Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

O legado de Bush  

Carrasco dos Povos

Nos EUA as palavras "vencedor" (winner, champion) e "perdedor" (loser) tem profundo significado emblemático, lá a pior ofensa que se pode fazer a alguém é chamá-lo de perdedor, a mão com os dedos indicador e polegar estendidos de encontro à testa formando um "L" é estigma do opróbrio e do fracasso (failure).

Nesse contexto, Bush entrará para a história como o presidente yankee que foi o maior "loser" de todos os tempos.

Uma grande crise financeira que poderia ter sido evitada, duas guerras em curso, uma imagem global maculada pelo belicismo e os ataques às liberdades civis, o Estado endividado e o mais relevante para a conjuntura local, a incapacidade do governo Bush de proteger seus cidadãos, quer estejam eles fugindo de enchentes, procurando assistência à saúde ou batalhando para manter suas casas, empregos e pensões. Este é o legado que será herdado por Barack Obama.

Estará ele à altura de fazer face a estes desafios? Só o tempo dirá. Pelo bem do povo norte-americano, que encampou massivamente o chamado do candidato democrata por mudanças, esperemos que ele cumpra as principais promessas de sua agenda política de campanha, fim das guerras do Iraque e Afeganistão e resgate da rede de seguridade e assistência social através do aumento dos impostos para os mais ricos.

Mas nem por um minuto tenhamos ilusões, a verdade precisa ser dita, Obama será, como seria qualquer nome proveniente dos dois partidos que se revezam há mais de 200 anos na Casa Branca, o líder da maior potência capitalista do planeta.

David Aragão, Sec. de Comunicação da UJS Ceará.

A imagem acima está na capa da edição da Classe Operária (jornal do PCdoB) no mês de novembro. Clique aqui para ler.

Publicado originalmente no Blog do Professor Evaldo e Amigos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.