Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

-UBM realiza congresso vitorioso em Fortaleza  

130 mulheres, representando cerca de sete cidades do estado, estiveram reunidas no último sábado (27) em torno do II Congresso da União Brasileira de Mulheres – UBM, realizado no Centro de Humanidades da UECE em Fortaleza. Na pauta, feminismo e emancipacionismo, divididos em três subtemas, mulheres na política, o mundo do trabalho e o impacto do neoliberalismo na vida das mulheres.

O evento, que faz parte dos preparativos para o congresso nacional da entidade, que acontecerá em Luiziânia, Goiás, no mês de novembro, homenageou duas antigas militantes do movimento feminista, Argentina Meneses e Daciane Barreto, que na década de 80 e 90 integraram a diretoria do Centro Popular da Mulher (CPM), entidade de destaque na luta contra a opressão e a violência contra a mulher.

Argentina Meneses compareceu com suas filhas, netos e seu inseparável e amado companheiro José Augusto. O auditório encheu-se de emoção com a homenagem que teve início com um cordel, preparado e lido por Rita Lisboa, também antiga militante do movimento. Em seu trecho final o cordel afirma: “E hoje nesse Congresso, a UBM fiel, em defesa da mulher, cumpre bem o seu papel , como a luta não termina, homenageia Argentina, nos versos desse Cordel”. Em seguida a homenageada recebeu um quadro com uma foto da década de 80 que trazia, além de Argentina, outras integrantes do antigo CPM. Para finalizar, sua neta Isabelle lhe entregou flores. Daciane Barreto, que também foi homenageada, não pôde comparecer, mas teve sua trajetória de luta destacada por Terezinha Braga, sua companheira na diretoria do Centro Popular da Mulher.

A mesa de abertura do Congresso contou com a presença da vereadora comunista Eliana Gomes, a defensora-pública geral do estado, Francilene Gomes de Brito, Ieda Nobre de Castro, secretária da pasta de assistência social da prefeitura de Maracanaú, Liana de Cássia, vice-prefeita de Milha, Andréa Oliveira, representando o senador Inácio Arruda, Ana Lúcia Viana, representando a Secretaria Regional I de Fortaleza , Camila Mesquita, da direção estadual da UJS e do Coletivo Loreta Valadares, Abel Rodrigues Avelar, pelo Comitê Estadual do PCdoB e do deputado estadual Lula Morais.

À tarde as delegadas, divididas em três grupos de estudo, debateram os temas propostos como pauta, e aprovaram na plenária final uma moção de repúdio ao juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues que utilizando argumentos machistas considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha. Edílson chegou mesmo a afirmar numa reportagem da Folha de São Paulo que tal lei “tornaria os homens tolos” e que " a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher, todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem (...) O mundo é masculino! A idéia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!".

Para Marta Brandão, integrante da UBM e uma das organizadoras do congresso “ A Lei Maria da Penha é um marco na luta das mulheres contra a violência. São opiniões como essa, expressa por um juiz, que permitem que ainda hoje, no Brasil, milhares de mulheres sejam vítimas de agressões, muitas vezes culminando com mortes ou com lesões irreversíveis, como a sofrida pela companheira Maria da Penha, que a deixou paraplégica”. Integrou a programação uma apresentação dos índios Pitaguarys de Maracanaú, composto por 13 crianças e quatro adultos, entre eles a coordenadora Elizângela, que fez questão de na ocasião assinar a ficha de filiação à entidade.

Para Teresinha Braga, diretora da entidade, “o evento é vitorioso, não só por reunir esse número significativo de mulheres em torno de questões essenciais para a conquista da emancipação feminina, mas também por conseguir reunir homens, que aqui estiveram durante todo o dia participando” e completou afirmando que “para a UBM a emancipação feminina precisa ser construída com a participação de homens e mulheres, só assim ela será vitoriosa”.
O Congresso elegeu 40 representantes ao congresso nacional da entidade e a nova coordenação estadual.

Fonte: Andrea Oliveira

Leia mais...

-ETAPA ESTADUAL PARA O 37º CONUBES  

A etapa cearense do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas já tem lugar e data marcados galera! Será no Liceu do Ceará, em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de Novembro (sexta e sábado).

O processo começa, no entanto, com a abertura da Mesa de Credenciamento das Atas, que acontecerá na terça-feira, no CEFET de Fortaleza. Por isso a UJS no interior tem de ficar atenta e enviar com antecedência as atas dos delegados eleitos pelo nosso movimento.

O Congresso Nacional da UBES será em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 6 e 9 de dezembro. Ele é o principal fórum de decisão do movimento estudantil secundarista e nele serão decididos os rumos da entidade nos próximos dois anos. Temas como educação, política e juventude estarão no centro dos debates.

