Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Curso de formação - UJS/Fortaleza  

Nos dias 01,02 e 03 de abril, a UJS de Fortaleza estará promovendo o seu Curso de Formação-Nível I . O curso ocorrerá na Sede Campestre do SINDPAN em Caucaia, onde discutiremos filosofia marxista, socialismo e a história da UJS.

Todos os filiados da UJS de Fortaleza e Região Metropolitana estão convocados. Envie um e-mail para andreia_ujs@yahoo.com.br peça sua ficha de inscrição

As vagas são limitadas!

Data: 01 a 03 de abril.
Saída de Fortaleza: 01/04 (sexta-feira) às 17h
Sede da UJS Ceará: Av. da Universidade, 3107, Benfica.
Valor da inscrição: R$ 10,00

Confira a programação

01/03
Tarde
17h30- Saída de Fortaleza
18h - Chegada ao SINDPAN

Noite
19h – Debate sobre Conjuntura Nacional
21h - Jantar/Livre
00h - Recolhimento

02/03
Manhã
8h - Café da Manhã
9h - Aula 01: Filosofia marxista-leninista
10h30 - Intervalo
10h45 - Debate e discussão sobre a aula.
12h30 - Almoço

Tarde
14h - Filme: Tempos Modernos - Charlie Chaplin
15h30 - Intervalo
16h – Aula 02: Capitalismo 17h30 - Intervalo
18h - Aula 03: Socialismo

Noite
19h – Jantar/ Livre
00h - Recolhimento

03/03
Manhã
8h - Café da Manhã
9h – Aula 04: UJS: Fundação, História e Atuação.
10h30 - Intervalo
11h - UJS: Organização e Bandeiras de Luta
12h - Entrega de Certificados.

Tarde
12h30 – Churrasco de Confraternização
17h – Retorno

Leia mais...

Estudantes ocuparão Brasília em defesa de suas bandeiras no PNE  

Com objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância de mais investimentos para a educação, estudantes organizam intervenções em todo o país. Uma grande marcha na próxima quinta-feira (24) em Brasília levará 10 mil ao planalto central e a presidente Dilma acenou com a possibilidade de receber a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em audiência.

Com a chamada “A educação tem que ser 10 – Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil”, a UNE, a Ubes e a ANPG convocam para esta semana uma série de manifestações em todo o Brasil que irão ocorrer de segunda a sexta-feira (21 a 25). A tradicional jornada nacional de lutas das entidades, que acontece anualmente, contará com uma grande marcha em Brasília (DF) na próxima quinta-feira (24), para levar ao ministro da educação, aos presidentes das casas legislativas e, também, à presidente Dilma Rousseff, documento com as reivindicações dos estudantes para o próximo período.

A audiência com o Ministro Fernando Haddad está confirmada para as 17 horas e a presidente Dilma, em conversa com o presidente da Ubes, Yann Evannovick, nesta segunda-feira (21), disse que tem disposição de receber os estudantes na quinta-feira (24). Segundo Yann, Dilma afirmou, a respeito da passeata, que “é assim que movimento social tem que se portar, pressionar e pautar o governo”, demonstrando respeito ao movimento estudantil e atenção à pauta.

Na pauta, o PNE

Segundo o presidente da Ubes as entidades estudantis terão sua atenção voltada o Plano Nacional de Educação (PNE). Essa pauta vai desde a luta pelo passe livre, democracia na escola, ampliação de vagas nas universidades públicas, reajuste das bolsas de pós-graduação, regulamentação do ensino privado, até a aceleração do ingresso dos jovens no mercado de trabalho, “para que o jovem saia do ensino médio com uma profissão – sem perder a perspectiva de ingresso no ensino superior”, defende Yann. “Todas essas questões estão vinculadas ao financiamento, por isso pautamos no centro da Jornada as pautas de 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação”, completa o presidente da Ubes. Os estudantes criticam também a ortodoxia na política econômica do novo governo, refletida no corte de 50 bilhões, atingindo o financiamento das universidades.

Yann explica que a proposta de PNE encaminhada para o Congresso Nacional prevê 7% do PIB para a Educação. “Acreditamos que esta pauta cabia há 10 anos atrás, quando foi aprovada pelo Congresso e vetada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso no PNE passado. Agora, para diminuir a dívida que existe com a educação, cujo montante é cada dia maior, é preciso garantir uma quantidade maior de recursos”, reforça o estudante.

