Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Jovens da América Latina participam do 1º Festival das Juventudes  

O objetivo do encontro é criar um espaço de intercâmbio e ampla discussão entre as diversas realidades das juventudes.

De 3 a 6 de junho, Fortaleza será recebe o 1º Festival das Juventudes – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.

O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.

A programação do Festival será descentralizada e autogestionada. Com exceção das conferências, todas as outras atividades, que serão realizadas no evento, foram propostas por jovens de todo o Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita no site. Dentre as atividades, está o Encontro Nacional da Juventude Kalunga; o Seminário “Transformação Social na Rede: Perspectivas de transformação social no contexto das novas tecnologias na comunicação”; oficinas de batucada, de dança, de vídeo e de artes marciais; apresentações de grupos de teatro, de dança e de música; exposições de artes; e saraus de poesias.

Também será realizada uma Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores em um local aberto e com uma grande variedade de produtos. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos.

Programação

Quinta-feira - DIA 3

9h às 15h – Credenciamento
14h às 17h - Atividades autogestionárias
17h30 – Cortejo com o grupo Cia Bate Palmas
18h - Abertura oficial
18h30 – Apresentação do grupo Coda
19h30 - Apresentação do grupo Alegoria da Caverna
20h30 - Apresentação do grupo Unidos da Cachorra
21h30 - Show d’O Teatro Mágico
23h - Show d'Os Mutantes

Sexta-feira - DIA 4

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
18h – Conferência
Mesa 1 - Mobilização Social: “A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina”
19h30 - Apresentação do grupo Vitrola São Jorge
20h30 - Apresentação do grupo Dona Zefinha
21h30 - Show da Actitude María Marta (Argentina)
23h - Show da Tribo de Jah

Sábado - DIA 5

08h às 11h - Atividades autogestionárias
14h às 18h - Atividades autogestionárias
15h às 16h30 - Conferência
Mesa 2 - “Apontando os desafios da PPJ no Brasil” -;
18h às19h30 - Mesa 3 - “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes - É Possível Unificas as Lutas das Juventudes?”
19h30 – Apresentação da banda ZàZ
20h30 – Apresentação da banda Fulô da Aurora
21h30 - Show de Luiz Melodia
23h - Show de Zeca Baleiro

Domingo - DIA 6

08h às 11h - Atividades autogestionárias
Encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude

Leia mais...

Congresso Estadual da UJS do Ceará destaca a defesa do pré-sal  

Entre os dias 21 e 23 de maio, 300 jovens de várias cidades do estado participaram do 11º Congresso Estadual da UJS do Ceará. Um ato político prestigiado - que contou com a presença de lideranças juvenis, parlamentares, secretários do Governo Estadual e Municipal de Fortaleza, além do prefeito de Maranguape George Valentin -, abriu o encontro que debateu as ações da UJS para os próximos anos.

Dentro de uma programação repleta de atividades políticas e culturais, destacou-se o debate sobre o pré-sal e a proposta da UJS de garantir que 50% desses recursos sejam destinados à educação. O deputado estadual Lula Morais (PCdoB/CE) palestrou para os delegados e convidados, apresentando um esboço completo do que representa o pré-sal para o desenvolvimento do Brasil e as discussões que estão em vigor na sociedade a respeito do assunto.

Uma mesa temática pautou o papel da mulher na sociedade e sua presença na vida política brasileira. Foram apresentados os avanços e os problemas enfrentados pela mulher no seu cotidiano, destacando-se a intervenção desse segmento nos espaços de poder para a conquista de novos direitos.

Na plenária final, foi aprovado o documento que estabelece as diretrizes políticas para a próxima gestão e eleitos os 39 membros da direção estadual da UJS do Ceará. O ex-presidente da UJS/Fortaleza, Flávio Vinícius, foi conduzido ao cargo de presidente estadual da entidade.


