Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS/CE promove campanha pela reforma da sede  

A ideia inicial é fazer um bingo, no dia 17 de dezembro, com a premiação de uma bicicleta e 24 latas de cerveja para os ganhadores

Localizada na avenida da universidade, no corredor universitário do Benfica, nº 3107, a sede da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE) já se tornou um importante ponto de referência e local de convívio da militância e dos amigos da entidade. Com a conquista da sede, a UJS ganhou maior identidade e pôde contar com um espaço para a realização de suas atividades, que vão desde as suas reuniões até festas de todos os tipos.

Segundo o presidente estadual da UJS, Flávio Vinícius, “a casa é espaçosa, mas muito antiga. Por esse motivo, uma reforma é necessária e urgente. Além do mais, é preciso proporcionar mais conforto e melhorar a estética do ambiente para receber melhor nossos convidados e nossa militância”, conclui.

É com essa proposta que a UJS do Ceará lança uma campanha para reformar a sua sede. A ideia inicial é fazer um bingo, no dia 17 de dezembro, com a premiação de uma bicicleta e 24 latas de cerveja para os ganhadores. No mesmo dia, será promovida uma atividade cultural com música ao vivo e outras atrações. “Essa foi a forma que encontramos para envolver todos os amigos e colaboradores da UJS nessa campanha”, afirma Rudiney de Souza, secretário de finanças da entidade.

Ele ainda convoca a militância a se engajar nessa campanha e convida a todos que sempre contribuíram com a UJS a atenderem a mais esse chamado. “Com essa reforma, vamos poder acolher melhor nossos filiados e amigos”, completa Rudiney de Souza.

Serviço:

A cartela do bingo, no valor de R$5,00, pode ser adquirida com os militantes da UJS ou na sede municipal do PCdoB com a secretária de organização da UJS de Fortaleza, Ana Cláudia (Claudinha).

Da Redação.

CUCA da UNE Fortaleza realiza seminário de avaliação e planejamento  

Aconteceu no último sábado (19), em Fortaleza, o seminário de avaliação e planejamento do Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes - CUCA da UNE Fortaleza. Com o objetivo de avaliar as atividades realizadas e planejar as ações para o próximo ano, o encontro reuniu a coordenação do CUCA Fortaleza e contou com a presença do vice-presidente regional da UNE no Ceará, Ivo Braga e também do presidente estadual da União da Juventude Socialista do Ceará, Flávio Vinícius.

Os Cuqueiros, como são chamados os estudantes, artistas e produtores culturais que atuam no CUCA da UNE, avaliaram como positivas as ações desempenhadas em 2011 e apontaram a necessidade de melhorar a participação na agenda cultural da cidade e de ampliar a inserção do CUCA dentro das universidades. Segundo Flaviene Vasconcelos, coordenadora do CUCA da UNE Fortaleza, “o crescimento do CUCA acontece na medida em que os estudantes e demais interessados vão tomando conhecimento dessa articulação, que é bem recente, então é fundamental a realização de atividades que dêem visibilidade ao que estamos construindo aqui, é nesse sentindo que cogitamos a realização de um festival que movimente a produção cultural universitária para o próximo ano”, disse.

Leia mais...

UJS/CE convoca sua militância para a eleição do Conselho Tutelar de Fortaleza  

Previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei 8.069 de 13 de julho de 1990, os Conselhos Tutelares são hoje instrumentos importantes para a proteção e garantia dos direitos dessa parcela da sociedade. Não por acaso, a eleição para o Conselho Tutelar em Fortaleza se tornou alvo de intensas disputas, muitas vezes comparadas com as eleições para a Câmara de Vereadores.

Dessa forma, a União da Juventude Socialista, honrando seu compromisso com a sociedade, em especial com a juventude, manifesta seu apoio ao candidato Washington Sabóia, nº 200, e convoca toda sua militância a se engajar nessa campanha, por compreender que sua luta vai ao encontro dos nossos anseios por justiça social.

Comunista e militante das causas populares, com atuação destacada nas áreas de risco da cidade, Washington Sabóia é a voz que representa nossa política no que se refere à defesa dessas crianças e adolescentes, que sofrem diariamente com os mais diversos problemas sociais. Sua trajetória de luta e seu conhecimento, adquirido nas suas experiências de vida, o qualifica para desempenhar essa importante tarefa.

A eleição para o Conselho Tutelar vai ocorrer no dia 04 de dezembro e o voto não é obrigatório. Portanto, além de garantir o próprio voto, é preciso ser insistente para convencer os amigos e parentes sobre a importância de votar em um candidato que realmente tenha compromisso com a causa infanto-juvenil.

