Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

André Tokarski: UJS com Dilma pra ser muito mais Brasil!  

André Tokarski, presidente nacional da UJS, faz neste artigo um breve balanço do vitorioso processo do 15º Congresso e fala dos desafios da juventude para conquistar o aprofundamento das mudanças nas eleições de outubro.

Com muito otimismo e disposição para a luta, mais de 1500 militantes da União da Juventude Socialista ocuparam, entre os dias 17 e 20 de junho, as dependências do Centro de Convenções de Salvador/BA para a realização do 15º Congresso Nacional da UJS.

O Congresso é resultado de um grande processo de mobilização e debate que contagiou os quatro cantos do país. Foram mais de quatro meses de muita divulgação das nossas idéias em passeatas, plenárias, nas praças e nas ruas do Brasil.

Realizamos nesse período 27 Congressos Estaduais e mais de 300 Congressos municipais, que mobilizaram cerca de 100 mil filiados, resultando em mais de 50 mil participantes na Rede UJS.

Ousadia para inovar e para aprofundar as mudanças no Brasil. Essa foi a marca do congresso. Inovamos ao criar uma Rede Social própria, que já nasce com mais de 50 mil cadastrados e mais de dois mil perfis ativados. Uma ferramenta de organização interna e de mobilização política da juventude na importante trincheira do mundo virtual. Nosso Congresso foi transmitido ao vivo pelo sítio da UJS (www.ujs.org.br), nos principais debates e plenárias estavam conectados mais de mil pessoas, do Brasil e do mundo. Entre um debate e outro, rolava sempre um "free style" com a rapaziada do hip-hop. Com mais de 20 computadores plugados na internet a galera passava o recado do que estava rolando no Congresso para seus amigos do Orkut, do twitter e da Rede UJS.

O Congresso inovou também ao realizar a 1ª Mostra Científica da UJS. Duas dezenas de trabalhos nas mais variadas áreas foram apresentados e, no final, foi constituído o coletivo nacional de Jovens Cientistas da UJS.

Um dos objetivos do Congresso era eleger a nova Direção Nacional da UJS. Marcamos um belo gol de placa nesse quesito: somos ao total um coletivo dirigente com 79 membros titulares e 12 suplentes, com mais de 35% de mulheres e uma média de idade de 24 anos. Participam da nova Direção representantes dos 27 estados brasileiros, jovens lideranças que atuam nas mais variadas frentes: trabalhadores, como o Thiago Santana, de Minas Gerais, que é operador de telemarketing e diretor do Sinttel-MG (Sindicato dos trabalhadores em telefonia de MG); lideranças do movimento estudantil, como Augusto Chagas, presidente da UNE, e Yan Evanovich, presidente da UBES; jovens mulheres e cientistas, entre elas Elisângela Lizardo, presidente da ANPG – Associação Nacional dos Pós-graduandos- e mestranda na PUC-SP, e Luisa Barbosa, doutoranda em História na UFRJ. Também joga nesse time a jovem Deputada Federal Manuela D´ávila (PCdoB-RS), que além der ser uma grande parlamentar é membro da nova Direção Nacional da UJS. Nas direções estaduais, 11 mulheres presidem nossa organização. É com essa seleção que vamos mobilizar toda a juventude para jogar no time do aprofundamento das mudanças no Brasil.

Saímos desse 15º Congresso mais conectados com a juventude, pois reunimos na UJS ao mesmo tempo diversidade e unidade. O papel fundamental que queremos cumprir é o de canalizar toda rebeldia da juventude para transformar em mobilizações amplas e politizadas, em defesa do Brasil e do socialismo.
Reunimos hoje jovens de várias frentes de atuação: meio-ambiente, LGBT, jovens trabalhadores, do movimento estudantil, hip-hop, entre outras, mas mesmo nessa diversidade de pautas e bandeiras não perdemos o ponto chave que nos unifica, que é a luta em defesa do Brasil e do socialismo.

A UJS está se preparando para avançar junto como esse novo ciclo político iniciado com o Governo Lula. Está pronta para crescer ainda mais, para aproveitar todas as oportunidades que esse momento oferece. O Brasil tem hoje mais de 50 milhões de jovens. É ilusão pensar um processo de mudanças sem a participação ativa da juventude e a UJS estará liderando esse processo.

A ideia-força do Congresso é de que é preciso transformar todo otimismo que toma conta do Brasil em capacidade de luta e mobilização. Nunca vivemos um período em que o Brasil tivesse tantas possibilidades de dar certo e queremos aproveitar todas elas. Nesse sentido, aprovamos como bandeiras prioritárias: a luta pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, o esforço para construir um grande legado esportivo para a juventude relacionado à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas e a construção de um sistema nacional de juventude, que passe pela aprovação de projetos que consolidam as Políticas Públicas de Juventude como políticas de Estado.

A UJS tem um grande compromisso com o Brasil e com o futuro da juventude, por isso, aprovamos por unanimidade o apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Para que os ventos continuem a soprar na direção do aprofundamento das mudanças, levaremos aos quatro cantos do país a bandeira da eleição de Dilma para a Presidência da República. Nos oito anos de governo Lula a juventude reencontrou a esperança de viver num país que pode dar certo. Milhões de empregos foram criados, o Prouni possibilitou o acesso à universidade a milhares de jovens que já tinham abandonado esse sonho, e a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil são conquistas que podem transformar o esporte numa grande ferramenta de oportunidades para a juventude.

Para nós, eleger Dilma significa renovar essa esperança na certeza de que podemos conquistar ainda mais. Vamos impedir o retrocesso e derrotar José Serra, o "Exterminador do futuro" da juventude. A UJS com seus mais de 100 mil filiados espalhados no Brasil não medirá esforços para enfrentar essa batalha e temos a convicção que seremos vitoriosos.

André Tokarski, 26 anos, é Presidente da União da Juventude Socialista e publica seus artigos também no blog http://juventudenarede.wordpress.com


Fonte: http://www.ujs.org.br/site/portal/

Leia mais...

Tasso, de que lado você samba?  

Em nota, UJS do Ceará critica a postura do senador Tasso Jereissati no Senado Federal em relação a divisão da Unilab entre o Ceará e a Bahia.

Confira.



Tasso Jereissati não defende os interesses do Ceará

Contrariando os interesses do povo cearense, o senador Tasso Jereissati (PSDB/Ce) - relator da matéria que cria a Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal - acatou em seu relatório emendas que dividem a Unilab entre o Ceará e a Bahia. Isso significa que parte da estrutura desta universidade, prevista para ser instalada integralmente na cidade de Redenção, sairá do Ceará reduzindo a quantidade de vagas para os estudantes do estado.

Ao mesmo tempo, a incorporação dessas emendas – que haviam sido rejeitadas anteriormente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo senador Inácio Arruda (PCdoB/Ce) - ao relatório original pode atrasar a implantação do campus da Unilab, na medida em que obriga o retorno da matéria à Câmara dos Deputados para nova apreciação. Tal atitude demonstra a falta de compromisso do senador tucano com a educação e a população do Ceará.

Eleito pelos cearenses, Tasso deveria defender a todo custo os interesses do estado que se propôs a representar. Porém, seus mesquinhos objetivos políticos não levaram em consideração a necessidade urgente de ampliação das universidades no Ceará.

Não é estranha essa atitude do senador tucano. Quando foi governador, promoveu o sucateamento e o abandono da educação. Na verdade, reafirma o descaso do PSDB com essa área fundamental para o desenvolvimento do estado e denuncia a ingratidão de Tasso com o povo cearense.

Diante dessa traição, não dá pra ficar calado. É preciso protestar contra essa decisão arbitrária que tanto prejuízo traz ao Ceará. E a melhor resposta tem que vir nas urnas, para deixar claro que a população do estado quer no Congresso Nacional aqueles que realmente defendem os interesses de todo o povo cearense.

União da Juventude Socialista do Ceará.

Leia mais...

Estado brasileiro reconhece a responsabilidade por destruir a sede da UNE em 1964  

A Presidência da República publicou no Diário Oficial da União (DOU) a lei que reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição da sede das entidades estudantis UNE e UBES em 1964

De acordo com a lei, será criada uma comissão para definir o valor e a forma da indenização, que não poderá ultrapassar o limite de seis vezes o valor de mercado do terreno onde ficava a sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Segundo informações da Presidência da República, o prazo para a indicação dos membros da comissão é de dez dias, a contar de hoje. A comissão terá 30 dias, prorrogáveis por igual período, para estabelecer o valor e a forma da indenização.

