Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Roda de Conversa com a UJS - Socialismo com a Nossa Cara.  


Após o Conselho de Entidades de Base e Bienal da UNE, as Rodas de Conversa – Socialismo com a Nossa Cara, organizadas pela UJS/Fortaleza, voltaram com força total. O Encontro que ocorre todas as sextas, desde novembro de 2010, na sede da UJS Ceará em que já debateu o Manifesto da entidade, Cultura e Educação, Violência e Juventude, Diversidade Sexual e Jovens Mulheres, vêm dando continuidade a esse rico espaço de discussão e formação.

Na sexta passada, 28/01, reuniram-se cerca de 20 jovens, na ocasião foi passado um vídeo sobre a União da Juventude Socialista, a história dos seus 26 anos, sua organização, suas ações, onde ela atua desde o movimento estudantil até movimento de mulheres, LGBT, negros, trabalhadores, cultura, meio ambiente, PPJ, etc.

O debate que foi chamado pelo título, “Participe, opine, discuta e entenda a UJS”. Para Fhillipe Antônio, diretor de formação da entidade, “As rodas de conversa é um importante espaço de encontro e formação dos novos e antigos militantes e que impulsiona a juventude discutir temas atuais”. Depois do debate a UJS deu boas vindas aos novos militantes que no momento do debate se filiaram.

Esse encontro semanal tratará nessa sexta, 04/02, o tema “Políticas Públicas de Drogas pra Juventude”, assunto que será discutido no I Seminário Nacional sobre Drogas da UJS, que ocorrerá, 11/02, na Serra Negra – SP é importante que os jovens de Fortaleza contribuam e intervenham sobre o tema.


Sarah Cavalcante
Estudante de Comunicação Social. Jornalismo – UFC
Diretora de Comunicação da UJS Fortaleza

Leia mais...

Conheça a Carta Aberta da Juventude à Presidenta Dilma Rousseff  

Um produtivo debate marcou a realização do 4º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis que aconteceu nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, em conjunto com a 7ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Leia o documento resultante do debate e endereçado à presidenta Dilma Rousseff.

Carta Aberta à Presidenta Dilma Rousseff

Por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento do Brasil


Nós entidades, organizações do movimento juvenil brasileiro e ativistas das políticas públicas de juventude, reunidos em mais uma edição do Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis avaliamos que por muito tempo o Estado Brasileiro tratou a temática juvenil de forma meramente reativa. Nos últimos anos, no entanto, o tema ganhou maior visibilidade devido à organização e esforço de movimentos juvenis, forças políticas e sociais que produziram relevantes iniciativas.

Acreditamos que o grande marco que representa o avanço nesta trajetória deu-se no Governo Lula com a institucionalização das PPJ no Brasil através da criação da Secretaria, do Conselho Nacional de Juventude e do ProJovem a partir de 2005. Tais iniciativas deixaram um importante legado e criaram condições concretas para que esta pauta avance ainda mais no Governo da Presidenta Dilma Rousseff.

A nossa juventude vem sendo contemplada também com mais Escolas Técnicas Federais, ampliação do acesso ao ensino superior com PROUNI e REUNI, mais cultura e esporte com os Pontos de Cultura e as Praças da Juventude, dentre outros diversos programas e projetos, que apesar de não serem exclusivos de juventude, beneficiam diretamente milhões de jovens no Brasil. Temos que valorizar o avanço e o fortalecimento que o Projovem integrado trouxe a política de juventude. Esse programa colaborou e ajudou a tirar as PPJs da invisibilidade, bem como garantir direitos para parcela da juventude brasileira mais excluídas.

Além disso, o Governo Lula optou por realizar um amplo processo participativo por meio da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que envolveu mais de 400 mil pessoas, num processo complexo de mobilização, onde 22 propostas foram priorizadas.

Compreendemos, entretanto, que a soma dos esforços realizados até agora, fazem parte de um ciclo inicial que cumpriu um importante papel até aqui, mas, que neste momento, não é suficiente para que as políticas de juventude se consolidem e sejam sustentáveis numa verdadeira política de Estado.

É imprescindível a forte presença e engajamento das juventudes partidárias, entidades e movimentos juvenis, intelectualidade e organizações da sociedade comprometidas com esta pauta, na caminhada pela emancipação da juventude e consolidação das políticas públicas de juventude.

Consideramos como fundamentais para que a Política de Juventude Brasileira possa avançar já nesse início de Governo Dilma os seguintes elementos:

• Estruturar Sistema Nacional de Juventude com os três entes federados (União, Estados e Municípios) articulados, buscando a equidade, tendo fontes de financiamento claras e específicas para as políticas de juventude com mecanismos diversos de controle e participação social da juventude nesse sistema;

• Trabalhar com a perspectiva de conferir “status ministerial” à Secretaria Nacional de Juventude, a exemplo da SEPPIR e SPM; Aprofundar a democracia participativa através do fortalecimento do Conjuve e da rede de conselhos de juventude e da realização da 2ª Conferencia Nacional de Juventude em 2011;

• Estruturar uma Política Nacional de Juventude Universal fortalecendo uma nova estratégia interministerial articulando e integrando os atuais e novos programas específicos de juventude;

Se faz necessário fortalecer a perspectiva geracional juvenil nas políticas públicas setoriais assegurando a transversalidade do tema; priorizar políticas públicas voltadas para a integração educação e trabalho, focando na reestruturação do Ensino Médio aproximando-o da realidade juvenil; reduzir a letalidade juvenil por homicídios ou por acidentes de trânsito; preparação para os cenários de Olimpíadas, Copa do Mundo, Pré-sal; e estruturação do serviço de banda larga. Sempre aprofundando a linha de investir e valorizar a diversidade juvenil combatendo o racismo, machismo e homofobia e impulsionar as políticas de inclusão social referenciadas no território.

Acreditamos na viabilidade dessas ideias e nos colocamos à disposição para juntos construirmos o próximo capítulo da história da política de juventude brasileira.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2011
4º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis

Leia mais...

