Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Hobsbawm: A crise do capitalismo e a importância atual de Marx  

“Marx não regressará como uma inspiração política para a esquerda até que se compreenda que seus escritos não devem ser tratados como programas políticos, mas sim como um caminho para entender a natureza do desenvolvimento capitalista”. A análise é de Eric Hobsbawm, considerado um dos maiores historiadores vivos.

Em entrevista ao sítio Sin Permiso, Hobsbawm analisa a atualidade da obra de Karl Marx e o renovado interesse que vem despertando nos últimos anos, mais ainda agora após a nova crise de Wall Street. E fala sobre a necessidade de voltar a ler o pensador alemão. Hobsbawm é presidente do Birbeck College (London University) e professor emérito da New School for Social Research (Nova Iorque). Entre suas muitas obras, encontra-se a trilogia acerca do “longo século XIX”: “A Era da Revolução: Europa 1789-1848” (1962); “A Era do Capital: 1848-1874” (1975); “A Era do Império: 1875-1914 (1987) e o livro “A Era dos Extremos: o breve século XX, 1914-1991 (1994), todos traduzidos em vários idiomas.

Leia mais...

Viúva de Paulo Freire escreve Carta de Repúdio à Revista Veja  

Na edição de 20 de agosto a revista Veja publicou a reportagem "O que estão ensinando a eles?" De autoria de Monica Weinberg e Camila Pereira, ela foi baseada em pesquisa sobre qualidade do ensino no Brasil. Lá pelas tantas há o seguinte trecho:

"Muitos professores brasileiros se encantam com personagens que em classe mereceriam um tratamento mais crítico, como o guerrilheiro argentino Che Guevara, que na pesquisa aparece com 86% de citações positivas, 14% de neutras e zero, nenhum ponto negativo. Ou idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização".

Leia mais...

Maracatu Az de Ouro - 70 Anos Entre Loas e Batuques  

Nah Vieira

Secretária de Cultura da UJS de Fortaleza, Nah Vieira, dirige documentário selecionado para o IV Curta Canoa

O trabalho foi realizado por ela e outros estudantes do Ponto de Cultura Roteiro de Luz, dirigido pela ONG Instituto da Cidade. Os jovens beneficiados pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, produziram o curta-metragem "Maracatu Az de Ouro - 70 Anos entre Loas e Batuques", que acaba de ser selecionado para participar do IV Curta Canoa na categoria Videos.



Segunda Parte do Curta



Entre Loas e Batuques - Um pouco de história

O documentário conta um pouco dos 70 anos de história do mais antigo e tradicional grupo afro do Carnaval cearense. O fundador do Maracatu Az de Ouro foi Raimundo Alves Feitosa, mais conhecido como Mestre Juca do Balaio. Além dele, a agremiação teve outras figuras importantes como Afrânio Rangel (Zé Rainha), Malu (calungueira), Clementino (Índio), dentre outros.

O Maracatu AZ de Ouro surgiu em 1936 como agremiação, passando muito tempo sendo o único maracatu da cidade. Foi criado sob inspiração dos maracatus de Recife, mas foi da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que surgiu o ritmo e as loas. Em 1937 o maracatu Az de Ouro passou a desfilar pelas ruas do centro de Fortaleza, passando a ser destaque na década de 40 até 50. A história do maracatu foi marcada por muitas dificuldades, tendo por várias vezes cessado de existir, mas sempre retornando como a Fênix renascendo das cinzas.

Marcos Gomes, atual presidente do maracatu Az de Ouro conta que um dos grandes medos de Mestre Juca do Balaio, era que o maracatu Az de Ouro um dia desaparecesse de vez. Pode ficar tranquilo Mestre Juca, um maracatu capaz de morrer e ressucitar tantas vezes, nunca vai deixar de existir, não importa quantos percalços tenha de enfrentar.

David Aragão,
Secretário de Comunicação UJS Ceará.

Leia mais...

Veja o Bush caindo de bêbado nas Olimpíadas de Beijing  

Bush passando vergonha diante da mulher e da filha

Bush alcoolizado em Beijing, durante as olimpíadas, deu o maior vexame, criou problemas para a segurança e até foi inconveniente com as jogadoras de voleibol, tentando pegar nas nádegas de uma delas. Mas a imprensa brasileira, covardemente (leia-se subservientemente), não publicou nada. Ao passo que choveram textos sobre a falta de liberdade na China. Imagino o que aconteceria se fosse com Lula, que nunca se prestou a esse tipo de exposição pública.

O fato se tornou motivos de milhares de posts em sítios de notícia e blogs de todo o mundo e tem até vários videos do You Tube, satirizando o presidente yankee pelo vacilo.



David Aragão,
Secretário de Comunicação da UJS.

Leia mais...

Abertas as inscrições para a 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE  

Evento receberá trabalhos de artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais

Já pensou em participar do maior festival de arte estudantil da América Latina? Ter seu trabalho publicado, apresentá-lo para estudantes de todo o Brasil e ainda debater a formação e sentido do povo brasileiro com intelectuais, artistas e estudiosos, tudo isso regado a apresentações artísticas de todos os tipos? Pois então se prepare, porque a partir de hoje (25.08) estão abertas as inscrições para a 6ª Bienal de Cultura da UNE.

O maior festival de arte estudantil da América Latina receberá trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Esta edição do evento terá a participação não apenas de universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.

Leia mais...