Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Maracatu Az de Ouro - 70 Anos Entre Loas e Batuques  

Nah Vieira

Secretária de Cultura da UJS de Fortaleza, Nah Vieira, dirige documentário selecionado para o IV Curta Canoa

O trabalho foi realizado por ela e outros estudantes do Ponto de Cultura Roteiro de Luz, dirigido pela ONG Instituto da Cidade. Os jovens beneficiados pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, produziram o curta-metragem "Maracatu Az de Ouro - 70 Anos entre Loas e Batuques", que acaba de ser selecionado para participar do IV Curta Canoa na categoria Videos.

Primeira Parte do Curta



Segunda Parte do Curta



Entre Loas e Batuques - Um pouco de história

O documentário conta um pouco dos 70 anos de história do mais antigo e tradicional grupo afro do Carnaval cearense. O fundador do Maracatu Az de Ouro foi Raimundo Alves Feitosa, mais conhecido como Mestre Juca do Balaio. Além dele, a agremiação teve outras figuras importantes como Afrânio Rangel (Zé Rainha), Malu (calungueira), Clementino (Índio), dentre outros.

O Maracatu AZ de Ouro surgiu em 1936 como agremiação, passando muito tempo sendo o único maracatu da cidade. Foi criado sob inspiração dos maracatus de Recife, mas foi da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que surgiu o ritmo e as loas. Em 1937 o maracatu Az de Ouro passou a desfilar pelas ruas do centro de Fortaleza, passando a ser destaque na década de 40 até 50. A história do maracatu foi marcada por muitas dificuldades, tendo por várias vezes cessado de existir, mas sempre retornando como a Fênix renascendo das cinzas.

Marcos Gomes, atual presidente do maracatu Az de Ouro conta que um dos grandes medos de Mestre Juca do Balaio, era que o maracatu Az de Ouro um dia desaparecesse de vez. Pode ficar tranquilo Mestre Juca, um maracatu capaz de morrer e ressucitar tantas vezes, nunca vai deixar de existir, não importa quantos percalços tenha de enfrentar.

David Aragão,
Secretário de Comunicação UJS Ceará.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.