Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Estudantes Cearenses declaram Greve Geral em apoio aos professores e em defesa da Educação  

Na manhã do último dia 12 de agosto, mais de 200 estudantes de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) compareceram a Assembléia Geral dos Professores do Estado do Ceará . Durante a Assembléia a UBES convocou uma reunião com as demais entidades estudantis presentes e com as lideranças estudantis das Escolas e, após uma série de relatos por parte das lideranças sobre como está crítica a situação das EEEP´s e a perseguição que mestres e estudantes estão sofrendo durante a greve dos professores, decidiram deflagrar a Greve Estadual dos Estudantes das EEEP´s.

A decisão foi anunciada na Plenária pelo diretor da UBES, Vinicius França, e recebida com muito entusiasmo pelos professores e estudantes presentes, que aplaudiram a corajosa posição tomada pelo corpo do movimento estudantil. “Já que os professores das EEEP´s não podem parar por serem temporários e não terem estabilidade, os estudantes estão, neste momento, assumindo a dianteira do movimento e declarando Greve Geral dos Estudantes” disse Vinicius, ao anunciar a decisão.

A Greve dos Estudantes já começa com a adesão imediata de várias EEEP´s da Capital e do Interior e a expectativa é ampliar rapidamente o número de adesões, como disse o Presidente da ACES, Israel Balaio “Quanto mais adesões a greve tiver, mais o Governo vai se sentir pressionado a atender às demandas”.

As entidades e as lideranças estudantis das EEEP´s estão comprometidas com o movimento que tem como intenção defender a educação pública no estado do Ceará, como disse a gremista da EEEP José de Barcelos, Fernanda Almeida “O Ceará passa por uma Crise na Educação e é pra resolver isso que estamos em Greve. A situação nos revolta e é por isso que lutamos. Estudantes revoltados, direitos conquistados”.

O diretor da UBES Vinicius França, informou que a greve dos estudantes não tem previsão para acabar e além da pauta dos professores, terá bandeiras próprias.

Blog: UJS/Ceará

Leia mais...

Centro Acadêmico de Direito da Fa7 realiza trote solidário  

O Centro Acadêmico Agerson Tabosa, do curso de direito da Fa7, realiza na próxima segunda-feira (08) campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOCE. Na ocasião uma Unidade Móvel do HEMOCE ficará das 9h às 13h na entrada da faculdade. A atividade faz parte do trote solidário realizado pela entidade estudantil.

A cultura de realizar trotes solidários surge para desmistificar e combater uma tradição de trotes violentos existente no país desde o século XVIII. O incentivo a doação de sangue foi a maneira encontrada pelos alunos de direito da Fa7 para fazer a recepção dos calouros do curso que ingressam em 2011.2.

A atividade é aberta para os demais alunos e cidadãos que se dispuserem a fazer a doação. Para doar é necessário apresentar documento oficial com foto e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsável. A triagem dos doadores será feita no próprio local.

Para o presidente do CAAT Wagner Dennyson, trotes que cultivam valores de solidariedade, respeito e fraternidade, marcam de forma positiva a entrada desses jovens no ensino superior. De acordo com o jovem “a União Nacional dos Estudantes apóia a iniciativa e orienta os centros acadêmicos e DCE’s a organizarem trotes não violentos, tais como palestras, debates e outras atividades como a realizada na Fa7”.

Contatos:
Wagner Dennyson – Presidente do CAAT: (85)9903.5684
Ivo Braga – Diretor da UNE: (85)9902.3767

Leia mais...

Nota do DCE das Faculdades INTA, de Sobral - CE  

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES JOSÉ ALENCAR

DCE INTA


Carta Aberta aos Estudantes Contra o Reajuste das Mensalidades

O Diretório Central dos Estudantes José Alencar das Faculdades INTA, vem por meio desta, contestar o aumento abusivo e indevido de 15% nas mensalidades para o segundo semestre do corrente ano, acréscimo este ocorreu de maneira inoportuna e inesperada pelos estudantes da instituição de ensino que desrespeitou a Lei Federal nº 9.870/99 (Lei de Mensalidades) em seu Art. 2º que diz:

O estabelecimento de ensino deverá divulgar, em local de fácil acesso ao público, o texto da proposta de contrato, o valor apurado na forma do art. 1o e o número de vagas por sala-classe, no período mínimo de quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula, conforme calendário e cronograma da instituição de ensino.

O INTA, que já havia praticado um aumento no início do corrente ano, fere claramente o Art. 1º, § 5º, da referida lei:

O valor total, anual ou semestral, apurado na forma dos parágrafos precedentes terá vigência por um ano e será dividido em doze ou seis parcelas mensais iguais, facultada a apresentação de planos de pagamento alternativos, desde que não excedam ao valor total anual ou semestral apurado na forma dos parágrafos anteriores.

Solicitamos prontamente à Direção do INTA, a revogação da Portaria Interna que arbitrou o aumento abusivo das mensalidades, bem como a manutenção dos atuais valores das mensalidades até o fim do corrente ano, com base no Art.1º, § 6º, da mesma lei:

Será nula, não produzindo qualquer efeito, cláusula contratual de revisão ou reajustamento do valor das parcelas da anuidade ou semestralidade escolar em prazo inferior a um ano a contar da data de sua fixação, salvo quando expressamente prevista em lei.

Assinam:
C.A de Fisioterapia/ C.A de Farmácia/C.A de Serviço Social/ C.A de Enfermagem


Aline Risoleta do N. Rios
Presidenta do DCE José Alencar – DCE INTA

Leia mais...