Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Inscrições abertas para o cursinho Pré-vestibular Popular de Fortaleza  


As inscrições para o curso Pré-vestibular Popular de Fortaleza (POPFOR) estão abertas até o dia 04 de março. São 1.760 vagas oferecidas para alunos de todas as idades oriundos da escola pública que já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. Os interessados devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de endereço, certificado de conclusão (ou declaração de que está cursando o 3º ano) do Ensino Médio em escola pública, carteira de identidade e CPF, além de duas fotos 3x4. Os alunos matriculados no cursinho têm direito a fardamento, apostilas e carteira de estudante.


As aulas do POPFor acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e são ministradas por monitores orientados pela coordenação administrativa e pedagógica. O conteúdo das aulas é baseado no programa de Vestibular das Universidades e na preparação para a prova do Enem. O curso oferta ainda oficina de redação, vestibular simulado e curso de Educação para a Cidadania.


O PopFor, iniciado em agosto de 2008, é um programa da Secretaria da Juventude, em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (SME), cujo objetivo é contribuir para democratizar o acesso à universidade.


:: SERVIÇO

Inscrições para o cursinho Pré-vestibular Popular de Fortaleza – PopFor

Prazo: até o dia 04 de março

Horário: das 8h30 às 16h30

Local: Imparh (Av. João Pessoa, 5609 - Vila União)

Informações: 3452.7281


Fonte: Site da PMF

Prefeitura de Fortaleza promove seminário sobre meia estudantil  

Seminário sobre meia estudantil está com inscrições abertas


Os representantes das entidades estudantis locais e nacionais (grêmios, DCEs, CAs, UNE, UBES, etc.) podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro para o Seminário das Carteiras de Estudante que acontecerá no dia 02 de março, das 9 às 17 horas, no Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, 888, esquina com Av. Borges de Melo). O objetivo do encontro é ouvir os estudantes e discutir o processo da meia estudantil.

O Seminário contará com a participação de 100 representantes de entidades estudantis para debater a temática com os representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Para se pré-inscrever, basta preencher o formulário abaixo. A confirmação de inscrição será realizada durante o credenciamento.


:: SERVIÇO
Seminário das Carteiras de Estudante
Prazo de inscrição: até o dia 28 de fevereiro
Horário: das 9h às 17h
Local: Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, 888, esquina com Av. Borges de Melo)
Informações: 3452.5378


Movimentos sociais são contra o aumento da passagem  

Movimentos sociais de Fortaleza promoveram hoje, 23, na Praça do Ferreira, um ato contra o aumento da passagem. Vejam a nota:

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Venha com a gente, embarque nessa luta!

Outra vez a mesma história. Depois de dar um aumento desprezível para os motoristas e cobradores de ônibus (7%), os empresários do transporte de passageiros vêm com essa conversa de aumentar a passagem (22%) para cobrir o seu prejuízo. E nesse jogo, quem sempre se dá mal somos nós que dependemos desse sistema de transporte para sobreviver.

Já não basta o sofrimento de todos os dias com ônibus lotados, quentes e sem nenhum conforto; terminais com filas gigantescas; e viagens demoradas e estressantes. Agora temos que pagar mais caro por um serviço que nunca melhora. E eles argumentam que Fortaleza tem a passagem mais barata das capitais brasileira. Mesmo que seja verdade, o preço ainda é muito alto para a qualidade do transporte que é oferecido.

Nada justifica esse reajuste proposto. E nesse sentido, nós que fazemos parte dos movimentos sociais de Fortaleza não concordamos com qualquer aumento de passagem e exigimos melhorias imediatas no sistema municipal de transporte. Reivindicamos, ainda, a criação do Conselho Municipal de Transporte para que a sociedade participe dessas decisões.

Precisamos impedir esse reajuste e, para isso, contamos com o seu apóio. Não deixe o bonde passar.

