Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Roda de Conversa, a nossa história se confunde com a sua.  


Não há quem nunca tenha ouvido falar do “Fora Collor”, do “Voto aos 16”, da luta pela meia entrada, da campanha “Pega o Beco Galeguin”. Pois é, a nossa história se confunde com a sua, com a da juventude e com a do povo brasileiro.

A União da Juventude Socialista foi fundada em 22 de setembro de 1984 e neste mês comemora 27 anos de luta. Diante disso, convidamos você para saudar conosco a nossa aguerrida entidade.

Nesta sexta-feira, 24/09, na Roda de Conversa – Socialismo com a Nossa Cara falaremos sobre os 27 anos da UJS, União da Juventude Socialista, com a presença de antigos e novos militantes, que tanto contribuíram e contribuem nas lutas populares e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Serviços:
O que? Roda de Conversa Socialismo com a Nossa Cara
Tema? História dos 27 anos da UJS
Quando? 24/09, Sexta-Feira
Horário? 18 horas
Local? Sede da UJS, Av. da Universidade, 3107, Benfica.

Leia mais...

UNE/CE debaterá Plano Nacional de Educação  

A União Nacional dos Estudantes (UNE) no Ceará promove nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, o debate "Educação tem que ser 10 - Por um PNE a Serviço do Brasil”. A atividade faz parte da campanha nacional que os estudantes promovem pelo investimento de 10% do PIB para Educação.



















O encontro, que será realizado a partir das 9h no auditório da Reitoria da UFC, contará com a participação de Daniel Iliescu, Presidente da UNE, além dos deputados federais cearenses que integram a comissão especial do PNE: Chico Lopes (PCdoB), Arthur Bruno (PT), Padre Zé Linhares (PP), Ariosto Holanda (PSB) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB).

Líder dos Estudantes

O carioca Daniel Iliescu, 26 anos, aluno do curso de Ciências Sociais da UFRJ, é o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e defensor do projeto de transformação social iniciado pelo governo Lula, Iliescu defende um grande pacto pela educação nacional, que seja maior do que as divergências entre os partidos e grupos políticos, reunindo estudantes e outros setores da sociedade.

PNE

O Plano Nacional de Educação (PNE) é composto por dez diretrizes e 20 metas divididas em estratégias, que têm como objetivo garantir a qualidade da Educação no País. Ele trata de temas como a valorização do professor, a universalização do ensino, a ampliação dos recursos para a área, entre outros.

Estudantes mobilizados

Cerca de 12 mil estudantes realizaram manifestação histórica nas ruas de Brasília no dia 31 de agosto. O objetivo da passeata era lutar por mais investimentos para a educação. Na pauta, a reivindicação por 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação. Líder estudantil chilena Camila Vallejo e lideranças do movimento estudantil argentino participaram da manifestação. A líder estudantil chilena presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh), Camila Vallejo e representantes do movimento estudantil chileno participaram, assim como lideranças do movimento estudantil brasileiro e dos movimentos sociais.

Apesar de ter a ampliação do financiamento público na educação como principal bandeira, a Marcha dos Estudantes também pressionou o Banco Central, que tem hoje reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para definir a taxa básica de juros da economia. Os estudantes defendem a queda da taxa de juros praticada no Brasil.

Serviço

"Educação tem que ser 10 - Por um PNE a Serviço do Brasil”

Data: segunda-feira (19 de setembro)
Hora: A partir das 9h
Local: Auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 - Benfica)
Realização: UNE/CE

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

UJS do Ceará reúne dirigentes e filiados para debater as prioridades do 2º semestre  

Fim de semana agitado para a militância da União da Juventude Socialista do Ceará! Nos próximos dias 09, 10 e 11 de setembro, serão realizadas a III reunião da direção estadual e a II plenária estadual. O objetivo é debater as ações estratégicas do 2º semestres com foco no 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (CONUBES) e no processo de Conferência Estadual de Juventude.


Local: Comitê Estadual do PCdoB – Av da Universidade, 3199, Benfica.

Programação:

Sexta-feira:

20h – Roda de conversa (Conjuntura nacional e internacional)


Sábado:

8h – Avaliação do 52º CONUNE

11h – Conferência Estadual de Juventude

14h – Organização e informes dos municípios


Domingo:

9h – Congresso da UBES

11h – Encaminhamentos



Para mais informações:

(85) 8770-6069 - flavioujs@yahoo.com.br

(85) 8701-7433 - rudineyune@gmail.com

ujsceara@gmail.com

Leia mais...

Roda de Conversa - Socialismo com Nossa Cara  


Após um primeiro semestre de intensas atividades a UJS Fortaleza retoma com grande entusiasmo as suas tradicionais Rodas de Conversa – Socialismo com a Nossa Cara. O encontro que ocorre semanalmente é um rico espaço de discussão e de formação dos militantes.


Nesta próxima sexta-feira, 02/09, iremos debater o socialismo com a presença do Secretário de Esporte de Fortaleza e professor de história, Evaldo Lima, e a trajetória da União da Juventude Socialista, iniciando o mês de grandes atividades em comemoração ao aniversário da entidade, que no dia 22 de setembro completa 27 anos de luta em defesa da Juventude, do Brasil e do Socialismo.
Para Niara Farias, Presidenta da UJS em Fortaleza, “O mês de aniversário da UJS é momento de comemoração, mas também de reafirmação de lutas e de mostrar à sociedade brasileira o quanto a entidade contribui e pauta a juventude deste país”


Serviços?

O Que? Roda de Conversa

Quando? 02/09, sexta-feira

Hora? 17:30

Local? Sede da UJS Ceará, Av da Universidade, 3107, Benfica




Sarah Cavalcante
Diretora de Comunicação da UJS Fortaleza

Leia mais...