Resoluções do CONEB reforçam postura de independência e luta da UNE  

Com o fim do encontro de entidades de base, estudantes prometem muita pressão sobre o governo pelo aprofundamento das mudanças.

Cerca de 5 mil estudantes de todo o país estiveram reunidos nos últimos dias no Rio de Janeiro na 13ª edição do Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (CONEB) da UNE.

Apoiado no tema “Nas ruas de hoje o Brasil de amanhã”, o evento teve seu encerramento marcado por um ato que convocou grandes mobilizações para o mês de março. Na plenária que definiu o posicionamento da entidade durante o primeiro período de governo Dilma, ficaram estabelecidas como principais reivindicações a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação.Segundo o presidente da UNE, Augusto Chagas, os estudantes irão iniciar uma intensa campanha para que essas bandeiras de luta sejam absorvidas pelo novo Plano Nacional de Educação. O cenário se esboça de maneira favorável, já que a juventude conta com o apoio de entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Reforçam esse time os parlamentares Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Fátima Bezerra (PT-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Protógenes de Queiroz (PCdoB-SP), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Fátima Cleide (PT-RO) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Apesar dos holofotes direcionados majoritariamente à destinação de verbas para a Educação, o CONEB contou com outros enfoques importantes. A ampliação do acesso ao ensino público superior, a regulamentação da assistência estudantil e do ensino privado, as políticas afirmativas, a luta contra o racismo, a sustentabilidade e a questão agrária também permearam os debates. Vale destacar ainda a participação dos membros do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) – entre eles o presidente nacional da UJS, André Tokarski -, que trataram da realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para o segundo semestre de 2011.

Encontro de Grêmios e Bienal – Paralelamente ao CONEB, outros dois eventos nacionais ocorrem na Cidade Maravilhosa até o fim dessa semana. Até o dia 18, os secundaristas discutem melhorias para o Ensino Médio no inédito Encontro de Grêmios promovido pela UBES. É nesse mesmo dia que tem início a 7ª Bienal da UNE, cuja programação já está disponível.

Com informações de Portal Vermelho e Estudantenet.


Foto de @linsmatheus

Fonte: UJS Brasil

Leia mais...

Programação da 7ª Bienal da UNE  


Confira o que vai rolar no evento cultural que reúne estudantes de todo o Brasil a partir do dia 18 de janeiro.

“Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. O lirismo do ritmo brasileiro está no tema da 7ª edição da Bienal da UNE, o grande encontro cultural, artístico e científico de jovens brasileiros que acontece entre os dias 18 e 23, no Rio de Janeiro. Cuíca, pandeiro, tamborim e violão serão um dos tantos instrumentos que irão fazer parte da trilha sonora do maior festival juvenil da América Latina, que deve receber cerca de 10.000 estudantes.Com o objetivo de reunir as diversas expressões artísticas, valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis de todas as regiões do país, o evento cumpre uma extensa programação para todas as formas, cores, sons, jeitos e expressões da nossa juventude.

Como de costume, esta edição da Bienal apresenta um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos. Educação, cultura, comunicação, cidadania, trabalho, política e, claro, samba, são alguns temas previstos no evento. Confira a programação e participe!

HOMENAGEADOS DA BIENAL

Madrinha:
Beth Carvalho

Música: Bezerra da Silva

Artes visuais: Hélio Oiticica

Literatura: João do Rio

Ciência e tecnologia: José Márcio Ayres

Artes cênicas: Augusto Boal

Cinema: Grande Othelo

CUCA: Carlos Lyra



PROGRAMAÇÃO 7ª BIENAL DA UNE

TERÇA-FEIRA 18 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 15:00 – Lado C em parceria com a Coordenadoria de Juventude da cidade do Rio de Janeiro: visita a comunidades e pontos turísticos da cidade

Morro dos Macacos – Vila Isabel

Jongo da Serrinha – Morro da Serrinha

Museu do Pontal – Vargem Grande

Centro Cultural Cartola – Mangueira

Museu da Maré – Favela da Maré

Bondinho – Santa Teresa

Cristo Redentor – Corcovado

Cidade do samba – Gamboa

Pão de Açúcar – Urca

Museu do Futebol – Maracanã

Floresta da Tijuca – Alto da Boa Vista

10:00 às 19:00 – Recepção, credenciamento e alojamento dos participantes
Local: Aterro do Flamengo

19:00 às 21:00 – Espetáculo de abertura da 7ª Bienal da UNE

Convidados: Beth Carvalho (sambista), Eduardo Paes (prefeito da cidade do Rio de Janeiro), Sérgio Cabral (governador do estado do Rio de Janeiro)
Local: Cidade do Samba

21:00 às 22:00 – Livre

22:00 às 02:00 – Show

Convidados: Marcelo D2 e Baile Funk (MC Leonardo, MC Sabrina)
Local: Cidade do Samba

QUARTA-FEIRA 19 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00
– Oficinas

Oficina: Workshop orgânico com Naná Vasconcelos (Teatro de Arena)

Oficina: Cinema de bolso com Tenille Bezerra e Maria Carolina Gonçalves (Sala multimeios Museu da República)

Oficina: Produção e política cultural com Aline Portilho (Arena)

Oficina: Canto, dança e percussão com Jongo da Serrinha (Arena de praia)

Oficina: Poesias ao vídeo com Luciana Nabuco (Buteco Literário)

Oficina: Universidade e integração latino americana com CUCA Argentina (Ateliê CUCA)

Oficina: Kudussamas: arte em origami (Arena Radical)
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório Museu da República

13:00 às 15:00 – Roda de bambas

Convidado: Cacique de Ramos e Tantinho da Mangueira
Local: Buteco Literário

15:00 às 17:00 – Debates simultâneos

Tema 1: Produção independente, novas formas de distribuição na música

Convidados: Tales Lopes (Fora do Eixo), Valério Benfica (CPC da UMES), Fabiana Menini (produtora do Instituto Trocando Idéias), Rômulo Costa (Furação 2000)
Local: Buteco Literário

Tema 2: Cultura e educação

Convidados: Lia Calabre (Comcultura), Célio Turino (ex-secretário do ministério da Cultura)
Local: Teatro de arena