O resultado dessa comissão, ainda segundo a Presidência, será submetido ao grupo de trabalho que será coordenado pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Este grupo também terá 30 dias para se manifestar após o recebimento do relatório final da comissão.

O grupo será composto por um representante dos ministérios da Justiça, Educação, Fazenda, Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria Especial dos Direitos Humanos e do Planejamento. O grupo de trabalho também contará com um representante da Câmara dos Deputados e um do Senado.

Agência Brasil

Leia mais...

Estatuto da Igualdade Racial sem a reserva de vagas nas universidades é desafio para movimentos sociais  

Após sete anos tramitando no Congresso Nacional, o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado na terça-feira (16), graças a acordo em comissão e no plenário. Movimento negro aponta ausências

Para o ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, a lei aprovada pelo Senado é “extraordinária” e uma “vitória fantástica”. “Com esse estatuto nós colocamos uma argamassa poderosa na consolidação e sedimentação da nossa democracia”, avaliou.

O diretor de Combate ao Racismo da UNE, Cledisson Geraldo dos Santos Junior, comemorou também a aprovação do estatuto, que segundo ele “cumpre um papel. Passa a garantir a partir de então os direitos da população negra”.



Contudo, para movimento negro, o Estatuto da Igualdade Racial perde força com a retirada de pontos importantes, tais como as cotas nas universidades e nos partidos políticos, e as políticas para a saúde negra. A coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) do Distrito Federal, Jacira da Silva, acredita que a versão aprovada do estatuto ficou descaracterizada do texto original. “Em nome da negociação se chegou a essa versão final. Como instrumento legal é muito importante, mas se retirou quatro ou mais itens que eram a espinha dorsal do estatuto. É uma ação na contramão da política do governo”, analisou.



Já Elói Ferreira de Araújo pondera. “São cinco incisos [no Artigo 8º do estatuto] que dão conta da promoção da saúde da população negra, da redução das desigualdades étnicas, da discriminação nas instituições do Sistema Único de Saúde”.


Reserva de vagas nas universidades públicas

Outro ponto criticado pelo movimento negro foi a retirada da política de reserva de vagas nas universidades. O ministro rebateu, alegando que essa ação também está garantida no estatuto. “Ele garante o acesso de negros e negras às universidades com uma política que poderá ser de cotas, de pontuação, em razão do salário ou da renda familiar, em razão do lugar de residência. Isso porque cota é uma espécie e do gênero ação afirmativa, ou seja, cota está embaixo do guarda-chuva ação afirmativa e esse comando está na lei”, observou.



Em entrevista para o EstudanteNet, o diretor de Combate ao Racismo da UNE admitiu que a reserva de vagas não contemplada “aleija” o estatuto. Para ele, resta aos movimentos sociais se unirem visando essa conquista. “Agora os movimentos sociais têm o papel de acumular forças para defender o debate da reserva de vagas no parlamento”, disse.



O movimento questiona também outro importante ponto suprimido, a questão da posse da terra. De acordo com Jacira, grileiros e “coronéis” estão tomando as terras e empreendimentos como hidrelétricas estão “expulsando” populações remanescentes de quilombos que vivem há mais de 200 anos no local.


A expectativa do ministro é de que até a primeira quinzena de julho o texto seja sancionado pelo presidente da República.



Da redação, com Agência Brasil

Leia mais...

Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, contra 35% de Serra  

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 12%. Não responderam 8% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam.

Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.

Quando a simulação é feita entre Dilma e Marina, a petista aparece com 53%, contra 19% da presidenciável do PV. Brancos ou nulos representam 15%; 13% não sabem ou não responderam. Em 17 de março, a simulação de
2º turno entre Dilma e Marina dava 48% para a petista, 11% para a ex-ministra do Meio Ambiente, 22% de brancos e nulos e 12% que não responderam.

Já entre Serra e Marina, o tucano fica com 49%, contra 22% da candidata verde. Brancos ou nulos somam 16% e não sabem ou não responderam, 13%. A pesquisa anterior dava 55% para o candidato do PSDB, contra 17% da candidata do PV, 18% entre brancos e nulos e 9% que não responderam.

Na espontânea, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 9%, Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
A última pesquisa que mediu a intenção de votos para os presidenciáveis, contratada pela Rede Globo e pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’ e divulgada em 5 de junho , apontava Serra e Dilma empatados com 37%.

Conhecimento de Dilma

O levantamento CNI/Ibope identificou um aumento no conhecimento da candidata petista pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municípios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.

Indecisos

O diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, afirma que o elevado grau de indecisos demonstra que a disputa pelo eleitorado “ainda está em suas etapas iniciais, se aquecendo”, uma vez que, em março, 42 % dos entrevistados não sabiam em quem votar. No último levantamento, o índice teve uma leve redução e está em 40%.

Fonte: UOL

Leia mais...

Inácio Arruda - Saudação à União da Juventude Socialista .  

O senador Inácio Arruda enviou uma menssagem ao 15º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista. Confira.

Saudação à União da Juventude Socialista

Valorosos e combativos membros da União da Juventude Socialista, impossibilitado de participar do 15º Congresso da UJS manifesto a confiança e a certeza da reafirmação do protagonismo de nossa juventude na defesa da Soberania Nacional e da construção de um Novo Programa Nacional de Desenvolvimento.

A União da juventude Socialista é força impulsionadora importante para garantir a vitória das forças democráticas, progressistas e populares nas eleições deste ano. A juventude já demonstrou a sua luta e determinação no Araguaia, no campo e na cidade.


Sou testemunha da bravura da UJS em defesa do Brasil, da educação pública, gratuita e de qualidade. Por isso, conclamo todos os jovens deste congresso a cerrarem fileiras para garantir definitivamente a aprovação da emenda da UBES e UNE que determina a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para educação.

Tenho convicção que a vitória conseguida no Senado, onde tive a honra de ser um dos autores da emenda dos 50% dos recursos do Pré-sal, só teve êxito em virtude da ampla mobilização da juventude. Essa vitória precisa agora ser garantida na Câmara dos Deputados e confirmada com a sanção do Presidente da República.

Castro Alves, um dos maiores nomes da literatura brasileira, o poeta dos escravos, do povo e da liberdade, ao se dirigir à juventude em seu poema “O Século”, escrito em 1865, assegura:

“Toda noite-tem aurora,
Raios- toda escuridão,
Moços, creiamos, não tarda,
A aurora da redenção.”
Este mesmo espírito libertário com certeza continuará vivo em nossa juventude.

Viva o Congresso da UJS! Viva a União da Juventude Socialista!

Um forte e caloroso abraço

Inácio Arruda é Senador da República (PCdoB-Ceará)

Leia mais...

Governo Federal indeniza UNE pela destruição de antiga sede  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que obriga o governo federal a indenizar a União Nacional dos Estudantes (UNE) pela destruição da antiga sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 1964.

A decisão publicada ontem no “Diário Oficial da União” responsabiliza o Estado pelos danos causados ao edifício e cria uma comissão interministerial para estabelecer o valor com que a UNE será ressarcida. “O Estado reconhece sua responsabilidade pela destruição e, em razão desse reconhecimento, decide indenizá-la”, diz o texto.

O projeto de autoria do presidente Lula prevê que a indenização não passe o limite de seis vezes o valor de mercado do terreno, localizado na Praia do Flamengo (RJ).

Em 2008 a Caixa Econômica Federal avaliou a propriedade em R$ 6 milhões, estimando o teto de indenização em R$ 36 milhões. Em abril, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram o texto. A expectativa do relator da matéria, senador Gerson Camata (PMDB-ES), é de que o valor ultrapasse R$ 15 milhões. (das agências)

Fonte: O Povo

Leia mais...

Abertas as inscrições para o Enem 2010  

As inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 poderão ser feitas até o dia 9 de julho, exclusivamente via internet; estudante de escola pública está isento da taxa de R$ 35

As provas do Enem 2010 terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O Exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, mais a redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos - o candidato deve fazer a opção no momento da inscrição.

”Há que se destacar a positiva iniciativa do MEC e das universidades brasileiras de utilizarem o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso à universidade”, afirma o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick. O exame, que desde o ano passado funciona como um vestibular unificado em todo o território nacional, segundo o MEC visa “democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio”.