Veja a lista dos novos diretores:


1. Alex Bruno Torres Martins- Maranguape
2. Aline Rios - Sobral
3. Ana Claudia - Fortaleza
4. Ana Ruth de Melo - Juazeiro do Norte
5. André Pinheiro - Sobral
6. Andréia Duavy - Fortaleza
7. Camila Silveira - Fortaleza
8. Cintia Eufrásio - Fortaleza
9. Dionizio Soares Godinho Neto - Crateús
10. Elielton (Nando) - Aracati
11. Elinardo - Forquilha
12. Filemon – Crato
13. Flávio Vinicius Vasconcelos - Fortaleza
14. Francisca Andreia da Silva - Nova Olinda
15. Francisco Edson Veriato da Silva - Potengi
16. Gerson Menezes - Fortaleza
17. Gilcelio Paiva - Sobral
18. Israel Balaio - Fortaleza
19. Ivina Carla Oliveira - Fortaleza
20. Ivo Braga - Fortaleza
21. João Carcaju - Acaraú
22. Juliana - Meruoca
23. Kelly - Barbalha
24. Leonário condin - Fortim
25. Louise Mara - Fortaleza
26. Marcos Severiano - Juazeiro do Norte
27. Mario Gustavo - Fortaleza
28. Messias Queiroz - Ararendá
29. Narcélio - Graça
30. Natan Kennedy - Sobral
31. Nayara Vieira - Fortaleza
32. Niara Farias - Fortaleza
33. Roberto Schuster - Quixadá
34. Rudiney de Souza - Fortaleza
35. Sarah Laryssa - Juazeiro do Norte
36. Taís Ximenes - Crateús
37. Vagner - Caucaia
38. Vinicius França - Fortaleza
39. Wagner Dennyson – Fortaleza

Direção Estadual da UJS/CE

Leia mais...

UJS/CE mobiliza juventude para XI Congresso Estadual  

Terá início nesta sexta-feira (21/05), às 19 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar, o Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE). Durante o final de semana, as atividades serão realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), a partir das 9h. A juventude debaterá temas como 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação, a luta pela Redução da Jornada de Trabalho e as eleições de 2010.

Os últimos meses foram de intensa mobilização para os filiados da UJS/CE. As etapas municipais reuniram no processo em torno de 3.000 filiados, de 20 cidades, e reunirá em torno de 500 jovens no XI Congresso Estadual. De acordo com o Presidente da UJS/CE, Edilson Cavalcante, as etapas municipais foram positivas, reforçando o momento de consolidação vivenciado pela entidade. “Atravessamos uma fase de ampliação da participação da UJS em outros movimentos e o retorno da nossa força política em entidades de massa em diversos municípios, tivemos uma boa participação no congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG e dialogamos com outras frentes, como LGBTT, democratização da comunicação, jovens trabalhadores, sem sair do movimento estudantil,” afirma.



Juventude antenada



O debate eleitoral no Ceará cria expectativas na juventude, pelo clima de indefinição no plano estadual, mas isso não anula as discussões e a construção da plataforma de reivindicações juvenis a ser apresentada aos possíveis candidatos. Segundo Edilson, a juventude acompanha nesse período o sentimento progressista, com posicionamento de manter a continuidade e garantir as mudanças iniciadas em 2002. “A presença da UJS na discussão eleitoral é reconhecida e influencia no cenário político, todos os congressos municipais pautaram a importância da juventude no embate de 2010, e vamos lutar para derrotar as forças entreguistas que querem voltar ao poder”.



A União da Juventude Socialista do Ceará chega ao ano de 2010, com um histórico importante da participação juvenil nas mobilizações por transformação social. A entidade reforça, em mais um congresso, a unidade e a ousadia para reduzir as desigualdades sociais. Para Edilson Cavalcante, o momento é como a estruturação de um carro ao comparar que “colocamos os acessórios principais e estamos prontos para dar a largada. Muita coisa boa vem por aí, a partir dessa mobilização do povo brasileiro, estamos atravessando o período de conquistas. Agora é tornar firme as vitórias”, comemora.