Sem veto

Uma sinalização positiva dada pelo então presidente Lula em acordo com a presidente Dilma Rousseff em 2010 foi a aprovação de uma medida que impede a Presidência da República de vetar qualquer artigo do PNE que se refira a investimentos. Isso significa que se o movimento tiver uma vitória em relação ao financiamento da educação no Congresso Nacional ela estará garantida, sem possibilidade de veto.

Além das pautas gerais relacionadas ao PNE, em cada lugar haverá a incorporação de bandeiras locais aos protestos, como a luta pela melhoria do transporte público e mais investimentos na educação municipal e estadual. Serão cerca de 120 atividades em universidades, 40 passeatas e atos de rua em mais de 70 cidades de todas as regiões do país.

Momento único

Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, o Brasil vive momento único de oportunidades em diversas áreas e precisa se convencer de que é “necessário e urgente priorizar a educação em todas as suas etapas”. Chagas convoca: “Por isso, vamos às ruas nessa jornada para tornar público o debate deste Plano Nacional de Educação que é tão decisivo. Precisamos envolver a sociedade para discutir a educação que queremos para os próximos dez anos”.

A presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, defende que "é importante as entidades estudantis, os sindicatos de professores e outras organizações que lutam em defesa da educação se unificarem em torno da defesa de uma educação plural, crítica e de qualidade, pois é necessária ao nosso país a formação de pessoas qualificadas, capazes de desenvolver bons trabalhos e se realizarem pessoalmente". A principal pauta da ANPG na jornada é o aumento de bolsas mestrado e doutorado, que estão há 3 anos sem reajuste. "Defendemos o reajuste de acordo com último Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que previa o aumento de 50% do valor das bolsas de pesquisa entre 2005 e 2010. Já há um novo plano e a meta não foi cumprida. Neste reajuste, é preciso considerar ainda a taxa de inflação", explicou Elisangela, que esclareceu, ainda, que o objetivo da pauta é valorizar o pesquisador, "que é um elemento central no desenvolvimento de pesquisa e inovação para o país e para a garantia da soberania nacional", disse.

Durante a jornada nacional da lutas, as entidades irão também apresentar as suas 59 emendas ao Plano Nacional de Educação e lançar a campanha #educacaotemqueser10 no Twitter. Nesta quinta-feira (24) está previsto um “twittaço” sobre o tema.

Confira o calendário de lutas:

Segunda-feira (21), Dia Nacional de Ocupações

Será um dia de atividades simultâneas com intervenções políticas e culturais em dezenas de universidades. Haverá série de ocupações de reitorias e espaços dentro das instituições a partir desta segunda-feira, 21 de março, dando início à onda de protesto. A abertura oficial ocorreu durante debate na USP, no Centro Acadêmico 11 de Agosto, ao meio-dia, com o tema da jornada “A educação tem que ser 10 – Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil”.

Terça-feira (22), passeata em São Paulo

Os estudantes voltam às ruas da capital paulista para mais uma passeata contra o aumento abusivo nas tarifas do transporte público. A concentração será às 10 horas no vão livre do Masp. De lá, a marcha prossegue em direção à Assembléia Legislativa, onde está em tramitação a Proposta Emenda Constitucional (PEC) do Pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fundo gerenciará os recursos provenientes do Pré-Sal para o estado de São Paulo e já destina 50% para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.

Quarta-feira (23), passeata no Rio de Janeiro

A jornada nacional de lutas organiza uma grande passeata no Rio de Janeiro embalada pelos protestos contra a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Os estudantes vão se concentrar na quarta-feira (23) na Candelária, às 10 horas, e de lá partem para a Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o voto dos parlamentares a favor do projeto de lei que estará tramitando no dia e garantirá a meia passagem no transporte público aos alunos do ProUni e beneficiados por programas de cotas e reserva de vagas.

Quinta-feira (24), Grande Marcha em Brasília

Cerca de 10 mil estudantes tomarão Brasília colorindo a Esplanada dos Ministérios com a irreverência característica do movimento estudantil. A concentração será às 10 horas, em frente à Biblioteca Nacional. A marcha, que terá o reforço de uma bateria de samba, seguirá para o Congresso Nacional. Lá, os estudantes esperam ser recebidos por Dilma Rousseff. A audiência já foi solicitada e o objetivo será dialogar com a nova presidente a pauta de reivindicações, principalmente, a respeito de dois temas: o veto do presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-sal para a educação e os recentes cortes no orçamento que podem atingir o financiamento das universidades.
Da redação, Luana Bonone, com assessoria

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

Roda de Conversa sobre o Movimento Feminista - UJS/Fortaleza  

Na última roda de conversa, sexta-feira, 11/03, as jovens mulheres da União da Juventude Socialista reafirmaram o seu movimento feminista emancipacionista e o seu posicionamento sobre o lugar da mulher na sociedade.

