Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Brasil na lanterna em ranking mundial do ensino superior  

Levantamento inclui 36 países e leva em conta o percentual de graduados na população.

Para concorrer em pé de igualdade com as potências mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior. Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

Leia mais...

A importância da Juventude na Política  


*Por Aline Risoleta

Na sociedade hoje encontramos várias tribos entre a juventude, a mesma é vista muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões tipo juventude perdida, viciada, violenta, escutamos frases como os jovens são o futuro do Brasil. Para entender as juventudes é preciso conhecer as transformações que acontecem nesse momento, o que significa a vida para cada um, os sonhos, desafios e as dificuldades. Daí, o grande número de estudos, discussões, projetos e debates que são realizados sobre a juventude no Brasil e no mundo.

Diante disso, os movimentos organizados de juventude, ao lado de entidades representativas e instituições acadêmicas, têm reivindicado a inclusão das políticas públicas de juventude na pauta da agenda governamental nos planos nacional, estadual e municipal. O Governo Federal reconhecendo a importância deu espaço para a elaboração e execução dessas políticas, criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, que coordenam e acompanham projetos bem-sucedidos como o ProJovem, ProUni, Agente Jovem, Primeiro Emprego, Juventude e Meio Ambiente, Pronaf Jovem entre outros. Esse esforço aponta uma nova direção e um novo desafio para a juventude, que é a organização e a participação política dos jovens nestes instrumentos.

Leia mais...

A Frente pela Liberdade de Expressão e o papel da UJS  

A luta pela democratização da comunicação deve ganhar mais força e um novo capítulo a partir deste mês de abril. Está marcado para a próxima terça-feira, dia 19, o ato de Lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, evento que já ganhou bastante atenção dos movimentos sociais e que deve ser utilizado como ferramenta para reposicionar a atuação das forças populares e democráticas frente à causa.

A formação de uma ampla bancada no Congresso Nacional para provocar discussões da comunicação sob diretriz democratizante é um avanço no acúmulo de forças sociais e no grau de compreensão que os partidos de esquerda adquiriram sobre o tema. Cada vez mais, a pauta sai das páginas de resoluções congressuais e programas partidários para ganhar prioridade na ação política cotidiana.

Leia mais...

Movimentos de juventude lançam manifesto no 59º CONEG e pedem mais mudanças  

Desafio proposto pelas entidades é transformar 2011 num ano marcante para a consolidação do protagonismo juvenil na política brasileira.

Em meio aos debates do 59º CONEG da UNE, diversos movimentos lançaram um manifesto para mobilizar a juventude brasileira a ocupar as ruas e as universidades no processo de construção do Congresso da UNE. O manifesto representa a unidade de um campo politico que tenta consolidar a idéia de que o ano de 2011 deva ser o ano dos jovens!

O documento, além de apresentar as bandeiras tradicionais do movimento estudantil - como os 10% do PIB e os 50% do fundo social do pré-sal para educação -, toca em temas de grande relevância, como a possibilidade aberta pelo governo de Dilma Rousseff para aprofundar as mudanças necessárias ao desenvolvimento do país. Outro tema abordado no manifesto é a luta acirrada na sociedade entre o capital produtivo e o especulativo, com os movimentos afirmando com veemência a necessidade de derrotar os especuladores nacionais e internacionais, garantindo mais conquistas para a juventude.

Leia mais...

Etapa estadual do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE  

A UJS Ceará convida as jovens mulheres para participar do Pré-EME, etapa estadual do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, que acontecerá dia 16 de abril, sábado, no IFCE.

Será um espaço para se debater o papel da mulher na sociedade e na política; a mercantilização do corpo e da vida das mulheres; a luta das mulheres nas escolas e nas universidades; o feminismo para combater racismo e a lesbofobia.

Leia mais...

10º Prêmio BNB de Talentos Universitários  

O Banco do Nordeste está com inscrições abertas até 30 de maio para o 10º Prêmio BNB de Talentos Universitários, como parte dos eventos comemorativos do aniversário da instituição a se realizar no dia 19 julho, durante o Fórum BNB de Desenvolvimento. A iniciativa visa a estimular os jovens do ensino superior a contribuírem com sugestões inovadoras, por meio de monografias, para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Leia mais...

Uece abre inscrições para o Vestibular de 2011.2  

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) através da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) informa que estarão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para o segundo vestibular de 2011, somente pela internet, tanto para os cursos de Fortaleza, quanto para os cursos das Unidades da Uece no interior do Estado. Ao todo estão sendo oferecidas 1.721 vagas, sendo 1.206 para os cursos da Capital e 515 vagas para as seis unidades no interior do Estado.

Segundo o presidente da CEV professor Cleiton Batista Vasconcelos, a inscrição via internet será para todos os candidatos, pagantes ou isentos. Veja na página eletrônica da UECE o Edital, na íntegra, contendo todas as informações.

Leia mais...

59º CONEG: Celso Amorim participa e faz reflexões sobre política externa e conflitos mundiais  

O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve presente sábado ao 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais da União Nacional dos Estudantes

Homem de fala baixa, Celso Amorim conquista os ouvintes ao seu redor pela simplicidade. Embora seja considerado por alguns analistas como um dos melhores chanceleres do mundo, o ex-ministro das Relações Exteriores tem discurso de fácil entendimento sobre conjuntura internacional, ao mesmo tempo em que destila comentários ácidos contrários a uma suposta submissão a países como Estados Unidos e fala com seriedade sobre a importância da paz mundial e o papel que o Brasil joga nessa questão.

Pouco antes de participar no sábado do 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais, Amorim recebeu diretores da UNE para um almoço servido de bom bate papo. Falou sobre os avanços na política externa, a delicadeza ao se tratar de temas como os conflitos nos países do Oriente Médio e África, alem de relembrar alguns momentos de quando participou do Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE.

Leia mais...

Estudantes da Fateci criam DCE Bergson Gurjão  

Estudantes da Faculdade de Tecnologia Intensiva criaram, através de assembleia geral dos estudantes, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Bergson Gurjão Farias, ex-guerrilheiro cearense assassinado em combate no Araguaia.

Leia mais...