O Novo Enem

Lançado em 2009, a proposta do novo Enem é trazer uma prova moderna e simplificada. O Ministério da Educação também planeja, com o novo modelo do Exame, reformular o padrão do ensino médio, com “um ensino mais prático, simples e próximo da realidade dos alunos”.

Com a reformulação da prova, há possibilidade de usar o Enem também para entrar em Universidades Federais. Mais de 500 universidades em todo o Brasil consideram as notas do Exame, sendo pelo menos 54 públicas. Como é realizado em nível nacional, ele centraliza o acesso às faculdades do Brasil e possibilita maior mobilidade para os alunos dentro do país, pois é adotado nos 25 estados.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) sempre defendeu que é necessário um sistema para avaliar o ensino de forma mais plena, destacando os múltiplos aspectos dos cursos oferecidos. “Avaliar os estudantes é apenas um deles e não o principal”, o presidente da entidade, Augusto Chagas. A UNE defende a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) como um todo, mas reconhece “o importante avanço no sistema de acesso ao ensino superior que o novo Enem representa”.

CPF é exigência para inscrição


Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade - não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física (CPF) em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos - não é possível tirar o CPF pela internet.

Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio, os que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e os de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e assinem declaração de carência.

Exame: 6 e 7 de novembro
Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.


Fonte: http://www.une.org.br/

Leia mais...

Marcos Cals é anunciado como candidato do PSDB ao Governo Estadual  

O senador Tasso Jereissati lançou o nome do deputado estadual Marcos Cals para a disputa ao Governo do Estado, pelo PSDB, nas eleições de outubro próximo. O lançamento ocorreu na reunião entre os tucanos, na manhã desta terça-feira, 22, no escritório do senador, na Aldeota.


Leia mais...

Dinheiro do petróleo e da grande mídia financia o Greenpeace  

A organização ecologista mais famosa do mundo recebe doações de grandes magnatas do petróleo, do setor automotivo e da mídia. O caso mais gritante é o dos Rockefeller — acionistas e fundadores de petrolíferas como a Exxon Mobil. Sua fundação financiou o Greenpeace com mais de um milhão de dólares.

Por Manuel Llamas, no blog Libertad Digital
O Greenpeace, a organização ecologista mais famosa e, possivelmente, poderosa do mundo, é financiado por meio de doações voluntárias, que seus membros realizam anualmente. Segundo rezam seus estatutos, a fim de "manter sua total independência, o Greenpeace não aceita dinheiro procedente de empresas, governos ou partidos políticos. Levamos isso muito a sério e controlamos e devolvemos os cheques quando são provenientes de uma conta corporativa. Dependemos das doações de nossos simpatizantes para levar a cabo nossas campanhas não violentas para proteger o meio ambiente".

Entretanto, tal lema não inclui as generosas doações que habitualmente a organização recebe de grandes fundações e organismos sem fins lucrativos que, curiosamente, pertencem a grandes famílias e magnatas vinculados ao petróleo, ao sistema financeiro, aos meios de comunicação e, inclusive, à indústria de automóveis.

Como assim? A ONG ambientalista por excelência financiada com dinheiro gerado por alguns dos setores produtivos mais contaminantes do planeta? Uma investigação mias acurada nas opacas contas desta organização revela grandes segredos e, sobretudo, muitas surpresas.

O Greenpeace conta com múltiplas filiais, espalhadas por todo o mundo, mas uma das mais poderosas e influentes é, sem dúvida, a sede estabelecida nos Estados Unidos. A franquia do Greenpeace local conta com quatro fachadas: Greenpeace Foundation, Greenpeace Fund Inc., Greenpeace Inc. e Greenpeace Vision Inc..

O projeto Activist Cash, criado pelo Center for Consumer Freedom — uma importante associação de consumidores estadunidenses —, revela algumas das fontes de financiamento mais polêmicas deste grupo apologista da ecologia.

O projeto surgiu com a ideia de levantar informações sobre o perfil e os recursos econômicos dos grupos anticonsumo. E, como não podia deixar de ser, a entidade dedica um espaço exclusivo para o Greenpeace. Segundo o Activist Cash, o Greenpeace recebeu importantes doações das seguintes fundações, tal e como revela o gráfico abaixo:


Agora, quem são estes grupos? São fundações que pertencem a algumas das famílias mais ricas do mundo, cujas fortunas procedem dos negócios do petróleo, do setor automotivo e os grandes grupos de comunicação estadunidense. O blog Desdeelexilio investigou estas cifras para conferir a quantia e a veracidade de tais doações e o resultado é o seguinte:

O fluxo de dinheiro entre as franquias do Greenpeace com sede nos Estados Unidos é constante. A legislação americana obriga estes organismos a apresentarem anualmente uma declaração de impostos na qual figuram as rendas e as despesas.

A informação anual do pagamento de impostos de tais filiais se encontra nos denominados IRS Form 990 (Return of Organization Exempt From Income Tax). Em tais documentos oficiais, aparecem em detalhes algumas das tais doações ao longo dos últimos anos.

Rockefeller Brother´s Fundation: US$ 1,15 milhões de dólares

De 2000 a 2008 a fundação da família Rockefeller financiou o Greenpeace com US$ 1,15 milhões. A fortuna dos Rockefeller procede dos negócios petrolíferos.

John D. Rockefeller fundou a empresa Standard Oil, que chegou a mopnopolizar o negócio do petróleo no princípio do século 20. Entretanto, o governo dos Estados Unidos acusou a empresa de monopólio e decretou sua divisão em 34 empresas, embora os Rockefeller mantivessem sua presença nas mesmas.

A mais famosa é, atualmente, a Exxon Mobil Corporation, uma das maiores multinacionais petrolíferas do mundo. Os descendentes de John D. Rockefeller são acionistas da Exxon Mobil. Embora minoritários, possuem todavia uma grande influência e peso na empresa. Os Rockefeller também têm ou tiveram presença em grandes bancos como o JP Morgan Chase & Co (Chase Manhattan Bank), o Citybank, que, por sua vez, possuem participações em grandes petrolíferas internacionais.


Marisla Foundation: US$ 460 mil

Tal fundação também é conhecida sob o nome de Homeland Foundation. Foi fundada em 1986 pela poderosa família Getty. J. Paul Getty fundou a petrolífera Getty Oil, agora nas mãos da russa Lukoil.


Turner Foundation: US$ 450 mil

A Turner Foundation foi criada por Robert Edward Turner em 1990. Ted Turner é um dos grandes magnatas da comunicação nos Estados Unidos, dono de conhecidas cadeias de televisão como CNN, TNT e AOL Time Warner, entre outras coisas. Doou em apenas três anos US$ 450 mil ao Greenpeace.


Charles Stewart Mott Foundation: 199.000 dólares

Charles Stewart Mott foi o pai do terceiro grupo industrial automotivo do mundo, a General Motors. Antes de declarar-se falida, em junho de 2009, esta indústria fabricava seus veículos sob marcas tão paradigmáticas e pouco contaminantes como Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Opel, Vauxhall e o famoso Hummer, que participa da ocupação do Iraque sob o nome de Humvee.



No fim das contas, não deixa de ser supreendente que uma das organizações ecologistas mais ativas contra a emissão de CO2 na atmosfera aceite suculentas somas de dinheiro de algumas das principais referências mundiais do setor petrolífero e automobilístico. Sobretudo, se for levado em consideração que o Greenpeace realiza campanhas que acusam os céticos da mudança climática de receberem dinheiro do setor petrolífero e de grandes empresas industriais.

Fonte: Libertad Digital

Leia mais...

Fórum de Educação do Ceará chega esta semana a Fortaleza  

Após três edições realizadas no Interior do Estado, o Fórum de Educação do Ceará promove esta quinta-feira, em Fortaleza, um grande debate consolidando as discussões sobre o tema "O desafio da educação na contemporaneidade: o papel dos professores, dos gestores e das famílias no processo de ensino”. Na última quinta-feira, o Fórum reuniu professores, gestores e pais de alunos no município de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana.