Tema 3: Popularização da ciência brasileira

Convidados: Ildeu de Castro (coordenador da semana de popularização da ciência), Isabel Alencar (Casa da Ciência da UFRJ)
Local: Arena

Tema 4: História social do carnaval: “Somos muitos carnavais”

Convidados: Leci Brandão (carnavalesca e deputado estadual do PC do B – SP), Luis Antônio Simas (mestre em história social pela UFRJ), Maria Augusta (carnavalesca e comentarista)
Local: Arena de praia

17:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada música

Banda: Cabocrioulo (Mostra CUCA)

Banda: K2

Banda: The Baggios

Banda: Unidade Imaginária

Banda: Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte
Local: Palco praia

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Fora D’água

Companhia: Francisco Thiago
Local: Teatro de Arena

Mostra CUCA

Espetáculo: O que era e o que não devia ser

Companhia: Companhia Vitória Régia
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Afrodescendentes

Companhia: Bonecos da gente
Local: Ateliê CUCA

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra convidada literatura

Livro: Butequim de bêbado tem dono

Convidado: Moacyr Luz
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Convidado: Marina Mara e Alice Paiva
Local: Buteco Literário

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Mc Slow

DJ: Dani Roots

Convidada: Gutierrez
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Inimigos do Batente e Janaina Moreno
Local: Buteco Literário

Mostra convidada de artes cênicas

Espetáculo: O dia que o boi enfrentou o Papangu

Companhia: Conpanhia CUCA Paraiba

Local: Teatro de Arena

Vernissage da mostra de artes visuais

Convidado: Samba do Feijão – Coletivo 13numanoite
Local: Galeria do Lago – Museu da República

Mostra convidada cinema

Filme: “Couro de Gato” de Joaquim Pedro e “5 X Favela, agora por nós mesmos” comentados por Cacá Diegues e Maria de Andrade
Local: Cinema Museu da República

22:00 às 02:00 – Show

Convidados: Leci Brandão com Rappin Hood e Arlindo Cruz
Local: Quinta da Boa Vista

QUINTA-FEIRA 20 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Conversa de Butiquim: Brasil no Estandarte o samba é meu combate

Mediador: Luiz Carlos Miele

Convidados: Ana de Holanda (ministra da Cultura), Nei Lopes (sambista) e Haroldo Costa (pesquisar do samba)

Local:

13:00 às 15:00 – Livre

15:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada música

Banda: Abel Ribeiro Quinteto

Banda: Janu e a Matuto Urbano

Banda: Samba Maria

Banda: Partido Leve

Banda: Genética

Banda: JL
Local: Palco praia

17:00 às 19:00 – Mostra selecionada de artes visuais

Performance: Banho de sensibilidade: Degustação com Rosiana Paz

Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Maria Augusta Bárbara

Companhia: Mab Carboso
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Encontro com a Bahia – Tropifagia, Fanfarra e Arte

Companhia: Tropifagia
Local: Teatro de Arena

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Mostra selecionada de hip hop (Mostra CUCA)

Convidado: Pandora – Funcionalidade do vestuário dos 4 elementos do hip hop
Local: Arena Radical

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra convidada literatura

Livro: Os Lusófonos

Convidado: Martinho da Vila
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Convidado: Confraria poética Guiné
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada de cinema

Filme: “A Eternidade”, “Hiato”, “Os olhos não tem cerca”, “Martinho da Vila Paris 77”, “Inventário das Sombras”, “Eldorado: a esperança e o desespero” Sessão CUCA – “Teatro Político: uma história de utopia”
Local: Cinema do Museu da República

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Sista

DJ: Soneca

Convidado: MC Funkero
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Buraco do Galo e Thiago Tomé
Local: Buteco Literário

Mostra convidada CUCA

Convidados: PIM e Bongar
Local: Teatro de Arena

Mostra convidada de cinema

Filmes: “Mestre Jorjão” de Paulo Tiefenthaler, “Paixão” de Sérgio Santeiro e “Rio Zona Norte” de Nelson Pereira dos Santos
Local: Cinema do Museu da República

21:30 às 23:00 – Show

Convidados: Elza Soares e Farofa Carioca
Local: Lapa

SEXTA-FEIRA 21 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Oficinas

Oficina: Dança Popular com Júnior de Paula (Espaço aberto)

Oficina: Circo com Marcos Francisco (Teatro de Arena)

Oficina: Intervenção urbana com Coletivo GOMO (Arena)

Oficina: Stencil e adesivo com Binho (Arena de praia)

Oficina: Parangolés com PIA (Ateliê CUCA)

Oficina: Crônica “O escritor manda notícias” com Gabriel Schilling Pitanga (Buteco Literário)

Oficina: Fanzine (Ateliê CUCA)

Oficina: Cine feminista: Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres com Marcha Mundial de Mulheres (Sala multimeios do Museu da República)

Oficina: Workshop de produção de música independente com Alvo Cultural
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

13:00 às 15:00 – Roda de bambas

Convidado: Democráticos de Guadalupe e Pedro Hugo
Local: Buteco Literário

Mostra convidada de artes cênicas

Convidado: Mestre Jimmy de Oliveira e cia de dança
Local: Buteco Literário

15:00 às 17:00 –Debates simultâneos

Tema 5: Na fronteira das artes cênicas

Convidados: Raquel Karro (Intrépida Trupe), Thierry Tremoroux (ator), Marcos Frota (ator e circense)
Local: Arena

Tema 6: Do CPC ao CUCA

Convidados: Carlos Lyra (CPC), Cacá Diegues (CPC / Cinema Novo), Javier Alfaya (ex-presidente da UNE), Juana Nunes (historiadora da arte)
* Lançamento do LP “A UNE Canta” de Carlos Lyra
Local: Teatro de Arena

Tema 7: Identidade e diversidade cultural brasileira “No tabuleiro da baiana tem”

Convidados: Sérgio Molina (professor da Faculdade Santa Marcelina), Chico Saraiva (bacharel em violão), Aldo Rebelo (deputado federal pelo PC do B – SP)
Local: Arena de praia