Podem ser eleitos como delegados para o congresso qualquer estudante do Ensino Fundamental, Médio, Pré-vestibular e Profissionalizante de todo o país. Mas qualquer estudante pode participar do congresso (sem direito a voto).

O nosso Movimento Todo Mundo pra Rua Aumentar o Som em Fortaleza, está realizando plenárias todos os sábados, às 14h no Espaço Mulher (Av. 13 de Maio, 2120, em frente ao CEFET). Se a moçada do interior quiser divulgar suas plenárias aqui no blog da UJS-Ce, basta entrar em contato conosco por e-mail: ujsceara@gmail.com.


Faça o Download dos documentos e materiais do CONUBES



DOCUMENTOS:

»Regimento 37º Congresso da UBES

»Ata oficial para eleição de delegados

(arquivos em pdf. caso tenha problema para baixar, clique com o botão direito do mouse e peça "salvar destino como")

MATERIAIS:

»Baixe o cartaz do 37º Conubes

»Baixe o adesivo do 37º Conubes

(arquivos em pdf. caso tenha problema para baixar, clique com o botão direito do mouse e peça "salvar destino como")


Leia mais...

UJS presta homenagem a Che Guevara  

Preto Rap canta suas rimas em homenagem a Che


Neste último final de semana a União da Juventude Socilalista do Ceará se fez presente à 13º Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza para prestar homenagem a Che Guevara, no triste aniversário de quarenta anos de sua morte.

Diante de de um auditório repleto, com mais de cem pessoas emocionadas, Preto Rap, militante da UJS na frente de Hip Hop, trouxe suas rimas da periferia de Fortaleza, da nossa juventude mais oprimida, para celebrar o nome de Che.

Logo em seguida, o nosso presidente estadual, Edilson Cavalcante, leu o Manifesto de Desagravo ao Che, especialmente preparado pela Secretaria de Comunicação da UJS-Ce para a ocasião.

Confira aqui:


Edilson lê Manifesto de Desagravo

Manifesto de Desagravo a Che Guevara

No dia 08 de Outubro de 1967, o braço armado do imperialismo ianque em nosso continente ceifava brutalmente a vida de um dos maiores líderes revolucionários na história da humanidade, Ernesto Guevara de la Serna, o nosso “Che”.

Ele era apenas um jovem médico recém formado quando, em 1953, deixou sua Argentina natal e entregou-se de corpo e alma para a América Latina e para a revolução. Ao descobrir toda a miséria e sofrimento que afligiam seus irmãos, uniu-se ao sonho da liberdade e da luta por soberania política e econômica de seu povo. Lutou na Guatemala até a invasão do país pelas tropas estadunidenses que derrubaram o governo de ruptura de Jacob Arbenz. Ligou-se depois aos revolucionários de Cuba exilados no México e logo se transformou num dos principais dirigentes da revolução cubana. Participou do ministério da revolução, mas não por muito tempo, pois logo deixou o governo para levar o socialismo a outras plagas, voltando assim para as agruras da luta armada, primeiro nas florestas do Congo e, depois, da Bolívia, onde foi preso e covardemente assassinado.

Nos dias que seguem, em meio a um amplo processo de ascensão das forças democráticas e progressistas na América Latina, um ícone como Che só pode ser considerado perigoso. Por isso a Revista Veja, na sua edição de 03 de Outubro, às vésperas do aniversário de sua morte apresenta a matéria de capa “Che, a Farsa do Herói”, que retrata o grande ser humano que Che foi como um louco egoísta sedento por sangue.

Passados quarenta anos, as classes conservadoras que sempre subjugaram a nossa gente querem que esse belo exemplo de vida seja completamente esquecido e apagado, mas ao contrário a memória do Comandante Che Guevara vive mais forte do que nunca no coração da juventude e das massas oprimidas, para as quais ele é um herói e um símbolo da luta contra a exploração do capitalismo.

De maneira caluniosa, o jornalismo baixo praticado pela Veja, tenta desconstruir a imagem de Che para provocar e atacar a esquerda em nosso país, no exato momento em que reivindicamos a CPI da Editora Abril.

Discutir o papel que a mídia joga ao eleger e derrubar governos, enquanto detentora de uma verdade inquestionável, assusta aqueles que por muito tempo vem manipulando e distorcendo as informações em benefício próprio. A democratização dos meios de comunicação, na atual conjuntura, torna-se assim uma bandeira revolucionária.

Ao invés de denegrir a memória do grande guerreiro da liberdade Ernesto Che Guevara, exigimos respeito e que a Veja, porta-voz da elite e da direita brasileira, venha a público esclarecer as ilicitudes na venda da Operadora de TV a Cabo TVA ao grupo Telefônica de Espanha, violando o artigo 7º da Lei do Cabo, que impede a transferência do controle acionário destas empresas para o capital estrangeiro.

Exigimos a imediata instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Abril-Telefônica!

