Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Programa ''No Limite'' da Rede Globo gera reclamação da população local  

Interdição de praia em Trairi devido à gravação do programa

Moradores e proprietários de veículos de aluguel para passeios denunciam a interdição de trecho da praia de Flexeiras, em Trairi, para a gravação do programa No Limite, da Rede Globo. O programa estreou ontem.

A faixa estendida na praia de Lagoinha, município de Paraipaba (a 98 km de Fortaleza), avisa sobre a interdição de um trecho na praia de Flexeiras, em Trairi (a 137 km da Capital). Sem identificação, a sinalização anuncia interdição do dia 22 de julho a 30 de setembro. O trecho teria sido fechado para gravação do programa No Limite, da Rede Globo, que está sendo feita em uma fazenda a seis quilômetros da sede de Trairi. Alguns moradores e profissionais do setor turístico questionam a interdição.

“Essa situação absurda está gerando muita indignação nos cidadãos de Lagoinha e arredores'', protesta o empresário Osvaldo Janeri, que mora na praia localizada Paraipaba. Ele ressalta que o trecho é utilizado por muitas pessoas que trabalham em localidades próximas.

Os donos de bugues e quadriciclos que alugam o equipamento para passeio também reclamam. Um deles, que não quis se identificar, disse que não contesta a gravação do programa na região, nem mesmo a interdição da praia. Mas eles querem negociar o ressarcimento dos prejuízos causados.

O POVO entrou em contato com a Central Globo de Comunicação, que reforçou, por e-mail, que o No Limite é gravado dentro de propriedade particular onde trabalham mais de 150 pessoas, mas não comenta se a produção do programa fechou a praia. A atração estreou ontem na

Rede Globo

A Gerência do Patrimônio da União não soube informar se a interdição está autorizada. O gerente Clésio Saraiva explica que, para esse tipo de interdição, é necessário permissão de uso, que é concedida pelo período 30 dias, prorrogável por mais 30. Os 71 dias de interdição anunciados pela faixa, entretanto, não seriam permitidos. “Se não tiver autorizado, a gente entra com Ministério Público Federal e embarga”.

Leia mais...

UJS confirma vitória e elege Augusto para presidir a UNE e "aprofundar as mudanças"  

Ao obter 72% dos votos e eleger, no último domingo, em Brasília, o presidente da UNE para o próximo biênio, a chapa "Aprofundar as Mudanças" alcançou um feito histórico para o movimento estudantil. Ao final da gestão de Augusto Chagas, em 2011, a União da Juventude Socialista terá completado 20 anos à frente da entidade.

O fato foi confirmado com os 2018 votos obtidos pela coalizão que baseou suas propostas na luta pela vitória das forças progresistas em 2010. O resultado foi suficiente para a conquista da maioria das diretorias da entidade na próxima gestão.

Militante da UJS e do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade, o estudante da USP Augusto Chagas assume a entidade com desafios de pressionar pela aprovação da proposta de Reforma Universitária elaborada pela UNE, mobilizar a base da UNE para discutir e apoiar um projeto de desenvolvimento que contemple os anseios populares nas eleições presidenciais e fortalecer ainda mais a rede do movimento estudantil na luta pelos interesses dos estudantes.

A soma de forças que levou à vitória contou com os movimentos Da Unidade Vai Nascer a Novidade (UJS e independentes), Mutirão (Juventude Pátria Livre), Kizomba (Democracia Socialista), JSB, JS-PDT, JMDB e Mudança e conquistou 2018 votos, obtendo 13 dos 17 postos na executiva da entidade.

Em segundo lugar ficou a chapa "Oposição de Esquerda", que congrega correntes ligadas ao PSol e ao Partido Comunista Revolucionário (PCR), com 410 votos e dois cargos na executiva. A terceira colocada reuniu, "MUDE", que reuniu as correntes petistas Construindo um Novo Brasil (CNB), Articulação de Esquerda e O Trabalho, conquistou o apoio de 354 delegados e obteve também dois postos. Outras três chapas ainda forma inscritas e tiveram, juntas, 20 votos, enquanto foram cinco os nulos e dois os votos em branco.