Tema 8: Literatura que trafega na mídia digital

Convidados: Beatriz Willcox (Editora Faces e especialista em divulgação de livros via mídia digital), Luis Nassif (escritor e blogueiro), Nathália Klein (roteirista de TV e escritora)

Local: Buteco Literário

17:00 às 19:00 – Mostras artísticas e atividades esportivas

Mostra selecionada CUCA

Convidado: Tchatchos / circo
Local: Ateliê CUCA

Mostra convidada de música

Convidado: Wagner Tiso

Convidado: Orquestra Revelia e Nei Lopes
Local: Palco praia

Mostra selecionada música

Banda: Triêro

Banda: N’zambi

Banda: Babi Jaques e os Sicilianos (Mostra CUCA)
Local: Palco praia

Mostra selecionada artes cênicas

Espetáculo: Asas de Picadeiro

Companhia: Bianca Rihan e Luiza Pomar
Local: Ateliê CUCA

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

Campeonato de futebol de areia e oficina de vôlei
Local: Arena de praia

Oficinas de slackline, leparkour e escalada
Local: Arena Radical

Mostra selecionada de cinema

Filme: Curtas Noite”, “Caminhos e Passagens”, “O que a lama não leva”, “Direita é a mão que você escreve”, “A gente não quer só comida”
Sessão Colombine”, “Reconstituição – o primeiro do último dia”, “Ocupe por amor”, “68 + 40“, “CUCA Cinejornal no. 1”
Local: Cinema do Museu da República

Mostra convidada literatura

Livro: Guia afetivo da periferia e Carnaval de Poesias

Convidado: Marcos Vinícius Faustini e Sérgio Gramático Jr.
Local: Buteco Literário

Mostra convidada literatura

Convidado: Chacal
Local: Buteco Literário

Mostra selecionada literatura

Livro: ProUni: o olhar dos estudantes beneficiados

Convidado: Fabiana Costa e Corujão da poesia
Local: Buteco Literário

Selecionados

2 – “Carreto”, “Ruído Negro”, CUCA – “Adeus Ano Novo”, Cinejornais

19:00 às 21:00 – Mostras convidadas

Batalha de MC’s

Apresentador: Mc Coé

DJ: Saddam

Convidado: MC Marechal
Local: Palco arena de esportes radicais

Roda de bambas

Convidado: Pedra do sal e Augusto Bapt
Local: Buteco Literário

Mostra convidada artes cênicas

Peça: UNE canta Brasil

Companhia: Cia CUCA
Local: Teatro de Arena

Mostra convidada cinema

Filmes: “Mídia obsoleta” de André Sicuro, “Fuloresta do samba” de Marcelo Pinheiro, “Nelson Sargento” de Estevão Ciavatta, “Geraldo Filme” de Carlos Cortez

Local: Cinema do Museu da República

21:00 às 22:00 – Mostras convidada de teatro

Peça: Torquemada

Convidado: Grupo de Teatro do Oprimido – GTO/SP
Local: CTO Lapa

21:30 às 23:00 – Show

Convidados: Aline Calixto e Martinho da Vila
Local: Lapa

SÁBADO 22 DE JANEIRO DE 2011

10:00 às 13:00 – Oficinas

Oficina: Partido alto com Renatinho Partideiro (Arena de praia)

Oficina: Cinema de bolso com Tenille Bezerra e Maria Carolina Gonçalves (Sala multimeios do Museu da República)

Oficina: Dança popular com Júnior de Paula (espaço aberto)

Oficina: Circo com Marcos Francisco seguido de apresentação “Pathetique” (Teatro de Arena)

Oficina: Crônica “O escritor manda notícias” com Gabriel Schilling Pitanga (Buteco Literário)

Oficina: Stencil e adesivo com Binho (Arena)

Oficina: Parangolés com PIA (Ateliê CUCA)

Oficina: Áudio digital com Ramiro Galas (Teatro de Arena)
Local: Aterro do Flamengo

Mostra selecionada de ciência e tecnologia
Local: Auditório do Museu da República

11:00 às 13:00 – Roda de bamba

Desvernisage da mostra convidada de artes visuais e show lançamento da cerveja GIA

Convidado: Grupo de Interferência Ambiental – GIA
Local: Buteco Literário

13:00 às 15:00 – Debates simultâneos

Tema 9: Grande Othelo, um artista genial

Convidados: Ana Luisa Lima (pesquisadora)
Local: Teatro de Arena

Tema 10: Poéticas e políticas do urbano

Convidados: GIA (Grupo de Interferência Ambiental), Mônica Nador (artista plástica), César Oiticica Filho (Projeto Hélio Oiticica)
Local: Arena

Tema 11: Política cultural no Brasil “esquentai nossos pandeiros iluminai os terreiros”

Convidados: Emir Sader (Casa Rui Barbosa)
Local: Buteco Literário

Tema 12: Meia entrada estudantil

Convidados: Gabriel Alves (CPC da UMES), Queiroga (produtor cultural), Ismael Cardoso (ex-presidente da UBES), Odilon Wagner (diretor da UNE)
Local: Arena de praia

15:00 às 19:00– Culturata

Convidados: Afoxé Dragão do Mar e Bloco das Carmelitas
Local: Aterro do Flamengo

19:00 às 21:00 – Partida dos participantes

* Mostra permanente de artes visuais e intervenções (Galeria do Lago – Museu da República e espaços abertos) Postais do CUCA – Vanessa Stropp

Só a antropofagia nos une – Zaratrusta

Exposição de fotos UFSCtock – Rafael Vilela (varal)

Exposição de fanzine escola LGBT – Deco Ribeiro

Intervenção coletiva e colaborativa – Coletivo Camarada

Intervenção PIA

De que samba você bebe? – Coletivo de Arte (Des)Esperar

Intervenção Além do Olhar – Gardiê Silveira

Grafite oficina – Eduardo Figueiredo

* Práticas esportivas (arena de praia e arena radical)


Fonte: UJS Brasil

Leia mais...