á nesta quinta, 24/6, a reunião do Fórum, promovido pelo Mandato Chico Lopes, acontece a partir das 14h, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade, na Universidade, 3057, Benfica. "Queremos convidar todos os professores, gestores e cidadãos em geral, interessados nos rumos da educação no Ceará e no Brasil, a participar do debate", ressalta o deputado Chico Lopes, destacando que se trata da reunião final do Fórum em 2010. "Uma oportunidade para fazermos uma síntese do que foi debatido nas três edições realizadas no Interior e aprofundarmos a discussão, com a participação dos professores da capital".

Lopes destaca que o tema do Fórum este ano vem ensejando debates muito produtivos. "Os professores atenderam ao chamado do Fórum, para pensar o papel de cada um no processo educacional. O tema proposto também ressalta a responsabilidade de todos os envolvidos nesse processo", enfatiza o deputado.

Referência nacional


A edição do Fórum de Educação 2010 em Fortaleza contará com uma conferência especial da professora Nereide Saviani, doutora em Educação pela PUC-SP e referência nacional do setor.

"Trata-se de um nome extremamente importante para a educação no Brasil, pelo trabalho que realiza e pelas reflexões acerca do processo educacional", ressalta Chico Lopes. "A presença da professora Nereide representa um grande momento para todos os que fazem o Fórum de Educação do Ceará. Essa é uma oportunidade valiosa, para os professores cearenses, de participar de um debate de alto nível, com uma grande mestra para todos nós", complementa o deputado.

Participação


No Fórum de Educação em Fortaleza, esta quinta-feira das 14h às 17h30, no Auditório do CRC, a conferência da professora Nereide Saviani será seguida de debate com os professores cearenses. Além da comunidade educacional de Fortaleza, foram convidados os prefeitos, secretários de Educação e professores de todos os municípios que receberam reuniões do Fórum em 2009 (Sobral, Crateús, Maranguape, Maracanaú, Jucás e Caucaia) e 2010 (Iguatu, Cascavel e Limoeiro do Norte). "Esperamos um grande debate, com forte participação de professores da capital e de todas as regiões do Estado", assinala Chico Lopes.

Fonte: Dalwton Moura, Ass. Imprensa - Dep. Federal Chico Lopes - PCdoB-CE

Leia mais...

Termina 15° Congresso: André Tokarski é o novo presidente da UJS  

Terminou em Salvador, em clima de torcida pelo Brasil, o 15° Congresso Nacional da UJS. Os cerca de dois mil jovens que participaram da plenária final, compareceram uniformizados de verde e amarelo. Foram decididas as resoluções da entidade para os próximos dois anos e houve a eleição da nova diretoria. O goiano André Tokarski, de 26 anos, foi eleito novo presidente da UJS, um dos mais jovens da história da entidade.

Tokarski admite que presidir a UJS é a maior responsabilidade de sua vida. Porém, sente-se seguro ao contar com a construção diária, de toda a militância, para o sucesso dessa gestão. “Chegamos nesse Congresso com mais de 100 mil filiados e representações em todos os estados, o que dá um pouco da dimensão do nosso alcance com a Juventude Brasileira”, declarou. Leia mais abaixo uma entrevista completa com o novo presidente da UJS.

O congresso, que teve início na quinta-feira (17) foi marcado pela oficialização do apoio da UJS à candidatura de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais 2010. Também tiveram destaque os debates do Seminário Nacional Juventude, Participação e Políticas Públicas, realizado pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude em parceria com a UJS. O encontro em Salvador teve também a presença de jovens estrangeiros representando juventudes socialistas de cinco outros países: Portugal, Grécia, Venezuela, Sudão e Argentina. Os estrangeiros falaram aos congressistas, durante a plenária final, saudando a UJS.

Resoluções

No campo das políticas para a Juventude, os congressistas defenderam que a Secretaria Nacional de Juventude, criada a partir da mobilização das entidades, ganhe status de Ministério da Juventude. Preocupada na questão do emprego e oportunidade para os jovens, a UJS aprovou a resolução de pressionar o pode público pelo cumprimento da lei de estágio.

Para educação, a UJS propôs mudanças no ensino médio para valorizarem o caráter politécnico e humanista, através de uma estrutura esportiva e cultural. A entidade também cobrou a implementação efetiva da lei 10639, que determina o ensino da história da África e manifestações afro-brasileiras nas escolas. Em relação aos movimentos sociais, os jovens pediram a aprovação do projeto de lei que criminaliza a homofobia e decidiram por uma participação ainda mais forte da UJS no movimento LGBT.

No campo internacional, a UJS manifestou sua solidariedade ao Haiti e defendeu uma ação prolongada do Brasil no país nos campos educacionais e de combate à pobreza. Foi também manifestado repúdio ao recente ataque de Israel a um comboio humanitário que se dirigia à Faixa de Gaza. Outras resoluções aprovadas foram o desenvolvimento de uma campanha pela internet banda larga no Brasil e a participação efetiva da juventude na realização das propostas do Plano Decenal da Terceira Conferência de Esporte.

Emoção e Despedidas


Durante a plenária final, também foi realizada uma homenagem aos militantes que, após anos de participação, deixam a UJS nesse 15º Congresso, entre eles, o presidente Marcelo Gavião, que encerrou sua gestão. Ele fez questão de realizar um pequeno pronunciamento de agradecimento aos companheiros: “Esse momento sempre emociona muito quem sai e também a quem fica. Não é exagero dizer, mas vejo aqui entre os companheiros que encerram sua participação, pessoas que dedicaram pelo menos metade de suas vidas à construção da UJS”, disse.

Entrevista com o novo presidente da UJS André Tokarski:

Portal UJS: Como você se sente, pessoalmente tendo a responsabilidade de dirigir a União da Juventude Socialista?

André Tokarski: Essa é a maior responsabilidade da minha vida, mas sei que, nesse momento, a minha eleição não é o mais importante para a UJS. Não é a direção que define essa entidade, e sim o conjunto da militância na luta do dia a dia. Sei que precisaremos ter muita consciência em nossas ações porque, atualmente, cria-se sempre uma grande expectativa sobre o posicionamento da UJS nas questões nacionais e muita repercussão com as suas mobilizações. Temos uma interlocução em que levamos nossas reivindicações ao presidente da república, ministros, governadores. Isso gera muita responsabilidade e eu espero contribuir da melhor forma para que a UJS cresça ainda mais.

Portal UJS: Qual a sua trajetória nos movimentos de juventude?

AT: Comecei no movimento secundarista em 1997, com 13 anos, quando fui a meu primeiro encontro estudantil, o congresso da UBES. Depois disso, me engajei no grêmio da escola, me filiei à UJS e me juntei à União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES) de Goiânia, da qual acabei sendo presidente. Ingressei na Universidade Federal de Goiânia (UFG) e lá me formei como bacharel em Direito. Durante a universidade, participei do Centro Acadêmico do Curso e fui presidente da União Estadual de Estudantes de Goiás (UEE-MG). Fui também diretor jurídico da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Portal UJS: Qual é, na sua opinião, o saldo do 15° Congresso da UJS?

AT: Foi um Congresso muito importante. O tema principal “Para ser muito mais Brasil” remete a um momento de muito otimismo do país. Na nossa história recente, nunca tivemos tantas oportunidades de o Brasil dar certo em diversas áreas, incluindo-se aí a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Nós temos hoje 50 milhões de jovens no país e as resoluções desse Congresso estão muito relacionadas à mobilização desse grupo. É impossível, atualmente, que qualquer processo importante do país não passe pela juventude.

Portal UJS: Quais deliberações foram importantes nesse sentido?

AT: Destaco as resoluções que tivemos em defesa dos 50% do fundo social do pré-sal para a educação e em defesa do marco regulatório para as políticas públicas de juventude. Desde a década de 80, o jovem era visto como um problema social, depois houve um avanço para tratá-lo como um sujeito de direitos. Agora, nós defendemos que o jovem seja entendido como um verdadeiro protagonista nas questões nacionais. Infelizmente, ainda há muito preconceito com os jovens que são vistos como menos capazes. Precisamos mudar esse quadro.

Portal UJS: Como será a participação da UJS na campanha da Dilma para presidência da República?


AT: O ato de apoio à candidatura da Dilma demonstrou o prestígio da nossa instituição e a força que ela pode ter em um momento tão crucial como esse das eleições. Todos os nossos anseios, discussões, projetos dependem totalmente do resultado das eleições de 2010. Eu acredito que esse ano teremos um dos maiores desafios da história da UJS, comparado somente a momentos como o Fora Collor em 1992 e a eleição de Lula. Isso porque corremos o risco de pôr a perder uma série de conquistas dos movimentos sociais e dos jovens. O outro candidato é algo como um exterminador do futuro da juventude. Por isso, vamos com tudo para a campanha da Dilma, com a força e as propostas da UJS para a juventude, educação e tantos outros temas debatidos neste 15° Congresso.