Na ocasião Nágyla Drumond, Diretora Estadual de Mulheres do PC do B, discursou sobre os vários movimentos feministas, seus contextos históricos, suas fases e ações. No debate algumas jovens relataram sobre o machismo que sofrem cotidianamente nessa sociedade machista e opressora.

Depois do debate foram feitos pirulitos para a o Ato do dia seguinte da União Brasileira de Mulheres com frases: “Lugar de mulher é em todo lugar”; “Pela descriminalização do aborto”; “Nosso corpo não é mercadoria”.

A UJS Fortaleza afirma que lugar de mulher é em todo lugar e não, apenas, nos lugares reservados pelo machismo, pelo racismo, pela homofobia. Chama mulheres e homens para lutar pela emancipação feminina, por uma sociedade justa, igualitária e solidária.

Ocupe o seu Lugar, venha pro lado de cá!


Sarah Cavalcante
Diretora de Comunicação da UJS Fortaleza
Estudante de Jornalismo - UFC

Leia mais...

Entidades farão ações de repúdio à presença de Obama no Brasil  

Entidades do movimento social brasileiro representadas na Ceoordenação de Movimentos Sociais (CMS), entre elas Cebrapaz, CUT, MST, UNE, Ubes, CTB, Conam, Unegro e sindicatos estaduais e municipais de várias capitais estão organizando ações de repúdio contra o chefe do imperialismo estadunidense, Barack Obama.

As entidades criticam a política de duas caras do mandatário dos Estados Unidos, que utiliza uma retórica demagógica de defesa da paz e dos direitos humanos, mas na prática realiza uma política militarista e de intervenção contra países e povos soberanos.

Os protestos mostram que a manifestação organizada pelo governo estadual do Rio de Janeiro, com a colaboração da embaixada dos EUA no Brasil, na Cinelândia, não reflete os sentimentos do povo brasileiro.

Leia a íntegra do documento que circula entre as entidades do movimento social e será submetida a apreciação e aprovação em plenária a ser realizada na quarta-feira (16).

"Os movimentos sociais brasileiros rechaçam a presença de Barack Obama em nosso país.
Obama chegou à presidência dos Estados Unidos em 2008 opondo-se em tese à política de guerra de George W. Bush e fazendo promessas de paz e respeito ao direito internacional.
A evolução dos acontecimentos mostrou que a política externa do imperialismo norte-americano continua em essência a mesma.

O atual mandatário dos Estados Unidos mantém a orientação belicista de ocupar países e agredir povos em nome da “luta contra o terrorismo”. Seu objetivo principal é reafirmar a hegemonia estadunidense no mundo, inclusive na área militar.

Sob Barack Obama, os Estados Unidos mantiveram a presença das tropas de ocupação no Iraque e no Afeganistão.

O imperialismo estadunidense, sob a presidência de Barack Obama reafirmou o apoio à política genocida do Estado sionista israelense contra o povo palestino.

Foi sob a liderança de Barack Obama que a principal organização agressiva do imperialismo, a Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte consagrou o “novo conceito estratégico”, arrogando-se o direito de intervir militarmente em qualquer região do planeta. É também Obama que estimula a instalação de bases militares em todo o mundo.

É a gestão de Barack Obama que, reafirmando a primazia norte-americana quanto à posse e uso de armas nucleares, exerce chantagens, pressões, ameaças e sanções contra os países que não aceitam os ditames dos EUA nesta questão.

Como latino-americanos, afirmamos que a política dos Estados Unidos para a América Latina não mudou em nada. Não aceitamos a manutenção do bloqueio a Cuba, as provocações contra a Venezuela, a Nicarágua, a Bolívia e o Equador.

O governo Obama apoiou o golpe militar em Honduras, que retirou do poder o presidente legitimo Manuel Zelaya, e mantém o apoio ao atual governo de fato, que é denunciado por inúmeras violações aos direitos humanos. Na sequência do golpe, os EUA instalaram duas novas bases militares neste país.

Repudiamos a ampliação da presença militar dos EUA na região, tanto as iniciativas para instalar novas bases militares na Colômbia, quanto a movimentação de tropas na Costa Rica e no Panamá.

Os Estados Unidos, no apagar das luzes do governo de Bush, reativaram a 4ª Frota de sua marinha de guerra, que Obama mantém. A presença dessa frota agressiva constitui uma ameaça a todos os países soberanos da região. No caso do Brasil, é uma clara ameaça em relação às imensas jazidas petrolíferas descobertas em nossa costa.

