Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Curso de formação - UJS/Fortaleza  

Nos dias 01,02 e 03 de abril, a UJS de Fortaleza estará promovendo o seu Curso de Formação-Nível I . O curso ocorrerá na Sede Campestre do SINDPAN em Caucaia, onde discutiremos filosofia marxista, socialismo e a história da UJS.

Leia mais...

Estudantes ocuparão Brasília em defesa de suas bandeiras no PNE  

Com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância de mais investimentos para a educação, estudantes organizam intervenções em todo o país. Uma grande marcha na próxima quinta-feira (24) em Brasília levará 10 mil ao planalto central e a presidente Dilma acenou com a possibilidade de receber a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em audiência.

Leia mais...

Roda de Conversa sobre o Movimento Feminista - UJS/Fortaleza  

Na última roda de conversa, sexta-feira, 11/03, as jovens mulheres da União da Juventude Socialista reafirmaram o seu movimento feminista emancipacionista e o seu posicionamento sobre o lugar da mulher na sociedade.

Na ocasião Nágyla Drumond, Diretora Estadual de Mulheres do PC do B, discursou sobre os vários movimentos feministas, seus contextos históricos, suas fases e ações. No debate algumas jovens relataram sobre o machismo que sofrem cotidianamente nessa sociedade machista e opressora.

Depois do debate foram feitos pirulitos para a o Ato do dia seguinte da União Brasileira de Mulheres com frases: “Lugar de mulher é em todo lugar”; “Pela descriminalização do aborto”; “Nosso corpo não é mercadoria”.

A UJS Fortaleza afirma que lugar de mulher é em todo lugar e não, apenas, nos lugares reservados pelo machismo, pelo racismo, pela homofobia. Chama mulheres e homens para lutar pela emancipação feminina, por uma sociedade justa, igualitária e solidária.

Ocupe o seu Lugar, venha pro lado de cá!


Sarah Cavalcante
Diretora de Comunicação da UJS Fortaleza
Estudante de Jornalismo - UFC

Entidades farão ações de repúdio à presença de Obama no Brasil  

Entidades do movimento social brasileiro representadas na Ceoordenação de Movimentos Sociais (CMS), entre elas Cebrapaz, CUT, MST, UNE, Ubes, CTB, Conam, Unegro e sindicatos estaduais e municipais de várias capitais estão organizando ações de repúdio contra o chefe do imperialismo estadunidense, Barack Obama.

As entidades criticam a política de duas caras do mandatário dos Estados Unidos, que utiliza uma retórica demagógica de defesa da paz e dos direitos humanos, mas na prática realiza uma política militarista e de intervenção contra países e povos soberanos.

Os protestos mostram que a manifestação organizada pelo governo estadual do Rio de Janeiro, com a colaboração da embaixada dos EUA no Brasil, na Cinelândia, não reflete os sentimentos do povo brasileiro.

Leia mais...

MEC divulga aprovados na segunda chamada do ProUni  

Os candidatos contemplados têm até 17 de março para comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição.

Leia mais...

Artigo de Eduardo Marney propõe atitude solidária em relação ao uso dos livros  

Eduardo Marney, professor e filósofo, traçando sua trajetória de leituras e ressaltando a importância dos livros em sua vida, propõe uma atitude solidária com relação ao uso dos livros. Confira:

Livro, proposta solidária

Aos 13 anos tive a sorte de ter uma professora maravilhosa que me despertou o prazer pela leitura através da sugestão, quase imposta, do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, que me garantiu aprovação na 7ª série (hoje 8º ano).

Por vias do destino mexia nos livros dos meus irmãos e, garimpando, me deparei com jóias do tipo "A Metamorfose", de Kafka e o Anti-Cristo de Nietszche que me transformaram em um dependente buscador pelo saber. Daquela época até hoje se passaram 19 anos onde milhares de títulos passaram por minhas mãos e alimentaram minha alma e espírito crítico.

Desperto por um universo de grandes intelectuais ainda me espanto com várias intrigantes questões.

Como me tornei um crítico algoz de uma sociedade de consumo e egoísmo que não se preocupa com o outro?

Outro dia observava, em um semáforo, um pedinte e busquei repostas para a seguinte questão: Como seria nossa sociedade se esses cidadãos de direitos, pedissem além de trocados, um livro que alimentasse suas mentes nas noites frias e vazias até que a fome passasse?

Não encontrei a resposta mas doo livros sempre que posso na esperança de um futuro melhor, mesmo que só para aquele que lê.

À anos que não passo um dia sequer sem ler algumas ou muitas páginas e, mesmo que isso raramente aconteça, sinto uma ânsia e vontade, que falta de comida ou vontade de comer nunca produziram em mim.

Vários foram os poetas e escritores que, mesmo aprisionados, pediam, ao invés de comida, Livros, muitos Livros, como no caso de Bertold Brecht, Dostoieviski e Gramsci que enquanto seus corpos estavam presos, seus espíritos viajavam até o mais distante e maravilhoso rincão.

Mas mesmo distante das pessoas amadas, estando aprisionado, faminto ou distante do leito materno o amante do saber busca nos livros algo que sustente seus sonhos e situação humana.