Com nota ideológica, UJS se solidariza com as vítimas das chuvas  

Com posição firme, a União da Juventude Socialista lança uma nota de solidariedade ao povo da região serrana do Rio de Janeiro em que ressalta que a tragédia ocorrida no estado “não é fato isolado no plantel das grandes catástrofes de nosso país” e afirma que tais mazelas são consequência do “desenvolvimento desigual do capitalismo”. Ao final, convoca os socialistas a lutarem “para que o Estado não permita que tragédias como essa se repitam”. Confira, abaixo, a íntegra da nota.


"Nota de solidariedade ao povo da região serrana do Rio de Janeiro

A União da Juventude Socialista se solidariza ao povo da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Este é um momento de muita tristeza e merece toda a atenção da sociedade brasileira.

Infelizmente, a tragédia que acaba de acontecer no Rio de Janeiro não é fato isolado no plantel das grandes catástrofes de nosso país. Para citar apenas os últimos grandes casos, em 2008 a tragédia foi em Santa Catarina, em 2010 em Angra dos Reis, em 2011 na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Sem falar nas enchentes que acontecem todos os anos em São Paulo. Todos pelo mesmo motivo: a ocupação urbana desordenada causada pelo desenvolvimento desigual do capitalismo.

Em síntese: (1) o desenvolvimento econômico traz indústrias para certas localidades até então despreparadas; (2) a indústria cria grande demanda de mão de obra; (3) nem o município, tampouco a indústria se preocupam com a criação de moradia digna para esses trabalhadores; (4) os trabalhadores mais pauperizados são obrigados a construir moradias em locais de alto risco; (5) o desastre é a iminente conseqüência.

O desenvolvimento econômico de cada município não pode estar desconectado de seu desenvolvimento social. Algumas autoridades, como o ex-governador José Serra, costumam vir a público dizer que a culpa seria da natureza. Uma desculpa parecida com a do economista que na década de 80 disse que o plano cruzado deu errado por causa de uma variável que ninguém pensou: a política. Do mesmo modo que temos que conviver com a política (não podemos descartar essa variável) temos que conviver em harmonia com a natureza. E estarmos preparados para ela. Tanto o Japão quanto Cuba, por exemplo, são vítimas de terremotos e furacões sem que haja a mesma quantidade de vítimas que há no Brasil.

Ao capitalismo cabe criar condições desiguais e tragédias como essa. Aos socialistas cabe lutar para que o Estado não permita que tragédias como essa se repitam".

Fonte: Vermelho.org

Leia mais...

De malas prontas para o 13º CONEB e a 7ª Bienal? Não leve suas dúvidas, deixe-as aqui!  

Confira a lista de dúvidas frequentes dos participantes do evento e dos estudantes selecionados para a mostra artística

A data do maior festival da América Latina está chegando e com ela algumas dúvidas que surgem na mente dos estudantes. É muito importante neste momento sanar toda e qualquer questão, evitando transtornos ou falta de informação.Para isso preparamos uma lista com as perguntas importantes e mais frequentes recebidas pela organização do evento. Tire suas dúvidas aqui e pé na estrada!

Ainda posso fazer a inscrição para o 13º CONEB? E para a 7ª Bienal?
Sim. As inscrições ainda podem ser feitas através do site ou pessoalmente no momento do credenciamento.

É verdade que a data do 13º CONEB mudou?
Sim. O CONEB inicia suas atividades no dia 15 de janeiro, confira a programação.

É necessário mesmo levar barraca e colchão?
Os alojamentos são salas de aula concedidas por universidades e escolas é importante levar uma barraca para manter a sua individualidade e a organização do ambiente. Preparamos aqui uma lista com objetos importantes que não podem faltar na sua bagagem.

Quero participar, mas ainda não sei como ir
Contate o quanto antes uma caravana do seu Estado. Quem está coordenando a mobilização em todo o Brasil é Rafael Barreiros (Buda), que pode ser contatado pelo e-mail: rafabuda@gmail.com e telefones (21) 8320.6680 / (81) 9689.3671. Confira aqui a lista dos mobilizadores. Aqui no Ceará você pode entrar em contato com Ivo Braga - UNE - pelo número (85) 8746.4265

Aonde será o local do alojamento?
As inscrições tanto para o CONEB quanto para a Bienal da UNE dão direito ao alojamento e transporte até à área de atividades. Este ano um dos lugares escolhidos para abrigar os estudantes é o Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Ilha do Fundão. A cidade universitária, localizada na zona norte, foi constituída através do aterro de pequenas ilhas e sedia hoje o principal campus da UFRJ. Os outros alojamentos serão informados no momento do credenciamento.

Me inscrevi para ser voluntário durante os eventos. Como vou saber se fui selecionado?
Os selecionados serão comunicados por e-mail ou telefone pela coordenação do festival.

Selecionados para a mostra artística
Grupos ou proponentes individuais, dos diversos estados brasileiros, podem tirar suas dúvidas sobre como será a estrutura, obter informações sobre a programação e outros detalhes da mostra através da lista de perguntas importantes, e suas respostas que está disponível aqui.

Sobre recebimento de pro labore, alojamentos e credenciamento, confira a lista abaixo. Informe-se e prepare suas malas para o maior festival estudantil da América Latina!

Quais documentos devo apresentar?
Para entrar nos alojamentos e receber o pro labore é necessário apresentar um documento original com foto. Na ausência do RG é necessário apresentar outro documento OFICIAL com foto: carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e excepcionalmente, carteira da UNE. O procedimento é válido tanto para o credenciamento, quanto para o acesso ao alojamento e recebimento do pro labore.

Quando os alojamentos estarão disponíveis?
Todos os selecionados terão alojamento disponível a partir do dia 15 de janeiro de 2011 até o dia 23 de janeiro de 2011.

Aonde retiro meu crachá?
Ao chegar ao Rio de Janeiro todos devem se dirigir ao credenciamento para a retirada de seus crachás. Aqueles que chegarem durante o CONEB deverão se credenciar como observadores, sendo isentos da taxa de inscrição do Conselho.