Entenda o problema

Nesta terça-feira, 8, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) reuniram-se com a prefeita Luizianne Lins e propuseram aumento de 22% em cima do valor atual da passagem. Caso aprovado, o valor passará de R$ 1,80 para R$ 2,20. (O Povo On-line, 09 de fevereiro)

UNE – UBES – FBFF – UNEFORT – ANPG - SEEACONCE – ACES – JPL - UJS – CEBRAPAZ – UBM – UNEGRO – DCE da FIC - Associação do Bairro Ellery – Centro Socorro Abreu – Grêmio da Escola José de Barcelos – Grêmio do Liceu do Ceará

Novos temas e um velho desafio  

O movimento estudantil tem sido, se não o berço de muitos políticos, a porta de entrada para os jovens se interessarem pela política. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), “nasceu” politicamente desse meio. E, se antes a luta de classes e questões mais aprofundadas, como as temáticas do economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx, agora o movimento de estudantes simplificou e ampliou o discurso.


Segundo o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Flávio Vinicius Vasconcelos, temáticas como meio ambiente, diversidade sexual, políticas para mulheres, etno-racial, esporte, solidariedade internacional e políticas para a juventude têm estado no centro das discussões.



Dávilo de Lima Ferreira, secretário geral do DCE da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da juventude do PSTU, defende que o movimento estudantil pode ajudar na consciência política de muitos jovens. Daí ser um celeiro de “novos talentos” na política.


Fonte: O Povo online

UJS aprova resolução sobre questão das drogas no Brasil  

Um delegado que defende menos prisões no país, um cineasta que descobriu sua opinião sobre o tema no desenrolar da produção do documentário e uma deputada federal filiada à União da Juventude Socialista (UJS). Esta foi a composição da mesa de debate do seminário sobre a questão das drogas promovido pela UJS na última sexta-feira (11) em Serra Negra (SP).

A ausência de um debatedor que apresentasse uma opinião de contraponto não prejudicou a qualidade do debate realizado no seminário sobre drogas organizado pela UJS durante o seu Curso Nacional de Formação Política, que ocorreu de 4 a 13 de fevereiro, incluindo o seminário e uma plenária nacional da organização, onde foi aprovada resolução sobre a questão das drogas. O fato de não haver um contraponto foi, entretanto, levantado em praticamente todas as falas, que argumentaram que isso enriqueceria a discussão.


Leia mais...

Em nota, UNE/Ce questiona possível aumento das passagens  

Em resposta ao possível reajuste na tarifa dos ônibus em Fortaleza, o Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes do Ceará (UNE/Ce), Ivo Braga, convoca a juventude para ocupar as ruas com o objetivo de impedir que esse aumento seja efetivado. Veja a nota:

UNE-CE conclama luta contra aumento da passagem de ônibus de Fortaleza

Entra ano e sai ano e a ladainha do cartel empresarial de ônibus é a mesma: aumentar abusivamente o valor das passagens em Fortaleza (mais de 22%), com objetivo único de obter maiores lucros, explorando cada vez mais os profissionais do sistema de transporte público e extorquindo os usuários com coletivos cada vez mais lotados.

Com o argumento do recente aumento dos salários dos trabalhadores rodoviários, conquistado no suor de uma árdua luta, o empresariado do sistema de transporte parece convencer a Prefeitura Municipal de Fortaleza de que é necessário manter as já altas taxas de lucro das empresas em detrimento da população da cidade, que, diga-se de passagem, já sofre cotidianamente com a completa falta de planejamento urbano.

Em 2008 comemoramos no curso da campanha eleitoral o quarto ano sem aumento na passagem de ônibus de Fortaleza, fato utilizado como bandeira central da campanha da prefeita Luizianne Lins. Parece que o congelamento do valor da tarifa foi uma ação meramente eleitoral, já que se confirmado, este aumento será o segundo de 2009 pra cá, acumulando em torno de 37% de aumento em menos de dois anos.

