UJS/CE mobiliza juventude para XI Congresso Estadual
Terá início nesta sexta-feira (21/05), às 19 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar, o Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE). Durante o final de semana, as atividades serão realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), a partir das 9h. A juventude debaterá temas como 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação, a luta pela Redução da Jornada de Trabalho e as eleições de 2010.
Os últimos meses foram de intensa mobilização para os filiados da UJS/CE. As etapas municipais reuniram no processo em torno de 3.000 filiados, de 20 cidades, e reunirá em torno de 500 jovens no XI Congresso Estadual. De acordo com o Presidente da UJS/CE, Edilson Cavalcante, as etapas municipais foram positivas, reforçando o momento de consolidação vivenciado pela entidade. “Atravessamos uma fase de ampliação da participação da UJS em outros movimentos e o retorno da nossa força política em entidades de massa em diversos municípios, tivemos uma boa participação no congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG e dialogamos com outras frentes, como LGBTT, democratização da comunicação, jovens trabalhadores, sem sair do movimento estudantil,” afirma.
Juventude antenada
O debate eleitoral no Ceará cria expectativas na juventude, pelo clima de indefinição no plano estadual, mas isso não anula as discussões e a construção da plataforma de reivindicações juvenis a ser apresentada aos possíveis candidatos. Segundo Edilson, a juventude acompanha nesse período o sentimento progressista, com posicionamento de manter a continuidade e garantir as mudanças iniciadas em 2002. “A presença da UJS na discussão eleitoral é reconhecida e influencia no cenário político, todos os congressos municipais pautaram a importância da juventude no embate de 2010, e vamos lutar para derrotar as forças entreguistas que querem voltar ao poder”.
A União da Juventude Socialista do Ceará chega ao ano de 2010, com um histórico importante da participação juvenil nas mobilizações por transformação social. A entidade reforça, em mais um congresso, a unidade e a ousadia para reduzir as desigualdades sociais. Para Edilson Cavalcante, o momento é como a estruturação de um carro ao comparar que “colocamos os acessórios principais e estamos prontos para dar a largada. Muita coisa boa vem por aí, a partir dessa mobilização do povo brasileiro, estamos atravessando o período de conquistas. Agora é tornar firme as vitórias”, comemora.
Ívina Carla (acadêmica de jornalismo)
20/05/2010, 19:28
o congresso divulga a ujs no ceara e cria mais expectativas na juventude de modo geral.