Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Congresso da UNE é debatido na Unilab  

O vice-presidente regional-CE da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ivo Braga, abriu a movimentada programação da atividade integrada da sexta-feira, 1º de julho, no bloco didático, no Campus da Liberdade, em Redenção – CE. Ele foi apresentado pelo professor José Berto, da disciplina Inserção da Vida Universitária, do curso de Ciências da Natureza e Matemática.

Com a presença da delegada eleita Joana D’arc da Silva Feitosa, do curso de Agronomia, Ivo falou para os estudantes da Unilab sobre a importância e os objetivos do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), marcado para Goiânia, de 13 a 17 deste mês. Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, ele pontuou questões relativas ao movimento estudantil no Ceará e à história e enfrentamentos da luta estudantil.Ao contextualizar o movimento estudantil no País, Ivo apresentou histórico, ressaltando a figura do líder estudantil e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Honestino Guimarães, um dos muitos desaparecidos políticos da ditadura militar, cujo corpo até hoje não foi localizado. Lembrou que o primeiro relato de uma ação organizada dos estudantes brasileiros ocorreu no século XVIII, quando o exército francês invadiu o Rio de Janeiro e foi expulso pelos seminaristas.

Destaca que a UNE nasceu em 1937, fazendo oposição à ditadura varguista do Estado Novo e mantém erguida, nos anos seguintes, uma frente nacional de estudantes contra o nazifacismo, crescente no período da Segunda Grande Guerra. De 1969 até a anistia em 1979, o movimento estudantil sofre perdas, mas resiste à ditadura militar, com gigantescas passeatas, pelo fim do regime militar.

Entre os fatos históricos, Ivo ressaltou a atuação do militante e estudante cearense Bergson Gurjão, também vítima do regime militar que, após 27 anos desaparecido, teve os restos mortais identificados e a família pode, finalmente, enterrá-lo. A participação da UNE na campanha pelas “Diretas, já!”, em 1984; e nos anos 90, o “Fora Collor”, resistência ao neoliberalismo. Por último, foi aberto o debate para troca de experiências, perguntas e dúvidas dos estudantes, relacionados ao movimento estudantil.

Outras informações sobre o CONUNE.

Leia mais...

Debate: O PNE e os atuais desafios da educação brasileira  


Após meses de preparação e na reta final do 52º Congresso da UNE, o movimento “Transformar o Sonho em Realidade” promove, neste sábado, às 15 horas, na FEACC (UFC), um debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). Entre os convidados estão o senador Inácio Arruda e o deputado federal Chico Lopes.

Para o estudante de Jornalismo da UFC e diretor da UNE no Ceará, Ivo Braga, "essa discussão é importante, pois a proposta do Governo Federal, em muitos aspectos, não atende as necessidades da educação no Brasil. Assim, cabe ao movimento estudantil fazer pressão para construir um PNE que responda aos anseios dos estudantes e do povo brasileiro".

Da redação


Leia mais...