Aumentar o valor da passagem é restringir o princípio básico de ir e vir dos cidadãos fortalezenses, dos trabalhadores e dos jovens que necessitam diariamente do sistema de transporte público para ir e vir do trabalho, da escola e da universidade. Além disso, em momento algum é apresentada qualquer contrapartida em termos de melhoria na qualidade do transporte coletivo, ou da malha viária do município.

Então, posicionar-se contra o aumento é ficar do lado daqueles que com a sua força de trabalho constroem cotidianamente a nossa cidade, do lado dos 700 mil jovens fortalezenses que necessitam de oportunidade para se formar e entrar no mercado de trabalho. Portanto, podemos afirmar que no que depender dos estudantes de Fortaleza a passagem de ônibus não vai aumentar, mesmo que seja preciso ocupar as ruas e o Paço Municipal.

Esse aumento não passará! Lutemos em defesa da juventude e dos trabalhadores!


Ivo Braga
Vice-presidente regional da UNE.

UVA/Sobral: estudantes paralisam aulas por uma semana  

Em Assembléia Geral, realizada no dia 10 de fevereiro, estudantes da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), sediada em Sobral, decidiram paralisar as aulas por uma semana em protesto contra a falta de professores. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UVA) exige a convocação dos novos professores efetivos que foram aprovados no concurso realizado em setembro de 2010. Veja a íntegra da nota:

DCE/UVA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Gostaríamos de cumprimentar a toda a comunidade acadêmica para informar que, conforme fora divulgado amplamente, realizamos uma ASSEMBLÉIA GERAL de Professores e Estudantes com apoio do D.C.E e dos Centros Acadêmicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, ontem quinta-feira, dia 10 de fevereiro, no Espaço aberto do N.D.C (Área de Convivência João Batista Frota) – Campus Betânia – Sobral – Ceará, iniciada às 8h30m, tendo como pauta: Informes, Carência de Professores e Encaminhamentos.

Depois do debate sobre o tema quando docentes e discentes puderam expressar seu descontentamento com a Reitoria da IES que novamente optou pelo caminho mais fácil e deliberou pela contratação de Professores Colaboradores, isto depois de iniciar o semestre 2011.1 e o Governo do Estado não liberar o Edital do Concurso para 117 Professores Substitutos, menos nomear os 21 professores efetivos que passaram no último certame ocorrido em setembro de 2010, votou-se por uma PARALISAÇÃO DAS AULAS POR UMA SEMANA, com decisão quase totalmente unânime dos presentes, a partir de segunda-feira dia 14 de fevereiro de 2011.

A PARALISAÇÃO tem como objetivos a mobilização da comunidade acadêmica (docente e discente) para provocar audiências públicas com o Legislativo, o Governo do Estado, Ministério Público; assim como a publicização de nossas reivindicações através da imprensa, Internet entre outros meios, para sensibilizar a sociedade e as autoridades de nossas demandas e das soluções possíveis. Sendo que a sugestão do D.C.E. e que nós do SINDIUVA obviamente concordamos é que o Governo do Estado transforme as 117 vagas para professores substitutos em 117 vagas para professores efetivos.

SOLICITAMOS ASSIM O APOIO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, pois só teremos êxito em nosso pleito se todos docentes e discentes se dispuserem a lutar com muita vontade política e teimosia por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES SINDICATO NACIONAL

D. C. E – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES.

Sobral: Estudantes da UVA realizam protesto pedindo professores  

Na noite desta segunda-feira (07/02), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, e os Centros Acadêmicos de diversos cursos realizaram um protesto exigindo a contratação de professores. O semestre começou e muitos alunos continuam sem aulas por falta de professores.

A manifestação aconteceu no pátio central da UVA, onde os estudantes exibiram faixas e cartazes reivindicando concurso para mais professores efetivos. Ao som de apitos, e sob palavras de ordem, os manifestantes saíram em passeata até o Boulevard do Arco, aonde continuaram o protesto.