“Esse Panfleto, Ninguém Respeita: Revista Veja é Partido da Direita!”.

“É união de ano em ano, revista Veja e o imperialismo americano!”.

União da Juventude Socialista-Ceará


Clique na imagem para ampliá-la.


Leia mais...

Mais um pacote de livros  

elite da tropa

Elite da Tropa é um livro escrito pelos policiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Foi publicado em 2006 pela Editora Objetiva. O livro deu origem ao também polêmico filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, que se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema brasileiro.

Elite da Tropa


Chatô - O Rei do Brasil

O livro de Fernando Morais traz a história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos deste século. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão - os Diários Associados - e fundador do MASP, Assis Chateaubriand sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal.

Chatô - O Rei do Brasil


História Secreta da Rede Globo

Trata-se de um livro raro, difícil de se achar em livrarias, mas que está disponível gratuitamente na internet. Apresentada pelo jornalista Daniel Heiz, como tese de mestrado pela Universidade de Brasília em 1983, ”A História Secreta da Rede Globo” aborda o problema da introdução de tecnologias de comunicação no Brasil. O melhor do livro, porém, é a explicação de como a Globo, que foi construída com capital estrangeiro, chegou ao que é. Com um poder tal, que é capaz de fazer presidentes - desde que eles façam acordos que lhe convém. A Globo , se quiser, pode ainda manipular a Bolsa de Valores, interferir nas ações policiais e em CPIs e ainda fazer bandidos e mocinhos.

História Secreta da Rede Globo


Cem Sonetos de Amor

Cem Sonetos de Amor é um livro de Pablo Neruda publicado em 1959 com cem sonetos relacionados ao romantismo, amor, etc., divididos em quatro partes: Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite, onde Neruda expressa todo o conteúdo da palavra amor.

Cem Sonetos de Amor


Manual do Guerrilheiro Urbano

Em 1969, o guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella (1911 – 1969), membro da Ação Libertadora Nacional, publica em cópias mimeografadas e fotocopiadas seu Manual do Guerrilheiro Urbano, onde ele explica a forma de luta para derrubar a então vigente Ditadura Militar que comandava o Brasil. Neste livro, ele explica como deve ser a ação do guerrilheiro urbano; quais suas técnicas, táticas, armamentos e objetivos. Marighella coloca que os guerrilheiros urbanos devem dividir-se em pequenos grupos, sem nenhum comando central, com o objetivo de causar danos à “classe dominante”. Esses ataques deveriam ser realizados no triângulo da economia brasileira, as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. São ações como assaltos à banco, seqüestros, assassinatos de figuras de alto escalão do Governo, entre outros, que minariam pouco a pouco a Ditadura, e isso tudo contando com o apoio das guerrilhas rurais, como a do Caparaó e do Araguaia. Como a capa ao lado mostra, esse é um dos livros brasileiros mais divulgados no exterior.

Manual do Guerrilheiro Urbano


Cuca Fundida

Livro de contos do cineasta norte-americano publicados originalmente na revista New Yorker. Alguns deles foram fonte para roteiros de cinema, como é o caso de "Viva Vargas", de onde saiu a história para o filme "Bananas". Ator, diretor e escritor, Allen apresenta, com seu talento, bom humor e criatividade característicos, uma coletânea de crônicas que, segundo ele, respondem às questões mais importantes da existência humana.

Cuca Fundida


As Ilusões Aramadas

As Ilusões Armadas é o conjunto de 5 livros que o jornalista Elio Gaspari está escrevendo sobre a ditadura militar brasileira, que durou de 1964 a 1985. O autor começou a trabalhar no projeto em 1984, decidido a escrever um ensaio de 100 páginas, no máximo, sobre o porquê de Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, que ajudaram o regime a se estabelecer entre 1964 e 1967, resolveram começar a transição (ainda que de forma lenta e gradual) para um regime democrático quando Geisel tornou-se presidente em 1974. Baixe aqui os 4 primeiros livros da série.

As Ilusões Aramadas


O Cobrador

O livro O Cobrador, publicado em 1979, reúne contos do escritor brasileiro Rubem Fonseca. Ele é considerado pela crítica francesa e estadunidense um dos maiores contistas vivos no mundo. Estão presentes no livro os textos O Cobrador, Pierrô da Caverna, Encontro no Amazonas, A Caminho de Assunção, Mandrake, Livro de Ocorrências, Onze de Maio, Almoço na Serra no Domingo de Carnaval, O Jogo do Morto e H.M.S. Cormorant em Paranaguá. O escritor usa uma narrativa agressiva, com forte realismo, para retratar o submundo do crime e da violência urbana no Rio de Janeiro da década de 1970.

O Cobrador


As melhores peças do Shakespeare

William Shakespeare foi um dramaturgo e poeta, amplamente considerado como o maior dramaturgo da Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

As melhores peças do Shakespeare

Leia mais...