Ívina Carla (acadêmica de jornalismo)


Leia mais...

XI Congresso Estadual da UJS mobiliza jovens cearenses  

400 participantes, representando mais de 20 municípios, são esperados para o evento

Entre os dias 21 e 23 de maio será realizado, no campus Fortaleza do IFCE (antigo CEFET), a 11º edição do Congresso Estadual da União da Juventude Socialista do Ceará, sob o mote “Para ser muito mais Brasil! Avançar nas mudanças, lutar pelo Socialismo!”.

Atividades do congresso acontecerão também no Centro Cultural Dragão do Mar – o ato político de abertura, no Anfiteatro e a apresentação cultural com bandas locais, na Praça Verde, nas noites de sexta e sábado, respectivamente.

A programação contará ainda com grupos de discussão, palestras e oficinas abordando diversos temas, como movimento estudantil, democratização dos meios de comunicação e políticas públicas de juventude.

Um dos pontos altos do encontro promete ser a manifestação em defesa de 50% dos recursos do fundo social do pré-sal para a educação que, no final da manhã de sábado, sairá da Praça do Carmo até a Praça da Bandeira.

"Força que cresce, aqui é a UJS!"

O processo de mobilizações que culmina na etapa estadual está acontecendo há dois meses e envolveu a realização de 21 congressos municipais em todo estado do Ceará, com mais de três mil filiados, segundo informações da atual direção da organização.

Além de discutir os rumos políticos que a UJS Ceará deverá seguir no biênio 2010/2012, o congresso da entidade terá como objetivos eleger os delegados ao 14º Congresso Nacional da UJS e escolher os membros da sua próxima gestão.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (21/05)

18h30 – Ato político de abertura (Anfiteatro do Dragão do Mar)

Sábado (22/05)

08h30 – Plenária de Abertura do Congresso

09h00 – Palestras

• Socialismo
• Conjuntura Nacional
• Democratização dos Meios de Comunicação
• Meio Ambiente
• Pré-Sal
• Redução da Jornada de Trabalho
• Fortalecimento do SUS
• Política Nacional de Esportes e a Conferência Nacional de Esportes

11h00 – Passeata da Praça do Carmo à Praça da Bandeira

15h00 – Oficinas

• Maracatu
• Capoeira
• Grafitagem
• Break
• Blogs

17h00 às 18h30 – Grupos de Discussão (GD’s)

• Movimento Estudantil Universitário
• Movimento Estudantil Secundarista
• Movimento LGBTT
• Jovens Trabalhadores
• Jovens Cientistas
• Jovens Negros
• Jovens Mulheres
• Políticas Públicas de Juventude

21h – Show de Confraternização do Congresso (Praça Verde do Dragão do Mar)

Domingo (23/05)

08h30 – Debate sobre o papel da UJS na luta pela Emancipação da Mulher

09h30 às 12h00 – Plenária Final

SERVIÇO

XI Congresso Estadual da UJS Ceará
Locais: IFCE e Dragão do Mar
Data: 21 a 23 de maio

Para outras informações

Edilson Fialho – Presidente da UJS Ceará (Cel.: 85 8645-7315 / E-mail: ujsceara@gmail.com / Sítio: http://ujsceara.blogspot.com)

De Fortaleza,
David Aragon - militante da UJS.

Leia mais...

Gavião: desafio da UJS é "transformar otimismo em mobilização"  

O 15º Congresso da União da Juventude Socialista (UJS) será em Salvador, nos dias 17 a 20 de junho. Em entrevista ao Vermelho, o presidente da entidade, Marcelo Gavião, afirmou que o principal desafio da entidade é "transformar otimismo em mobilização social", em referência a um crescimento da auto-estima do povo brasileiro observado pela UJS. E, para atingir a juventude, a organização aposta suas fichas na internet, com a criação da sua própria rede social e campanhas no twitter.

