Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

A resposta dos estudantes cearenses à limitação da meia entrada  

O Ceará mais uma vez mostra ao país porque é chamado de província rebelde. Entre todas as grandes cidades tupiniquins, Fortaleza foi a primeira a se manifestar contra o PLS 188/07, de autoria do senador tucano Eduardo Azeredo, aprovado pela Comissão de Esporte, Cultura e Educação (CE), na terça-feira passada (25/11). O Projeto de lei, ainda esperando ser votado pela Câmara de Deputados, estabelece a criação de cotas que visam limitar em apenas 40% do total dos ingressos, em eventos culturais ou esportivos, a venda da meia entrada para os estudantes.

Em resposta à mais este ataque aos nossos direitos, na última quinta-feira (28/11), a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Assossiação dos Estudantes Secundaritas do Ceará (ACES) realizaram grande protesto com a presença de mais de 800 estudantes da capital, região metropolitana e representantes de outros municípios do interior.

Saiba como foi a manifestação

Além de estudantes secundaristas e universitários de Fortaleza, vieram participar da manifestação estudantes de Caucáia, Aquiraz, Aracati e Sobral. Também esteve presente, durante todo o ato, o deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE), apoiando a luta da juventude.

A concentração da manifestação teve início na Praça da Bandeira, às 14h. As batucadas das fanfarras escolares chamavam de longe a atenção dos transeuntes. Enquanto isso, os estudantes chegavam animadamente em diversos ônibus e os jornalistas, de vários periódicos e canais de TV, buscavam descobrir quem eram as lideranças daquele movimento que ousava levantar a voz contra a maquinação do lobby dos artistas globais e dos grandes empresários da indústria cultural do país.

Por volta das 15h, os estudantes saíram em caminhada pela rua 24 de Março, rumo à Praça do Ferreira. Das sacadas dos edifícios e estabelecimentos comerciais assomavam os rostos dos trabalhadores do setor de serviços. Ao longo do trajeto, inúmeras vezes, sensibilizados pelos discursos das lideranças estudantis que se revezavam ao microfone, explicando o motivo da manifestação, das janelas dos prédios os comerciários e terceirizados fizeram chuver papel picado nas ruas, na tradicional maneira de externar anuência aos protestos que costumam percorrer o centro da cidade.

Já na Praça do Ferreira, os estudantes se reuniram em frente ao Cine São Luís. As intervenções inflamadas do movimento estudantil, sempre interrompidas por palavras de ordem entoadas por filiados e simpatizantes da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS-CE), continuaram a chamar a atenção da população e grande multidão ali se aglutinou para ouví-las.

Pacificamente, assim como começou, o protesto chegou ao seu termo. Segundo as lideranças, o saldo da manifestação é positivo. Grande parcela da população cearense obteve conhecimento do fato, diretamente ou através da notícia dos jornais, sem mencionar a intensa agitação realizada nas escolas e universidades. Esperamos que nos demais estados brasileiros o movimento estudantil também se levante contra a limitação da meia entrada, à exemplo do que aconteceu aqui.

Veja mais fotos da manifestação, registradas pelo olhar atento da militante do Centro Acadêmico de História da UVA (Sobral), Tânia Lígia:





























Leia mais...

UNE, UBES e ACES realizam ato em defesa da meia entrada em Fortaleza na próxima quinta  

Ato em defesa da meia entrada na próxima quinta-feira (27/11), às 14h, na Praça da Bandeira

Na próxima quinta-feira (27/11) os estudantes vão as ruas em defesa da meia-entrada. O Projeto de Lei, em discussão no Senado Federal, de autoria do tucano Eduardo Azeredo (o mesmo do mensalão), limita em 40% a venda de ingressos para as atividades culturais, como shows, estádio de futebol, cinema, peças teatrais. O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação (CE) do senado, e será votado novamente na próxima semana na CE e seguida segue para o plenário.

Por isso, a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Assossiação dos Estudantes Secundaritas do Ceará (ACES), convoca todos os estudantes do Ceará para uma grande passeata a ser realizada pelas ruas do centro de Fortaleza em defesa da Meia-Cultural, concentração terá início às 14h, na Praça da Bandeira. Segue abaixo uma nota das entidades estudantis.

Meia-entrada: Estudantes na luta para garantir esse direito!