Em seu discurso de candidato, Augusto Chagas exaltou a coragem do movimento estudantil em não se dobrar perante as adversidades e enfrentar de maneira altiva às perseguições a que estão sujeitos os que dedicam esforços pela construçãode uma nação melhor. "Uma saudação àqueles e àquelas que acreditaram num novo país, que não se confundiram diante do momento político que vive o Brasil e que não se pautaram pela opinião das elites e seus meios de comunicação e que não se acovardaram diante das dificuldades e ousaram lutar por um mundo melhor", falou.

Vitória da militância

Antes de entrarem no ginásio para a eleição da nova diretoria, delegados e delegadas do movimento "Da Unidade", o maior presente no Congresso, e militantes da UJS realizaram uma plenária que retratou o esforço dedicado durante a campanha e dedicou a esperada vitória ao desprendimento dos jovens socialistas que a construíram.

Para Marcelo Gavião, presidente da UJS, "esse congresso tem a gota de suor de todos os militantes, que tanto trabalham para materializar as ideias e a política da UJS, aceitam ser deslocados de seus estados e, muitas vezes, passar dificuldades em lugares que não conhecem, mas o fazem com a certeza de que lutam por um Brasil melhor e mais justo para todos".

As mulheres no comando

Outro fator a ser destacado na bancada do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade é o papel das mulheres. Elas são presidentes nas entidades estaduais de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e, neste Congresso, tinham sua principal representação em Lúcia Stumpf, presidente da UNE na gestão cessante.

Lúcia, aliás, na plenária citada, foi efusivamente homenageada pelo seu desempenho à frente da UNE nos últimos dois anos.

Congresso representativo e politizado

Este 51º Congresso entra para a história como o mais representativo da UNE: com 5250 delegados eleitos (3001 deles estiveram no Congresso, mesmo em período de férias), representou com suas eleições os alunos de 92% das instituições de ensino superior brasileiras.

A programação contou com o I Encontro de Estudantes do ProUNI e teve a presença do presidente Lula, única vez em que um primeiro mandatário da República participou do Congresso. Aconteceu também um grande ato político, que reuniu estudantes, sindicalistas e representantes de outros movimentos sociais, em defesa da Petrobras e do petróleo, com ênfase na luta para que os recursos da camada de pré-sal, recentemente descobertos, fiquem sob controle nacional e sejam utilizados para atender às demandas sociais do povo brasileiro.

Fonte: Site Nacional da UJS

Leia mais...

Ossada do cearense Bergson Gurjão é identificada  

O material ossada estava em Brasília e foi encontrada no cemitério Xambioá (TO) em 1996

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) anunciou, nesta terça-feira, que foi identificada a ossada do guerrilheiro cearense Bergson Gurjão, executado na Guerrilha do Araguaia em 1972.

A ossada estava em Brasília e foi encontrada no cemitério Xambioá (TO) em 1996. A Secretaria vai pedir a análise de outras 10 ossadas.

A SEDH enviou assessor para tratar do traslado dos restos mortais de Bergson Gurjão. Nesta terça-feira familiares do guerrilheiro Bergon Gurjão divulgaram a nota que lhes chegou da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A nota informa que um assessor do órgão está a caminho de Fortaleza para tratar sobre o traslado e acertar funeral e homenagens. Leia abaixo:

1. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) receberam na noite de ontem, 06/07/2009, a confirmação pelo Laboratório Genomic de que um novo exame de DNA, realizado desta vez com a tecnologia mais recente, deu resultado positivo na identificação dos restos mortais do guerrilheiro BERGSON GURJÃO FARIAS, desaparecido no Araguaia em 1972.

2. Uma assessora especial da SEDH/PR, coordenadora do programa Direito à Memória e à Verdade, foi enviada a Fortaleza (CE) na manhã de hoje e comunicou esse resultado pessoalmente aos familiares de Bergson, iniciando preparativos para o traslado e devidas homenagens na realização do funeral, em data a ser definida.