Na programação, além dos tradicionais debates e grupos de trabalhos, estão previstas atividades culturais, estruturas de telecentros, torneios esportivos e outros atrativos que visam deixar o congresso da UJS com a cara da juventude brasileira.

Entre as atividades de mobilização, a UJS lançou campanha para ter ao menos 5 mil seguidores do usuário oficial da entidade no twitter até o congresso, o @UJSBrasil. A campanha, simples, tem corrido pelo microblog, para participar basta postar a seguinte mensagem padrão: "#FF Galera, vamos seguir o twitter da @UJSBrasil. #SigaUJS".

Acompanhe a íntegra da entrevista com o presidente da UJS, Marcelo Gavião:

Vermelho: O que a UJS quer traduzir com a chamada do congresso, "Pra ser Mais Brasil"? Qual o centro político deste próximo congresso?

Marcelo Gavião: Transformar otimismo em mobilização social. Esse é o lema do 15 congresso da UJS. Com a vitória das forças progressistas e avançadas em 2002 e sua confirmação em 2006, o Brasil se desafiou a entrar numa nova fase, uma fase de desenvolvimento, de redução das desigualdades sociais, e tudo isso veio acompanhado de vitórias como as conquistas da Copa do Mundo em 2014, das Olimpíadas de 2016, da descoberta do pré-sal e tantos outros motivos pra serem festejados. São oportunidades que a nossa geração tem a obrigação de aproveitar da melhor forma, o que significa transformar toda essa felicidade em energia para sonhar cada vez mais alto, e assim fazer um Brasil cada vez mais verde e amarelo, cada vez mais orgulhoso de si mesmo.


Vermelho: Como a UJS pretende se apresentar no processo de eleições 2010 e que papel o congresso da UJS joga neste sentido?


Marcelo Gavião:
Uma das marcas da nossa organização ao longo de seus 25 anos sempre foi a de encarar as disputas eleitorais como um momento importante para erguer bem alto as bandeiras e reivindicações da juventude. Estivemos presentes e com grande destaque em todas as campanhas do presidente Lula (89, 94, 98, 2002 e 2006). Agora em 2010, nossa missão é mobilizar a juventude pra barrar a volta da direita neoliberal/conservadora. Nossa missão é continuar trilhando o caminho das transformações e assim melhorar a cada dia a vida dos mais de 50 milhões de jovens brasileiros.

Vermelho: Qual(is) a(s) principal(s) novidade(s) do 15º congresso da UJS?

Marcelo Gavião: A UJS cresceu muito nos últimos anos, somos hoje cerca de 100.000 (cem mil) jovens espalhados por todos os estados. Para esse congresso estamos nos desafiando a estruturar melhor nossa organização e pra isso nossa campanha tem buscado usar melhor espaços como a internet. Nossa mobilização esta centrada em uma ferramenta chamada “Rede UJS”, uma combinação de orkut, facebook e twitter que possibilitará as direções Nacional, Estadual e Municipal acompanhar a vida dos filiados e ampliará em algumas vezes nossa capacidade de comunicação mobilizando mais rápido nosso exército para as mais variadas lutas.

Antenados ainda com os anseios e o próprio comportamento da juventude, ligados na importância que as novas tecnologias têm ao debate da democratização da comunicação, temos ainda como uma importante bandeira da UJS a defesa da universalização da Banda Larga, para que todos estes recursos e acesso a informações não se restrinjam a uma parcela da juventude, mas que possa ser desfrutada e apropriada pela ampla maioria dos jovens brasileiros, pois essa turma tem um grande potencial para desenvolver formas criativas de se comunicar, debater, mobilizar, etc.

Vermelho: A tendência é haver muita renovação na diretoria da organização?

