Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS 26 anos- sessão solene e festa marcam aniversário da entidade  

Nesta semana, a União da Juventude Socialista completa 26 anos de existência, para comemorar esse histórico de lutas e vitórias, uma solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza será realizada, por iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB). A direção estadual da Entidade também promoverá no próximo sábado (25), uma feijoada que reunirá amigos e militantes da UJS.

Para o presidente estadual da entidade, Flávio Vinicius, a Sessão Solene na Câmara Municipal é o reconhecimento do papel da UJS na luta pela transformação da sociedade, “quem faz a UJS sabe da responsabilidade de construir uma outra sociedade, e ser reconhecido por isso é uma grande satisfação”, comemora.

A UJS está fazendo uma ampla divulgação para as atividades comemorativas, segundo Flávio, a expectativa é que estejam presentes amigos, estudantes e quem quiser prestigiar a nova idade da entidade, “estamos concentrando esforços para realizar duas atividades em grande estilo, com música e poesia. Quem quiser participar será muito bem vindo.”

Um pouco da história

A União da Juventude Socialista foi fundada em 1984 e reunia jovens do movimento estudantil secundarista, foi protagonista da luta pelo voto aos 16 anos. Participou da frente democrática que apoiou a candidatura de Lula Presidente em 1989 e do movimento “Cara Pintada” mobilizando os estudantes e garantindo a derrota do Presidente Collor nas ruas.

A UJS atua até hoje na defesa de bandeiras importantes para a juventude, como 1º emprego, reserva de vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades, contra a homofobia, na defesa de 50% do fundo do Pré-sal.

SERVIÇO I
Sessão Solene em Homenagem aos 26 anos da União da Juventude Socialista
Câmara Municipal de Fortaleza
21 de setembro
Às 14:30

SERVIÇO II
Feijoada
Sede da UJS (Av. Universidade, ao lado da Farmácia Santa Branca- Benfica)
25 de setembro
Às 11:30

Ivina Carla- Diretora de Comunicação da UJS/Ce

Leia mais...

Drogas: Pacto reunirá instituições para enfrentar questão no CE  

Instituições que trabalham no enfrentamento do problema da droga no Ceará são convidadas a integrar o Pacto pela Vida, iniciativa da Assembleia Legislativa, em parceria com o Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), a Associação Cearense de Imprensa (ACI) e a Central Única das Favelas (Cufa). O Pacto prepara um catálogo com mapeamento que vai ajudar na criação de um “Plano de ações integradas frente às Drogas”.

Um levantamento está sendo feito para gerar o catálogo de quem atua nas áreas de “prevenção ao uso de drogas”, “tratamento de usuários”, “repressão ao tráfico” e “reinserção social”. Para isso, um grupo de jovens tem visitado, em Fortaleza, entidades que trabalham com a questão da drogas. A coordenadora técnica do Pacto, Juliana Sena, diz que entidades que ainda não foram contatadas, na capital ou interior, podem entrar em contato pelo e-mail pactopelavida.alce@gmail.com ou pelo telefone 3257 9978.

Juliana estima que existam cerca de 200 instituições, órgãos governamentais e não governamentais e entidades diversas que, de alguma forma, trabalham no Ceará para diminuir ou resolver o problema do uso de drogas. O catálogo com o mapeamento e dados sobre o funcionamento de cada um desses locais vai facilitar a integração de ações e o acesso do público alvo às informações sobre serviços oferecidos pelo estado ou por entidades da sociedade civil no que toca a problemática da droga.

A coordenadora ressalta que o Pacto não tem caráter executivo, mas com o levantamento será possível conhecer a realidade do problema das drogas no Ceará e propor o “Plano de ações integradas frente às Drogas”, a ser pactuado pelos diversos segmentos da sociedade ligados ao problema.

Quem tem um caso de drogadição na família sabe que uma das maiores necessidades no Ceará é local para tratamento do usuário de drogas. Mas o aspecto da saúde é apenas um dos pontos no complexo tecido que envolve a questão. Juliana ressalta que é preciso integrar saúde à educação, esporte, cultura, geração de renda e outros mecanismos que fortaleçam o indivíduo, fazendo com que ele se afaste das drogas.

Para a coordenadora, a mobilização da sociedade é fundamental no processo de construção coletiva desse plano de enfrentamento das drogas.

Fonte: Agência da Boa Notícia

Leia mais...

Vem aí a Semana Nacional de Mobilização da Juventude  

A UJS, ao lado de diversas juventudes partidárias, convoca uma grande movimentação na reta final da campanha eleitoral.

