Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Pré-Bienal da UNE no Ceará acontecerá no CH da UFC  

Na próxima quarta-feira (01) ocorrerá na UFC uma aula show que marcará a mobilização do estado do Ceará à 7ª Bienal de Arte e Cultura da UNE. Com a temática “Cultura em Movimento: UNE do CPC ao CUCA” o evento reunirá nomes que participaram em diferentes épocas do movimento cultural universitário para um grande bate-papo intercalado com música, vídeos e fotografias.

Estarão presentes o cineasta cearense Francis Vale, que participou do CPC da UNE, Rodger Rogério, músico e militante estudantil na década de 60, João Soares, músico que vivenciou o movimento Massafeira no final da década de 70, Elza Ferreira, que integrou o GRITA – Grupo Independente de Teatro Amador, um histórico grupo de teatro que emergiu do movimento estudantil da UFC e a coordenação nacional do CUCA da UNE que em 2011 completará 10 anos.

A mobilização está sendo feita através da internet e nas salas de aula de várias instituições de ensino. “O objetivo da Pré-Bienal é incentivar os estudantes cearenses a inscreverem seus trabalhos na 7ª Bienal da UNE e proporcionar o debate cultural dentro da Universidade, tendo em vista a constituição do CUCA da UNE em Fortaleza”, afirma o diretor da UNE, Ivo Braga.

Serviço:
O que? Pré-Bienal da UNE em Fortaleza
Onde? Auditório da Biblioteca do CH I da UFC (Av. da Universidade, 2683 – Benfica)
Quando? 01 de Dezembro, às 10h
Informações: (85) 8746-4265 / (85)9902.3767 – Ivo Braga

Leia mais...

UJS se prepara para novos desafios no Ceará  

Após a intensa participação nas eleições deste ano e da disputa pelo Diretório Central dos Estudantes (UFC) através da chapa DCE de Verdade, a União da Juventude Socialista (UJS) no Ceará se prepara para encarar novos desafios e manter mobilizada a juventude cearense.

A participação da UJS no processo eleitoral no Ceará foi decisiva. Contribuindo ativamente com as campanhas e apoiando as candidaturas, a juventude cearense imprimiu sua marca de compromisso com as forças democráticas e progressistas no Estado.

Após a vitória nas urnas, a militância da UJS voltou-se para a disputa das eleições do DCE da UFC, realizada entre os dias 9 e 11 de novembro deste ano. Apesar de derrotada, por apenas 223 votos, a chapa DCE de Verdade avalia positivamente a atuação da entidade no processo eleitoral. “Diante das dificuldades que enfrentamos, por ser fim de semestre e também período pós-eleições, nos saímos bem na disputa”, avalia Flávio Vinícius, presidente estadual da UJS no Ceará.

Flávio Vinícius citou ainda outros problemas enfrentados pela chapa. “Tivemos também dificuldades de acompanhar a Comissão Eleitoral. Soubemos de urnas que não foram abertas em Fortaleza e também o caso de uma urna de Quixadá que não veio para cá. Apesar dessas irregularidades, enfrentando dificuldades, não sendo vitoriosos, consideramos que saímos fortalecidos deste processo”, avalia.

Para o presidente estadual da UJS, o desafio da entidade agora é continuar e fortalecer o processo de mobilização da juventude socialista. “Agora estamos focados na nossa participação do Conselho Nacional de Entidades de Bases (Coneb) e da Bienal da UNE. Ambas acontecerão em janeiro de 2011 no Rio de Janeiro”, informa. Ainda segundo Flávio Vinícius, concluídos os encontros, o foco da UJS no Ceará será mobilizar a juventude nas principais universidades públicas e privadas do Estado.

Mais sobre a Eleição do DCE

- A chapa “Lutamos Porque Sonhos Não Envelhecem” ficará mais um ano à frente do DCE da UFC. A chapa da situação recebeu 3727 votos.

- A chapa DCE de Verdade, apoiada pela UJS, recebeu 3504 votos

- Apenas 223 votos de diferença garantiram a reeleição da chapa da situação

-a A eleição aconteceu entre os dias 9 e 11 de novembro. O resultado com a chapa vencedora foi divulgado no dia 13 de novembro

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

Conjuve e SNJ participam da Conferência sobre Desenvolvimento do Ipea  

Representantes da juventude farão parte de evento que debate os rumos do país para um crescimento sustentável e includente.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará em Brasília a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code), levando parte do seu conhecimento em pesquisas econômicas para um amplo debate na Esplanada dos Ministérios, onde estarão presentes os mais diversos segmentos de governos e da sociedade civil.

Considerando o papel que a juventude deve ter em qualquer projeto de desenvolvimento, o Instituto convidou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude a apoiarem o evento, estimulando a participação dos jovens nessa importante discussão, que ocorre justamente no momento em que o país inicia uma nova etapa do seu processo democrático, com a eleição do (da) novo (a) presidente da República.

A conferência tem entrada franca e os interessados devem fazer suas inscrições até 5 de novembro. É importante ressaltar que as despesas com passagem, deslocamentos e hospedagem ficarão a cargo dos participantes. A inscrição prévia foi exigida em função da limitação de lugares nos espaços onde ocorrerão os debates. Isso significa que os inscritos terão prioridade nesses espaços, que poderão ser acessados por quem não se inscreveu, desde que haja vagas. Haverá, ainda, espaços de visitação, com acesso livre a todos que vierem ao local.

O objetivo do Ipea é atrair toda a sociedade: estudantes, professores, trabalhadores em geral, donas de casa, autoridades, intelectuais, enfim, todos aqueles que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre a realidade brasileira, por meio de vídeos, livros, projeções, oficinas, exposições e palestras. O evento contará com mais de 200 palestrantes, nove painéis temáticos sobre desenvolvimento, 88 oficinas e 50 lançamentos de livro. A Conferência contará, também, com uma vasta programação cultural.

