Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

A juventude nas ruas diz: “pega o beco galeguim”  

O Centro de Fortaleza, nessa manhã de sábado (21), foi ocupado com adesivos, panfletos, bandeiras e uma grande euforia juvenil. “Chegou a hora. Agora sim, pega o beco galeguim”, essa foi a palavra de ordem que concentrou os jovens na Praça do Carmo. Ao som da paródia “Cadê a nossa educação? O galeguim comeu”, os mais diversos rostos se aglomeravam no ato que denunciou as ações do senador Tasso Jereissati durante todas as gestões que ocupou, tanto no executivo, como no parlamento.

Aos poucos a Rua Barão do Rio Branco foi tomada por bandeiras da juventude e também pela distribuição do manifesto contra o senador Tasso Jereissati, que destacava 10 motivos para não votar no Tucano, entre eles a venda da COELCE. As intervenções no microfone conclamavam aos eleitores que fizessem reflexão sobre a postura do “galeguim dos zói azul”.

A caminhada acompanhada por uma bandinha de música invadiu o calçadão da Rua Guilherme Rocha, causando uma grande movimentação até a Praça do Ferreira. Diversos aposentados somaram-se ao ato e fizeram uso do microfone, reforçando a indignação com relação ao Tucano.

O ato político foi realizado pela União da Juventude Socialista, Centro Socorro Abreu, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Juventude do PT, Juventude do Partido Pátria Livre, União Nacional dos Estudantes- UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas- UBES, Movimentos pela Livre Orientação Sexual- MOVELOS, Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas- ACES.

Refrescando a memória

O Senador Jereissati, desde o seu “governo das mudanças”, iniciou uma onda de “desfeitos” no Ceará, gerando um ciclo de anti-desenvolvimento, espalhando miséria, enfraquecimento da máquina estatal com privatizações e se negando a dialogar com os servidores públicos e movimentos sociais.

Um dos fatos mais conhecidos foi à privatização da Teleceará, hoje Telemar, na qual o senador tem ações (ver bens no Portal TSE). Outra ação foi no ano de 2000, quando o Ceará apareceu com o pior índice educacional e na sua gestão de governo, decretou em todas as escolas o sistema de Avaliação Satisfatória (AS) e Avaliação não Satisfatória (ANS), resultando em uma grande aprovação dos alunos, desde que tivessem somente presença em sala de aula, diminuindo ainda mais a qualidade do ensino.

Além disso, Tasso também é sócio- proprietário da TV Jangadeiro, quando a Constituição Federal proíbe qualquer parlamentar de obter concessões de rádio, TV ou jornais. Entre outros abusos de poder, Tasso foi denunciado pela imprensa por usar dinheiro público com o seu jatinho particular.

Ivina Carla

Diretora de Comunicação da UJS/Ceará

Leia mais...

Chico Lopes defende 50% do Fundo do Pré-sal para Educação  

Sempre atendendo as reivindicações sociais dos professores e estudantes do Ceará e do Brasil, Chico Lopes é um dos maiores defensores na Câmara Federal de emenda ao Projeto de Lei N°5940 – que regulamenta o Fundo Social do Pré-Sal – para destinar 50% dos recursos para a educação no país.

Já foi definido que o Fundo será fonte regular de recursos para projetos de combate à pobreza e de fortalecimento do desenvolvimento social nas áreas de educação, cultura, ciência, tecnologia e sustentabilidade ambiental. O esforço concentrado agora é garantir metade destes recursos para a educação.

O Deputado Federal Chico Lopes diz que “é fundamental que uma riqueza tão grande no país, como o pré-sal, se transforme numa ‘riqueza ainda maior’: que é a educação das crianças, adolescentes e jovens em nosso país. No futuro, daqui a algumas décadas, quando não houver mais o campo do pré-sal, o Brasil estará num patamar de desenvolvimento indiscutível de seus cidadãos, que tiveram na educação financiada com os recursos do Fundo Social a fonte de sua qualidade de vida”.

Fonte: Assessoria de imprensa do Deputado Federal Chico Lopes

Leia mais...

Presidente Lula convoca 2ª Conferência Nacional de Juventude  

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude (12/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para 2011.

A primeira Conferência, que aconteceu em abril de 2008, na capital federal, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que deverão nortear as políticas públicas de juventude em todas as esferas governamentais. A audiência de assinatura foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República, com a presença do ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República), do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, do presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira e João Vidal, além de representantes do Conjuve e de outros conselhos estaduais e municipais de juventude.

A realização da segunda Conferência vai garantir o caráter participativo dos jovens nas políticas públicas, além de possibilitar a avaliação dos avanços obtidos desde o primeiro encontro e os desafios que deverão integrar o novo debate. O ministro Luiz Dulci destacou a expressiva participação dos jovens na Conferência de 2008 e apostou que o próximo encontro deverá contar com o dobro de participantes. Ele ressaltou a importância do diálogo entre governo e sociedade, citou o Conjuve como exemplo e afirmou que esse diálogo tem trazido importantes contribuições para as políticas públicas.