Outras informações
De acordo com a lista de trabalhos selecionados disponível aqui, serão elaboradas duas outras listagens: uma com os responsáveis por receber o pro labore em nome de cada trabalho e outra para os que necessitarão de alojamento. Aqueles que ainda não enviaram seus RGs deverão enviar o quanto antes para o e-mail bienal@une.org.br

Demandas técnicas e outras dúvidas podem ser solucionadas através do e-mail bienal@une.org.br

Fonte: UNE

Leia mais...

UNE divulga a programação do 13º CONEB  

Agora é pra valer. Em menos de 5 dias cerca de 3 mil representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos farão do Rio de Janeiro a casa do movimento estudantil

A cidade maravilhosa recebe mais um vez o Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE, um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro. A agenda do 13º CONEB da UNE mudou. As atividades terão início no sábado (15).
O 13º CONEB da UNE é uma atividade integrada à 7ª Bienal da UNE. Educação, Cultura, Comunicação, cidadania, trabalho, política são alguns dos temas previstos no evento. Há também arte e muito samba na programação. Confira e aproveite!

Programação 13º CONEB da UNE

Sábado 15 de janeiro de 2011
12:00 às 14:00 – Recepção dos participantes e abertura do credenciamento
Local: UFRJ campus Fundão

14:00 às 16:00 – Mesa de Abertura
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão

16:00 às 19:00 – Atividades auto gestionadas (encontro de entidades estaduais, federações e executivas de curso, movimentos, frentes de luta e áreas de atuação da UNE)
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão

19:00 às 21:00 – Lanche
Local: UFRJ campus Fundão

Domingo 16 de janeiro de 2011
08:00 às 10:00 - Café da manhã
Local: UFRJ campus Fundão

10:00 às 12:00 – Debates simultâneos
Tema 1: Rumos do desenvolvimento econômico e social brasileiro
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 2: A Juventude no centro do projeto de nação - construindo a 2ª Conferência Nacional de Juventude
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 3: Reforma política e fortalecimento da democracia no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 4: Segurança pública e direitos humanos: uma agenda de paz e desenvolvimento social para o Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 5: Democratização do acesso e da permanência – lançamento do Seminário Nacional de Assistência Estudantil da UNE
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 6: O Pré-Sal e os novos paradigmas econômicos e energéticos
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 7: A Emenda Constitucional 29 e os demais desafios da 14ª Conferência Nacional de Saúde
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

12:00 às 14:00 – Almoço
Local: UFRJ campus Fundão

14:00 às 16:00 – Debates simultâneos
Tema 8: Soberania nacional e política externa
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 9: A questão agrária e a sustentabilidade ambiental no Brasil de hoje
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 10: Ô abre alas que as mulheres vão passar – lançamento do Encontro de Mulheres Estudantes da UNE
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 11: Educação no Brasil e a entrada no mundo do trabalho
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 12: Universidade, inovação tecnológica e política industrial
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 13: A erradicação do analfabetismo no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 14: PROUNI - diagnóstico e bandeiras de luta
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

16:00 às 17:00 – Livre

17:00 às 19:00 – Debates simultâneos
Tema 15: Democratização dos meios de comunicação e marco regulatório da mídia no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 1

Tema 16: Políticas afirmativas e a luta contra o racismo
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 2

Tema 17: Integração latino americana pela educação
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 3

Tema 18: Projeto Rondon
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 4

Tema 19: Autonomia e financiamento do ensino superior público
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 5

Tema 20: Valorização dos profissionais em educação no Brasil
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 6

Tema 21: Desafios para a regulamentação do ensino privado
Local: Centro de tecnologia da UFRJ campus Fundão - auditório 7

19:00 às 21:00 – Jantar
Local: UFRJ campus Fundão

21:00 às 22:00 – Livre

22:00 às 02:00 – Show
Convidados: Orquestra Imperial

Segunda-feira 17 de janeiro de 2011
08:00 às 10:00 - Café da manhã
Local: UFRJ campus Fundão

10:00 às 12:00 – Ato de Lançamento da Jornada de lutas UNE e UBES por uma educação a serviço do Brasil: "10% do PIB para educação e 50% do fundo social do pré-sal para educação – pela derrubada do veto e incorporação das emendas ao PNE"
Local: Maracanãzinho

12:00 às 16:00 – Plenária final 13º CONEB
Local: Maracanãzinho

16:00 às 18:00 – Almoço
Local: Maracanãzinho

18:00 às 22:00
– Livre

22:00 às 02:00 – Show
Convidados: Marcelinho da Lua e Baile do Simonal

Inscrições
As inscrições para observadores ainda estão abertas e podem ser feitas através do link: 13º CONEB.

Outras informações: (11) 7845-9432

Fonte: UNE

Leia mais...

Sucesso no encontro do movimento da Unidade Vai Nascer a Novidade  

O encontro do movimento aconteceu sábado passado, 08/01, e reuniu cerca de 60 jovens que estão se preparando para participar do CONEB e da Bienal da UNE nos próximos dias. Após uma rica apresentação sobre o a UNE, CUCA e o movimento estudantil, Flavio Vinícius (Presidente estadual da UJS Ceará), Ivo Braga (Vice presidente Regional CE da UNE) , Vinícius França (Vice presidente Regional CE da UBES) e Niara Farias (Presidente municipal da UJS Fortaleza) tiraram as dúvidas sobre as lutas do movimento, a viagem para a Bienal e o CONEB e até a participação da delegação cearense nos eventos.

O encontro também foi marcado pela organização da apresentação do Afoxé Dragão do Mar, que estará presente na Bienal da UNE. Na ocasião foi apresentada uma música exclusiva feita para o grupo, que promete muita animação.


Após o encontro, o movimento da Unidade Vai Nascer a Novidade convidou toda galera presente para uma feijoada para integrar a delegação que irá para o CONEB com a delegação que irá para a Bienal da UNE. Ao som do samba a festa tomou tarde a dentro, com toda juventude animada e preparada para uma participação marcante tanto no CONEB quanto na Bienal.

Veja aqui fotos do encontro.

veja aqui fotos da feijoada.

Thallis Cantizani,
Diretor de comunicação - UJS Ceará

Leia mais...