3. A SEDH/PR e a CEMDP decidiram encomendar esse novo exame, de resultado positivo, imediatamente após discursos do deputado Pompeo de Mattos, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, proferidos na reunião dessa Comissão e também no plenário da Casa. A imprensa noticiou que o deputado exigiu providências urgentes a respeito das ossadas exumadas na região do Araguaia desde 1991. O parlamentar destacou que um exame solicitado por ele, quando presidente da Comissão de Direitos Humanos, ao perito criminal Domingos Tocchetto, apontava fortes indícios científicos de que uma das ossadas, catalogada como Xambioá 2, correspondia aos restos mortais de Bergson Gurjão Farias.

4. Em anexo a esta nota, a SEDH/PR e a CEMDP distribuem uma súmula, detalhando as informações pertinentes a cada uma das ossadas exumadas que estão ou já estiveram sob sua guarda, esperando novos exames, novas informações, novos documentos e novas diligências a serem realizadas naquela região.

5. Nessa súmula, constam os resultados de todos os exames anteriores de DNA, inclusive um resultado negativo e um resultado não-conclusivo para a mesma ossada agora identificada, com precisão científica, como sendo de Bergson Gurjão Farias.

6. O Laboratório Genomic informou, na data de hoje, que o resultado positivo foi obtido a partir de uma tecnologia inovadora para análise de DNA forense, denominada SNP (single nucleotide polymorphisms), o que levará a SEDH/PR e a CEMDP a providenciarem, imediatamente, a realização de novo exame, com essa mesma tecnologia, em todas as demais ossadas mencionadas no item anterior, na esperança de que novos resultados sejam igualmente positivos.

7. A SEDH/PR e a CEMDP rendem tributo a mais este brasileiro que entregou sua vida à causa da justiça e da liberdade, bem como a sua perseverante família, que, finalmente, 37 anos após sofrer a perda irreparável e, durante quase três décadas bater em tod as as portas, terá pelo menos respeitado o direito milenar e sagrado de prantear seu ente querido e dar-lhe sepultura digna, sob profunda admiração de todos os que lutam pela defesa dos Direitos Humanos em nosso país.

8. Esse resultado vale como reafirmação e comprovação de que é indispensável valorizar e apoiar a luta persistente dos familiares de mortos e desaparecidos políticos, bem como redobrar esforços dos poderes públicos para que o Estado brasileiro, finalmente, resgate mais essa dívida histórica ainda pendente. Quer seja, elucidação completa, com abertura de todas as informações, todos os arquivos e apresentação de uma narrativa oficial definitiva sobre todas as violações de Direitos Humanos – torturas, execuções e desaparecimentos, seus responsáveis, agentes, locais e datas – no triste período 1964-1985.

9. Fica ressaltada, também, a importância de retomar as buscas de todos os restos mortais de guerrilheiros mortos no Araguaia, bem como dos que morreram em outras regiões do País, naquele mesmo período, combatendo pela democracia. Entre tantos outros lutadores, Rubens Paiva, Honestino Guimarães, Heleny Guariba, David Capistrano da Costa, Ana Rosa Kucinsky Silva, Paulo Wright, Mário Alves, Isis Dias de Oliveira, Fernando Santa Cruz, Stuart Edgard Angel Jones, Ruy Frazão, Maria Augusta Thomaz, José Carlos Novaes da Mata Machado e Luiz Ignácio Maranhão Filho. Para que também seus familiares tenham respeitado o elementar direito conquistado, na data de hoje, pelos familiares de Bergson Gurjão Farias e por todos os que se irmanaram nessa causa histórica.

Marco Antonio Rodrigues Barbosa
Presidente da CEMDP

Brasília, 7 de julho de 2009.

Leia mais...

Bienal da UNE no Ceará  

Por Alexandre Lucas*

Cada delegado, suplente e demais estudantes do Estado do Ceará se preparam para participar de um dos maiores eventos estudantis do país que é o Congresso da UNE – CONUNE.

Neste evento o Ceará marcará presença com uma bancada aguerrida, muitos participarão pela primeira vez outros já são velhos combatentes...o Conune é uma experiência única, em vários pontos de vistas (vivencial, político, Acadêmico...etc.).

Esse ano, o Ceará teve uma grande vitória depois de vários anos, construiu o Primeiro CUCA do Estado, na Região do Cariri.

Agora temos um grande desafio... trazer a BIENAL DA UNE para o Ceará em 2012.

