Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

A juventude nas ruas diz: “pega o beco galeguim”  

O Centro de Fortaleza, nessa manhã de sábado (21), foi ocupado com adesivos, panfletos, bandeiras e uma grande euforia juvenil. “Chegou a hora. Agora sim, pega o beco galeguim”, essa foi a palavra de ordem que concentrou os jovens na Praça do Carmo. Ao som da paródia “Cadê a nossa educação? O galeguim comeu”, os mais diversos rostos se aglomeravam no ato que denunciou as ações do senador Tasso Jereissati durante todas as gestões que ocupou, tanto no executivo, como no parlamento.

Aos poucos a Rua Barão do Rio Branco foi tomada por bandeiras da juventude e também pela distribuição do manifesto contra o senador Tasso Jereissati, que destacava 10 motivos para não votar no Tucano, entre eles a venda da COELCE. As intervenções no microfone conclamavam aos eleitores que fizessem reflexão sobre a postura do “galeguim dos zói azul”.

A caminhada acompanhada por uma bandinha de música invadiu o calçadão da Rua Guilherme Rocha, causando uma grande movimentação até a Praça do Ferreira. Diversos aposentados somaram-se ao ato e fizeram uso do microfone, reforçando a indignação com relação ao Tucano.

O ato político foi realizado pela União da Juventude Socialista, Centro Socorro Abreu, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Juventude do PT, Juventude do Partido Pátria Livre, União Nacional dos Estudantes- UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas- UBES, Movimentos pela Livre Orientação Sexual- MOVELOS, Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas- ACES.

Refrescando a memória

O Senador Jereissati, desde o seu “governo das mudanças”, iniciou uma onda de “desfeitos” no Ceará, gerando um ciclo de anti-desenvolvimento, espalhando miséria, enfraquecimento da máquina estatal com privatizações e se negando a dialogar com os servidores públicos e movimentos sociais.

Um dos fatos mais conhecidos foi à privatização da Teleceará, hoje Telemar, na qual o senador tem ações (ver bens no Portal TSE). Outra ação foi no ano de 2000, quando o Ceará apareceu com o pior índice educacional e na sua gestão de governo, decretou em todas as escolas o sistema de Avaliação Satisfatória (AS) e Avaliação não Satisfatória (ANS), resultando em uma grande aprovação dos alunos, desde que tivessem somente presença em sala de aula, diminuindo ainda mais a qualidade do ensino.

Além disso, Tasso também é sócio- proprietário da TV Jangadeiro, quando a Constituição Federal proíbe qualquer parlamentar de obter concessões de rádio, TV ou jornais. Entre outros abusos de poder, Tasso foi denunciado pela imprensa por usar dinheiro público com o seu jatinho particular.

Ivina Carla

Diretora de Comunicação da UJS/Ceará

MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • Igor de Fato  
    24/08/2010, 09:16

    Pelas milhares de Elizas

    Entre 1997 e 2007, cerca de 40 mil mulheres morreram vítimas de
    homicídio. São 10 mulheres por dia. Quantos casos ainda terão de nos
    chocar para que a situação mude?
    Leia mais em http://igordefato.blogspot.com/2010/08/eliza-samudio.html
    Abraços

  • Anônimo  
    31/08/2010, 08:24

    Como conseguir outro adesivo para o carro?
    Ganhamos na passeata mas arrancaram do nosso carro.
    kildzip1@yahoo.com.br

  • Jose Maria Monteiro  
    11/09/2010, 09:29

    Como faço para pegar ou comprar esse adesivo?? Achei irado. Parabéns pela iniciativa. Eu estava querendo distribui para alguns amigos do curso de computação da UFC.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.