Os Estados Unidos nunca abriram mão do objetivo de dominar nossos países e continuam considerando nosso continente como sua área de influência. Sua cobiça sobre nossas riquezas é ilimitada.

Obama chega ao Brasil num momento em que os Estados Unidos e seus aliados, principalmente os europeus, preparam-se para realizar novas intervenções militares. Agora, no norte da África, onde, com vistas a assegurar o domínio sobre o petróleo, adotam a opção militar como a principal estratégia. O imperialismo estadunidense quer arrastar as Nações Unidas para sua aventura.

Hoje, 20 de março, dia em que Obama visita o Brasil, acontecem manifestações em todo o mundo convocadas pela Assembleia Mundial dos Movimentos Sociais realizada durante o Fórum Social Mundial de Dacar, Senegal. O dia de mobilização global foi convocado para afirmar a “defesa da democracia, o apoio e a solidariedade ativa aos povos da Tunísia e do Egito e do mundo árabe”. O 20 de março é um Dia Mundial de Luta contra as bases militares dos Estados Unidos, de solidariedade com o povo árabe e do norte da África e também de apoio à resistência palestina e saharauí.

O Brasil e a América latina vivem um novo momento, de democracia, soberania, interação e unidade e estão criando seus próprios mecanismos multilaterais. Não aceitam mais viver sob o jugo e a ingerência do imperialismo norte-americano".

Queremos um mundo de paz e solidariedade!

Abaixo o imperialismo estadunidense!

O imperialismo não é invencível e será derrotado!

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

MEC divulga aprovados na segunda chamada do ProUni  

Os candidatos contemplados têm até 17 de março para comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição.

Os candidatos selecionados têm até 17 de março para comparecer às suas instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição O MEC (Ministério da Educação) divulgou no último domingo, 13 de março, a relação dos candidatos aprovados na segunda chamada da última etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos). Para conferir se o seu pedido foi aprovado, basta acessar a página oficial do programa(aqui) e informar os números da inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e do CPF.

Além da carteira de identidade, é preciso apresentar comprovantes de residência e de rendimentos tanto do aluno como dos integrantes de seu grupo familiar. (Confira a lista de documentos exigidos).

Para garantir a veracidade dos dados, a universidade poderá ainda solicitar a documentação que julgar necessária, além de realizar um processo seletivo próprio, desde que informe previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.

A partir de 21 de março, será formada uma lista de espera com o nome dos candidatos que não foram contemplados ou que tenham sido pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma. Os alunos não terão que confirmar o interesse em participar da lista.

As convocações, nesta etapa, serão realizadas diretamente pelas instituições de ensino entre os dias 21 e 25 de março. A classificação dos estudantes considerará a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma nessa primeira opção, a classificação se dará na opção seguinte.

Nesta edição, são oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 integrais e outras 42.650 parciais. Há opções em aproximadamente 1.500 instituições de Ensino Superior de todo o país. Enquanto os auxílios integrais são destinados a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, as parciais beneficiam candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Fonte Universia

Leia mais...

Artigo de Eduardo Marney propõe atitude solidária em relação ao uso dos livros  

Eduardo Marney, professor e filósofo, traçando sua trajetória de leituras e ressaltando a importância dos livros em sua vida, propõe uma atitude solidária com relação ao uso dos livros. Confira:

Livro, proposta solidária

Aos 13 anos tive a sorte de ter uma professora maravilhosa que me despertou o prazer pela leitura através da sugestão, quase imposta, do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, que me garantiu aprovação na 7ª série (hoje 8º ano).

Por vias do destino mexia nos livros dos meus irmãos e, garimpando, me deparei com jóias do tipo "A Metamorfose", de Kafka e o Anti-Cristo de Nietszche que me transformaram em um dependente buscador pelo saber. Daquela época até hoje se passaram 19 anos onde milhares de títulos passaram por minhas mãos e alimentaram minha alma e espírito crítico.

Desperto por um universo de grandes intelectuais ainda me espanto com várias intrigantes questões.

Como me tornei um crítico algoz de uma sociedade de consumo e egoísmo que não se preocupa com o outro?

Outro dia observava, em um semáforo, um pedinte e busquei repostas para a seguinte questão: Como seria nossa sociedade se esses cidadãos de direitos, pedissem além de trocados, um livro que alimentasse suas mentes nas noites frias e vazias até que a fome passasse?

Não encontrei a resposta mas doo livros sempre que posso na esperança de um futuro melhor, mesmo que só para aquele que lê.