Neste sentido, proponho para a delegação do Ceará, para TODAS AS FORÇAS que disputam o CONUNE, em especial para os delegados da tese “Da Unidade vai nascer a novidade” que caiam na disputa em defesa da “Bienal do Ceará”.

Isto posto, proponho uma intervenção artística que possa dar visibilidade a campanha da BIENAL DA UNE NO CEARÁ. Que consiste na seguinte proposta: Produção de carimbos em diversos tamanhos (no mínino uns três tamanhos) ver modelo em anexo. Esses carimbos deverão ser utilizados nos diversos materiais impressos que circularão durante o CONUNE ( teses, cartazes, revistas, xérox...e por ai vai).

É isso ai camaradas Todos nesta intervenção...mande fazer o seu carimbo.

*Alexandre Lucas é integrante do PIA – Programa de Interferência Ambiental PIA, membro do Instituto CUCA e Coordenador Geral do Coletivo Camaradas.

Leia mais...

STF permite que servidores incluam companheiros de união homoafetiva em plano de saúde e benefícios sociais  

Já está em vigor o Ato Deliberativo 27/2009 do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite aos seus funcionários que vivem relações homoafetivas estáveis incluírem seus parceiros como dependentes do plano de saúde do tribunal, o STF Med.

A questão foi discutida em reunião do Conselho Deliberativo do STF-Med realizada em janeiro e junho deste ano, sendo que a medida passou a valer no dia 1º de julho.

Para colocar o companheiro ou companheira como dependente, o funcionário precisa comprovar que a união é estável apresentando uma declaração pessoal. Além disso, a união também poderá ser comprovada por cópia autenticada de declaração conjunta de imposto de renda; referência ao companheiro no testamento; comprovação de residência em comum há mais de três anos e comprovação de financiamento de imóvel em conjunto e comprovação de conta bancária conjunta há mais de três anos.

Outro requisito é comprovar que não existe da parte de nenhum dos dois companheiros qualquer impedimento decorrente de outra união. Para esses casos, poderá ser apresentada declaração de estado civil de solteiro firmada pelos companheiros; certidão de casamento com a averbação da sentença do divórcio; sentença que tenha anulado casamento ou certidão de óbito do cônjuge, na hipótese de viuvez.

Os companheiros de funcionários do STF deixarão de ser beneficiados nos casos que houver a dissolução da união homoafetiva, o desligamento do funcionário titular do benefício ou no caso de comprovação de que foram apresentadas informações inverídicas.

Leia mais...

Icapuí sedia VIII Acampamento Latino-Americano da Juventude  

Música, teatro, cinema, esportes, debates, oficinas, exposições e conferências. Esses são os ingredientes do VIII Acampamento Latino Americano da Juventude, que acontece de 16 a 19 de julho, em Icapuí, no Litoral Leste do Ceará. Mais de 40 mil pessoas deverão participar, durante os quatro dias, do evento, que terá como temas principais de debate os centenários de Patativa do Assaré e de Dom Hélder Câmara e os 50 anos da Revolução Cubana, além da celebração dos 25 anos de emancipação de Icapuí. Entre as mais de 20 atrações musicais, com artistas internacionais e nacionais, Tribo de Jah, O Rappa, Nando Reis e Beto Barbosa vão animar o público a cada noite.

Os jovens que desejam participar do VIII Acampamento podem se organizar em grupos, caravanas ou individualmente. As inscrições devem ser feitas no site, www.acampamentoicapui.com.br. Realizado nos anos de 1997, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2007, o Acampamento da Juventude é uma iniciativa que se apóia em princípios universais como a democracia, participação, respeito às diferenças, meio ambiente, pluralidade cultural e política. Toda a programação, disponível na página do acampamento na internet, é gratuita e voltada para os interesses dos jovens, propiciando a troca de experiências entre participantes de vários locais do Brasil e de outros países latinos. As artes e os esportes também fazem parte do encontro.

Outro destaque do Acampamento é a realização de oficinas temáticas variadas. No dia 17, sexta, pela manhã, serão realizadas oficinas de Fotografia, Patativa do Assaré, Peixe Boi Marinho, Meio Ambiente, Turismo Comunitário e Permacultura. No dia 18, sábado, no mesmo período, ocorrerão as oficinas de Teatro, Memória, Cultura Corporal, Artes Plásticas e Latinid´AIDS.

