Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

SE A INSEGURANÇA CONTINUAR, FORTALEZA VAI PARAR!  




        A União da Juventude Socialista, UJS Fortaleza, vem por meio desta nota manifestar sua solidariedade ao estudante Igor Levi Brandão, de 19 anos, ferido à bala na perna dentro do ônibus Antônio Bezerra/Parangaba na última terça-feira, dia 03 (três) de junho.
      Há algumas décadas, a juventude fortalezense reivindicava mais transportes públicos coletivos, pois estes eram poucos e de péssima qualidade. Hoje, reconhecendo que a frota aumentou, nossas reivindicações são ainda maiores. Fortaleza sendo a quinta maior cidade brasileira tem uma demanda de ônibus e topiques que não atende às necessidades da população. As condições destes transportes ainda deixam muito a desejar na qualidade. Entretanto, sem duvidas, o problema que mais nos afeta é a INSEGURANÇA.


        Em média, segundo o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará), diariamente ocorrem seis assaltos a ônibus e a topiques na capital cearense. A juventude, que utiliza com maior frequência esses transportes, tem sido vítima em potencial da ação dos criminosos. Celulares, tablets e notebooks são constantemente roubados de nós, jovens, que usamos tais pertences não para demonstrar nosso poder de consumo, mas pela necessidade de estarmos inseridos no mundo digital. Também nos roubam dinheiro e documentos como a carteirinha de estudante, indispensáveis para a meia-passagem e a meia-entrada cultural, ambos direitos garantidos por lei municipal e pelo estatuto da juventude no Brasil.
      A UJS Fortaleza também estende sua solidariedade às categorias de motoristas e cobradores, que sofrem diretamente com a violência, e que devido a casos como o do estudante Igor Levi, paralisaram a cidade nessa semana. Embora inúmeros transtornos fossem gerados à população, entendemos que sem provocar incômodos às autoridades, não se dará atenção para a necessidade de garantir segurança pública efetivamente e melhorias de salário para as categorias.
    Entendemos que as causas da violência são, na verdade, a pobreza, as desigualdades sociais e a expansão do tráfico de drogas. Reivindicamos mais investimentos para ter escolas públicas de qualidade, a construção de mais centros de cultura, esporte e lazer nas periferias de nossa cidade, para que, assim, possamos erradicar o problema da violência, que tanto atinge a nós da juventude, como também toda a população.

Leia mais...