Mais um pacote de livros
Elite da Tropa é um livro escrito pelos policiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Foi publicado em 2006 pela Editora Objetiva. O livro deu origem ao também polêmico filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha, que se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema brasileiro.
O livro de Fernando Morais traz a história da vida vertiginosa de um dos brasileiros mais poderosos e controvertidos deste século. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão - os Diários Associados - e fundador do MASP, Assis Chateaubriand sempre atuou na política, nos negócios e nas artes como se fosse um cidadão acima do bem e do mal.
Trata-se de um livro raro, difícil de se achar em livrarias, mas que está disponível gratuitamente na internet. Apresentada pelo jornalista Daniel Heiz, como tese de mestrado pela Universidade de Brasília em 1983, ”A História Secreta da Rede Globo” aborda o problema da introdução de tecnologias de comunicação no Brasil. O melhor do livro, porém, é a explicação de como a Globo, que foi construída com capital estrangeiro, chegou ao que é. Com um poder tal, que é capaz de fazer presidentes - desde que eles façam acordos que lhe convém. A Globo , se quiser, pode ainda manipular a Bolsa de Valores, interferir nas ações policiais e em CPIs e ainda fazer bandidos e mocinhos.
Cem Sonetos de Amor é um livro de Pablo Neruda publicado em 1959 com cem sonetos relacionados ao romantismo, amor, etc., divididos em quatro partes: Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite, onde Neruda expressa todo o conteúdo da palavra amor.
Em 1969, o guerrilheiro brasileiro Carlos Marighella (1911 – 1969), membro da Ação Libertadora Nacional, publica em cópias mimeografadas e fotocopiadas seu Manual do Guerrilheiro Urbano, onde ele explica a forma de luta para derrubar a então vigente Ditadura Militar que comandava o Brasil. Neste livro, ele explica como deve ser a ação do guerrilheiro urbano; quais suas técnicas, táticas, armamentos e objetivos. Marighella coloca que os guerrilheiros urbanos devem dividir-se em pequenos grupos, sem nenhum comando central, com o objetivo de causar danos à “classe dominante”. Esses ataques deveriam ser realizados no triângulo da economia brasileira, as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. São ações como assaltos à banco, seqüestros, assassinatos de figuras de alto escalão do Governo, entre outros, que minariam pouco a pouco a Ditadura, e isso tudo contando com o apoio das guerrilhas rurais, como a do Caparaó e do Araguaia. Como a capa ao lado mostra, esse é um dos livros brasileiros mais divulgados no exterior.
Livro de contos do cineasta norte-americano publicados originalmente na revista New Yorker. Alguns deles foram fonte para roteiros de cinema, como é o caso de "Viva Vargas", de onde saiu a história para o filme "Bananas". Ator, diretor e escritor, Allen apresenta, com seu talento, bom humor e criatividade característicos, uma coletânea de crônicas que, segundo ele, respondem às questões mais importantes da existência humana.
As Ilusões Armadas é o conjunto de 5 livros que o jornalista Elio Gaspari está escrevendo sobre a ditadura militar brasileira, que durou de 1964 a 1985. O autor começou a trabalhar no projeto em 1984, decidido a escrever um ensaio de 100 páginas, no máximo, sobre o porquê de Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, que ajudaram o regime a se estabelecer entre 1964 e 1967, resolveram começar a transição (ainda que de forma lenta e gradual) para um regime democrático quando Geisel tornou-se presidente em 1974. Baixe aqui os 4 primeiros livros da série.
O livro O Cobrador, publicado em 1979, reúne contos do escritor brasileiro Rubem Fonseca. Ele é considerado pela crítica francesa e estadunidense um dos maiores contistas vivos no mundo. Estão presentes no livro os textos O Cobrador, Pierrô da Caverna, Encontro no Amazonas, A Caminho de Assunção, Mandrake, Livro de Ocorrências, Onze de Maio, Almoço na Serra no Domingo de Carnaval, O Jogo do Morto e H.M.S. Cormorant em Paranaguá. O escritor usa uma narrativa agressiva, com forte realismo, para retratar o submundo do crime e da violência urbana no Rio de Janeiro da década de 1970.
William Shakespeare foi um dramaturgo e poeta, amplamente considerado como o maior dramaturgo da Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.