Encontro/feijoada do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade"  

Com o intuito de debater as propostas para o Conselho Nacional de Entidades de Base - CONEB, o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" marcou um grande encontro, uma roda de conversa, no dia 08/01 (sábado), às 9h30, na Rua Adolfo Herbster, 315 - Benfica.

Após a reunião todos estão convidados para a Feijoada da Unidade, que pretende integrar a galera do movimento com a turma que vai participar da 7ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Traga sua galera e junte-se a nós, porque da unidade vai nascer a novidade!

Lembrando:
Encontro do Movimento
Dia: 08/01 (sábado)
Horário: 9h30
Local: Rua Adolfo Herbster, 315 - Benfica (veja aqui o mapa)

Feijoada da Unidade
Dia: 08/01 (sábado)
Horário: 12h
Lucal: Benfica's Bar (esquina da Adolfo Herbster com Waldery Uchôa)

Leia mais...

O que esperar da 7a Bienal da UNE? Entrevista com o coordenador geral Fellipe Redó  

Além de comentar sobre alguns detalhes do festival, ele fala sobre a atual ligação da UNE com a cultura e sobre os desafios do projeto CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte)

Depois da despedida de 2010 e das comemorações de ano novo em muitos lugares do país, as atenções da juventude brasileira se voltam à contagem regressiva para o maior festival estudantil da América Latina, entre 18 e 23 de janeiro, no Rio de Janeiro. O tema dessa edição também promete e não poderia ter palco melhor do que a cidade maravilhosa: “Brasil no Estandarte, o samba é meu combate”. Além disso, o evento será realizado, em grande parte, em meio à área natural do parque do Aterro do Flamengo e, pela primeira vez, contemplará atividades esportivas.

O portal EstudanteNet conversou com o coordenador geral da 7a Bienal, Fellipe Redó, que adiantou um pouco do que estará esperando os 10 mil estudantes de todas as regiões do país esperados para o evento. Nessa entrevista, ele também faz um balanço sobre os últimos 12 anos de retomada da atividade cultural da UNE, perdida desde a década de 60 com as experiências do Centro Popular de Cultura (CPC).

“Atualmente, temos pensado na complementaridade entre cultura e educação. A cultura, por si, não se completa sem uma perspectiva da educação e a educação perde muito se não enxergar na cultura um elemento de formação ampla do cidadão”, afirmou.

Leia abaixo a integra da entrevista

O que esperar da 7ª Bienal?
A Bienal tende a se consolidar como um grande evento nacional, produzido, organizado e desfrutado por estudantes e jovens brasileiros, que seja referência. Teremos uma mostra artística de muita qualidade nessa edição, um seminário muito rico ligado à temática do evento, além das oficinas, atividades autogestionadas e outras iniciativas que irão contribuir para a diversidade dentro do encontro. Imagino que as ações de maior impacto deverão ser a abertura da Bienal, que apresentará o tema de forma significativa, a aula-espetáculo no meio do evento e a Culturata de encerramento.

Porque o samba como tema?
A escolha do samba mantém uma linha de continuidade de outras Bienais ao juntar elementos que constituem o povo brasileiro. Colocamos a marca do samba como um fenômeno genuinamente brasileiro, um espaço privilegiado para se observar a brasilidade, assimilar a riqueza da cultura brasileira. Não teremos o samba somente como estilo musical, mas como reflexo do jeito de ser do nosso povo e de suas formas de agir socialmente, politicamente, historicamente.

Como será realizar grande parte do evento na Praia do Flamengo?
Essa talvez será a grande novidade da Bienal, grande parte de sua programação acontecerá em um espaço público, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, de frente para a Baia da Guanabara. Vamos ter algumas tendas climatizadas onde ocorrerá a programação, em harmonia com o espaço natural do parque do Flamengo. Além disso, utilizaremos alguns equipamentos públicos do próprio local como o teatro de arena, a arena de esportes radicais, o coreto do Aterro do Flamengo, onde será instalado o Boteco Literário, e o palco de praia, onde acontecerão parte das apresentações musicais. São espaços propícios à fruição artística, aos quais pretendemos nos integrar de forma bem harmoniosa.

Qual avaliação da atividade cultural da UNE nesses últimos 12 anos, desde a primeira Bienal?
A marca mais forte, creio, é a consolidação das Bienais no calendário do movimento estudantil brasileiro. Por mais que elas aconteçam somente de dois em dois anos, construímos uma linha de continuidade, nos anos seguintes ao evento já estamos discutindo o tema do próximo, realizando seminários, trabalhando as idéias. A partir de 2001, com o surgimento do CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte) , esse processo fica ainda mais rico, garantindo não somente essa continuidade, mas a criação de uma rede nacional dentro das universidades, pautando a questão da cultura. Creio que a cultura tornou-se imprescindível para o movimento estudantil nesses 12 anos. Um exemplo foi a retomada do terreno da UNE na Praia do Flamengo em 2007. A 5a Bienal foi um dos principais mobilizadores daquela ação.

Como o projeto do CUCA se insere atualmente na universidade brasileira?
Atualmente temos pensado na complementaridade entre cultura e educação. A cultura, por si, não se completa sem uma perspectiva da educação e a educação perde muito se não enxergar na cultura um elemento de formação ampla do cidadão. O CUCA atualmente é uma iniciativa que tenta aliar essas duas vertentes pensando ainda uma possibilidade de ação através da extensão universitária. A extensão é justamente o instrumento que a universidade tem para multiplicar o seu conhecimento e utiliza-lo de forma a transformar a realidade à sua volta. Imaginamos que a cultura é uma peça central nesse processo. Na 7a Bienal vamos comemorar 10 anos do projeto CUCA, que está presente em 15 estados de todas as regiões brasileiras. Vivemos um momento de muito diálogo entre os CUCAS, trocas de experiências e teremos, na Bienal, uma mostra específica somente para as produções realizadas dentro do circuito.