Saiba como votar:

1 - É preciso encontrar o seu local de votação. Clique aqui e veja seu local de votação: Local de Votação em PDF / Local de Votação em XLS.

2 – Leve a Carteira de Identidade e o Título de Eleitor;

3 – Vote no nº 200 - Washington Sabóia.

Saudações socialistas,
Direção Executiva Estadual da UJS/CE

FHC e o "Porto cansado"  

História deliciosa que ouvi dia desses.

Na campanha de 1989, FHC correu toda a região da Bragantina, em campanha. Teve um encontro com correligionários na chácara de meu então sogro, seu Aguirre, em Bragança. Na caminhada, foi a Monte Verde que, embora em Minas, tinha uma chácara com amigos paulistanos. Chegou lá e só estava a filha do dono. Com a despensa vazia a moça procurou algo para servir. Viu um frasco com um licor, bem vedado com durex. Abriu e serviu.

FHC sorveu o precioso líquido e identificou logo o sabor: "Parece um Porto cansado", referindo-se ao vinho do porto, devido à nata depositada no fundo.

FHC elogiou tanto que a moça temeu ter servido algum licor precioso que a mãe tinha guardado para ocasiões solenes. Voltando para casa, a moça foi se desculpando com a mãe, por ter violado a preciosidade.

E a mãe: "Mas, minha filha, aquilo era Biotônico Fontoura que eu coloquei no frasco para enfeitar a cristaleira".

Fonte: http://www.advivo.com.br/luisnassif

Mensalidades escolares vão ficar até 12% mais caras  

Fatores como impostos altos, previsão de aumento do salário mínimo em 13,6% e investimento em tecnologia na sala de aula são determinantes para o aumento de até 12% na mensalidade das escolas a partir de março do próximo ano



Entra ano, sai ano, e é comum que as escolas particulares aumentem o valor da mensalidade. Em 2011, o ajuste foi de aproximadamente 9%. Para 2012, a previsão do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), conforme publicado pelo O POVO em outubro, era de 10%.

A confirmação precisa sobre o valor do reajuste veio ontem do presidente do Sinepe-CE, Airton Oliveira: a variação no preço das mensalidades das cerca de três mil escolas particulares do estado do Ceará será entre 8% e 12%.

Cada colégio tem autonomia para definir o próprio reajuste. Os quatro fatores determinantes para o aumento estão relacionados aos gastos das escolas com tributos, folha de pagamento, inovação e tecnologia. Além delas, pesa também o aumento previsto para janeiro de 2012 de 13,6% no salário mínimo.

Leia mais...

Alunos da USP mantêm greve  

Após assembleia, os universitários também resolveram adiar as eleições para o Diretório Central dos Estudantes

São Paulo. Numa assembleia que durou ao menos quatro horas, os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) decidiram pela manutenção da greve iniciada na semana passada e pelo adiamento das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para março do ano que vem. A votação na USP estava marcada para a próxima semana.

Cerca de duas mil pessoas participaram da assembleia. Uma nova reunião marcada para a próxima quarta (23) pode mudar o quadro atual. A greve de alunos foi decretada na semana passada, após a desocupação da reitoria da universidade.

Thiago Aguiar, diretor do DCE, e membro da chapa "Não Vou Me Adaptar", afirma que a eleição precisa de uma participação igualitária e que, com a greve, algumas faculdades ficam esvaziadas. "Precisamos de mais tempo de debate para realizar a eleição do DCE", disse o estudante de Ciências Sociais.

A crise da USP foi deflagrada após três alunos serem pegos com maconha no campus. Colegas tentaram impedir a prisão. Houve confronto. Os grevistas dizem que a tensão com a Polícia Militar era anterior, causada por abordagens consideradas "intimidadoras".

Fonte: Diário do Nordeste

Prova Brasil será aplicada a mais de 6 milhões de estudantes  

E mais de 6 milhões de estudante fazem, até o dia 18 deste mês, mais uma edição da Prova Brasil. O teste é aplicado em 71 mil escolas para alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e a 3° série do ensino médio.


As notas da avaliação servem para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Nos útimos 4 anos o Ideb cresceu em todas as etapas da educação no país. No 5° ano do ensino fundamental, o indicador saltou de 3,8 para 4,6. No 9° ano, passou de 3,5 para 4. E no ensino médio, subiu de 3,4 para 3,6. A meta é alcancar o índice de 5,2.