Portal UJS: Houve uma polêmica, durante a votação das propostas na plenária final, sobre a questão da legalização das drogas. Qual o saldo desse debate?


AT: Primeiro, é importante dizer que a mesa de debate sobre as drogas foi uma das mais concorridas e qualificadas deste Congresso da UJS. Nosso objetivo é ampliar a discussão em torno do tema não apenas da legalização da maconha, mas sobre as drogas como um todo. Este problema, claro, diz respeito a toda a sociedade, mas, principalmente, aos jovens. Haviam três resoluções em votações. Uma dizia que a UJS deveria lutar pela descriminalização da Maconha, outra falava sobre a Legalização. A proposta aprovada, no entanto, foi a de realização no primeiro semestre do ano que vem de um seminário para ampliar o debate sobre o tema. A resolução da UJS avança no sentido da nossa entidade cobrar do Estado e da sociedade um debate sem hipocrisia. Vamos realizar este seminário e de lá sairemos com um proposta mais elaborada sobre este assunto. Assim é a UJS, existe a diversidade, debate, constrói e unifica.

Portal UJS: Como a UJS se encaixa nesse novo perfil de juventudes do século XXI?

AT: Toda a diversidade que pôde ser vista neste Congresso consolida, um processo de trabalho que a UJS construiu com suas frentes de trabalho, como o Hip Hop e LGBT. Isso reflete também a diversidade que é a juventude brasileira, que se organiza de maneiras diferentes, mas sempre com a consciência politica. Chegamos nesse Congresso com mais de 100 mil filiados e representações em todos os estados, o que dá um pouco da dimensão do nosso alcance com a Juventude Brasileira. Além disso, ampliamos a possibilidade de contato em novos canais como a internet. É muito importante citar a criação da Rede UJS, uma rede social online que já conta com 50 mil participantes e através da qual podemos expandir a nossa luta. É importante lembrar também que esse Congresso foi transmitido ao vivo, pela internet, com um alcance maior para os companheiros que não puderam estar presentes e para todos outros jovens que venham a conhecer as ideias e propostas da UJS.

Do Portal da UJS, Rafael Minoro e Artênius Daniel

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

Festival Nordestino de Teatro com inscrições abertas  

A Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) está com inscrições abertas até 30 de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho paraa Programação Paralela do XVII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010.

Companhias teatrais dos nove estados podem se inscrever para a Mostra Nordeste. A programação paralela, que consiste nas mostras Ceará (palco italiano ou rua), Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, é aberta a grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. As informações completas estão no www.agua.art.br.



Mostra Nordeste

Há três anos, quando chegou à 14ª edição, o FNT abriu mão do formato tradicional e inovou na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação. Ao invés de inscritos para o processo seletivo, grupos teatrais dos nove estados passaram a ser indicados por uma curadoria e convidados pela direção do Festival. O caráter competitivo da mostra também foi abolido.

Para a 17ª edição, a panela é mexida novamente e o FNT volta a receber inscrições para a Mostra Nordeste, que continua não-competitiva. Com a mudança, o Festival dá oportunidade a mais grupos nos nove estados mostrarem seus espetáculos à comissão de seleção do Festival, abrindo, assim, o leque para a diversidade de produções teatrais de todo o Nordeste.

Grupos interessados na Mostra Nordeste devem enviar suas propostas para a produção do FNT com o seguinte conteúdo e formato:

Documentos com uma cópia impressa e arquivos em CD: Relação de atores e respectivos personagens; Relação de técnicos e respectivas funções no espetáculo; Croqui de cenário; Mapa de luz ou plano de iluminação; Portfólio do espetáculo com sinopse, máximo de 05 (cinco) fotos em alta resolução, cópias de até três matérias em jornais, revistas ou home pages; Um cartaz ou folder do espetáculo, endereço na internet, etc; Currículo do diretor e do grupo.

Material a ser enviado em DVD: VT do espetáculo na íntegra (02 cópias).

Documentos para envio somente em formato impresso: Proposta de cachê por uma apresentação; Necessidades para viagem do espetáculo (atores, cenários, figurinos, etc).

As propostas para a Mostra Nordeste devem ser enviadas até a data limite via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / MOSTRA NORDESTE 2010.

Mostras da Programação Paralela

Além da Mostra Nordeste, o FNT conta ainda com as seguintes mostras da Programação Paralela: Palco Ceará, Infantil, FNT no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite, voltadas somente para grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. Estas mostras acontecerão durante o FNT em Guaramiranga e cidades vizinhas, localizadas no Maciço de Baturité. Para as mostras da Programação Paralela, a comissão de seleção poderá escolher até 20 espetáculos inscritos, conforme a estrutura do Festival. O resultado será anunciado até dia 05 de agosto.

Os inscritos podem indicar a mostra que desejam participar e a organização poderá propor alterações de acordo com a estrutura do Festival. A organização do Festival vai arcar com as despesas de transporte Fortaleza-Guaramiranga-Fortaleza, alimentação e hospedagem dos grupos, durante o período de sua participação no FNT, e os cachês pela participação na Programação Paralela serão negociados diretamente entre a organização do festival e cada grupo selecionado.

As inscrições para as mostras da Programação Paralela devem ser enviadas via Sedex ou com aviso de recebimento (AR) também para o escritório do FNT em Fortaleza com a indicação: XVII FESTIVAL NORDESTINO DE TEATRO DE GUARAMIRANGA / PROGRAMAÇÃO PARALELA2010.

Na programação do XVII FNT há ainda debates sobre espetáculos, encontros, oficinas, entre outras atividades. O XVII FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro e Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

Serviço


XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) Inscrições até 30de junho para a Mostra Nordeste e até 10 de julho para a Programação Paralelado FNT, que acontece de 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga, Ceará.

As propostas devem ser encaminhadas para o escritório do festival em Fortaleza: Av. Barão de Studart, N° 2360 Sala 1706 - Torre Quixadá - CEP: 60.120-002 Bairro Joaquim Távora - Fortaleza-CE. O comprovante de recebimento e o carimbo dos Correios valem como provas do cumprimento da data-limite estabelecida para recebimento das propostas de cada mostra. Regulamento e outras informações estão disponíveis no www.agua.art.br. Tel: 85-3246.2708 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga), fnt@agua.art.bre fntguaramiranga@gmail.com.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult

Leia mais...

14/06: Será lançado o Comitê Preparatório para o 17º Festival Mundial da Juventude  

Na próxima segunda-feira, 14 de junho, às 18 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, ocorrerá o ato de lançamento do Comitê Nacional Preparatório (CNP) para o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE).

O evento contará com a participação do Secretário Geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), Jesus Mora, e um representante da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANC) - mesmo partido de Nelson Mandela e do atual presidente Jacob Zuma -, do vereador de São Paulo Jamil Murad, além de dirigentes do movimento estudantil, dos movimentos sociais, juventudes partidárias e outras autoridades. O tema do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é: Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!

O Festival Mundial da Juventude tem história

Trata-se do principal encontro internacional de juventude, cuja primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião teve como eixo central a denúncia dos crimes cometidos pelo nazi-fascismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino-americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na África subsaariana.

O festival deve reunir mais de 20 mil jovens no mês de dezembro no distrito de Soweto, bairro no subúrbio de Johanesburgo, que ficou mundialmente conhecido como palco de resistência antirracista na luta contra o Apartheid, como foi o Massacre de Soweto em 1976, quando houve uma repressão policial a uma passeata estudantil com mais de 10 mil participantes. A África do Sul é também o foco de atenção de todo o mundo por sediar a Copa do Mundo de Futebol.

No evento são discutidos temas de interesse da juventude mundial como educação, emprego, esporte, cultura, saúde, entre outras inúmeras atividades de intercâmbio social, também exposições, concursos artísticos e torneios esportivos.

Comitê divulga o Festival

Após o lançamento do comitê preparatório, as delegações internacionais seguirão em visita às principais cidades brasileiras divulgando o Festival. A ideia é estimular a participação e debate entre a juventude brasileira acerca dos principais eixos temáticos do evento, além de incentivar a organização de caravanas ao evento.

