Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UNE recebe homenagem da ALESP pelos 75 anos de vida  


No último 10 de novembro (quinta-feira), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, no auditório Paulo Kobayashi, homenagem aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes, que serão completados no tradicional 11 de agosto do ano que vem, dia do estudante. A solenidade foi proposta pelos deputados Gerson Bittencourt (PT) e Leci Brandão (PCdoB).

“A UNE tem uma bonita característica de se renovar e se tornar mais jovem a cada ano que passa. Isso é o que a mantém revigorada e mais viva do que nunca”, disse Daniel Iliescu, que assumiu a presidência da entidade há pouco mais de quatro meses. O seu antecessor, Augusto Chagas, estava presente e disse que a homenagem também é para a todos os que fizeram parte da história de luta da entidade em defesa da democracia, da educação e de uma nação soberana.

Iliescu falou ainda sobre a influência da entidade no cenário político. “Sinto muito orgulho em poder contribuir para o progresso do Brasil. O movimento estudantil, com sua pluralidade, luta por um país mais justo para todos. Agradeço aos deputados pela homenagem”, destacou.

Para Bittencourt, a homenagem à UNE é mais que justa já que o movimento estudantil brasileiro sempre esteve engajado nas lutas sociais. “A UNE sempre defendeu questões fundamentais para o nosso país. Este momento não é só de homenagem, mas de gratidão a tudo que a UNE fez e faz pela sociedade”. O deputado também citou bandeiras recentes de luta da UNE, como a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) à educação. Ele também falou sobre a PEC da Juventude, aprovada no ano passado, que representa mais uma vitória importante para os jovens brasileiros.

O reconhecimento pelo ato solene dos deputados fez parte do discurso do presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre Silva. “Sinto-me contemplado e feliz por viver em um Estado em que a Assembleia Legislativa homenageia o movimento estudantil”, frisou. Ele ressaltou que a UEE-SP e a UNE são entidades irmãs e que as bandeiras destacadas pelo deputado são lutas que de todos os estudantes do Brasil para conquistar uma educação melhor.

Na opinião do presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Tarcisio Boaventura, a iniciativa dos deputados de São Paulo deve se espalhar para outros estados, “porque a UNE é do tamanho do Brasil”. O ex-presidente da UEE-SP, Carlos Siqueira, fez uma saudação a todos os presentes, parabenizou a UNE e disse que o movimento não pára porque ainda são muitas as vitórias e conquistas.

A deputada Leci Brandão emocionou o público no auditório da Alesp ao relembrar toda a sua trajetória de encontros e desencontros com a luta dos estudantes. A deputada surpreendeu muitos dos presentes ao revelar um caso pouco conhecido: “O primeiro show que fiz foi no prédio da UNE”, disse, referindo-se à sede da entidade na Praia do Flamengo 132, no Rio de Janeiro, que foi incendida e demolida pela ditadura militar.

A sambista de canções marcadas por letras sociais brincou dizendo que muito antes de pensar em entrar para a política já tinha uma relação com a UNE. Durante toda a sua carreira ela cantou afinada com sindicalistas, estudantes, índios, prostitutas, gays, partidos de esquerda, movimentos de mulheres e principalmente o movimento negro.

“Fui convidada para cantar no comício das diretas e depois fiz uma música para os caras pintadas”, contou Leci, lembrando da música que está sem seu disco Atitude, de 1993, e faz referência a um dos maiores movimentos liderados pela UNE nos últimos tempos. Um trecho da canção diz: “cara pintada é a cara mais limpa deste país, a cara do jovem que coisa mais linda desta país”

Leci lembrou ainda que sempre foi convidada para cantar em todos os eventos do movimento estudantil e falou da sua última e recente apresentação para os estudantes, na 7ª Bienal da UNE.

Para Leci, é uma honra homenagear o movimento estudantil. “A UNE é uma entidade onde não existe preconceito. Tenho honra em estar em contato com estes meninos que são o futuro do nosso país”.

Ao final da cerimônia, os deputados entregaram uma placa em homenagem aos 75 anos da UNE. Em retribuição, Iliescu presenteou Bittencourt e Leci com a bandeira da entidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.