Legado que a COPA e as Olimpíadas deixaram para a juventude é tema de seminário  

Nos dias 21 e 22 de novembro acontece no museu do futebol a partir das 19h o seminário “o legado de megaeventos esportivos para a juventude brasileira: perspectivas em debate” que visa debater a transformação das cidades e o papel da juventude nesse contexto, os megaeventos e a herança de educação para a juventude, além de inserção social, treinamento e emprego para os jovens brasileiros.

O seminário é decorrente de três edições de fóruns que debateram o legado deixado pela Copa e como à juventude deve se preparar para a realização desses megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. Segundo o presidente do CEMJ, Euzébio Jorge Silveira, “essa é uma questão fundamental, pois não podemos encarar esses eventos apenas como um período de diversão, mas também de apropriação de uma herança que deixarão para juventude, afinal, a base dessa estrutura vem de uma relação construída com políticas públicas baseadas no desenvolvimento do país”.

Leia mais...

O “líder estudantil” da extrema-direita  

Por Altamiro Borges

Reinaldo Azevedo, o blogueiro da Veja, parece que voltou ao banco escolar. Bem que poderia aproveitar para ter aulas de educação e tolerância. Sua agressividade já virou doença crônica. Nos últimos dias, ele postou várias matérias sobre eleições em entidades estudantis. Todas declaradamente reacionárias. Será que ele pretende ser o “novo” líder estudantil da extrema-direita nativa?

Ele garante que não! Na sua singela modéstia, ele afirma: “Eu não estou organizando nada; sou apenas um cronista da libertação”. Seu objetivo, explica em tom que lembra os mentores do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), é alertar “a maioria silenciosa” dos estudantes para a urgente cruzada contra os “tiranos de extrema-esquerda que sequestram as instâncias da universidade”.

“Maconheiros e baderneiros” da USP

Com seu linguajar belicista e patético, ele informa que seus alvos são os “remelentos e mafaldinhas” da esquerda. Nesta semana, ele vibrou com a repressão da tropa de choque da PM aos “maconheiros e baderneiros” da USP. Chegou a polemizar com alguns amiguinhos da mídia demotucana, que questionaram a ação policial. Ele queria mais violência e prisões, mais bordoadas “corretivas”!

Ele também acompanhou atentamente as eleições no DCE da UnB, no Grêmio Politécnico da USP e no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, que resultaram em derrotas de forças de esquerda – que deveriam apreender com os seus erros. No último caso, Reinaldo Azevedo se deu mal nas suas provocações fascistóides e levou uma bronca da direção eleita no XI de Agosto.

Ela retrucou as opiniões do blogueiro da Veja e rejeitou o seu apoio. “Por mais que se discorde das posições defendidas por setores estudantis, tentar caracterizá-las como apologia ao tráfico de drogas é criminalizar opiniões políticas e, portanto, é incompatível com o Estado Democrático de Direito”. E concluiu: “A liberdade de expressão deve ser exercida sempre com responsabilidade”.

“Eu tenho milhares de leitores”

A reação de Reinaldo Azevedo foi furiosa, coisa de maníaco depressivo que merece urgentemente uma camisa-de-força: “Estou pouco me lixando se vocês gostam de mim ou não! Eu tenho milhares de leitores... Continuo a elogiar os que votaram em vocês, mas reitero: vocês estão condenados a trair. Não fosse por vocação, seria por ruindade... Vocês são covardes, tolos e arrogantes”.

“Vocês já podem exibir aos seus adversários e à patrulha esquerdopata da faculdade, inclusive à docente, a mensagem que vocês me enviaram... Espalhem: ‘Reinaldo Azevedo nos considera uns babacas’. Sim, eu considero! Vocês escreveram um texto para demonstrar que não têm nada a ver comigo. Não sejam tão imodestos! Eu, definitivamente, não tenho nada a ver com vocês. Não tentem me chutar, seus bobinhos. Eu sei acarinhar como poucos. Mas sei chutar como ninguém”.

Eleição no DCE da USP

Toda essa agressiva militância, porém, tem um objetivo maior. A eleição para a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da USP, que ocorre de 22 a 24 deste mês. Reinaldo Azevedo usa o espaço milionário do sítio do Grupo Abril para fazer campanha da chapa “Reação”. Chegou até a entrevistar seis integrantes da chapa, “a única não-esquerdista entre as que disputam o DCE”.