Caso semelhante aconteceu comigo, quando residi em Brasília, por seis anos.

Lá encontrei a possibilidade de retornar à terra-natal, em uma parada de ônibus repleta de livros, para quem ouse pegá-los.

Me deparei, assim, na situação, com Iracema de José de Alencar, ali na minha frente, em uma prateleira ricamente adornada com um dos bens mais preciosos do homem: os livros.

Os usuários dos famigerados transportes coletivos do Distrito Federal, que já foi considerado como um dos piores sistemas de transportes do Brasil, tem a oportunidade de pegar livros e de devolverem quando quiserem, graças a iniciativa do proprietário de um açougue, (pasmem!) um açougue, que recebe doações de livros e dispõem em dezenas de paradas no Plano Piloto de Brasília.

Dessa forma lanço uma proposta solidária que muitos já a exercitam: após lerem um livro, deixem-no em alguma parada de ônibus, para que outro possa voar e desfrutar do prazer que você sentiu.

Esse ato de Amor, palavra essa que tem sentido para muitos como Frederico Garcia Lorca, que equivale a Livro, isso mesmo Amor=Livro.

Como o Amor, o Livro deveria ser mais dado e recebido.

PS: Minha homenagem a todos que tanto precisam de alimento e saber.

Por Marney Eduardo Ferreira Cruz - professor e filósofo

Fonte: Diário do Nordeste

UJS Fortaleza no movimento de Mulheres  

Na semana do Dia Internacional da Mulher a UJS Fortaleza participa e realiza várias atividades políticas e culturais ligadas ao 8 de março.

Leia mais...

Carta de Michael Moore aos estudantes de Wisconsin  

"Os adultos jovens, em todos os cantos do mundo, principalmente no Oriente Médio, tomaram as ruas e derrubaram ditaduras. E, isso, sem disparar um único tiro. A coragem deles inspira outros. Vivemos hoje momento de imensa força, nesse instante, uma onda empurrada por adultos jovens está em marcha e não será detida", diz Michael Moore em carta enviada a estudantes do Estado de Wisconsin, que saíram às ruas contra um projeto para cortar direitos trabalhistas dos funcionários públicos do Estado.
Redação

Milhares de servidores públicos unidos a grupos estudantis realizaram protestos sábado (19) em frente ao Capitólio do estado norte-americano do Winsconsin, na cidade de Madison. Foi o quinto dia de manifestações contra um projeto de lei apresentado pelo novo governador, o republicano Scott Walker. O objetivo do projeto é cortar gastos do orçamento estadual através da supressão de direitos trabalhistas em todo o Estado. O suposto equilíbrio das contas do Estado ocorreria com a anulação dos convênios coletivos com os funcionários públicos. Entusiasmado com a mobilização dos estudantes, o cineasta Michael Moore enviou uma carta aberta para eles pedindo que se rebelem. Segue a carta:

Leia mais...

Pré-selecionados do ProUni têm até esta sexta para fazer matrícula  

Os candidatos a bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) pré-selecionados na primeira chamada da segunda etapa de inscrições deverão apresentar até esta sexta-feira (4) os documentos e fazer a matrícula na instituição particular de educação superior que escolheram.

Leia mais...

Contra arrocho na Educação, juventude terá jornada de lutas  

Por conta da tesoura em R$3 bilhões no orçamento da pasta, o movimento estudantil pressionará o governo com grandes mobilizações.

O anúncio do corte de R$3 bilhões no orçamento da Educação anunciado na última segunda-feira (28) foi entendido pelos movimentos sociais – e principalmente o estudantil – como um retrocesso no crescimento contínuo visto nos últimos anos. Ao contrário do que foi dito no primeiro pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, a equipe econômica do Planalto conteve a ampliação das transformações do Brasil via ensino público ao estabelecer uma verba menor ao setor.

Leia mais...

UJS/Ceará: Encontro Universitário define agenda de mobilização  

Final de semana agitado para a turma da UJS do Ceará com a realização do seu III Encontro Universitário, que reuniu entre os dias 25 e 27 os filiados e amigos para debater e aprofundar a intervenção da entidade no movimento universitário.


Leia mais...

UJS/Fortaleza: Roda de Conversa debate aumento da passagem em Fortaleza  

Sempre atenta aos desafios de cada momento, a UJS de Fortaleza realiza nesta sexta-feira, 4, a sua já tradicional Roda de Conversa, que traz como tema o aumento da passagem na capital cearense. Com esse encontro, a juventude socialista visa discutir a situação do sistema de transporte em Fortaleza e os custos desse aumento para a população.

A presidente da UJS de Fortaleza, Niara Farias, afirma que o objetivo maior é construir uma grande mobilização para barrar esse aumento e tornar público esse debate. Na sua opinião, “o aumento da passagem não pode ser decidido dentro de um gabinete, sem que a sociedade tenha conhecimento dos seus motivos”.

Serviço

Roda de Conversa - socialismo com a nossa cara

Tema: O Aumento da passagem em Fortaleza

Local: Sede da UJS – Avenida da Universidade, 3107, Benfica

Data: próxima sexta-feira (4)

Hora: 17h30