Marcelo Gavião: Todo congresso tem algum nível de renovação na direção e nesse não será diferente. Nos próximos dias teremos uma reunião da Direção Nacional que debaterá uma proposta de próximo time e aprovará nomes que serão levados ao congresso. Tenho certeza que com grande unidade elegeremos um time que saberá guiar essa entidade nas lutas futuras.

Uma das principais bandeiras que a entidade defende, junto às entidades estudantis, é a destinação de 50% das verbas do Fundo do Pré-Sal para a educação.

Uma das coisas boas da UJS é que a militância dela é sempre vista como uma fase da vida, uma fase importante por ser um período de formação muito intensa, mas apenas uma fase. Chega uma hora em que devemos nos envolver com outros projetos, outros desafios. Quem faz a opção de se filiar e militar na UJS a faz por acreditar nas idéias do socialismo e essa é uma opção pra toda vida. Temos orgulho de ser uma escola que forma bons combatentes pra essa luta.

Vermelho: O que fica como conquistas importantes do último período e que se apresentam como os principais desafios da UJS para os próximos anos (e gerações)?

Marcelo Gavião:
São várias as conquistas, acho que a principal foi a determinação e a maturidade que a UJS demonstrou em um momento decisivo da luta política no Brasil que foi em 2005. Naquele momento fomos guerreiros, corajosos e nossa ousadia foi premiada com a construção de uma grande vitória. Sem a passeata que realizamos no dia 16 de agosto daquele ano, em Brasília, onde nos colocamos contra o golpe que a direita vinha arquitetando, de defender o impeachment do presidente Lula, o Brasil poderia ter tomado um outro rumo e o lema do nosso congresso poderia ser outro.

Vermelho: Quais os principais em termos de PPJ no último período? Qual o histórico da UJS em relação ao tema?

Marcelo Gavião: Podemos classificar como avanço o próprio trato das Políticas Públicas de Juventude como algo importante. O governo Lula inaugurou esse trato qualificado à questão, tendo tomado iniciativas que elevaram a capacidade de entender os anseios da juventude. Exemplos disso são o Conselho Nacional de Juventude, a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude em 2008 e até mesmo o intenso debate que vem sendo desenvolvido pela aprovação do Plano Nacional da Juventude e da PEC da Juventude. Essas iniciativas do governo federal têm fomentado a formação de conselhos e planos de juventude estaduais e municipais por todo o país. Isso é o que deve ser mais valorizado, o impacto que essas iniciativas têm no próprio trato que as PPJ passam a ter pelos diversos setores da sociedade.

O fato de ter atuação tão intensa no seio da juventude, dá capacidade e autoridade à UJS para tratar do assunto de PPJ. Parte grande das propostas que são pauta em espaço como conselhos e conferências são debatidas por nós há muito tempo. Estes espaços são mecanismos que servem para dar vazão a debates que temos há muito tempo. Nosso papel é investir na elaboração e apresentação de propostas concretas para garantir emprego, acesso a educação, bem estar, combater a violência, etc.

Vermelho: Qual o principal desafio em termos de políticas públicas para a juventude hoje?

Marcelo Gavião: O principal desafio imediato é a aprovação da PEC e do Plano Nacional da Juventude. Sem estes instrumentos, todas as iniciativas citadas, e outras mais, permanecem como políticas de governo, e não políticas de Estado. É importante aprovar uma legislação que reconheça a juventude como sujeito de direitos, que reconheça e estimule o potencial da juventude. A PEC tem este objetivo, por isso ela é o principal desafio atual, junto à aprovação do Plano Nacional de Juventude, que traz as diretrizes para a elaboração e implementação de políticas públicas de juventude no Brasil.

De São Paulo, Luana Bonone

Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...

UJS de Fortaleza: 5ª Congresso debate o Brasil e elege a nova Direção Municipal  

No último sábado, 15, a União da Juventude Socialista (UJS) de Fortaleza realizou o seu 5º Congresso Municipal. Com uma programação diversificada, o evento mobilizou diversos núcleos da UJS para discutir a política da entidade, formular novas diretrizes, eleger os delegados à etapa estadual e a nova Direção Municipal.