À anos que não passo um dia sequer sem ler algumas ou muitas páginas e, mesmo que isso raramente aconteça, sinto uma ânsia e vontade, que falta de comida ou vontade de comer nunca produziram em mim.

Vários foram os poetas e escritores que, mesmo aprisionados, pediam, ao invés de comida, Livros, muitos Livros, como no caso de Bertold Brecht, Dostoieviski e Gramsci que enquanto seus corpos estavam presos, seus espíritos viajavam até o mais distante e maravilhoso rincão.

Mas mesmo distante das pessoas amadas, estando aprisionado, faminto ou distante do leito materno o amante do saber busca nos livros algo que sustente seus sonhos e situação humana.

Caso semelhante aconteceu comigo, quando residi em Brasília, por seis anos.

Lá encontrei a possibilidade de retornar à terra-natal, em uma parada de ônibus repleta de livros, para quem ouse pegá-los.

Me deparei, assim, na situação, com Iracema de José de Alencar, ali na minha frente, em uma prateleira ricamente adornada com um dos bens mais preciosos do homem: os livros.

Os usuários dos famigerados transportes coletivos do Distrito Federal, que já foi considerado como um dos piores sistemas de transportes do Brasil, tem a oportunidade de pegar livros e de devolverem quando quiserem, graças a iniciativa do proprietário de um açougue, (pasmem!) um açougue, que recebe doações de livros e dispõem em dezenas de paradas no Plano Piloto de Brasília.

Dessa forma lanço uma proposta solidária que muitos já a exercitam: após lerem um livro, deixem-no em alguma parada de ônibus, para que outro possa voar e desfrutar do prazer que você sentiu.

Esse ato de Amor, palavra essa que tem sentido para muitos como Frederico Garcia Lorca, que equivale a Livro, isso mesmo Amor=Livro.

Como o Amor, o Livro deveria ser mais dado e recebido.

PS: Minha homenagem a todos que tanto precisam de alimento e saber.

Por Marney Eduardo Ferreira Cruz - professor e filósofo

Fonte: Diário do Nordeste

Leia mais...

UJS Fortaleza no movimento de Mulheres  

Na semana do Dia Internacional da Mulher a UJS Fortaleza participa e realiza várias atividades políticas e culturais ligadas ao 8 de março.

Na terça-feira, Dia da Mulher, a União Juventude Socialista participou junto com a União Brasileira de Mulheres e o Centro Socorro de Abreu do Bloco Maria Vem com as Outras. Bloco de carnaval composto por mulheres e homens que desfilaram na Avenida Domingos Olimpio do lado de fora do circuito oficial.

Na ocasião mesmo sendo impedido de desfilar no circuito oficial pela Coordenação do Carnaval de Fortaleza, o Bloco Maria Vem com as Outras animou os foliões com apitos, batuques, abadás, pirulitos.

Estavam presentes estudantes universitários e secundaristas, o Movimento pela Livre Orientação Sexual e o Senador Inácio Arruda, que como sempre apóia a luta da juventude e das mulheres.

Roda de Conversa
A tradicional roda de conversa da UJS/Fortaleza irá discutir nesta sexta-feira o movimento de mulheres: suas lutas suas bandeiras. Reafirmando a luta pelo o lugar da mulher na sociedade e pela a sua emancipação.

No momento serão discutidas e elaboradas ações para o movimento feminista, como também o ato das mulheres, no próximo sábado, 12/03, saindo da Praça da Bandeira, que contará com a presença do Afoxé Dragão do Mar.

Serviços:
Roda de Conversa - socialismo com a nossa cara
Tema: Movimento de mulheres da UJS
Local: Sede da UJS – Avenida da Universidade, 3107, Benfica
Data: próxima sexta-feira (11)
Hora: 17h30


Ato das Mulheres
Local: Praça da Bandeira
Data: próximo sábado (12)
Hora: 9h

Leia mais...

Carta de Michael Moore aos estudantes de Wisconsin  

"Os adultos jovens, em todos os cantos do mundo, principalmente no Oriente Médio, tomaram as ruas e derrubaram ditaduras. E, isso, sem disparar um único tiro. A coragem deles inspira outros. Vivemos hoje momento de imensa força, nesse instante, uma onda empurrada por adultos jovens está em marcha e não será detida", diz Michael Moore em carta enviada a estudantes do Estado de Wisconsin, que saíram às ruas contra um projeto para cortar direitos trabalhistas dos funcionários públicos do Estado.
Redação