De acordo com os organizadores, as exposições serão norteadas pelos sete eixos temáticos do desenvolvimento definidos pelo Instituto: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; além da sustentabilidade ambiental.

Segundo o presidente do Conjuve, Danilo Moreira, a participação das organizações da sociedade civil que atuam com políticas de juventude é fundamental nesse evento. “Esta é uma grande oportunidade de reunir a produção do Ipea e as lideranças da sociedade civil neste debate que aponta a importância da juventude para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Mais informações sobre o evento pelo site http://www.ipea.gov.br/code
Por Conjuve.

Leia mais...

17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes será em dezembro, na África  


Vem aí o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que será em Johanesburgo, África do Sul, entre 13 e 21 de dezembro


Organizado pela Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) juntamente com a União Internacional dos Estudantes, o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes será o espaço para o intercâmbio de ideias e experiências, e constituirá uma plataforma para reunir esforços e intensificar as lutas nos países dos jovens participantes. Com 63 anos de tradição, o festival se consolidou no roteiro de atividades de organizações que lutam pela paz no cenário internacional. Nesta edição o Festival terá como tema: "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!".

No evento são discutidos temas de interesse da juventude mundial como educação, emprego, esporte, cultura, saúde, entre outras inúmeras atividades de intercâmbio social, também exposições, concursos artísticos e torneios esportivos.

História

O FMJE é o principal encontro internacional de juventude, cuja primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, teve como eixo central a denúncia dos crimes cometidos pelo nazifacismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na África subsaariana.

O festival deve reunir mais de 20 mil jovens no mês de dezembro no distrito de Soweto, bairro no subúrbio de Johanesburgo, que ficou mundialmente conhecido como palco de resistência anti-racista na luta contra o Apartheid, como foi o Massacre de Soweto em 1976, quando houve uma repressão policial a uma passeata estudantil com mais de 10 mil participantes. A África do Sul é também foi o foco de atenção de todo o mundo por sediar a Copa do Mundo de Futebol, em junho deste ano.

FMJD

http://www.une.org.br/

Leia mais...

7ª Bienal da UNE já tem data e local confirmados  

Cidade da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 recebe mais de 10 mil estudantes do Brasil e da América Latina entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011.

O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Dando início à série de grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro sediará nesta década – incluindo a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a 7ª Bienal da UNE acontecerá entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2011. Os seis dias de evento terão atividades culturais, científicas e esportivas espalhadas por diversos espaços da capital carioca. A principal parte da programação estará concentrada no Aterro do Flamengo, imenso complexo de lazer com projeto paisagístico de Burle Marx, e na Lapa, reduto histórico da boêmia cultural e festiva, marca característica do Rio.

São esperadas mais de 10 mil pessoas para o evento, que na sua sétima edição homenageia o samba com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, a Bienal será, como sempre, ampla e plural: “É o espaço para o encontro de todas as juventudes em suas mais diversas expressões, um evento com potencialidade de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. É, também, o momento da UNE dialogar com outras manifestações, como a ciência, a tecnologia, e o esporte, que terá papel destacado desta vez”, declara.

“Brasil no estandarte, o samba é meu combate” - Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão. Nessa edição, a União Nacional dos Estudantes privilegia o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.

Segundo o diretor de Cultura da UNE e coordenador-geral da 7ª Bienal, Fellipe Redó, o festival apresentará um olhar sobre o samba que ultrapassa sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. “Nos inspiramos no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir”, reflete.

CUCA da UNE celebra 10 anos - A 7ª Bienal celebra também os 10 anos do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE, uma das mais instigadoras experiências do movimento estudantil que foi inovadora no conceito de formação de uma rede interligada de Pontos de Cultura país afora. O CUCA, criado a partir da 2ª Bienal, em 2001, no Rio de Janeiro, retorna à cidade para comemorar uma década de valorização da produção cultural nacional no interior das universidades, reunir “cuqueiros” de todo o Brasil e propor novas frentes de ações para o próximo período.

13º CONEB da UNE - Como atividade integrada à 7ª Bienal, ocorrerá entre os dias 14 a 17 de janeiro, no Riocentro, o 13º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE. O CONEB é um dos mais importantes fóruns de deliberação do movimento estudantil e reunirá as principais lideranças dos Diretórios e Centros Acadêmicos de todo o Brasil. O tema em debate “A universidade necessária” vai envolver cerca de 3 mil estudantes em mesas e grupos de discussão para refletir sobre o sentido da universidade nos tempos atuais e a projeção de um novo Brasil a partir da educação.

Como inscrever o seu trabalho na 7ª Bienal - A partir de um qualificado rol de convidados e mesas-redondas, grandes atrações culturais, assim como da transversalidade de linguagens como música, cinema, teatro, arte digital, literatura e artes visuais, a 7ª Bienal da UNE se consolida como o principal instrumento para o mapeamento e difusão da cultura produzida por estudantes de todo o Brasil.

Para inscrever o seu trabalho na áreas de Artes Integradas, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, C&T, Mostra CUCA e Atividades Autogestionadas basta ler o regulamento da 7ª Bienal e fazer o cadastro nos formulários disponíveis no site Estudantenet. As propostas podem ser enviadas até o dia 30/11/2010 e o resultado dos selecionados será divulgado no portal www.une.org.br. Pelo Twitter @bienaldaune, os seguidores poderão acompanhar outras informações. Em breve será lançado também o hotsite da Bienal. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail bienal@une.org.br.

Por Estudantenet.

Leia mais...