ''O capitalismo selvagem do Ocidente fracassou, e por isso o day after deve encontrar os governos dispostos a adotarem medidas drásticas, fora das restrições de doutrinas e percepções e que tenham como finalidade única o enfrentamento da crise'', diz.

''Neste sentido, a Europa, diferenciada do modelo financeiro anglo-saxão, pode desempenhar papel de liderança. Basta encontrar saídas para os seus sérios problemas. A crise é o primeiro teste essencial de resistência da Zona do Euro'', estabelece Roubini.

E, conforme destaca, ''muitos países possuem um setor bancário muito maior do que podem salvar sozinhos, e isto constitui o maior problema para a sobrevivência da União Monetária. O aumento de custo do endividamento para muitos países da Zona do Euro aumenta as pressões para a saída de vários deles da Zona do Euro''. Esta perspectiva pode parecer distante por ora, ''mas se a médio prazo algo não mudar, a dissolução da Zona do Euro não deve ser excluída'', sentencia Roubini, encerrando esta entrevista.

Fonte: Portal Vermelho

Leia mais...

Veja as fotos do Lançamento da Tese "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" no Ceará - Parte I  

Neste último sábado (26/04) a UJS Ceará realizou um grande Churrasco de Lançamento da Tese "Da Unidade Vai Nascer a Novidade". Mais de 100 universitários estiveram presentes, entre eles várias lideranças estudantis de todo o estado. É a força do nosso movimento rumo ao 51° Congresso da UNE (veja todas as fotos na íntegra da matéria).

Clique nas fotos para ver em tamanho maior



















Para ver as fotos da 2° Parte, clique aqui.

Leia mais...