Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

ATÉ QUANDO?  


Mesmo com o advento do feminismo, das transformações ocorridas ao longo da História, das mulheres se fazerem presentes e atuantes no mundo, na política, na Academia e nas demais esferas da sociedade, o machismo ainda é naturalizado pela sociedade, se manifestando a partir de todas as formas de violência (seja física, sexual, psicológica).
São crescentes os números da violência contra a mulher. Todos os anos mais de 4 mil mulheres são assassinadas em todo o Brasil, sendo no ambiente familiar onde ocorrem a maioria dos casos e os agressores sendo, em grande maioria, parceiros, ex-parceiros e familiares próximos. No Ceará, cerca de 21.853 atendimentos de mulheres em situação de violência foram realizados de 2004 até dezembro de 2011, no Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública do Estado do Ceará (Nudem).
Vítima da violência, do machismo ainda muito ensinado e sustentado pela sociedade, na madrugada do dia 3 de junho, a estudante Lara Cibele Silva Anastácio, de 19 anos, foi encontrada morta dentro de um carro, ao lado do namorado de 23 anos, que estava com um ferimento à faca na região do pescoço. Ele disse que os dois tinham sido atingidos por assaltantes.
O namorado da estudante universitária assassinada no Bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, confessou a autoria do crime, nesta terça-feira, dia 15 de julho, de acordo com o delegado Marx Quaresma, titular do 26º Distrito Policial, sendo tal crime de natureza passional e motivado por ciúmes.

Para combatermos o machismo que constitui o cerne da violência doméstica, é essencial atentar-se para as representações sociais do feminino e do masculino que (nós) ajudamos a consolidar e que é fomentado e disseminado pelo discurso da mídia, também o discurso religioso fundamentalista e de outras instituições atravessadas por estes.
Há dois espaços em que são fortalecidas essas representações: o da audiência midiática e o da família. O discurso midiático/publicitário procura reproduzir o social, fomentando o que se constitui como cultural. A violência contra as mulheres também pode ser encontrada na educação que os meninos recebem dentro de casa e também na escola. A divisão sexual de tarefas e papéis dentro e fora de casa, a permissividade com certos comportamentos dos meninos com as colegas e a reprodução de relações desiguais de gênero desde tenra idade são fatores que conformam o machismo e, por consequência, dão abertura para esta banalização da violência contra a mulher.
Isto não significa que não haja lutas comuns a todas as mulheres: a batalha contra o machismo, nas ruas, em casa e no imaginário social, é uma delas. O feminismo é uma das grandes bandeiras de luta do Coletivo Helenira Rezende da União da Juventude Socialista (UJS), uma entidade política que não propõe apenas a lutar pelos direitos dos jovens e estudantes. A UJS forma, informa e guia a sua militância na caminhada para uma sociedade mais justa, digna e igualitária.
Desta maneira, lutaremos contra qualquer expressão do machismo e da violência contra a mulher. A jovem Lara Cibele Silva Anastácio não será esquecida, mas representada por nós, jovens, estudantes e feministas da União da Juventude Socialista de Fortaleza.

Leia mais...