Milhares de servidores públicos unidos a grupos estudantis realizaram protestos sábado (19) em frente ao Capitólio do estado norte-americano do Winsconsin, na cidade de Madison. Foi o quinto dia de manifestações contra um projeto de lei apresentado pelo novo governador, o republicano Scott Walker. O objetivo do projeto é cortar gastos do orçamento estadual através da supressão de direitos trabalhistas em todo o Estado. O suposto equilíbrio das contas do Estado ocorreria com a anulação dos convênios coletivos com os funcionários públicos. Entusiasmado com a mobilização dos estudantes, o cineasta Michael Moore enviou uma carta aberta para eles pedindo que se rebelem. Segue a carta:

Caros Estudantes:

Que inspiração, a de vocês, que se uniram aos milhares de estudantes das escolas de Wisconsin e saíram andando das salas de aula há quatro dias e agora estão ocupando o prédio do State Capitol e arredores, em Madison, exigindo que o governador pare de assaltar os professores e outros funcionários públicos !

Tenho de dizer que é das coisas mais entusiasmantes que vi acontecer em anos.

Vivemos hoje um fantástico momento histórico. E aconteceu porque os jovens em todo o mundo decidiram que, para eles, basta. Os jovens estão em rebelião – e é mais que hora!

Vocês, os estudantes, os adultos jovens, do Cairo no Egito, a Madison no Wisconsin, estão começando a erguer a cabeça, tomar as ruas, organizar-se, protestar e recusar a dar um passo de volta para casa, se não forem ouvidos. Totalmente sensacional!!

O poder está tremendo de medo, os adultos maduros e velhos tão convencidos que que fizeram um baita trabalho ao calar vocês, distraí-los com quantidades enormes de bobagens até que vocês se sentissem inpotentes, mais uma engrenagem da máquina, mais um tijolo do muro. Alimentaram vocês com quantidades absurdas de propaganda sobre “como o sistema funciona” e mais tantas mentiras sobre o que aconteceu na história, que estou admirado de vocês terem derrotado tamanha quantidade de lixo e estejam afinal vendo as coisas como as coisas são.

Fizeram o que fizeram, na esperança de que vocês ficariam de bico fechado, entrariam na linha e obedeceriam ordens e não sacudiriam o bote. Porque, se agitassem muito, não conseguiriam arranjar um bom emprego! Acabariam na rua, um freak a mais. Disseram que a política é suja e que um homem sozinho nunca faria diferença.

E por alguma razão bela, desconhecida, vocês recusaram-se a ouvir. Talvez porque vocês deram-se conta que nós, os adultos maduros, lhes estamos entregando um mundo cada vez mais miserável, as calotas polares derretidas, salários de fome, guerras e cada vez mais guerras, e planos para empurrá-los para a vida, aos 18 anos, cada um de vocês já carregando a dívida astronômica do custo da formação universitária que vocês terão de pagar ou morrerão tentando pagar.

Como se não bastasse, vocês ouviram os adultos maduros dizer que vocês talvez não consigam casar legalmente com quem escolherem para casar, que o corpo de vocês não pertence a vocês, e que, se um negro chegou à Casa Branca, só pode ter sido falcatrua, porque ele é imigrado ilegal que veio do Quênia.

Sim, pelo que estou vendo, a maioria de vocês rejeitou todo esse lixo. Não esqueçam que foram vocês, os adultos jovens, que elegeram Barack Obama. Primeiro, formaram um exército de voluntários para conseguir a indicação dele como candidato. Depois, foram as urnas em números recordes, em novembro de 2008. Vocês sabem que o único grupo da população branca dos EUA no qual Obama teve maioria de votos foi o dos jovens entre 18 e 29 anos? A maioria de todos os brancos com mais de 29 anos nos EUA votaram em McCain – e Obama foi eleito, mesmo assim!

Como pode ter acontecido? Porque há mais eleitores jovens em todos os grupos étnicos – e eles foram às urnas e, contados os votos, viu-se que haviam derrotado os brancos mais velhos assustados, que simplesmente jamais admitiriam ter no Salão Oval alguém chamado Hussein. Obrigado, aos eleitores jovens dos EUA, por terem operado esse prodígio!

Os adultos jovens, em todos os cantos do mundo, principalmente no Oriente Médio, tomaram as ruas e derrubaram ditaduras. E, isso, sem disparar um único tiro. A coragem deles inspira outros. Vivemos hoje momento de imensa força, nesse instante, uma onda empurrada por adultos jovens está em marcha e não será detida.

Apesar de eu, há muito, já não ser adulto jovem, senti-me tão fortalecido pelos acontecimentos recentes no mundo, que quero também dar uma mão.

