Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UNE e UBES realizam grande jornada de lutas no Ceará  

"Há muito tempo não se viam tantos estudantes nas ruas do centro de Fortaleza", a frase de espanto dita por uma jornalista do Jornal Diário do Nordeste resume bem o espírito da jornada de lutas em defesa da educação da UNE e da UBES aqui no Ceará.

Sob o mote: "Educação de Verdade- mais verbas, democracia e qualidade", a UNE e a UBES realizaram grandes manifestações em todas as capitais do país entre os dias 24 e 28 de março.

Aqui no Ceará a jornada conseguiu aglutinar várias correntes de pensamento dentro do movimento estudantil que participam da UNE e da UBES. Duas grandes manifestações fizeram parte da jornada, uma na quinta-feira pela manhã (dia 27) reuniu cerca de mil estudantes na secretaria de educação do governo do estado, exigindo merenda escolar para o ensino médio. A outra manifestação aconteceu na sexta-feira à tarde (dia 28) e lembrou os 40 anos de morte do estudante Edson Luis, brutalmente assasinado durante a ditadura militar. A manifestação do dia 28 contou também com o apoio de diversos sindicatos filiados à CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) e reuniu mais de 2 mil estudantes secundaristas e universitários de Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Aracati e Caucáia.

Photobucket

A manifestação do dia 28 seguiu o tradicional percurso Praça da Bandeira-Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, e nela os estudantes fizeram 3 paradas. As duas primeiras aconteceram em frente à Coelce e depois em frente ao BEC dos peixinhos, privatizados durante o desgoverno tucano em nosso estado, e protestaram em favor da redução da tarifa de energia e contra a entrega das estatais ao capital privado. Rudiney Souza, diretor da UNE no Ceará falou sobre a importância da aliança estudantil-proletária no embate contra o desmonte do aparelho estatal intentada pela direita brasileira e falou também sobre a luta pela redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, como forma de gerar mais postos de trabalho para a juventude. Em seguida a manifestação seguiu até o McDonald's e as entidades fizeram suas intervenções condenando a política beligerante do imperialismo estadunidense, reinvindicando a paz e o direito à autodeterminação dos povos em todo o mundo. Segundo Ivo Braga, diretor da UBES no Ceará, "A invasão do território do Equador impetrada pelo exército colombiano de Uribe, lacaio de Bush, mostra que depois de ferir de morte a soberania do Afeganistão e do Iraque, a máquina de guerra dos EUA estende suas garras em direção à América Latina".

A atividade se encerrou com um ato na Praça do Ferreira, onde as diversas bandeiras de luta foram abordadas com muita descontração e irreverência nas inflamadas intervenções dos estudantes, entre as quais:

• 10% do PIB para a Educação.

• Pelo fim da DRU (Desvinculação da Receita da União) e pela derrubada dos vetos ao PNE (Plano Nacional de Educação).

• Gestão democrática nas escolas e universidades.

• Passe livre ilimitado e pelo respeito à Meia Cultural! Implementação imediata da meia macrorregional!

• Contra as Fundações Privadas nas universidades públicas!

• Contra a redução da idade penal de 18 para 16 anos! Lugar de jovem não é na cadeia e, sim, na escola.

• Pela redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais.

• Contra as privatizações e em favor da reestatização das empresas privatizadas!

Como consequência prática do ato as entidades estudantis marcaram uma plenária para a próxima segunda-feira, dia 31/03, às 17h, no auditório do DCE da UFC (localizado na Rua Clarindo de Queiros, 933 – Centro). O objetivo da plenária é fazer uma avaliação da jornada de lutas no Ceará e construir um Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública que discuta o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 1997 e inicie a discussão do novo PNE que será votado em 2010, para que o movimento estudantil, em conjunto com outros atores dos movimentos sociais, possam apresentar uma proposta unificada.

David Aragão,
Secretário de Comunicação da UJS-Ce.

Leia mais...

Dom Cappio eleito judas no cariri  

Vocês lembram do bispo da Barra (Bahia), dom Luiz Cappio? Aquele que fez greve de fome contra a transposição do rio São Francisco... Pronto, é esse mesmo o dito-cujo. Ele foi eleito o “Judas da Semana Santa”, em eleição promovida pela Fundação do Folclore Mestre Eloi, no Crato. O bispo fez parte de uma lista de 10 candidatos, entre os quais, o presidente Bush, Hitler, Fernandinho Beira Mar, o Trem do Cariri e o Cartão Corporativo.

O boneco do bispo foi enforcado no último dia 22, sábado de aleluia, no Largo Centro Cultural do Araripe, sob a acusação, segundo o regulamento da Comissão Julgadora, “de haver traído o povo com maior requinte de crueldade, gozando de maior índice de antipatia”.

