Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Nota de repúdio as manifestações transfóbicas no Fórum do Campus de Quixadá da UFC  


Nota de repúdio as manifestações transfóbicas no Fórum do Campus de Quixadá da UFC


A União da Juventude Socialista (UJS) repudia as manifestações transfóbicas ocorridas no Fórum Virtual do Campus de Quixadá da UFC, contra a estudante de Letras transexual, militante da UJS e Diretora do DCE/UFC, Sílvia Cavalleire. Na ocasião os agressores usaram palavras opressoras, de baixo calão, expressões chulas e desrespeitosas, com o objetivo de atacar, humilhar e desqualificar a discente, como também, foi colocado que é uma “imoralidade” o VIII Congresso de Estudantes da UFC abordar temas como a homossexualidade.

A universidade é um espaço de formação, debate e evolução do conhecimento, e não, um local de violência e exclusão.  Não podemos tolerar ou aceitar que os (as) discentes da Universidade Federal do Ceará reproduzam pensamentos e ações dominantes, machistas e patriarcais com tanta naturalidade. Não podemos aceitar as imposições heteronormalizantes expostas pela sociedade capitalista, que torna obrigatória a relação entre homem e mulher, que negam a identidade de gênero e a liberdade das pessoas.
 
A juventude deve ter lado nessa luta, o lado de quem respeita, aceita e defende a diversidade sexual. É preciso que reflitamos sobre o que ocorreu com a militante do movimento estudantil e LGBT, Silvia Cavalleire, e que lutemos para que atitudes que, somente, disseminam o ódio, a violência e o preconceito não se repitam mais no nosso meio.  
 
Nós, da União da Juventude Socialista, afirmarmos que o lugar da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), é em todo lugar, inclusive dentro das universidades, e não mais, apenas, nos lugares destinados pelo machismo, pelo racismo, pela homofobia. A luta contra a homofobia ou qualquer forma de dominação/opressão, é uma luta por uma sociedade justa, igualitária, solidária, livre e democrática.

Leia mais...

Feijoada de lançamento do “Bloco na Rua”  

No próximo sábado (06) será lançado o movimento “Bloco na Rua” no Ceará, que tem pretensão de levar o maior número de estudantes cearenses ao 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes.


O lançamento, que começará a partir das 12 horas na sede da UJS Ceará, pretende reunir política e alegria. A animação dos (as) convidados (as) ficará por conta de uma boa música e de feijoada liberada.


CONUNE

A 53º edição do Congresso da UNE ocorrerá na cidade de Goiânia, nos dias 29 de maio a 02 de junho. Nela será eleita a nova presidência e diretoria da entidade, como também são definidas as suas frentes de atuação.

Bloco Na Rua

O “Bloco na Rua” é um movimento nacional, que almeja ocupar as universidades, institutos e faculdades brasileiras durante todo o processo de mobilização ao congresso da UNE. Entre as pautas já definidas pela chapa, está a luta pela ampliação dos investimentos na educação (10% do PIB, 100% dos royalties e 50% do pré-sal), regulamentação do ensino privado e a Reforma Universitária.

Leia mais...