Leia mais...

Lula pede cooperação mútua no FSM  

Ex-presidente faz discurso contundente contra as grandes potências e afirma que a fome não acabará sem a integração entre nações.

Leia mais...

Foi dada a largada para a 2ª Conferência Nacional de Juventude  

Por Gabriel Medina*

A realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, convocada por Decreto Presidencial no dia 12 de Agosto de 2010, com previsão de realização no ano de 2011, ganha centralidade na agenda política das juventudes. Estas precisam afirmar o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento do Brasil.

O ano de 2011 inaugura um novo ciclo político no Brasil. As eleições de 2010 renovaram a composição do Congresso Nacional, (re) elegeram novos/as Governadores/as e conduziu Dilma Roussef como a primeira Presidenta da República do Brasil.

A Presidenta Dilma assumiu o compromisso de avançar o projeto político iniciado por Lula. Porém, temos consciência de que as mudanças e o aprofundamento das transformações sociais e políticas no Brasil dependem da capacidade de organização e da pressão do movimento social.



Fonte: Portal da Juventude

Leia mais...

Protestos contra alta da tarifa de ônibus prometem parar Salvador  

Movimentos de várias cidades do Brasil realizam segundo "tuitaço" contra o aumento das passagens.

Em Salvador, manifestantes marcaram para esta segunda-feira (7), quando serão reiniciadas as aulas da rede pública, uma série de protestos contra o aumento da tarifa de ônibus.

Leia mais...

Berlusconi com a calcinha na cabeça  

Por Altamiro Borges

Cerca de mil pessoas realizaram ontem (6) mais um protesto nos arredores da residência "privada" do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, em Arcore, a 20 quilometros de Milão. Os manifestantes exigiram a renúncia do fascistóide, acusado de corrupção, desvio ilegal de divisas e prostituição - no escândalo envolvendo a garota marroquina Ruby.

Segundo relato do jornal O Globo, "o que começou como um bem-humorado protesto, convocado pelo movimento Popolo Viola (Povo Rosa), acabou em violência. Manifestantes e policiais se enfrentaram quando oficiais à paisana, do batalhão de Choque dos Carabinieri e agentes do serviço secreto impediram a aproximação de grupos dos portões da casa do premier. Pelo menos duas pessoas foram detidas".

Entre os cartazes expostos, alguns apimentados: "O rei está nu e é todo flácido". Outros revelaram o descrédito do primeiro-ministro, que corre o sério risco de ser cassado pelo parlamento. "Você vai ter a condenação penal, já que possui a nossa condenação moral". Apesar do desgaste, Silvio Berlusconi ainda insiste nas suas bravatas contra o Brasil, em decorrência da não extradição do ativista Cesare Battisti. Ele realmente não tem qualquer moral!


Direção nacional convoca todos os filiados para evento que acontece no próximo fim de semana em SP  

A UJS promove no próximo dia 05 de fevereiro mais um Curso Nacional de Formação para seus militantes. Com realização em Serra Negra, interior de São Paulo, o curso irá tratar temas relacionados à realidade política, do marxismo, da luta pelo socialismo na atualidade e da formação da nação e do povo brasileiro, dentre outros temas relevantes para os jovens socialistas.

Leia mais...

UNEGRO prepara I Encontro Nacional de Juventude  

A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) promoveu na última semana, em Florianópolis (SC), o debate “A organização da UNEGRO entre a juventude”. A discussão faz parte da preparação da entidade para o I Encontro Nacional de Juventude da UNEGRO, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril, em Santa Catarina.

Leia mais...

Roda de conversa UJS - todo mundo convidado  

Para dar um up no ânimo da militância e dos mais próximos da UJS neste novo ano que se inicia, a direção municipal de Fortaleza realiza rodas de conversa acerca de temas recorrentes e contemporâneos, muitas vezes presente na realidade dos jovens.







Leia mais...