Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS Ceará participa de debate contra a redução da maioridade penal na Escola Adauto Bezerra  

UJS Ceará participa de debate contra a redução da maioridade penal na Escola Adauto Bezerra

Na manhã desta quarta-feira (24/06) a União da Juventude Socialista (UJS) participou do debate contra a redução da maioridade penal na Escola Adauto Bezerra. A atividade organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), contou com a presença de mais 150 participantes.


Na ocasião, faixas que diziam “redução não é a solução” e pedindo “+ escolas – cadeias” foram estendidas na quadra da escola.  A opinião dos estudantes é que os presídios não cumprem o papel de recuperar os detentos, pelo contrário, os marginalizam, e certamente esse não é o melhor espaço para o jovem em desenvolvimento.


Manuela Paes, militante da UJS e feminista, saudou o espaço e convocou a juventude a lutar por direitos. “Redução da maioridade penal não resolve o problema da violência pelo contrário marginaliza, mais a ainda, os jovens. O Estado não deve jogar essa responsabilidade nas nossas costas”.

Leia mais...

UJS Ceará realiza intervenção contra a PEC 171 na Assembleia Legislativa e convoca militância para a luta!  

Presidenta da Com. de Juventude da AL recebe a UJS

Nesta quarta-feira (17/06) pela manhã UJS Ceará realizou uma intervenção contra a PEC 171 (da redução da maioridade penal) durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Ceará. Com faixas dizendo que “Redução não é a solução” e pedindo “+ Escolas – Cadeias” a galeria do Plenário 13 de Maio virou mural de protesto contra a Redução da Maioridade Penal.


Durante a sessão a Deputada Estadual Augusta Brito (PCdoB), eleita horas antes por unanimidade para presidente da Comissão de Juventude da Assembleia, subiu à tribuna e, em seu primeiro discurso à frente da Comissão saudou a UJS, UNE e UBES e reafirmou o compromisso de lutar ao lado da juventude por mais direitos e contra a Redução.
Após a sessão, a Deputada recebeu a Juventude em seu gabinete, onde foi iniciada a Campanha #PipaNaPorta, que tem como ação simbólica colar uma pipa (representação da liberdade e ícone da campanha) na porta de cada deputado que é contra a redução e à favor da juventude livre. Queremos, com a pressão dessa campanha, reverter a opinião da Assembleia que, em abril de 2013, aprovou requerimento do Deputado Ely Aguiar (PSDC / Bancada da Bala) comunicando ao Congresso Nacional o apoio do Legislativo cearense à redução da maioridade penal e convocar todos os nossos deputados federais a votarem contra a redução da maioridade penal no próximo dia 30.

Em unidade com as movimentações nacionais e entidades estudantis do nosso estado, a UJS Ceará realizará um "gabinetaço" na Assembleia Legislativa e gabinetes de deputados federais para cobrar um posicionamento contra a Redução da Maioridade Penal. Mais pipas coloridas serão coladas na porta de quem estiver do lado da juventude brasileira.

Para dar corpo a essa campanha, a UJS Ceará convoca sua militância a realizar durante toda a semana que vem, atos nas Câmaras de Vereadores dos municípios no sentido de ganhar o apoio de todas as esferas do parlamento à causa da juventude brasileira. Vamos ocupar às Casas do Povo, conversar com os parlamentares e mostrar que redução não é a solução!

Leia mais...