Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

A resposta dos estudantes cearenses à limitação da meia entrada  

O Ceará mais uma vez mostra ao país porque é chamado de província rebelde. Entre todas as grandes cidades tupiniquins, Fortaleza foi a primeira a se manifestar contra o PLS 188/07, de autoria do senador tucano Eduardo Azeredo, aprovado pela Comissão de Esporte, Cultura e Educação (CE), na terça-feira passada (25/11). O Projeto de lei, ainda esperando ser votado pela Câmara de Deputados, estabelece a criação de cotas que visam limitar em apenas 40% do total dos ingressos, em eventos culturais ou esportivos, a venda da meia entrada para os estudantes.

Em resposta à mais este ataque aos nossos direitos, na última quinta-feira (28/11), a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Assossiação dos Estudantes Secundaritas do Ceará (ACES) realizaram grande protesto com a presença de mais de 800 estudantes da capital, região metropolitana e representantes de outros municípios do interior.

Leia mais...

UNE, UBES e ACES realizam ato em defesa da meia entrada em Fortaleza na próxima quinta  

Ato em defesa da meia entrada na próxima quinta-feira (27/11), às 14h, na Praça da Bandeira

Na próxima quinta-feira (27/11) os estudantes vão as ruas em defesa da meia-entrada. O Projeto de Lei, em discussão no Senado Federal, de autoria do tucano Eduardo Azeredo (o mesmo do mensalão), limita em 40% a venda de ingressos para as atividades culturais, como shows, estádio de futebol, cinema, peças teatrais. O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação (CE) do senado, e será votado novamente na próxima semana na CE e seguida segue para o plenário.

Por isso, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Assossiação dos Estudantes Secundaritas do Ceará (ACES), convoca todos os estudantes do Ceará para uma grande passeata a ser realizada pelas ruas do centro de Fortaleza em defesa da Meia-Cultural, concentração terá início às 14h, na Praça da Bandeira. Segue abaixo uma nota das entidades estudantis.

Leia mais...

Aprovada cota para negros, índios e pobres em instiuições federais de ensino  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (20), um projeto que reserva metade das vagas em universidades públicas federais, vinculadas ao Ministério da Educação, para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta cota, haverá ainda sub-cotas para beneficiar negros, indígenas e estudantes de baixa renda. O projeto segue para votação no Senado. Segundo o texto, as universidades teriam quatro anos para se adaptar às cotas.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, projeto que reserva no mínimo 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta - PL 73/99, da deputada Nice Lobão (DEM-MA) - foi aprovada na forma do substitutivo aprovado em 2005 pela Comissão de Educação e Cultura, elaborado pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT). O projeto segue para o Senado.

Leia mais...

O MEC divulgou os resultados do Enem 2008  

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 já estão disponíveis para consulta na internet. Este ano, a média nacional da prova objetiva do Enem foi de 41,69, em uma escala que vai de zero a cem. Na redação a nota foi 59,35. Cada participante pode acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para conferir o seu boletim individual de desempenho, que posteriormente será enviado ao candidato pelos Correios.

Leia mais...

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra  

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado em 225, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro tinha sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia Da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro.

Leia mais...

O legado de Bush  

Carrasco dos Povos

Nos EUA as palavras "vencedor" (winner, champion) e "perdedor" (loser) tem profundo significado emblemático, lá a pior ofensa que se pode fazer a alguém é chamá-lo de perdedor, a mão com os dedos indicador e polegar estendidos de encontro à testa formando um "L" é estigma do opróbrio e do fracasso (failure).

Nesse contexto, Bush entrará para a história como o presidente yankee que foi o maior "loser" de todos os tempos.

Leia mais...

Da UNIDADE vai nascer a NOVIDADE  

A UJS acaba de lançar sua Tese ao 12° CONEB da UNE, "Da UNIDADE vai nascer a NOVIDADE". O CONEB acontecerá entre os dias 17 e 20 de janeiro, em Salvador.

O Conselho Nacional de Entidades de Base é um dos principais fóruns de deliberação da UNE e reúne Centros Acadêmicos (CA) e Diretórios Acadêmicos (DA) de todo o país. Serão três dias de muitos debates, plenárias e deliberações, e os participantes terão também a oportunidade de discutir ponto a ponto o Anteprojeto de Reforma Univesitária que a UNE defende.

Além disso, o processo de construção do CONEB aqui no Ceará nos oferece a grande oportunidade de dialogar diretamente com mais estudantes, travando o debate de idéias dentro de cada universidade e fundando mais entidades de representação dos estudantes nos seus cursos.

Clique na imagem abaixo para fazer o download da nossa Tese:

Veja a seguir entrevista com Márcio Cabral, diretor de movimento estudantil universitário da UJS, sobre a nossa mobilização nacional para o CONEB:

Leia mais...

Deputados aprovam a PEC da Juventude em segundo turno  

Proposta assegura aos jovens prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação e lazer, entre outros.

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 138/03, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que acrescenta o jovem entre aqueles aos quais a Constituição assegura prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. A proposta deve ser votada ainda pelo Senado.

A PEC foi aprovada com o voto de 382 deputados na forma do substitutivo da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora na comissão esPECial. "Temos a maior geração jovem de todos os tempos a exigir políticas esPECíficas, inclusivas e diferenciadas. O Brasil é responsável por cerca de 50% dos jovens da América Latina e 80% do Cone Sul", afirmou. A faixa etária considerada na definição de jovem pela comissão esPECial é dos 15 aos 29 anos.

Leia mais...

6ª Bienal da UNE prorroga prazo para as inscrições de trabalhos  

Agora estudantes terão até o dia 4 de dezembro para inscrever seus trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais

Para quem deixou tudo para a última hora, uma boa notícia: a coordenação da 6ª edição da Bienal de Cultura da UNE prorrogou o prazo para estudantes inscreverem seus trabalhos nas mostras do festival. Agora, todos terão até o dia 4 de dezembro para participar do maior evento de arte estudantil da América Latina.

O festival receberá produções de artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Esta edição do evento terá a participação não apenas de universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.

A 6ª Bienal que acontecerá em Salvador, entre os dias 20 a 25 de janeiro, vai lançar o olhar para a temática "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do povo Brasileiro", com o objetivo de instigar a reflexão dos estudantes sobre as diversas influências na construção da identidade da cultura popular.

Quem quiser fazer parte da sexta edição do festival, pode baixar o regulamento aqui

Leia mais...