Agregando forças com a JPT, JSB, JS PDT, Juventude Pátria Livre e JPMDB, a União da Juventude Socialista convoca toda sua militância para um engajamento maciço na Semana Nacional de Mobilização, que acontece entre os dias 18 e 24 de setembro. A ideia das entidades é repetir o sucesso do último dia 07 de agosto, em que milhares de pessoas manifestaram publicamente seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff.

Dessa maneira, as juventudes pretendem ocupar ruas, escolas e universidades com bandeiraços, panfletagens, caminhadas, adesivagem, carreatas e atividades políticas e culturais para garantir a participação efetiva e decisiva da juventude na eleição de Dilma. A participação é totalmente aberta e qualquer um pode organizar sua própria atividade, bastando apenas enviar as informações do ato para o e-mail galeradadilma@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . No Twitter, vale marcar presença com a hashtag #galeradadilma.

A Semana Nacional de Mobilização irá englobar também as comemorações do aniversário da UJS. A direção da entidade prepara uma intensa agenda de atividades por todo o país no dia 22 de setembro, quando a UJS completa 26 anos de lutas. A programação será divulgada em breve e a intenção é estampar nossa bandeira pelas ruas em defesa do aprofundamento das mudanças no Brasil e contra o retorno da direita conservadora.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Semana Nacional de Mobilização, vale visitar o site Galera da Dilma.

Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...

Vale do Jaguaribe: UJS divulga nota de apoio a ocupação popular  

O Núcleo do Vale do Jaguaribe da União da Juventude Socialista (UJS) solidariza-se com as famílias das comunidades de São José dos Famas, Assentamento Boa Esperança, Assentamento Oziel Alves, comunidade da Lapa, Sítio Angico, Sítio Santa Lucia, Sítio Juazeiro e os demais atingidos que estão acampados desde o dia 19 de agosto no canteiro de obras da Barragem do Figueiredo no município de Iracema.

É inaceitável que depois de dois anos e meio nenhuma residência tenha sido construída para o reassentamento das comunidades atingidas, nenhuma projeto apresentado. É incompreensível trazer um modelo desenvolvimentista que não traz progresso aos moradores da região, servindo apenas a expansão do agronegócio em nosso querido Vale do Jaguaribe, que já vem sendo devastado com o uso indiscriminado do agrotóxico vitimando fatias sem respostas.

Por isso nós, jovens socialistas do Vale do Jaguaribe, damos todo apoio à ocupação popular da Barragem do Figueiredo e convocamos todos que atuam na defesa da vida e da justiça no campo e da cidade a se fazerem presentes direta ou indiretamente nesta causa.

Por um novo projeto social e desenvolvimentista, contra a criminalização dos movimentos sociais, por respeito à vida, pelo livre acesso a água, por dignidade, respeito, paz e justiça no campo. Exigimos que os órgãos responsáveis (DNOCS, IDACE, INCRA, SDA e demais competente), escutem as comunidades atingidas, respeite e assumam suas reivindicações.

Fonte: UJS Vale do Jaguaribe

Leia mais...

Mobilizar a juventude para garantir uma ampla vitória de Dilma no dia 03 de outubro  

Confira o bate-papo com André Tokarski, presidente da UJS, falando sobre as ações da entidade para essa reta final das eleições.

Eleito presidente da União da Juventude Socialista no 15º Congresso Nacional, André Tokarski teve logo no início de seu mandato um grande desafio pela frente: o pleito de 2010. Diante da responsabilidade de encabeçar a luta da entidade pela continuidade das mudanças implementadas no país nos últimos 8 anos, André fala sobre o trabalho da UJS nas campanhas por todo o Brasil, as colaborações que a juventude socialista pretende dar à plataforma eleitoral de Dilma Rousseff e faz uma convocação para a grande mobilização que irá acontecer em setembro, no dia do 26º aniversário da UJS.

Você percorreu o Brasil nas últimas semanas e teve contato com as diversas atividades da UJS nas campanhas regionais. Como está o trabalho da galera?

A militância da UJS está muito dedicada e concentrada na campanha eleitoral. A UJS quando entra numa batalha, entra unida e luta até o fim. Nossa militância está de parabéns, a bandeira da UJS é destaque em todas as atividades massivas da campanha. Por onde a Dilma passa, em todo o Brasil, tem sempre uma bandeira da UJS erguida. Estamos jogando um papel muito importante na mobilização nacional da juventude na campanha da Dilma. E isso tem se repetido também nos Estados para a eleição de Governadores, Senadores e Deputados Federais e Estaduais comprometidos com a juventude e com o aprofundamento das mudanças no Brasil. Precisamos eleger Dilma, e junto dela uma grande bancada de parlamentares que joguem no time do aprofundamento das mudanças.