Ela ataca virulentamente a UNE – “devido ao seu aparelhamento, a instituição não passa de produtora de carteirinhas” – e afirma que a sua principal luta é “contra a partidarização do movimento estudantil”. Contraditoriamente, os entrevistados revelam que seis integrantes da chapa pertencem ao PSDB e um é filiado ao PV, “mas não são militantes profissionais”. O blogueiro da Veja está excitado!

Comissão do Trabalho aprova criação da Universidade Federal do Cariri  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) o Projeto de Lei 2208/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede e foro em Juazeiro do Norte, no Ceará.

A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, são criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo.
A UFCA terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária. Deverão ser oferecidos, de início, 27 cursos de graduação, com meta de 6.490 estudantes.

Leia mais...

Especial Plano Nacional de Educação: Entenda e entre no debate!  


Qua, 16/11/11 06h59

O Brasil tornou-se, recentemente, a sétima economia do mundo. No entanto, o país foi colocado pela ONU, na última semana, na posição número 84 de desenvolvimento humano em todo o planeta. A absurda desigualdade social que ainda vigora no país, apartando ricos e pobres, só conseguirá de fato ser superada quando a educação pública nos morros e favelas for equivalente ou melhor do que a educação dos colégios particulares, quando o ensino nas zonas rurais mais distantes tiver a mesma excelência daquele nos grandes centros, quando todos tiverem exatamente as mesmas condições de transformar suas vidas a partir do conhecimento.

O futuro da educação pública no país passa, atualmente, por 20 metas de um plano nacional que está tramitando no Congresso, o Plano Nacional de Educação (PNE). Trata-se de um conjunto de ações que o governo federal, estados e municípios deverão realizar nesse setor até o ano de 2020. O objetivo do PNE foi transformar em políticas públicas os resultados da última Conferência Nacional da Educação (Conae), um processo que reuniu milhares de professores, especialistas, entidades ligadas à juventude e outros representantes da sociedade civil.

Leia mais...

UNE recebe homenagem da ALESP pelos 75 anos de vida  


No último 10 de novembro (quinta-feira), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, no auditório Paulo Kobayashi, homenagem aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes, que serão completados no tradicional 11 de agosto do ano que vem, dia do estudante. A solenidade foi proposta pelos deputados Gerson Bittencourt (PT) e Leci Brandão (PCdoB).

“A UNE tem uma bonita característica de se renovar e se tornar mais jovem a cada ano que passa. Isso é o que a mantém revigorada e mais viva do que nunca”, disse Daniel Iliescu, que assumiu a presidência da entidade há pouco mais de quatro meses. O seu antecessor, Augusto Chagas, estava presente e disse que a homenagem também é para a todos os que fizeram parte da história de luta da entidade em defesa da democracia, da educação e de uma nação soberana.

Iliescu falou ainda sobre a influência da entidade no cenário político. “Sinto muito orgulho em poder contribuir para o progresso do Brasil. O movimento estudantil, com sua pluralidade, luta por um país mais justo para todos. Agradeço aos deputados pela homenagem”, destacou.

Leia mais...

Estudantes colombianos mantêm paralisação nacional  

Os estudantes colombianos manterão a paralisação nacional até que o governo retire efetivamente a reforma da educação superior e tenha um compromisso real para que esta se adiante de maneira marcada.

Reunidos na Mesa Ampliada Nacional Estudantil (Mane), também exigiram que o Executivo brinde as garantias políticas e civis necessárias para o direito ao protesto, a mobilização e a organização dos estudantes.

Dessa maneira, os universitários colombianos responderam à solicitação do presidente Juan Manuel Santos para que levantassem a paralisação, o que se estende por mais de um mês.

Por outro lado, os estudantes também fizeram um chamado ao conjunto da sociedade a rodear e desenvolver as conclusões da Mane.

Eles reiteraram que continuarão em estado permanente de mobilização, de construção de proposta e organizativa.

Leia mais...

Movimento pede a Dilma maior participação de negros no governo  

Nesta segunda (14), véspera do aniversário da Proclamação da República, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) vai protocolar no Palácio do Planalto carta a Dilma Rousseff defendendo a maior participação de negros no governo. A informação é de Edson França, presidente da entidade que encerrou hoje seu Quarto congresso nacional, em Brasília, com a participação de 700 delegados (de 23 estados).

Segundo o ativista, o movimento quer que haja mais ministros negros no governo Dilma e se opõe a eventual mudança na Esplanada dos Ministérios que concentre pastas ligadas às minorias (negros, mulheres, jovens, indígenas e direitos humanos) em um único ministério. “Para nós é um rebaixamento”.

Leia mais...