O que: Lançamento do Comitê Nacional Preparatório ao 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

Onde: Câmara Municipal de São Paulo, Auditório Sérgio Vieira de Melo

Data: segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hora: 18 às 21h


Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...

Parlamentares enviam mensagens de apoio à campanha “50% do Fundo Social do Pré-sal para educação”  

Mensagens de apoio não param de chegar à UNE, UBES e ANPG parabenizando os estudantes pela vitoriosa campanha na votação do Pré-sal, ocorrida na madrugada da última quinta-feira. A rede social mais usada pelos internautas é o twitter.

O micro-blog foi a ferramenta mais rápida e efetiva que a juventude encontrou para mobilizar e pressionar os senadores pela aprovação da emenda 5, que determina a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal na educação.



A proposta, que ficou conhecida como “emenda da UNE”, é de autoria dos senadores Fátima Cleide (PT-RO), Ideli Salvatti (PT-SC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), que no plenário defenderam o maior investimento em todos os níveis de ensino no país.



“Queremos que o país do futebol passe a ser também o país da educação. Estamos perdendo a Copa da Educação”, provocou a proponente Fátima Cleide, que reforçou seu argumento com uma série de resultados educacionais brasileiros provando a necessidade de mais financiamento.



Escassos investimentos em educação também foram apontados por Inácio Arruda como um dos “principais gargalos ao desenvolvimento nacional”. Segundo ele, “sem maciços investimentos na universalização e na qualidade da educação básica, profissional e superior, não teremos cidadãos preparados para ampliar o parque científico e tecnológico nacional, incrementar a indústria e colocar o Brasil em condições de competitividade internacional”. Arruda foi um dos mais combativos defensores da “emenda da UNE” durante a votação no Senado que durou mais de 11 horas.



A senadora Ideli Salvatti também ponderou que os recursos transformarão a realidade das próximas gerações: “Ganham os estudantes e ganha o país que formará jovens mais qualificados e com a garantia de uma educação gratuita e de qualidade”, pontuou.



Os debates no plenário entraram madrugada adentro, sem intimidar o grupo de senadores que mais ajudou nas articulações pela causa estudantil. Entre eles também estavam Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF).



Histórico defensor da área, Buarque afirmou que apenas se o petróleo for “transformado em educação” o óleo terá caráter de “energia permanente” e sentenciou que "será um crime contra a nação" destinar os recursos do pré-sal a gastos imediatos.



Também considerando o longo prazo, o senador Arthur Virgílio defendeu que investimento em educação é essencial para o desenvolvimento de um país. “Temos de romper essa barreira, se quisermos ver o Brasil realmente entre os primeiros países do mundo”, declarou o líder do PSDB. E ainda completou: “Sem melhores salários não teremos bons professores e sem bons professores não teremos bons alunos”.



Manu também apóia!

O PL 07/2010 do Fundo Social do Pré-sal e a emenda 5 não movimentaram apenas o Senado Federal. A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) ressaltou que “a luta não é por uma bandeira imediata, mas sim em defesa do nosso futuro como nação”. A ex-diretora da UNE defendeu ainda a militância do movimento estudantil pelos 50%. “A intensa mobilização dos jovens em defesa da Educação reafirma o compromisso da nossa juventude como no processo da campanha “Petróleo é Nosso!”. A descoberta das reservas de óleo e gás no litoral brasileiro pode ser uma revolução econômica e nós não temos o direito de deixar passar esta oportunidade”, disse a gaúcha.



As entidades também receberam declarações de parlamentares de outros estados, como da capital paulista. “A vitória dos estudantes brasileiros demonstra, sobretudo, a força, a competência e a importância da juventude no processo democrático de nosso país. É uma resposta efetiva às pessoas que não acreditavam na capacidade deste tão audacioso movimento estudantil”, saudou o vereador Netinho de Paula (PCdoB-SP). “Através desta emenda, poderemos projetar um futuro ainda mais promissor aos nossos jovens e à nossa Nação”, disse.



Twitter e a guerrilha virtual

Centenas de mensagens foram recebidas por meio do Twitter, enviadas por estudantes, professores, pais, mães, entidades variadas, organizações, além de parlamentares. Leia alguns recados recebidos:



@SenadoraFatima obrigado a UNE pela confiança e apoio na luta!

@flexaribeiro - Parabéns pela mobilização, @_une Vocês foram importantes para conquista do 50% do fundo do pré-sal para educação.

@Acirgurgacz - Parabéns pela mobilização, @_une Vocês foram importantes para conquista do 50% do fundo do pré-sal para educação.

@inacioarruda: Parabéns a UNE e UBES pela luta dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

@inacioarruda @_une Muito justo. Eu apoio.

@valadarespsb @_une Conte com meu apoio incondicional.

@Lucia_Vania @_une Contem comigo.

@depdirceudresch Apoiamos proposta da Une/Ubes/Anpg: com 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, Brasil pode fazer uma revolução no ensino.




Fonte: http://www.une.org.br/

Leia mais...

Para hoje, para sempre... Gol histórico no dia da Copa! Vitória no Congresso Nacional! Aprovado os 50% do Fundo social do Pré-sal para a educação!  

A quinta-feira já pensava em amanhecer na África do Sul, o país da Copa, na véspera da festa de abertura do maior evento esportivo do mundo. No Brasil, os estudantes acompanhavam atentos, como a um jogo da seleção, a votação no plenário do Senado Federal que adentrou a madrugada. Por volta das 3h da manhã do dia 10 de junho de 2010, após mais de 11 horas de discussões, os senadores aprovaram -por 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção- a criação do Fundo Social do Pré-sal. O gol, de placa, que entrou para a história, veio com a aprovação da “emenda da UNE”, que determina que 50% dos recursos deste Fundo sejam destinados exclusivamente ao financiamento da educação pública superior e básica, área considerada pela entidade como estratégica para o desenvolvimento do país.

A vitória histórica dos estudantes foi fruto de ampla mobilização da UNE, UBES e ANPG. Desde o início da semana, diretores das entidades provocaram intenso corpo corpo junto aos parlamentares com objetivo de pressionar e cobrar o comprometimento de cada um com a educação brasileira. As entidades criticaram veementemente por meio de nota oficial o primeiro relatório divulgado na terça-feira, que descaracteriza o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos deveriam ser destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.

Durante toda a quarta-feira, os estudantes realizaram uma Blitz no Congresso Nacional para reverter a redação do projeto e garantir os 50%. As entidades desencadearam também uma “guerrilha virtual” por meio das redes sociais. Milhares de mensagens foram enviadas para todos os senadores via twitter, o que gerou o compromisso público de muitos deles com a votação favorável à emenda.

O presidente da UNE, que ficou até o fim da votação desta madrugada no Senado Federal conversando com os parlamentares sobre a importância dos 50% para a educação, celebra a vitória como uma conquista de todo o povo brasileiro. Para ele, a vitória não é penas desta geração. “Fiz questão de ficar até o último minuto da votação. Conversei com cada parlamentar. Mostrei a importância da nossa emenda para o futuro do nação. Fiquei realmente muito emocionado quando conseguimos a aprovação. É o sonho geracional de transformação do país. Vamos garantir para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos e toda uma geração de brasileiros e brasileiras um futuro promissor, com uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse. "Agora, vamos lutar da mesma forma e com muito mais mobilização em cada canto do Brasil pela promulgação da emenda".

Leia mais no Portal da UNE e UBES: www.une.org.br

Leia mais...

CCJ aprova criação da UNILAB no Ceará  

Aprovada por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, o parecer de autoria do senador Inácio Arruda, que é o relator da matéria, sobre a criação e instalação da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira - UNILAB - na cidade de Redenção, Maciço de Baturité, no Ceará.

A aprovação aconteceu na manhã desta quarta-feira (09.06), durante reunião da CCJ, e em acordo com os membros da comissão todas as emendas apresentadas foram rejeitadas.

A matéria segue agora para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e depois para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, esta última em decisão terminativa. Inácio trabalha no Congresso Nacional para aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

Fonte: site do senador Inacio Arruda

Leia mais...