O VIII Acampamento Latino-Americano da Juventude é uma realização das organizações não-governamentais Solar, Fundação Brasil Cidadão, Caiçara, Associação Aratu, Câmara Municipal de Icapuí, Centro de Desenvolvimento Municipal Vento Leste e mandato do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), com patrocínio do Ministério do Turismo, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Cagece, apoio da Assembléia Legislativa do Ceará, Agrícola Famosa, Ponte&Caminha Consultoria e Festival Curta Canoa. Sesc e Sebrae são parceiros da iniciativa.

Mais informações:

Associação Solar – Coordenação Geral e Produção Executiva
Fone: (85) 3226-1189

Confira abaixo a programação completa do VIII Acampamento Latino-Americano da Juventude (também disponível em www.acampamentoicapui.com.br):

ATIVIDADES ESPORTIVAS

05/07/09 - Barreiras

Atividade Competitiva

Torneio de Espiribol (25 anos de Icapuí)

Torneio de Voleibol de dupla Feminino (50 anos de Cuba)

Torneio de Voleibol de dupla Masculino (50 anos de Cuba)

Torneio de Futebol de Praia (Patativa do Assaré)

Torneio de Espiribol (25 anos de Icapuí)

Torneio de Voleibol de dupla Feminino (50 anos de Cuba)

Atividade Recreativa

Basquete na Praia

Frescobol

Jogo de disco

Peteca

18 e 19/07/09 - Tremembé

Atividade Competitiva

Torneio de Futebol de Praia (Patativa do Assaré)

Torneio de Espiribol (25 anos de Icapuí)

Torneio de Voleibol de dupla Feminino (50 anos de Cuba)

Torneio de Voleibol de dupla Masculino (50 anos de Cuba)

Atividade de Mesa

Tênis de mesa

Totó

Dama

Xadrez

Dominó

MESAS E DEBATES

Sexta-feira - 17 de julho de 2009

14h – Tenda SESC

Grande DEBATE: América Latina - Desafios na Nova Conjuntura Mundial

Debatedores: Marco Aurélio Garcia, Jose Nobre Guimarães, Dedé Teixeira, Francisco Auto Filho e Luizianne de Oliveira Lins

16hs – Tendas temáticas

Tema 1: 100 anos de Patativa do Assaré

Debatedores: Celestino (PCdoB)

Local: Tenda Patativa / Dom Helder

Tema 2: Juventude Adversidade

Debatedores: Andrea Rossati

Local: Tenda: Icapuí 25 anos

Tema 3: 50 anos da Revolução Cubana

Debatedores: Membros da “Casa dos Amigos de Cuba”, Dr. Luis

Local: Tenda 50 anos de Cuba / Meio Ambiente

Sábado - 18 de Julho de 2009

14h - Tenda SESC

Grande DEBATE: Icapui – 25 Anos – Uma História de Lutas e Realizações.

Debatedores: Gilberto Carvalho, Padre Lopes, Inacio Arruda, Francisco Pinheiro, Luis Oswaldo

16h - Tendas Temáticas

Tema 1: Dom Helder

Debatedores: Padre Lopes

Local: Tenda Patativa / Dom Helder

Tema 2: Juventude e a Política

Debatedores: Wladson Viana, Nilson – Rede Jovem

Local: Tenda Icapuí 25 anos


Tema 3: Meio Ambiente

Debatedores: Leinad Carbogim e Paulinho

Local: Tenda 50 anos de Cuba / Meio Ambiente

SHOWS

PALCO LATINO

Quinta-feira – 16 de Julho (Praia de Barreiras)

20:00h - Alan Barbosa - Icapuí

20:30h - Ritmos do Tempo – Morada Nova

21:30h - A Cor do Reggae – Icapuí

22:30h - Igualdade Social - Fortaleza

23:30h - Tribo de Jah - São Luis

01:00h - Diorama - Fortaleza

Sexta-feira – 17 de Julho (Praia de Tremembé)