O destaque do congresso foi a discussão sobre a situação do País, as perspectivas para o futuro e o papel dos jovens socialistas na construção de uma nova nação. Através de vídeos e encenações, foram apontados os momentos mais importantes da história política do Brasil, desde a Ditadura Militar até o Governo Lula, ressaltando essa nova fase de maior credibilidade no cenário mundial e mais otimismo por parte do povo brasileiro.

A estudante de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Niara Farias (foto), foi eleita a nova presidente da UJS de Fortaleza. Em seu discurso, Niara elogiou o trabalho da última gestão e colocou-se a disposição para avançar ainda mais na consolidação da UJS municipal.

Confira as fotos no perfil da UJS de Fortaleza


Flávio Vinícius é membro da Direção Estadual da UJS do Ceará e aluno de Filosofia da UECE

Leia mais...

Estudantes vão às ruas de Fortaleza pelos 50% do pré-sal  

Na última quinta-feira, 6, aconteceu em Fortaleza mais um ato que deu continuidade a Jornada de Lutas 2010 promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE) e apoiado pela Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), em defesa dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação. Cerca de dois mil estudantes estiveram presentes na mobilização.

Os jovens reuniram-se no tradicional “circuito de manifestações” da cidade, partindo da Praça da Bandeira em direção à Praça Ferreira. O intuito do ato na capital cearense é reiterar o apelo do movimento estudantil junto aos parlamentares locais sobre a importância da destinação da verba do pré-sal para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.



Estiveram na manifestação representantes da prefeitura de Fortaleza, como o secretário de esportes Ewaldo lima e o deputado estadual João Ananias.



Para Vinícius França, diretor da UBES, a juventude brasileira deve estar engajada nos projetos de crescimento do país, em especial, o voto. “A mobilização foi muito proveitosa. Serviu para reiterar o posicionamento dos estudantes em relação ao repasse dos 50% do fundo social do pré-sal para a educação”, comemorou o Vinícius.



Da redação.

Fonte: site da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Leia mais...

Chegou a hora: 5º Congresso Municipal da UJS de Fortaleza  


Final de semana agitado para a militância da União da Juventude Socialista (UJS) de Fortaleza. Após 03 meses de mobilizações, reuniões e discussões, a entidade realiza neste sábado, 15, o seu 5º Congresso Municipal. A programação inclui debates, palestras, grupos de discussão e oficinas. Será um dia de intensas atividades, com objetivo de formular as diretrizes políticas que nortearão os trabalhos da UJS durante o próximo biênio.

Com o tema “Pra Ser Muito Mais Brasil”, o 5º Congresso da UJS de Fortaleza busca contribuir com as discussões que vem ocorrendo em todo o País sobre o rico momento em que vivemos e a construção de um novo projeto de nação com foco na juventude. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria Executiva Regional III, a partir das 08h00

Quem quiser pode chegar!

Data: 15 de maio – sábado.

Local: Secretaria Executiva Regional III – Av. Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia.

Hora: 08h00.



Direção Municipal da UJS de Fortaleza

Leia mais...

Seleção convocada; dê seu pitaco sobre a lista do Dunga  

Dunga convocou a tropa, os 23 jogadores que representarão o Brasil na África do Sul. Controversa, a lista deixa de fora algumas figuras tarimbadas, casos de Adriano e Ronaldinho Gaúcho, traz surpresas como Grafite e não abriga apostas como Ganso.


Fato é que a Copa do Mundo, depois de ontem, já é o assunto dos brasileiros. Nas universidades, escolas, na rua, nos botequins, nas biroscas deste imenso país só se fala na "lista do Dunga".


Agora é torcer, porque quem estiver vestinho a amarelinha representará o país e o povo. Será, como já disse o cronista, "a pátria em chuteiras". Mas, como 190 milhões de técnicos que somos, temos direito a dar pitacos.


