Em nota, UNE/Ce questiona possível aumento das passagens
Em resposta ao possível reajuste na tarifa dos ônibus em Fortaleza, o Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes do Ceará (UNE/Ce), Ivo Braga, convoca a juventude para ocupar as ruas com o objetivo de impedir que esse aumento seja efetivado. Veja a nota:
UNE-CE conclama luta contra aumento da passagem de ônibus de Fortaleza
Entra ano e sai ano e a ladainha do cartel empresarial de ônibus é a mesma: aumentar abusivamente o valor das passagens em Fortaleza (mais de 22%), com objetivo único de obter maiores lucros, explorando cada vez mais os profissionais do sistema de transporte público e extorquindo os usuários com coletivos cada vez mais lotados.
Com o argumento do recente aumento dos salários dos trabalhadores rodoviários, conquistado no suor de uma árdua luta, o empresariado do sistema de transporte parece convencer a Prefeitura Municipal de Fortaleza de que é necessário manter as já altas taxas de lucro das empresas em detrimento da população da cidade, que, diga-se de passagem, já sofre cotidianamente com a completa falta de planejamento urbano.
Em 2008 comemoramos no curso da campanha eleitoral o quarto ano sem aumento na passagem de ônibus de Fortaleza, fato utilizado como bandeira central da campanha da prefeita Luizianne Lins. Parece que o congelamento do valor da tarifa foi uma ação meramente eleitoral, já que se confirmado, este aumento será o segundo de 2009 pra cá, acumulando em torno de 37% de aumento em menos de dois anos.
Aumentar o valor da passagem é restringir o princípio básico de ir e vir dos cidadãos fortalezenses, dos trabalhadores e dos jovens que necessitam diariamente do sistema de transporte público para ir e vir do trabalho, da escola e da universidade. Além disso, em momento algum é apresentada qualquer contrapartida em termos de melhoria na qualidade do transporte coletivo, ou da malha viária do município.
Então, posicionar-se contra o aumento é ficar do lado daqueles que com a sua força de trabalho constroem cotidianamente a nossa cidade, do lado dos 700 mil jovens fortalezenses que necessitam de oportunidade para se formar e entrar no mercado de trabalho. Portanto, podemos afirmar que no que depender dos estudantes de Fortaleza a passagem de ônibus não vai aumentar, mesmo que seja preciso ocupar as ruas e o Paço Municipal.
Esse aumento não passará! Lutemos em defesa da juventude e dos trabalhadores!
Ivo Braga
Vice-presidente regional da UNE.
15/02/2011, 19:44
Concordo com o aumento da passagem, se, somente se, melhorar o serviço, tiver transporte coletivo para atender a toda população, os motoristas e cobradores serem mais educados e gentis, seguro, sem assaltos e violências, os ônibus terem itinerários que não deixem os passageiros esperando nas paradas horaaaaaas! principalmente nos bairros menos atendidos pelos transportes. se não for assim...acho é caro 1,80!