Pré-sal: UNE critica relatório do Governo e convoca blitz no congresso  

Nota oficial

A União Nacional dos Estudantes (UNE) fará nesta quarta-feira, 9 de junho, uma “Blitz” no Congresso Nacional. O objetivo é cobrar dos parlamentares a votação e aprovação dos projetos que tratam do Pré-Sal. A UNE defende que seja aprovada uma nova legislação para tratar sobre o tema no país, por considerar que as descobertas do Pré-sal ampliam as possibilidades brasileiras na extração de petróleo e que os interesses nacionais devem ser garantidos.

Na opinião da UNE, é fundamental discutir com toda a sociedade de que forma o país aplicará estes recursos. Por isso, diretores da entidade estão em Brasília com a finalidade de pressionar os senadores para que acatem a emenda nº 5, apresentada ao PLC 07/10. A “emenda da UNE” defende que 50% dos recursos deste Fundo sejam destinados exclusivamente ao financiamento da educação, área considerada pela entidade como estratégica para o desenvolvimento do país.

Críticas


Para a UNE, a nova redação dada ao projeto pelo senador Romero Jucá nesta terça-feira (8) deixou a desejar. A entidade critica veementemente o relatório do senador, que descaracteriza o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos sejam destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.

“Manter a redação como está será a derrota da proposta do fundo. Um fundo que se dispõe a resolver todos os problemas, sem deixar claro qual a prioridade, não resolverá nenhum. Reivindicamos um fundo social de verdade!”, afirma o presidente da UNE, Augusto Chagas.

Não bastasse o brusco corte que o Ministério da Educação sofreu na última semana, o relatório proposto decepciona os estudantes brasileiros ao não priorizar em seu conteúdo a educação como área de investimentos dos recursos provenientes do Fundo Social do Pré-sal. É a partir da educação de seu povo que uma nação se torna grande, soberana e respeitada internacionalmente.

“Guerrilha virtual” pelo twitter

A UNE também está convocando desde o início da terça-feira uma verdadeira “guerrilha virtual pelo Pré-sal”. As principais armas dos estudantes são as redes sociais, a exemplo do twitter, orkut, facebook e tantas outras hoje disponíveis na web.

A idéia é que toda juventude brasileira envie mensagens para as caixas de correio e “perfis” dos parlamentares defendendo que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam investidos na Educação. Na página oficial da entidade (www.une.org.br) os estudantes podem ter outras informações e assistir ao vídeo produzido para a campanha.

A campanha teve apenas nesta terça milhares de declarações de apoio e já ganhou a adesão de diversos senadores que responderam em seus twitters assumindo o compromisso público de votar a favor pela aprovação da emenda nº 5. Abaixo, alguns dos posts:

- Aloizio Mercadante PT-SP “Encaminharei a preferência do Fundo Social do pré-sal para a educação.”
- Inácio Arruda PCdoB-CE “Já apoio a proposta. Sou a favor. Pode contar!”
- Cristovan Buarque PDT-DF “Minha proposta é de investirmos 100% do Fundo Social na Educação.”
- Osmar Dias PDT-PR “O PDT tem como bandeira a educação. Desde 2009 defendo q esses recursos sejam aplicados em educação de qualidade.”
- Lucia Vânia PSDB-GO “Conte com meu apoio incondicional.”
- Valadares PSB-SE “@_une na reunião que terei agora com o Min. Padilha, representante do governo, e outros senadores, vou defender a causa da UNE”
- Fátima Cleide PT-RO “No Senado, fazendo contatos para garantir a aprovação da Emenda dos 50% do Fundo Social para a Educação”
- Flexa Ribeiro PSDB-PA “Lutarei para q educação seja contemplada com recursos do fundo do pré-sal, @_ubes @akexe @DeSouzaFranly “
- Ideli Salvatti PT-SC “Os repres. da UNE estiveram aqui no Senado há um tempo reivindicando q os recursos do Pré-Sal sejam prioritariamente dest. à educação, @_une.”

Passeatas pelo Pré-sal

A luta em defesa dos 50% do Pré-sal para a educação já desencadeou três passeatas organizadas pelas entidades estudantis -UNE, UBES e ANPG- em Brasília. Em novembro do ano passado milhares de estudantes ocuparam a Esplanada do Ministério, cena repetida durante a tradicional jornada de lutas no mês de março de 2010 e durante a última mobilização dia 20 de maio. A campanha é organizada pelas três entidades e inclui ainda materiais como cartazes, cartilhas, além de adesivos, panfletos e camisas.


União Nacional dos Estudantes

09 de junho de 2010

Fonte: http://www.une.org.br/

Leia mais...

Ministério lança Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010  

Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares agora têm um prêmio de incentivo a suas produções. É a primeira ação de incentivo ao cordel desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro. O Ministério da Cultura lança na próxima terça-feira, dia 8, em Juazeiro do Norte (CE), o Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré, que fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins. Estão orçados R$ 3 milhões, distribuídos entre as iniciativas contempladas. As inscrições encerram-se no dia 30 de julho de 2010.

O prêmio vem ressaltar a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel fundamental na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira. Podem concorrer poetas, repentistas, cantadores, emboladores e demais artistas populares e profissionais da cultura em quatro categorias: Criação e Produção (apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs); Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010); Formação (projetos que contribuam para a formação de profissionais que atuam em áreas que dialogam com a Literatura de Cordel e suas linguagens afins, como cursos, seminários, etc) e Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas).

Na ocasião do evento, serão entregues as premiações aos selecionados do Microprojetos Mais Cultura no Cariri. Ao todo, foram mais de 1.200 projetos de artistas, produtores culturais e grupos artísticos da região do semiárido contemplados no edital, com valor total de R$ 13,5 milhões. Cada projeto recebeu entre um e 30 salários mínimos. Esse foi o primeiro edital do MinC direcionado ao financiamento de pequenos projetos culturais do semiárido.

Serviço

O QUE: Lançamento do Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel e premiação dos contemplados no Edital Microprojetos Mais Cultura no Cariri

QUANDO: 8 de junho, terça-feira, às 18h

ONDE: Centro Cultural do Banco do Nordeste-Cariri [Rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855 - Juazeiro do Norte (CE)]

Fonte: Blog do Prof Evaldo

Leia mais...

Esporte Radical em alta durante Conferência Nacional dos Esportes  

Brasília sediou na última semana, entre os dias 03 e 06 de junho, a III Conferência Nacional do Esporte (CNE). O encontro contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas. Durante o processo de Conferência, foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres. A delegação cearense foi formada por 65 representantes, sendo 50 representando o Estado e 15 a capital.

Para Carlos Alves, Coordenador dos Esportes Radicais da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), a CNE foi um marco para o Esporte no país. “Por ter como tema central o plano decenal, consideramos que foram fundamentais os encaminhamentos decorrentes do encontro”, considera.

Membro do grupo temático “Alto Rendimento”, Carlos destaca a aprovação por unanimidade do projeto Brasil Radical. “Esta foi uma demanda vinda da Conferência Livre de Esportes Radicais que aconteceu em Fortaleza, aprovada tanto na Conferência Municipal quanto na Estadual. Com sua aprovação na CNE, conseguimos assegurar uma política pública federal específica para os Esportes Radicais”, comemora.

Segundo Carlos Alves, a meta do Ministério do Esporte é incluir o Brasil, nos próximos dez anos, entre os dez maiores países olímpicos e os cinco maiores paraolímpicos. “Os Esportes Radicais já estão incluídos neste perfil. Já estamos entre os melhores em diversas modalidades como o Surfe, Skate, Bicicross, Motocross, Kite Surf, Asa Delta, dentre tantos outros”, enumera. Ainda segundo o assessor da Secel, dos 1.500 participantes da CNE, cerca de 200 eram defensores dos Esportes Radicais.

Presidente "Radical"

Durante a solenidade de abertura, Carlos Alves presenteou o Presidente Lula com um skate enviado pelo campeão mundial de skate Bob Burnquist. “Estava ali representando todos os skatistas do país. Foi um ato simbólico mas que demonstrou que o Presidente está atento as nossas causas”, considera.

Segundo Carlos Alves, pesquisas recentes apontam que, no país, cerca de três milhões e oitocentas mil pessoas praticam Skate. “Isto representa um aumento de cerca de 20% de novos praticantes a cada dois anos. E com os investimentos no esporte tanto no Ceará, com a construção de novas pistas realizadas pelo Governo Cid Gomes, quanto com as novas políticas públicas voltadas aos Esportes Radicais, a tendência é que estes números aumentem ainda mais”, comemora.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fonte: Portal Vermelho

Leia mais...