Veja a lista:




  • Goleiros - Julio Cesar, Gomes, e Doni;



  • Laterais - Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Gilberto;



  • Zagueiros - Thiago Silva, Luisão, Juan, Lúcio;



  • Meio-Campo - Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Elano, Josué, Kaká, Júlio Baptista, Kleberson;



  • Atacantes - Grafite, Robinho, Nilmar, Luis Fabiano.

Opine - site UJS


De São Paulo,



Fernando Borgonovi

Leia mais...

Campanha "SigaUJS" quer 5 mil seguidores no Twitter até o Congresso  

A UJS já ultrapassou a marca de mil seguidores no Twitter. Importante ferramenta de informação e de divulgação de outros instrumentos, como o site, a adesão ao Twitter tem crescido rapidamente entre os jovens.

Queremos que este seja o primeiro de muitos outros milhares de "followers". Por isso, lançamos uma campanha por mais seguidores no microblog - a campanha "#SigaUJS". O objetivo é atingir 5 mil seguidores até o Congresso Nacional, em junho.

Para que isso aconteça, toda a sexta-feira, de agora até o Congresso, será dia de recomendar a seguinte mensagem padrão: #FF Galera, vamos seguir o twitter da @UJSBRASIL. #sigaujs

A campanha compreenderá o sorteio de brindes, como camisetas e livros, para quem ajudar a trazer mais seguidores. Daí a importância de todos utilizarem exatamente o texto proposto pela campanha - #FF Galera, vamos seguir o twitter da @UJSBRASIL. #SigaUJS -, pois assim conseguiremos identificar os participantes.


De São Paulo,

Fernando Borgonovi

Leia mais...

UJS participa de ato em solidariedade a Cuba  

A UJS e diversas organizações dos movimentos sociais lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de São Paulo para prestar solidariedade ao povo cubano, no ato organizado pelo Cebrapaz e pelos vereadores do PCdoB Jamil Murad e Netinho.

Foi um ato muito bonito, marcado pela forte solidariedade e pela denúncia da forte investida que faz a mídia e o imperialismo no sentido de tentar desmoralizar, caluniar e derrotar a revolução cubana. Não é de se estranhar... Os ataques à revolução cubana são parte da reação imperialista ao momento novo que vive a América Latina. Não aceitamos mais sermos o quintal dos Estados Unidos. O povo latino-americano quer trilhar um caminho diferente para suas nações, com independência, soberania, desenvolvimento e integração regional. E a rebelde ilha caribenha é um exemplo de resistência e de que há alternativa ao sistema capitalista: o socialismo.

A ofensiva midiática contra Cuba acusa a revolução de ser anti-democrática e de manter presos políticos. Nunca falam, no entanto, que os Estados Unidos mantém encarcerados por mais de 10 anos 5 patriotas cubanos, sem direito a visita dos seus familiares. Não fazem nenhum tipo de cobertura às eleições cubanas. Não comentam uma palavra sobre suas universidades, seu sistema de saúde, sobre o criminoso bloqueio econômico contra a ilha.

Em meio à crise do capitalismo, à formação de blocos regionais e econômicos e sucessivas vitórias eleitorais de um campo nacionalista, democrático e popular na América Latina, o imperialismo responde: reativa a quarta frota naval na América do Sul, instala novas bases militares na Colômbia, coloca a mídia a favor da divisão da região, tentando desmoralizar a revolução cubana.

Por isso, a solidariedade ao povo cubano e a defesa da unidade latino-americanas são parte importante da luta anti-imperialista. Aproveito para parabenizar o Cebrapaz e os vereadores pela iniciativa. Os brasileiros deram mais uma bela demonstração que em Cuba o imperialismo não passará!

Fonte: Blog tititidajuventude.blogspot.com, mantido pela diretora de Solidariedade Internacional e Movimento Secundarista da UJS, Ticiana Alvares.

Leia mais...