19:00h - Cinema Latino

19:30h - Som dos Acampados

20:00h - Leandro Silva - Icapuí

20:30h - Banda Base - Icapuí

21:30h - Coda - Fortaleza

22:30h - Groovytown - Fortaleza - (Férias no Ceará)

23:30h - O Rappa - Rio de Janeiro - (Férias no Ceará)

Sábado – 18 de Julho (Praia de Tremembé)

19:00h - Cinema Latino

19:30h - Som dos Acampados

20:00h - Marta Aurélia - Fortaleza

20:45h - Mimi Rocha - Tributo a Santana - Fortaleza

21:30h - Renegados – Fortaleza

22:30h - Val Xavier – Fortaleza

23:00h - Pingo de Fortaleza e Banda – (Férias no Ceará)

00:00h - Nando Reis – São Paulo

01:30h - Beto Barbosa – Fortaleza

02:30h - Soul-Pop - Fortaleza

Domingo – 19 de Julho (Praia de Tremembé)

08:45h - Grupos de Capoeira de Icapuí

09:00h - Amorquia - Aracati

09:45h - Forró Torado - Icapuí

10:30h - Caravana MPB -

11:15h - Mega Samba -

12:00h - Rebel Lion - Fortaleza

13:00h - D’clapton – Icapuí

CINEMA

17/07

17:00 às 18:30 - Soy Cuba do Diretor Vicente Ferraz

19:00 às 19:30 - Curta Cine Zé Sozinho de Adriano Lima

- Vida Maria do Diretor Márcio Ramos

18/07

17:00 às 18:30 - Estação Zero - Diretor Felipe

19:00 às 19:30 - Patativa - Diretor Rosemberg Cariri

- Mangues e Nós - Diretor Sabina Colares

EXPOSIÇÕES

100 ANOS DE PATATIVA

Facilitador: (Francisco Celestino)

Local: TENDA

100 ANOS DE DOM HELDER CÂMARA

Facilitador: (Antônio Lopes)

Local: TENDA

25 ANOS DE EMANICIPAÇÃO POLITICA DE ICAPUI

Facilitador: (Juarez Teixeira)

Local: TENDA

50 ANOS REVOLUÇÃO CUBANA (CHE GUEVARA)

Facilitador: (Antônio Lopes)

Local: CASA DO Pe. LOPES

“De La alpargata a La misanga camino al Paraíso”

Facilitador: (Paula Reschini)

Local: TENDA

TENDA SESC TEATRO DE RUA

17/07

Oficinas

• 8:30h Ritmos de Rua – Grupo Garajal - Maninho

• 10:30h Clown – Cia Mais Caras – Cláudio Ivo

Espetáculos

• 16:00h Grupo Sol Nascente (Redonda - Icapuí) – Recital Cenopoético

• 16:10h Trup Tramas – (Fortaleza) - Fragmentos do Canto da Jandaia

• 16:40h Cia Mais Caras (Fortaleza) - Pratativando

• 17:30h Grupo Carruagem (Aracati) – Nas Garras do Capa Bode

• 18:00h Diferente Olhar Infinito (Fortaleza) – A Gente Vê fora o que se é Por Dentro

• 18:50h Grupo Escuta (Fortaleza) - Mateus e Catirina nas Rodas de Rua

18/07

Oficinas

• 8:30h Oficina Teatro de Rua em busca da Comicidade Corpórea – Grupo Carruagem

• 10:30h Bumba Meu Boi – Grupo Escuta

Espetáculos

• 16:00h Grupo Amigo do Meio Ambiente (Morro Pintado – Icapuí) – Patativa:

Cultura, Alegria, Arte e Poesia

• 16:20h Flor do Sol (Redonda – Icapuí) – Dá-me de Beber

• 16:50 h CLÊ (Fortaleza) – Tiquinho de Nada

• 17:40h GARAJAL (Maracanaú) - CLOWNS

• 18:30h Grupo Teatro de Caretas (Fortaleza)- A FARSA DO PÃO E CIRCO

OFICINAS

DIA 17/07

Verifique local e horários

Fotografia: Lúdica do olhar - o que vemos pelas lentes da diversidade

Pousada Tremembé

8:30 as 11:30

Facilitador: Roni Silvadi

Peixe Boi Marinho Conservação da espécie ameaçada

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Aquasis (Cristine Negrão)