A Carteira do Estudante com direito à meia-entrada foi uma conquista histórica do movimento estudantil na década de 1940. A lei foi instituída como uma política que garanta a complementação da formação acadêmica dos jovens, facilitando o seu acesso aos bens culturais. Um projeto em discussão no Senado Federal chamou a atenção da juventude: o texto estabelece que a meia-entrada não valerá nos cinemas em finais de semana e feriados locais ou nacionais. Para todos os outros eventos, como peças teatrais e shows, a meia-entrada não valerá de quinta-feira a sábado, se o projeto for aprovado.

Nós estudantes cearenses não concordamos e, seria impossível para nós concordarmos, com a não aceitação da meia-entrada em todos os dias da semana, tendo em vista que para nós, esse é um direito conquistado pelos estudantes brasileiros e complemento de nossa formação.

Reafirmamos, mais uma vez, que defendemos o direito a meia-entrada em todos os dias da semana e lutaremos para que esse direito seja assegurado no projeto. É necessária também a validação apenas das carteiras emitidas pelas entidades estruturadas e reconhecidas nacionalmente, mediante apresentação de documentos que comprovem sua atuação legal e legítima.

Diante dessa situação convocamos todos os estudantes para, na próxima quinta-feira (27/11), participar de um grande ato em defesa da meia-entrada.

Data: 27/11/2008 (quinta-feira).

Concentração: 14h. na Praça da Bandeira.

UNE - União Nacional dos Estudantes

UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ACES - Assossiação dos Estudantes Secundaritas do Ceará

Contato: Rudiney, Diretor da UNE
(85) 9977-1480
(85) 8773-8422

Leia mais...

Aprovada cota para negros, índios e pobres em instiuições federais de ensino  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (20), um projeto que reserva metade das vagas em universidades públicas federais, vinculadas ao Ministério da Educação, para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta cota, haverá ainda sub-cotas para beneficiar negros, indígenas e estudantes de baixa renda. O projeto segue para votação no Senado. Segundo o texto, as universidades teriam quatro anos para se adaptar às cotas.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, projeto que reserva no mínimo 50% das vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta - PL 73/99, da deputada Nice Lobão (DEM-MA) - foi aprovada na forma do substitutivo aprovado em 2005 pela Comissão de Educação e Cultura, elaborado pelo deputado Carlos Abicalil (PT-MT). O projeto segue para o Senado.

Os parlamentares aprovaram emenda que destina metade das vagas reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 622,50). Além disso, essas vagas deverão ser preenchidas por alunos negros, pardos e indígenas segundo a proporção dessa população no estado onde é localizada a instituição de ensino, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lembrou que hoje se comemora Dia da Consciência Negra. Segundo ele, essa proposta tem todo o conteúdo de justiça social em relação a etnias. "O fato de ter havido um acordo entre os partidos para sua aprovação aumenta sua grandeza".

O líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), acredita que o projeto será capaz de melhorar as condições de acesso dos mais pobres às universidades públicas e eliminar diferenciações raciais. “O projeto revoluciona o acesso ao ensino público superior no país. A Câmara hoje marca uma mudança na historia do acesso ao ensino publico superior”.

Regras

De acordo com o texto aprovado, as universidades públicas deverão selecionar os alunos do ensino médio em escolas públicas tendo como base o coeficiente de rendimento, obtido através de média aritmética das notas ou menções obtidas no período, considerando-se o currículo comum a ser estabelecido pelo Ministério da Educação.

Além de tornar obrigatórias as cotas para as universidades públicas federais, o projeto abre a possibilidade de que as universidades privadas adotem cotas na forma desta lei.

Nível médio

O substitutivo de Abicalil também determina semelhante regra de cotas para as instituições federais de ensino técnico de nível médio. Elas deverão reservar, em cada concurso de seleção para ingresso em seus cursos, no mínimo 50% de suas vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Nessas escolas, se aplicará o mesmo critério das universidades para a admissão de negros e indígenas.

Caberá ao Ministério da Educação e à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, ouvida a Fundação Nacional do Índio (Funai), o acompanhamento e avaliação desse programa de cotas. Após dez anos, o Poder Executivo promoverá a revisão do programa.

As universidades terão o prazo de quatro anos para o cumprimento das regras, implementando no mínimo 25% da reserva de vagas determinada pelo texto a cada ano.