Cá entre nós, não se podia ter escolhido melhor judas. Mais uma vez a clarividência da visão popular, expressa através das suas tradições, de maneira bem humorada e inteligente, verdades que não podem ser caladas. Porque só sendo um grande traidor mesmo pra ser contra um projeto que vai beneficiar milhares de famílias em todo o sertão nordestino.

Aplausos ao povo do Cariri! Ô terra boa!

Fonte das informações: Diário do Nordeste.
Foto: Ant° Vicelmo.

Leia mais...

Estudantes cearenses às ruas dias 27 e 28 de março  

Desde a nefasta era FHC, a educação nas escolas públicas brasileiras vem gradualmente sendo atacada e sucateada e as entidades estudantis, diante das grandes máfias que só querem saber do dinheiro das carteirinhas e mais nada, têm se desmontado.

Nesse período, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) sempre estiveram à frente da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade e por um Brasil justo e soberano. Hoje a história não podia ser diferente e por isso as nossas entidades convocam os estudantes cearenses para, nos dias 27 e 28 de março, construírem uma grande Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Educação.

Sob o mote: “Educação de Verdade: mais verbas, democracia e qualidade”, a Jornada vai do 24 ao dia 28 de março, estudantes de todo o país se engajarão na luta em defesa da educação e levantarão também bandeiras especificas de cada localidade.

Aqui no Ceará dois atos importantes estão marcados, o primeiro no dia 27 ainda não tem um roteiro confirmado, mas ao que tudo indica mobilizará em direção a ETUFOR, protestando contra o atraso no recebimento da carteirinha gratuita e reivindicando a autonomia das entidades na revalidação do processo 2008.

O segundo ato acontecerá no dia 28 e já tem horário e local confirmados, a concentração está marcada para às 14h, na Praça da Bandeira. De lá os estudantes sairão em manifestação até a Praça do Ferreira onde será realizado um ato em homenagem ao estudante secundarista Edson Luís, que completa agora 40 anos de morte. Na ocasião os estudantes levantarão as seguintes bandeiras:

Mais Verbas! 10% do PIB para a Educação.
Pelo fim da DRU! E pela derrubada dos vetos ao PNE.

Acesso à universidade: expansão das vagas públicas e RESERVA DE VAGAS.
Pela limitação do capital estrangeiro na Educação.

Qualidade na Educação!
Gestão democrática nas escolas e universidades.

Meio Passe Estudantil e Meia Cultural!
Autonomia das entidades na emissão e revalidação das carteiras.

Contra as Fundações Privadas nas Universidades Públicas cearenses!
Lugar de professor é na sala de aula.

Portanto, estão todos convocados a construir uma grande e vitoriosa jornada de lutas aqui no estado. Temos a obrigação moral de honrar o nome de Edson Luís de Lima Souto que teve sua vida ceifada lutando por um Brasil mais justo, colocando milhares de estudantes, jovens e adultos nas ruas de Fortaleza! Agora é colocar a mochila nas costas, passar nas escolas, universidades e demais entidades do movimento social brasileiro e ir à luta!

Edson Luis Vive!
Viva a UBES 60 anos!

Entidades que participam da jornada:
UNE, UBES, UJS, PCdoB, UBM, UNEGRO, MOVELOS, CTB, CUT, FETRACE, SEACONCE, SINTUFC, ADUFC PCR, UJR, PSOL, ANDES, MR8, JR8, MARACATU AZ DE OURO, UNEFORT, UESM, AME/Caucáia, UMES/Maranguape, UMES/Aquiraz, DCE/UVA Sobral, DCE/CEFET, DA DO CENTEC/Limoeiro do Norte, CA de Direito/FA7, CA de Direito da UNIFOR, CA DE Design/FIC, CA de Contábeis/UFC, CA de Música/UFC, FBFF, Grêmio do Hilza Diogo, Grêmio do Liceu Vila Velha, Associação Comunitária do Bairro Ellery, Grêmio do CERE/Ant° Bezerra, entre muitas outras entidades.

Fonte: Rudiney Souza (Diretor da UNE/Ceará) e Ivo Braga (Diretor da UBES/Ceará).

Leia mais...

UNE faz manifestação com mil estudantes em Salvador  

A UNE reuniu nesta sexta-feira (14), em Salvador, juntamente com a Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES), a Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de mil manifestantes para participar de um ato contra a presença da Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, em Salvador.

A manifestação teve início ao meio-dia, em frente ao Centro de Convenções, onde os estudantes queimaram bandeiras dos EUA e bonecos com a caricatura de George Bush, além de terem estendido uma faixa com os dizeres "CONTRA A PRESENÇA NEFASTA DE CONDOLEEZZA RICE NA BAHIA".

O ato foi para mostrar que os estudantes brasileiros são contra a intervenção imperialista dos EUA nas questões da América Latina.