Qual o principal desafio do projeto do CUCA atualmente?
O CUCA tem fortalecido a sua atuação dentro de redes, uma delas é a própria rede do movimento estudantil, Das, CAs, DCEs, outra é a rede do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, do qual participamos desde o começo. Em 2011 temos o encontro de dois marcos, 10 anos do CUCA e 50 anos das experimentações do Centro Popular de Cultura (CPC da UNE) nos anos 60. Nosso desafio agora é promover uma série de reflexões, seminários, que possam resgatar essa história e, ao mesmo tempo, tecer uma avaliação crítica do nosso trabalho. Durante a Bienal teremos um momento desses com a apresentação da peça “UNE Canta o Brasil”, recuperando a história do país e de seus jovens. Queremos amadurecer a atuação cultural da UNE para sermos ativos na proposição de um plano de cultura nacional, de um projeto de extensão universitária que priorize a cultura, da consolidação de políticas públicas que pensem nessa área com toda a amplitude a que se permite.


Fonte: une.org

Leia mais...

UJS busca nome para tese do próximo CONUNE  

Entidade recebe sugestões para batizar a campanha nacional de mobilização ao Congresso da UNE.

Depois de tomar conta das universidades com o movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, a UJS se prepara para lançar nova tese visando o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), que acontece daqui alguns meses. Para tanto, a entidade convoca seus militantes e recebe desde já sugestões de batismo para a campanha de mobilização que começa forte no CONEB e na Bienal da UNE dos próximos dias.As ideias poderão ser enviadas por e-mail ujsnacional@gmail.com (este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo), ou pelo Twitter (@UJSBRASIL). Nesse último caso, é preciso apenas identificar seu mote com a hashtag #teseujs . Vale citações de músicas, livros ou frases marcantes que consigam simbolizar e sintetizar esse período de lutas e mudanças que se esboça com o governo Dilma. Todas as participações serão avaliadas pela direção nacional e o escolhido será premiado com uma bela bandeira da UJS.

Desde 2008, o “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” mobilizou jovens do ensino superior de todo Brasil e teve sua vitória mais expressiva em 2009, quando conseguiu eleger Augusto Chagas para a presidência da UNE. Agora, é chegado o momento de remodelar as reivindicações do movimento estudantil e iniciar um novo movimento coeso e consistente é a forma de colaboração mais efetiva que a juventude socialista pode oferecer.

Contamos com sua participação!

Leia mais...

62ª edição do Salão de Abril abre inscrições  

A temática deste ano, ''Subjetividade das formas do Eu'', pretende ampliar as discussões inseridas no projeto do Salão, que tratam das questões do espaço e do lugar da arte

O Salão de Abril, exposição que reúne anualmente trabalhos de artistas visuais, abre inscrições para sua 62ª edição até o dia 23 de fevereiro.O Salão de Abril 2011 será realizado entre os dias 15 de abril a 31 de maio de 2011, em um presídio de Fortaleza.O tema deste ano é ''Subjetividade das formas do Eu''. A temática pretende ampliar as discussões inseridas no projeto do Salão, que tratam das questões do espaço e do lugar da arte.A inscrição é gratuita, restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e destinada a artistas visuais, com formação diversa, que sejam brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há pelo menos dois anos.Para se inscrever, acesse o site do evento, www.salaodeabrilfortaleza.com.br.

Fonte: O Povo 

Leia mais...

UNILAB: Inscrições para o processo seletivo começam no dia 10  

As inscrições de candidatos estrangeiros são gratuitas e devem ser realizadas somente nas Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste

A partir do próximo dia 10 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que terá sede no município de Redenção, a 63 quilômetros de Fortaleza. Serão ofertadas 180 vagas, distribuídas nos cursos de Agronomia (Bacharelado), Administração Pública (Bacharelado), Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado) e Engenharia de Energias (Bacharelado).

Cada curso terá 36 vagas para o ingresso no primeiro e no terceiro trimestre do ano letivo de 2011. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e ficarão abertas até às 23h59min do dia 31 deste mês. Os candidatos devem acessar o endereço eletrônico da Universidade (www.unilab.ufc.br) e preencher o formulário fazendo duas opções de cursos.

As inscrições dos candidatos estrangeiros também são gratuitas e deverão ser feitas apenas nas Missões Diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

De acordo com o edital do processo seletivo, a lista com a confirmação de inscrições (contendo os dados informados pelos candidatos) estará disponível a partir do dia 4 de fevereiro próximo no endereço eletrônico da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aqueles que observarem incorreções na divulgação de sua inscrição pode reclamar por e-mail ou por fax (3366 9496) até o dia 7 de fevereiro. Ainda não está definida a data em que será publicada a relação de classificados para os cinco cursos, nem o período, o local e o horário de matrícula dos aprovados no processo seletivo. Mas todos esses resultados vão ser divulgados no site da Unilab.

Porém, segundo o edital, o candidato classificado que não comparecer pessoalmente para efetuar a matrícula inicial, no prazo que será estabelecido, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subsequente na lista de classificação. As aulas, segundo o reitor da Unilab, Paulo Speller, deverão ter início no mês de março próximo.

Mais

A Unilab está localizada em Redenção, na região cearense do Maciço de Baturité. O campus provisorio, chamado de Campus da Liberdade, ficará na área onde funcionava a prefeitura do município e será inaugurado este mês

Cursos e vagas

Agronomia: 36 vagas
Administração Pública: 36 vagas
Ciências da Natureza e Matemática: 36 vagas
Enfermagem: 36 vagas
Engenharia de Energias: 36 vagas
Total de vagas: 180

Inicialmente previsto para ser inaugurado no último dia 10 de dezembro, o campus provisório da Unilab será entregue no fim deste mês.

A previsão é de que o campus oficial fique pronto em 2012. O terreno foi cedido pelo Estado.

Além das obras do campus provisório, estão sendo construídos prédios para alojar estudantes e professores.

Os programas pedagógicos dos cursos de graduação ainda estão sendo elaborados.

A Unilab firmou um convênio com a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e o objetivo é estreitar o relacionamento entre as instituições de ensino superior dos dois países. Dessa forma, os profissionais da Unilab e UEM poderão traçar atividades em conjunto.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.unilab.ufc.br

Fonte: O Povo

Leia mais...

Galera da UJS na posse da presidente Dilma  

Leia mais...