Extinção do vestibular

A autora do projeto original, deputada Nice Lobão, argumenta que o ideal seria a extinção do vestibular, mas, como tal objetivo ainda não pode ser alcançado, a proposta é estabelecer uma mudança gradual, deixando 50% das vagas no padrão convencional de ingresso na universidade.

Clique aqui para ler a íntegra da proposta (PL-73/1999)

Fonte: Agência Câmara

Leia mais...

O MEC divulgou os resultados do Enem 2008  

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 já estão disponíveis para consulta na internet. Este ano, a média nacional da prova objetiva do Enem foi de 41,69, em uma escala que vai de zero a cem. Na redação a nota foi 59,35. Cada participante pode acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para conferir o seu boletim individual de desempenho, que posteriormente será enviado ao candidato pelos Correios.

Em 2007, a média nacional dos participantes foi de de 51,52 pontos na parte objetiva e de 55,99 na de redação. Entretanto, o Inep ressalta que os resultados do Enem não podem ser comparados ano a no em função da metodologia da prova, que pode ter níveis diferentes de dificuldade em cada edição.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais...

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra  

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado em 225, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.

Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro tinha sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia Da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro.

Texto publicado na página da Seppir, órgão ligado à Presidência da República, explica essa história.

"Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento", diz a ministra da Seppir, Matilde Ribeiro. Luiza Mahin foi mãe do jornalista e advogado negro Luís Gama, um dos líderes do movimento abolicionista, no século 19. Ganga Zumba foi outro líder de Palmares.

"Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial", continua a ministra.

"Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”, conclui ela.

O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.

O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras. Segundo o site da Seppir, o estado onde mais cidades decretaram a data feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.

Para se engajar no movimento negro clique aqui.

Fonte: Agência Brasil e Seppir.

Leia mais...

O legado de Bush  

Carrasco dos Povos

Nos EUA as palavras "vencedor" (winner, champion) e "perdedor" (loser) tem profundo significado emblemático, lá a pior ofensa que se pode fazer a alguém é chamá-lo de perdedor, a mão com os dedos indicador e polegar estendidos de encontro à testa formando um "L" é estigma do opróbrio e do fracasso (failure).

Nesse contexto, Bush entrará para a história como o presidente yankee que foi o maior "loser" de todos os tempos.

Uma grande crise financeira que poderia ter sido evitada, duas guerras em curso, uma imagem global maculada pelo belicismo e os ataques às liberdades civis, o Estado endividado e o mais relevante para a conjuntura local, a incapacidade do governo Bush de proteger seus cidadãos, quer estejam eles fugindo de enchentes, procurando assistência à saúde ou batalhando para manter suas casas, empregos e pensões. Este é o legado que será herdado por Barack Obama.

Estará ele à altura de fazer face a estes desafios? Só o tempo dirá. Pelo bem do povo norte-americano, que encampou massivamente o chamado do candidato democrata por mudanças, esperemos que ele cumpra as principais promessas de sua agenda política de campanha, fim das guerras do Iraque e Afeganistão e resgate da rede de seguridade e assistência social através do aumento dos impostos para os mais ricos.

Mas nem por um minuto tenhamos ilusões, a verdade precisa ser dita, Obama será, como seria qualquer nome proveniente dos dois partidos que se revezam há mais de 200 anos na Casa Branca, o líder da maior potência capitalista do planeta.

David Aragão, Sec. de Comunicação da UJS Ceará.

A imagem acima está na capa da edição da Classe Operária (jornal do PCdoB) no mês de novembro. Clique aqui para ler.

Publicado originalmente no Blog do Professor Evaldo e Amigos

Leia mais...

Da UNIDADE vai nascer a NOVIDADE  

A UJS acaba de lançar sua Tese ao 12° CONEB da UNE, "Da UNIDADE vai nascer a NOVIDADE". O CONEB acontecerá entre os dias 17 e 20 de janeiro, em Salvador.

O Conselho Nacional de Entidades de Base é um dos principais fóruns de deliberação da UNE e reúne Centros Acadêmicos (CA) e Diretórios Acadêmicos (DA) de todo o país. Serão três dias de muitos debates, plenárias e deliberações, e os participantes terão também a oportunidade de discutir ponto a ponto o Anteprojeto de Reforma Univesitária que a UNE defende.

Além disso, o processo de construção do CONEB aqui no Ceará nos oferece a grande oportunidade de dialogar diretamente com mais estudantes, travando o debate de idéias dentro de cada universidade e fundando mais entidades de representação dos estudantes nos seus cursos.