Segundo o vice-presidente da UNE na Bahia, Vladmir Meira, "os estudantes creditam que a soberania dos povos da América Latina deve ser mantida e eles repudiam a intervenção do governo norte-americano na região".

Fonte: Sítio da UNE.

Leia mais...

Mostra desUSA  


Imperialismo norte-americano é tema de Mostra de artes visuais na cidade do Crato.

O evento consistirá de exposição coletiva e virtual, exibição de vídeos, debates, lançamento de livros e performances poéticas.

Estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), realizam a 1ª Mostra desUSA de Artes Visuais, entre os dias 1 a 30 de abril, na cidade do Crato.

O objetivo da mostra é promover reflexões e questionamentos artísticos em torno do imperialismo norte-americano. O evento consistirá de exposição coletiva e virtual, exibição de vídeos, debates, lançamento de livros e performances poéticas.

De acordo com o artista plástico, Alexandre Lucas a intenção é reunir trabalhos de artistas nacionais e de outros países num processo de fruição engajada e de envolvimento do grande público.

Ele acrescenta que a intenção é mobilizar o grande público visando democratizar a discussão e o acesso arte e frisa que será selecionado o maior número de artistas possíveis. A exposição coletiva reunirá 50 trabalhos.

A novidade, é que independente da técnica utilizada: pintura, desenho, gravura, colagem e outras, o suporte será o mesmo, papel fotográfico nas dimensões 20 cm x 30 cm. Portanto não serão recebidas as obras originais. Cada artista poderá enviar até 03 (três) trabalhos. Os propostas que não se enquadrarem no regulamento poderão ser enviadas para analise do Coletivo.

Uma das entidades parceiras do evento será o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ, a qual vem desenvolvendo uma destacada luta antiimperialista. O regulamento do evento está sendo divulgado em outros países da America como Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia e Colômbia.

O evento deverá contar ainda com trabalhos de artistas dos Estados Unidos e da Nicarágua. A mostra não terá caráter competitivo e nem premiação. As inscrições serão gratuitas e poderão ser efetuadas no IEC, localizado no campus Pimenta URCA ou via Correios.

Serviço

O que?
Mostra desUSA de Artes Visuais

Quando?
De o1 a 30 de Abril.

Outras informações:
Coletivo Camaradas


Fonte: Sítio da UNE.

Leia mais...

Se liga 16!  

UBES lança campanha incentivando jovens a exercer o direito ao voto
Em ano de eleições para prefeito e vereador, a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) vai passar por escolas de todo o país para debater a importância da participação política da juventude.

2008 é ano de eleições municipais. É o momento em que todos os brasileiros terão o direito de escolher seus representantes para os próximos quatro anos e, para a UBES, a juventude não pode ficar fora desse importante exercício de democracia. Pensando nisso, a entidade lançou no dia 5 de março, a campanha "Se liga 16", que já é uma tradição no movimento estudantil secundarista e acontece todo ano eleitoral.

Baixe AQUI a arte em PDF da Campanha SE LIGA 16!

De acordo com o diretor da entidade, Thiago Mayworm, o objetivo é incentivar jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirarem seu título de eleitor. "Assim poderão influenciar diretamente, através de seu voto, a vida política de seu município e futuramente de seu Estado e do Brasil", reafirma.

A iniciativa será realizada em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Além de mobilizar estudantes em todo o Brasil através de debates nas principais escolas, a campanha também vai levar à algumas instituições o ônibus itinerante do TRE, que possibilita a emissão do documento na hora.

Segundo o presidente da UBES, Ismael Cardoso, a possibilidade de votar a partir dos 16 anos foi uma grande conquista da juventude brasileira que já influenciava nos rumos do Brasil através de mobilizações e agora pode também escolher seus governantes na urna.

Entre em contato com a UBES e leve a "Se liga 16" para a sua escola.

Contatos:
Mário Gustavo (85) 8823-0377
Ivo Braga (85) 8746-4265

Fonte: Portal UNE e UBES

Leia mais...

Palestra do Cebrapaz  

Photobucket
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Seção Ceará, estará realizando nesse dia 6 de março, às 18h30, no auditório da ADUFC (Av. da Universidade, 2348), a Palestra Conferência Mundial da Paz.

Na ocasião o palestrante convidado, José Reinaldo Carvalho, diretor nacional do Cebrapaz, estará lançando o seu livro "O Antiimperialismo- Caminho para a Libertação dos Povos", que trata sobre a luta das nações oprimidas em todo mundo em sua luta por soberania nacional e direito à auto-determinação.

Devemos considerar tarefa de toda a UJS comparecer à esta atividade e ajudar na mobilização, seja divulgando o evento, seja convidando a juventude a vir debater sobre a luta contra o imperialismo, tema tão caro a todos aqueles que acreditam numa sociedade socialista.

Leia mais...