Decidi que uma parte da minha página na Internet será entregue aos estudantes de nível médio para que eles – vocês – tenham meios para falar a milhões de pessoas. Há muito tempo procuro um meio de dar voz aos adolescentes e adultos jovens, que não têm espaço na mídia-empresa. Por que a opinião dos adolescentes e adultos jovens é considerada menos válida, na mídia-empresa, que a opinião dos adultos maduros e velhos?

Nas escolas de segundo grau em todos os EUA, os alunos têm ideias de como melhorar as coisas e questionam o que veem – e todas essas vozes e pensamentos são ou silenciadas ou ignoradas. Quantas vezes, nas escolas, o corpo de alunos é absolutamente ignorado? Quantos estudantes tentam falar, levantar-se em defesa de uma ou outra ideia, tentar consertar uma coisa ou outra – e sempre acabam sendo vozes ignoradas pelos que estão no poder ou pelos outros alunos?

Muitas vezes vi, ao longo dos anos, alunos que tentam participar no processo democrático, e logo ouvem que colégios não são democracias e que alunos não têm direitos (mesmo depois de a Suprema Corte ter declarado que nenhum aluno ou aluna perde seus direitos civis “ao adentrar o prédio da escola”).

Sempre fico abismado ao ver o quanto os adultos maduros e velhos falam aos jovens sobre a grande “democracia” dos EUA. E depois, quando os estudantes querem participar daquela “democracia”, sempre aparece alguém para lembrá-los de que não são cidadãos plenos e que devem comportar-se, mais ou menos, como servos semi-incapazes. Não surpreende que tantos jovens, quando se tornam adultos maduros, não se interessem por participar do sistema político – porque foram ensinados pelo exemplo, ao longo de 12 anos da vida, que são incompetentes para emitir opiniões em todos os assuntos que os afetam.

Gostamos de dizer que há nos EUA essa grande “imprensa livre”. Mas que liberdade há para produzir jornais de escolas de segundo gráu? Quem é livre para escrever em jornal ou blog sobre o que bem entender? Muitas vezes recebo matérias escritas por adolescentes, que não puderam ser publicadas em seus jornais de escola. Por que não? Porque alguém teria direito de silenciar e de esconder as opiniões dos adolescentes e adultos jovens nos EUA?

Em outros países, é diferente. Na Áustria, no Brasil, na Nicarágua, a idade mínima para votar é 16 anos. Na França, os estudantes conseguem parar o país, simplesmente saindo das escolas e marchando pelas ruas.

Mas aqui, nos EUA, os jovens são mandados obedecer, sentar e deixar que os adultos maduros e velhos comandem o show.

Vamos mudar isso! Estou abrindo, na minha página, um “JORNAL DA ESCOLA” [orig. "HIGH SCHOOL NEWSPAPER", em http://mikeshighschoolnews.com/]. Ali, vocês podem escrever o que quiserem, e publicarei tudo. Também publicarei artigos que vocês tenham escrito e que foram rejeitados para publicação nos jornais das escolas de vocês. Na minha página vocês serão livres e haverá um fórum aberto, e quem quiser falar poderá falar para milhões.

Pedi que minha sobrinha Molly, de 17 anos, dê o pontapé inicial e cuide da página pelos primeiros seis meses. Ela vai escrever e pedirque vocês mandem suas histórias e ideias e selecionará várias para publicar em MichaelMoore.com. Ali estará a plataforma que vocês merecem. É uma honra para mim que se manifestem na minha página e espero que todos aproveitem.

Dizem que vocês são “o futuro”. O futuro é hoje, aqui mesmo, já. Vocês já provaram que podem mudar o mundo. Aguentem firmes. É uma honra poder dar uma mão.

Tradução: Vila Vudu

Fonte:Carta Maior

Leia mais...

Pré-selecionados do ProUni têm até esta sexta para fazer matrícula  

Os candidatos a bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) pré-selecionados na primeira chamada da segunda etapa de inscrições deverão apresentar até esta sexta-feira (4) os documentos e fazer a matrícula na instituição particular de educação superior que escolheram.

Se houver bolsas disponíveis, uma segunda chamada será feita em 13 de março. Depois das duas chamadas, os candidatos que não forem pré-selecionados e os pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma constarão de uma lista de espera, que estará à disposição das instituições de ensino participantes do ProUni a partir de 21 de março.

As instituições convocarão os estudantes da lista de espera entre 21 e 25 de março para verificar as informações prestadas na inscrição e matrícula.

Fonte: Rede Brasil

Leia mais...

Contra arrocho na Educação, juventude terá jornada de lutas  

Por conta da tesoura em R$3 bilhões no orçamento da pasta, o movimento estudantil pressionará o governo com grandes mobilizações.