Clique na imagem abaixo para fazer o download da nossa Tese:

Veja a seguir entrevista com Márcio Cabral, diretor de movimento estudantil universitário da UJS, sobre a nossa mobilização nacional para o CONEB:

Fale um pouco sobre o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" e a mensagem que ele procura passar.

MC: Vamos propor para os estudantes universitários o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade", nome inspirado numa linda música do Gonzaguinha regravada pela Maria Rita. Acho que esse nome tem tudo a ver com a conjuntura política e aponta perspectivas.

Veja só: o neoliberalismo vive uma crise gravíssima que tem origem nos EUA. Quem aponta a saída da crise são justamente os países que têm questionado as políticas neoliberais. As nações em desenvolvimento, que não caíram na cantilena de que o mercado se auto-regula.

São esses países que apontam para o desenvolvimento, para o enfrentamento aos especuladores, para a garantia dos direitos sociais, para a geração de empregos, para os investimentos em políticas sociais. Em última análise, a crise mostra que o neoliberalismo fracassou e nós, que o combatemos, vamos vencer, pois a união dessas nações pode trazer a novidade, um mundo novo. E o Brasil e outros países da América Latina estão engajados na construção desse mundo novo.

E qual a correspondência dessa "novidade" para a educação?

MC: Na educação a palavra chave, a novidade é democracia. A democracia no sentido amplo, que abra a universidade aos interesses da nossa nação e do nosso povo. Teremos em 2010 um Conferência Nacional para construir o Plano Nacional de Educação que vai vigorar de 2011 a 2020, portanto é um momento de luta política que pode efetivamente trazer uma nova concepção para a universidade.

Por isso, o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" vai chamar os CAs para um grande debate educacional, pautado numa radical ampliação do acesso com garantia de qualidade, com garantia de financiamento público. Queremos pelo menos 50% de vagas no ensino superior gratuito até 2020, entre vagas em universidades públicas e no ProUni. É preciso também resolver o problema da permanência do estudante, para o que propomos a criação de um Fundo Nacional de Assistência Estudantil.

Também queremos democratizar a estrutura acadêmica, reestruturação curricular e do corpo docente. Queremos paridade de representação, instituição do Ciclo Básico e fortalecimento da pesquisa e da extensão.

E tem mais. É preciso que se regulamente o ensino privado a partir da concepção de que a educação é serviço público, embora nesse caso em regime de concessão. Mas o princípio é de atender à necessidade pública. Por isso, o ensino deve ter qualidade, não pode ter capital estrangeiro porque é ofensivo à soberania do país. Tem que ter mensalidade justa e tem que haver punição a quem trata a educação como mercadoria, como aconteceu no absurdo caso do SPC da Educação.

Qual a expectativa para o Coneb?

MC: Temos as melhores expectativas. Do ponto de vista político, o movimento estudantil universitário tem demonstrado força, tanto através das ocupações de reitorias na públicas quanto pela maior organização de entidades nas instituições privadas. Além disso, o movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" pretende fazer uma ampla aliança, a partir de muito debate de propostas, para lutarmos todos por uma universidade capaz de responder aos anseios da sociedade e do país.

O Coneb também pode ser compreendido como um início de construção do Congresso da UNE. Por isso, nosso movimento vai dialogar com Centro Acadêmicos em todo o Brasil, especialmente os organizados nas maiores universidades e nos centros políticos.

Leia mais...

Deputados aprovam a PEC da Juventude em segundo turno  

Proposta assegura aos jovens prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação e lazer, entre outros.

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 138/03, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que acrescenta o jovem entre aqueles aos quais a Constituição assegura prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. A proposta deve ser votada ainda pelo Senado.

A PEC foi aprovada com o voto de 382 deputados na forma do substitutivo da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), relatora na comissão esPECial. "Temos a maior geração jovem de todos os tempos a exigir políticas esPECíficas, inclusivas e diferenciadas. O Brasil é responsável por cerca de 50% dos jovens da América Latina e 80% do Cone Sul", afirmou. A faixa etária considerada na definição de jovem pela comissão esPECial é dos 15 aos 29 anos.

Ela lamentou que a Constituição não tenha ainda um artigo sequer destinado esPECificamente à juventude, embora o País já conte com uma Secretaria Nacional da Juventude e um Conselho Nacional da Juventude.