Pesquisas apontam cenário favorável para a candidatura de Dilma Rousseff. Qual a importância da manutenção do fôlego da militância nesse contexto?

No futebol, mesmo vencendo uma partida por goleada a vitória só é certa quando o juiz apita e assinala o fim do jogo. Na eleição não é muito diferente. As pesquisas indicam que o povo reconhece em Dilma a continuidade e o aprofundamento das mudanças iniciadas com o Governo Lula. A vida do povo e da juventude melhorou muito, os jovens são os principais beneficiados pelos mais de 14 milhões de empregos gerados durante o governo Lula. É esse apoio que tem garantido um cenário favorável para a eleição de Dilma. Porém, mesmo fragilizada e sem propostas, a oposição conservadora no Brasil não admite a derrota de seu projeto político elitista e, com o apoio da grande imprensa, tenta a todo momento criar factóides para atingir a campanha de Dilma. A eleição tem começo, meio e fim. Estamos exatamente no meio dessa batalha e temos que transformar todo otimismo e apoio popular à candidatura de Dilma em mobilização. Esse é o caminho para a nossa vitória.

Quais contribuições a UJS pode dar ao programa de governo de Dilma e quais compromissos cobrar?

O Brasil vive um momento muito especial para a juventude. Somos 52 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, isso é mais de 25% do total da população. É o ápice da onda jovem, a partir da próxima década vai diminuir bastante a proporção de jovens em relação à população. Em primeiro lugar, devemos firmar o compromisso do reconhecimento do papel da juventude no Projeto Nacional de Desenvolvimento. Inúmeras oportunidades estão sendo abertas com o crescimento econômico do país e vão se ampliar agora com a realização da Copa do Mundo, das Olimpíadas e o início das atividades de exploração do Pré-Sal. A juventude tem que ser olhada pelo governo e pela sociedade como uma riqueza em potencial do nosso país. É impensável um processo de transformação econômica e social sem a participação ativa da juventude.

Com o governo Lula já avançamos muito, são mais de 700 mil bolsistas do Prouni, 214 novas escolas técnicas federais, dobramos o número de vagas nas Universidades Federais e o Projovem já atendeu a mais de 1 milhão de jovens. O problema é que a dívida social com a juventude é grande, então temos muito ainda a fazer. Precisamos ampliar e fortalecer o Sistema Nacional de Políticas Públicas para a juventude, para que isso possa estar de fato no centro das ações e de um novo plano de Governo. Na educação, temos que conquistar um novo ensino médio, ampliar ainda mais as vagas no ensino técnico e as vagas públicas no ensino superior. E temos que garantir um bom legado dos grandes eventos esportivos para a juventude, seja no apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico ou na construção de milhares de equipamentos públicos, como as Praças da Juventude do Ministério do Esporte, para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer. Além disso, acreditamos que é preciso e possível firmar com Dilma compromissos mais profundos, como a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, a criação de um programa nacional de bolsas de assistência estudantil para o Ensino Médio e a criação do Ministério da Juventude, alçando a política nacional de juventude a um papel central no próximo governo.

A menos de um mês das eleições, a campanha entra na reta final. O que a UJS está preparando para esse período crítico, no que diz respeito à mobilização?

Precisamos mobilizar a juventude para garantir uma ampla vitória de Dilma no dia 03 de outubro. A orientação para nossa militância é para aumentarmos o ritmo da campanha nesses 33 dias que nos separam da eleição. Nesse período, podemos ativar os comitês de juventude suprapartidários e os comitês estudantis nas escolas e nas universidades. Intensificarmos as panfletagens e as atividades massivas de rua. É importante também firmarmos compromissos programáticos com os candidatos que a UJS apoia. Para isso temos inúmeras propostas como o Pacto pela Juventude, o Projeto Brasil da UNE e da UBES e a Plataforma Eleitoral da UJS. As pesquisas mostram que a ampla maioria da juventude quer votar em Dilma para presidente, então temos que aproveitar essa onda de otimismo e apresentar as ideias da UJS para filiarmos milhares de jovens durante o período eleitoral. A juventude está do nosso lado, temos que transformar esse apoio em mobilização e filiação à UJS. O mês de setembro é especial para nossa organização, pois no dia 22/09 a UJS completa 26 anos de existência. Vamos preparar uma comemoração especial com um Dia Nacional de Mobilização da Juventude em defesa do aprofundamento das mudanças no Brasil e contra o retorno da direita conservadora. Nosso maior presente é a eleição de Dilma com um programa avançado de transformações para o Brasil.

Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...