Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Lula pede cooperação mútua no FSM  

Ex-presidente faz discurso contundente contra as grandes potências e afirma que a fome não acabará sem a integração entre nações.

Figura mais esperada na edição 2011 do Forum Social Mundial, no Senegal, o ex-presidente Lula marcou sua passagem pelo evento com um discurso forte sobre a relação entre os países na solução de crises políticas, sociais e econômicas. Durante o debate com o presidente local Abdoulaye Wade, Lula reforçou críticas contra o imperialismo e decretou o fracasso do Consenso de Washington - grosso modo, uma cartilha a serviço do neoliberalismo.

Lula foi enfático ao lembrar a última grande crise mundial, quando ficou ainda mais fragilizado o conceito de Estado mínimo. Segundo Lula, “aqueles que, com arrogância, nos davam lições de como gerenciar nossa economia não conseguiram evitar a crise em seus países. Essa crise não foi criada pelos países pobres e emergentes, mas sim pela anarquia do mercado e pela irresponsabilidade dos governantes que não o regularam”.

Lembrando os dez anos de FSM, cuja primeira edição aconteceu em Porto Alegre, Lula disse que o ideal do encontro por um mundo novo permanece vivo. Nessa toada, mencionou o combate à fome, uma das bandeiras de sua gestão, e pediu uma maior colaboração entre as nações nessa luta. “É preciso um sistema multilateral de comércio que se livre dos vergonhosos subsídios dos países ricos, pois isso é como uma sabotagem à agricultura dos países pobres”.

O ex-presidente também criticou a composição da ONU, assinalando que a segurança mundial não pode ser tratada como “atribuição exclusiva de um punhado de grandes potências”. Ainda sobre a política internacional, Lula defendeu a criação do Estado Palestino e apoiou as manifestações no Oriente Médio. Particularmente sobre o continente africano, ele reforçou o pedido de desculpas do Brasil pela escravidão e se engajou na luta “por uma África justa”.

No vídeo abaixo: declarações de Lula quanto à soberania da África.




Com informações da Agencia EFE,Portal Vermelho e UJS Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.