Prioridade

A criança e o adolescente já constam como prioridade na garantia desses direitos, considerados um dever da família, da sociedade e do Estado, que devem ainda protegê-los da negligência, da discriminação, da exploração, da violência, da crueldade e da opressão.

O jovem é incluído também em dispositivos que tratam da obrigação do Estado de promover programas de assistência integral à saúde e outros destinados a pessoas portadoras de deficiência desse grupo.

Destaques

O texto aprovado no segundo turno exclui alguns pontos, considerados pelos partidos como assuntos a serem tratados pela legislação infraconstitucional.
Um deles é a exclusão da prioridade dada às crianças, aos adolescentes e aos jovens portadores do vírus HIV em programas de prevenção e atendimento esPECializado dessa doença.

Os deputados também retiraram do texto a proposta de criação de unidades de referência juvenil, com pessoal esPECializado em jovens, além da implantação de políticas públicas esPECíficas (formação profissional e acesso ao primeiro emprego).

Estatuto da Juventude

Normas legais a serem feitas depois da promulgação da futura emenda deverão prever um estatuto da juventude, para regular os direitos, e um plano nacional da juventude, de periodicidade decenal, para articular as esferas do poder público na execução de políticas públicas.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Newton Araújo Jr.

Leia mais...

6ª Bienal da UNE prorroga prazo para as inscrições de trabalhos  

Agora estudantes terão até o dia 4 de dezembro para inscrever seus trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais

Para quem deixou tudo para a última hora, uma boa notícia: a coordenação da 6ª edição da Bienal de Cultura da UNE prorrogou o prazo para estudantes inscreverem seus trabalhos nas mostras do festival. Agora, todos terão até o dia 4 de dezembro para participar do maior evento de arte estudantil da América Latina.

O festival receberá produções de artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Esta edição do evento terá a participação não apenas de universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.

A 6ª Bienal que acontecerá em Salvador, entre os dias 20 a 25 de janeiro, vai lançar o olhar para a temática "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do povo Brasileiro", com o objetivo de instigar a reflexão dos estudantes sobre as diversas influências na construção da identidade da cultura popular.

Quem quiser fazer parte da sexta edição do festival, pode baixar o regulamento aqui.

Taxa de inscrição

Para fazer a inscrição de trabalhos nas mostras do festival, o estudante precisa pagar uma taxa no valor de R$ 10,00. No caso de um trabalho coletivo, todos os integrantes do grupo devem pagar o mesmo valor, no ato da inscrição. Caso o trabalho não seja aprovado pela curadoria, o grupo já tem a inscrição garantida na Bienal.

Para quem vai a Salvador de outros estados apenas como espectador, a taxa é de R$ 50,00. Para os soteropolitanos a taxa é de R$ 15,00, caso não inscrevam trabalhos. Estudantes da UFBA e da UCSAL que inscreverem trabalhos pagarão R$ 5,00 e para alunos de demais unidades de ensino (médio, superior ou pós graduação) do estado na mesma condição o valor é de R$ 10,00.

Vale lembrar que o custo de alojamento e alimentação não estão incluídos neste valor e que todos os inscritos na 6ª Bienal terão acesso às instalações, shows e demais atividades do evento. A lista com os trabalhos aprovados será divulgada no site da UNE, a partir do dia 20 de dezembro de 2008, e os materiais enviados para julgamento não serão devolvidos.

Garanta sua participação no maior festival de arte estudantil da América Latina. Inscreva-se e organize desde já sua Caravana rumo a Salvador!

Voltando à Bahia de todos os santos

A 6ª edição da Bienal vai comemorar o 10º aniversário do Festival e também marcará a volta do evento a Salvador, já que em 1999 aconteceu na capital baiana a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, vinte anos após a UNE ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar.

Outro fator marcante desta Bienal será a importância da cidade-sede em relação ao tema "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do Povo Brasileiro", que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista contemporâneo.

Secretaria da 6ª Bienal da UNE
Endereço para envio dos trabalhos
Centro Universitário de Cultura e Arte da Bahia (CUCA-BA)
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela - PAC (Pavilhão de Aulas do Canela) - CEP 40110-100 - Salvador, Bahia
Telefone: (71) 3283.7688.
Email: cuca@une.org.br

Leia mais...