Halleluya Espera 800 mil Pessoas  

O Halleluya não comporta mais em si a simples definição que o enquadra como um evento de cunho religioso, ele é um dos maiores acontecimentos culturais do estado. Um fenômeno social, os organizadores conseguem reunir uma multidão durante cinco dias com zero de violência em seus índices e zero de venda de bebida alcoólica.

Ano passado mais de 650 mil pessoas prestigiaram o evento. O Blog antecipa com exclusividade a expectativa de público para esta edição, 800 mil pessoas. Para o coordenador do evento Aurinilton Leão é possível chegar a esse número pois o Halleluya já se tornou um evento consolidado.

Caravanas de vários municípios do interior estado marcam presença no evento, mas não só. Grupos de outros estados como de São Luiz,MA, Recife,PE, Natal,RN, já se articulam para curtirem o final das férias em Fortaleza, no Halleluya. Ainda não é confirmado oficialmente mas uma caravana vinda de Roma estaria sendo aguardada.

SERVIÇO

Halleluya- A força que faz viver

21 a 25 de julho

No CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru/Alberto Craveiro,2222, próximo ao Castelão)

Entrada Franca

Maiores informações: http://blog.festivalhalleluya.org/ Twitter: www.twitter.com/halleluyashalom

Confira as imagens em http://picasaweb.google.com/festivalhalleluya

Fonte: Jornal O Povo

Leia mais...

Festival em Fortaleza constrói plataforma política das juventudes  

Promover o intercâmbio entre diversas realidades dos jovens latino-americanos foi o objetivo do “1º Festival das Juventudes – América Latina e as lutas juvenis”, realizado entre 3 e 6 de junho, em Fortaleza. Ao som de Luiz Melodia e Zeca Baleiro, evento marcou também lançamento da 7ª Bienal da UNE.


Cerca de 5 mil pessoas participaram do Festival, que contou com oficinas e apresentações culturais, conferências, seminários e encontros de movimentos juvenis. Também foi lançada a Plataforma das Juventudes para as eleições 2010, com as demandas dos jovens brasileiros para o próximo período. “O Festival surge para promover o diálogo das diferentes culturas juvenis”, disse o presidente da UNE, Augusto Chagas, que participou do encontro no Ceará.

“A juventude é uma pauta recente no meio político nacional”, completou Gabriel Medina, do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Fonajuves), lembrando da recente luta em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e da atual batalha pela aprovação da PEC da Juventude. “E o desafio é grande”, reflete.

A juventude na política

O Festival das Juventudes buscou construir a unidade dos movimentos em torno de uma mesma plataforma. Foram construídos coletivamente 86 pontos que constam no texto e visam o fortalecimento de uma política institucional de Juventude. Além da aprovação da PEC e do plano nacional de juventude, e de reivindicar políticas específicas, o documento fala de política urbana, sustentabilidade e meio ambiente, educação, entre outros temas.

Duas conferências tiveram destaque dentro do festival: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina” e “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil”.

“A idéia é fazer com que outros movimentos incorporem as mesmas bandeiras – ou melhor, que consigamos socializá-las. No caso da UNE, é essencial que as pautas sobre educação entrem no dia-a-dia dos jovens”, disse Medina.

Educação em debate

No sábado, em uma das mesas de debate mais concorridas, mais de 600 estudantes discutiram a educação nos dias de hoje. Participaram o vice-presidente da UNE, Tiago Ventura; o diretor de Relações Internacionais da UNE, Lucelio Moura; a presidente da União Estudantil de Fortaleza (UNEFORT), Renata Beatriz; o diretor da Associação Cearense de Estudantes Secundaristas (ACES), Vinícius França, além de representantes do Sindicato dos Professores da rede pública do estado de São Paulo (APEOESP) e da CUT.

“Foi muito importante o espaço, pois reforçou a mobilização em prol das bandeiras da UNE e fortaleceu nossa reivindicação pela aplicação de 50% dos recursos do fundo social do pré-sal na educação”, afirmou Tiago.

Lançada a 7ª Bienal da UNE

Como prova de que diferentes culturas dialogaram neste 1º Festival das Juventudes, outros eventos entraram na programação, como o 4º Fórum Nacional de HIP HOP; o Encontro Nacional da Juventude KALUNGA; o Encontro Nacional do Grupo de Juventude Rural e o Seminário do Plano Municipal de Juventude de Fortaleza. A cultura como forma de expressar a política foi a deixa para o lançamento da 7ª Bienal da UNE, que será realizada na mesma efervescente Fortaleza no verão de 2011.

Luiz Melodia e Zeca Baleiro encerraram a agenda cultural do 1º Festival das Juventudes de Fortaleza, que teve como diferencial a composição das atividades. Praticamente todas, exceto as conferências, foram propostas por jovens do Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita.

Fonte: site da UNE


Leia mais...

Criação da UNILAB será votada no Senado nesta quarta-feira  

O Projeto de Lei da Câmara - PLC 63/2010, que a cria a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira – UNILAB – na cidade de Redenção, no Ceará, será votado nesta quarta-feira (09.06) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, atendendo a um pedido de urgência do senador Inácio Arruda, relator do projeto.

A matéria já foi aprovada em todas as comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o que reforça, segundo o senador Inácio Arruda, “sua importância e pertinência”. Escolhido relator do projeto de criação da Unilab na CCJ, o senador Inácio Arruda quer aprovar a nova universidade antes do Senado entrar em recesso no mês de julho.

O presidente Lula, em pronunciamento realizado no dia 10 de maio, confirmou a instalação da Unilab, em Redenção, primeiro município brasileiro a libertar escravos, em 1883. Na ocasião, Lula destacou a importância da universidade, que vai promover o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros com o Continente Africano.

Um dos objetivos da UNILAB é incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia, apresentando um projeto político-pedagógico ousado, assim como o da Unila e o da Uniam, visando a integração internacional.

O projeto de lei que prevê a criação da Unilab em Redenção, tramitando atualmente na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, segue depois para as Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Educação, Cultura e Esporte , esta última em decisão terminativa.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda

Leia mais...

50% do Fundo do Pré-Sal para educação irá a voto hoje; Pressione os senadores pelo twitter  

Nesta tarde acontece mais um capítulo na batalha em defesa de 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação. Irá a votação em plenário o PLC 07/2010 que cria e regulamenta o Fundo Social do Pré-Sal para a Educação.

Dentre as votações, estará sob avaliação a emenda 5, proposta por UNE, UBES e ANPG, que defende a vinculação de 50% dos Recursos do Fundo Social do Pré-Sal para o financiamento da Educação.

Essa pauta tem sido tema prioritário desta gestão das entidades estudantis, foi tema de três mobilizações, como as passeatas de 11 de novembro de 2009, 20 de maio deste ano e a memorável jornada de lutas do mês de março.

Nesse momento não será diferente. Algumas ações no sentido de pressionar os senadores a aprovar a nossa emenda serão realizadas. Dentre elas, uma mobilização via twitter para inundar as caixas de correio e perfis dos parlamentares na web.

Sugerimos as seguinte mensagem:

@SenCasagrande os estudantes pedem seu voto na destinação de 50% do Fundo Pre-Sal pra Educação! #50presaleducacao Siga @_une @chagas_une

Esta mensagem tem 121 caracteres, sobrando 19 caracteres para serem consumidos pelo ID do senador. A ideia é que possamos postar para cada senador esta mensagem padrão, fazendo com que cada parlamentar receba diversas dessas mensagens ao longo do dia. É muito importante que além de retwitar, que possamos postar a mensagem para os senadores novamente dando o volume necessário de citações. A lista de senadores pode ser acessada neste link: http://twitter.com/internetlegal/senado


De São Paulo,

André Vitral, diretor de comunicação da UNE

Fonte: site nacional da UJS

Leia mais...

 













Fonte: Jornal O Povo

Leia mais...

15º Congresso: UJS realizará sua 1ª Mostra Científica  

A União da Juventude Socialista vai realizar, durante o 15º Congresso, em Salvador, a sua 1ª Mostra Científica. Os objetivos são a integração entre os militantes da área e o estímulo à produção científica entre os jovens socialistas. Mostra seu talento.
Participe, leia o edital

Leia mais...