Durante a audiência, todos ressaltaram os avanços da agenda juvenil, incluindo duas vitórias registradas pelo segmento no último mês de julho, quando o Senado promulgou a PEC 042/2008, conhecida como PEC da Juventude, e aprovou, em caráter definitivo, a adesão do Brasil à Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ). A PEC 042, transformada na Emenda Constitucional nº 65, inclui o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal e representa um passo importante para que a política nacional de juventude se consolide no Brasil como uma política efetivamente de Estado.

Entre as iniciativas que integram a política nacional de Juventude, o presidente Lula citou programas como o Prouni e o Projovem, além de políticas voltadas para a expansão do ensino superior e fortalecimento das escolas técnicas.

Dia Internacional da Juventude

A data - 12 de agosto - foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para voltar a atenção do mundo às questões da juventude. Por isso, anualmente a organização elege temas, especialmente ligados à saúde, participação, educação e trabalho, para pautar o trabalho dos agentes envolvidos na promoção dos direitos dos jovens.

A ONU definiu que 2010 seria o Ano Internacional da Juventude. Porém, oficialmente, o ano só começou neste dia 12, após as comemorações do Dia Internacional da Juventude ,e se estende até a mesma data em 2011. A Assembléia Geral da ONU pediu o apoio internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para dar visibilidade ao tema para toda população mundial. Vários eventos internacionais vão acontecer em agosto: o 5º Congresso Mundial da Juventude, em Istambul, Turquia; uma conferência global no México; além dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura. Em comemoração à data, a Secretaria Nacional de Juventude realiza, em Brasília, a 1ª Mostra do Projovem Urbano. O Projovem é um dos principais programas voltados para o público juvenil e um dos pilares da política nacional de Juventude.

Do Portal da Juventude.

Leia mais...

UJS convoca militância para participação maciça no Encontro de Blogueiros  

Evento que reúne blogosfera progressista é ponto de partida para a formação da Frente de Jovens Comunicadores da UJS.


Em iniciativa inédita, a blogosfera responsável pelo conteúdo de contraponto à mídia tradicional dos jornalões e das grandes emissoras promove nos próximos dias 21 e 22 de agosto o 1º Encontro dos Blogueiros Progressistas, que será realizado no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na rua Genebra, 25, ao lado da Câmara Municipal em São Paulo. O evento reunirá as principais vozes da mídia alternativa e contará com palestras, oficinas sobre twitter, videoweb, rastreamento de trolls e debates sobre a sustentabilidade financeira dos blogs.

Além da possibilidade de trocar ideias com jornalistas do calibre de Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna e Altamiro Borges, entre outros, o Encontro é uma oportunidade de ouro para que a União da Juventude Socialista dê o pontapé inicial na formação da Frente de Jovens Comunicadores, aprovada no 15º Congresso Nacional da entidade em junho passado. Dessa forma, a direção nacional convoca todos os filiados a participar do Encontro e aproveita para fazer um mapeamento de seus blogueiros pelo Brasil. A intenção é transformar a Frente de Comunicadores num importante agregador de formadores de opinião, aproveitando a brecha deixada pela crise de identidade e credibilidade cada vez mais latente de uma mídia envelhecida e que historicamente vem defendendo os interesses das forças conservadoras.

Vale lembrar que as inscrições ocorrem somente até a próxima sexta-feira, dia 13 de agosto, e custam R$20 para estudantes. Os demais interessados investirão R$100 – veja aqui mais detalhes de como participar – e aqueles que são de fora de São Paulo podem comprar passagens aéreas com desconto na companhia Gol, além de contar com esquema de hospedagem voluntária. O Encontro de Blogueiros tem ainda um perfil no Twitter, com as últimas novidades do evento.

Disponibilizamos um formulário cujo preenchimento é essencial para que a UJS consiga fazer um mapeamento preciso de seus comunicadores e mantenha um relacionamento mais próximo e direto com cada um de nossos blogueiros. Chegou a hora da Frente de Jovens Comunicadores da UJS mostrar a cara!

Leia mais: Hora de organizar a Frente de Comunicadores da UJS - por Theófilo Rodrigues.

Leia mais...

Juventude promove caminhada em apoio a candidatura de Dilma para presidente  

A caminhada vai ocorrer no sábado, 7, com concentração a partir das 16h00 na Praça da Imprensa, seguindo até a pista de skate do Cocó.

Essa é a primeira grande atividade em apoio à Dilma realizada pela juventude cearense. Faz parte de uma mobilização nacional que ocorre ao mesmo tempo em que a candidata lança, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, seu Programa de Gorverno para a juventude. No Ceará, além dessa caminhada em Fortaleza, diversas cidades estão promovendo atos políticos para manifestar seu apoio.

"A expectativa é mobilizar milhares de jovens em todo o estado e assim construir uma grande onda juvenil em defesa das candidaturas do campo progressista e popular, em especial a de Dilma", destaca o presidente estadual da UJS/CE, Flávio Vinícius. Ainda segundo o dirigente da entidade, "esse é o ponta pé incial de uma grande mobilização que vai tomar conta do estado nos próximos dias.

Serviço

Caminha da juventude em apoio à Dilma 13!

Concentração na Praça da Imprensa, sábado, 7, ás 16h.

Da Redação

Leia mais...