O anúncio do corte de R$3 bilhões no orçamento da Educação anunciado na última segunda-feira (28) foi entendido pelos movimentos sociais – e principalmente o estudantil – como um retrocesso no crescimento contínuo visto nos últimos anos. Ao contrário do que foi dito no primeiro pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, a equipe econômica do Planalto conteve a ampliação das transformações do Brasil via ensino público ao estabelecer uma verba menor ao setor.

Por conta da tesoura em R$3 bilhões no orçamento da pasta, o movimento estudantil pressionará o governo com grandes mobilizações.

O anúncio do corte de R$3 bilhões no orçamento da Educação anunciado na última segunda-feira (28) foi entendido pelos movimentos sociais – e principalmente o estudantil – como um retrocesso no crescimento contínuo visto nos últimos anos. Ao contrário do que foi dito no primeiro pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff, a equipe econômica do Planalto conteve a ampliação das transformações do Brasil via ensino público ao estabelecer uma verba menor ao setor.

Fonte: site nacional da UJS

Leia mais...

UJS/Ceará: Encontro Universitário define agenda de mobilização  

Final de semana agitado para a turma da UJS do Ceará com a realização do seu III Encontro Universitário, que reuniu entre os dias 25 e 27 os filiados e amigos para debater e aprofundar a intervenção da entidade no movimento universitário.

Os estudantes de instituições públicas e privadas presentes ao encontro abordaram a situação do ensino superior no Brasil e, ao final, definiram uma agenda de atividades que visa fazer do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” o maior do Ceará no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes.

O momento atual no Brasil e no mundo foi o tema que abriu o encontro. Após sua avaliação sobre o cenário político, o dirigente nacional da UJS Edilson Fialho apontou os principais desafios para a juventude neste momento de grande efervescência política. “O movimento estudantil sempre tem um lado, não podemos ficar em cima do muro. As coisas estão melhores, sim. Isso é uma verdade. Mas, ainda tem muita coisa que pode melhorar, e é aí que está a nossa luta, para avançar, para ter mais melhorias para os estudantes” finalizou Edilson Fialho.


Buscando aprofundar a compreensão dos problemas da educação superior, o encontro mergulhou na história do ensino universitário brasileiro, desde o momento da chegada dos portugueses, até os dias de hoje.

Logo em seguida, o vice-presidente regional da UNE, Ivo Braga, apresentou as principais bandeiras do movimento estudantil, ressaltando a necessidade de uma reforma urgente no ensino superior. Segundo o líder estudantil, “ a discussão do Plano Nacional da Educação (PNE) abre espaço para que os estudantes possam pautar suas demandas e propor melhorias para a educação”, avaliou.

Uma intensa agenda de atividades foi construída visando garantir uma forte presença do movimento “Transformar o Sonho em Realidade” (1) nas principais instituições de ensino superior do Ceará. As Jornadas de Lutas entre os dias 21 e 25 de março e a mobilização para o Congresso da UNE estão no centro da ação da UJS neste 1º semestre. “O objetivo da UJS é colocar os estudantes cearenses nas ruas para garantir as reformas que o Brasil necessita, com foco no financiamento da educação, tendo em vista garantir no PNE os 10% do PIB para a educação e a derrubada do veto do Lula aos 50% do pré-sal para educação", destacou Flávio Vinícius, presidente estadual da UJS.

1 – Movimento ao 52º Congresso da UNE

De Fortaleza,
Blog da UJS Ceará

Leia mais...

UJS/Fortaleza: Roda de Conversa debate aumento da passagem em Fortaleza  

Sempre atenta aos desafios de cada momento, a UJS de Fortaleza realiza nesta sexta-feira, 4, a sua já tradicional Roda de Conversa, que traz como tema o aumento da passagem na capital cearense. Com esse encontro, a juventude socialista visa discutir a situação do sistema de transporte em Fortaleza e os custos desse aumento para a população.

A presidente da UJS de Fortaleza, Niara Farias, afirma que o objetivo maior é construir uma grande mobilização para barrar esse aumento e tornar público esse debate. Na sua opinião, “o aumento da passagem não pode ser decidido dentro de um gabinete, sem que a sociedade tenha conhecimento dos seus motivos”.

Serviço

Roda de Conversa - socialismo com a nossa cara

Tema: O Aumento da passagem em Fortaleza

Local: Sede da UJS – Avenida da Universidade, 3107, Benfica

Data: próxima sexta-feira (4)

Hora: 17h30

Leia mais...