Meio Ambiente

Sem Preservação o Planeta vira natureza morta

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Rosineri Costa eArimateia Silva

Turismo comunitário

O turismo responsável promovendo qualidade de vida

Pousada Tremembé

8:30 as 11:30

Facilitador: TUCUM - Monica Bonadiman

Patativa 100 anos de Patativa

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Hildemburgo Gonçalves

Permacultura construindo de forma sustentável

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Vitor Vital

DIA 18/07

Memórias

Memória, História e Cidadania em Icapuí - 25 anos

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Manuel de Freitas

Teatro

Teatro Arte e transformação Social

Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: (Eugênio) CRIA

Cultura Corporal

Ecos do corpo: do território individualao universo coletivo Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Edvaldo Vieira

Artes Plásticas

Artes Plásticas Pintando com as cores da vida Tendas

8:30 as 11:30

Facilitador: Mauro Braga

Latinid´AIDS

Exclusão, Luta e Solidariedade

Igreja

8:30 as 11:30

Leia mais...

Conselho Nacional de Educação aprova Reforma do Ensino Médio  

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, a mudança na estrutura do ensino médio. As novas diretrizes preveem uma ampliação da carga horária das atuais 2.400 horas para 3 mil horas por ano, um currículo organizado em torno de quatro eixos - trabalho, ciência, tecnologia e cultura - e com 20% de horas-aula dedicadas a disciplinas livres, que podem ir desde aulas extras de matemática ou português, até teatro, música, artes ou esportes.

As mudanças, no entanto, não valem imediatamente para todos. No início, cerca de 100 escolas em todo o País deverão ser beneficiadas com novos projetos e recursos para implementá-los. "O MEC deverá abrir, ainda no segundo semestre deste ano, um edital para novos projetos dentro dessa proposta de ensino médio inovador. Já temos no orçamento entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões para ajudar os Estados nessa mudança", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O MEC não tem o poder de definir a estrutura do ensino médio, uma atribuição dos Estados.

Nacionalmente, o CNE define um currículo mínimo e as diretrizes nacionais, que mostram aquilo que um estudante precisa saber depois de três anos de estudo. As mudanças nas diretrizes, propostas inicialmente pelo ministério, pretendem, no entanto, tirar da inércia o atual modelo, dividido em disciplinas rígidas e com muita decoreba e pouca prática, e torná-lo mais interessante para os jovens.

"A linha mestra é tornar o sistema mais flexível, mas a adesão deve ser espontânea. Isso é importante até porque será uma mudança de cultura", afirmou o vice-presidente da Câmara Básica do CNE, Mozart Ramos Neves. A divisão das horas passadas em sala de aula não precisarão mais ser em disciplinas rígidas. Ao contrário, o CNE pretende que haja mais interdisciplinaridade.

Ao mesmo tempo, os alunos terão direito a formatar o seu currículo com algo mais próximo ao que desejam estudar - por exemplo, acrescentar mais biologia e química se pretendem seguir carreira na área de saúde.

O edital que está sendo preparado pelo MEC não exclui propostas de mudanças que já estejam em andamento nos Estados, mas exigem que elas sigam os pontos determinados nessas novas diretrizes. Uma comissão do ministério vai analisar as propostas apresentadas pelos Estados e determinar aquelas que podem receber recursos.

AS PIORES

Um dos pontos que o ministério deverá levar em conta, além das diretrizes, é que os projetos deverão ser implementados nas 100 escolas com piores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seria uma forma de recuperar escolas hoje em situação precária. Hoje, essas 100 piores estão em todas as regiões e se espalham por 19 dos 27 Estados. As médias no Enem não passam de 36 pontos em um total de 100.

Atualmente, o ensino médio tem a maior taxa de evasão da educação básica. Entre 2005 e 2007, 661 mil estudantes abandonaram a escola. Entre 2004 e 2006 o número total de matriculados nas três séries caiu 2,9%, apesar de apenas 44% dos jovens de 15 a 17 anos, a idade correta, estarem matriculados no ensino médio.

Fonte: O Povo

Leia mais...