Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Inscrições abertas para o cursinho Pré-vestibular Popular de Fortaleza  


As inscrições para o curso Pré-vestibular Popular de Fortaleza (POPFOR) estão abertas até o dia 04 de março. São 1.760 vagas oferecidas para alunos de todas as idades oriundos da escola pública que já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio. Os interessados devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de endereço, certificado de conclusão (ou declaração de que está cursando o 3º ano) do Ensino Médio em escola pública, carteira de identidade e CPF, além de duas fotos 3x4. Os alunos matriculados no cursinho têm direito a fardamento, apostilas e carteira de estudante.


As aulas do POPFor acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e são ministradas por monitores orientados pela coordenação administrativa e pedagógica. O conteúdo das aulas é baseado no programa de Vestibular das Universidades e na preparação para a prova do Enem. O curso oferta ainda oficina de redação, vestibular simulado e curso de Educação para a Cidadania.


O PopFor, iniciado em agosto de 2008, é um programa da Secretaria da Juventude, em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (SME), cujo objetivo é contribuir para democratizar o acesso à universidade.


:: SERVIÇO

Inscrições para o cursinho Pré-vestibular Popular de Fortaleza – PopFor

Prazo: até o dia 04 de março

Horário: das 8h30 às 16h30

Local: Imparh (Av. João Pessoa, 5609 - Vila União)

Informações: 3452.7281


Fonte: Site da PMF

Leia mais...

Prefeitura de Fortaleza promove seminário sobre meia estudantil  

Seminário sobre meia estudantil está com inscrições abertas


Os representantes das entidades estudantis locais e nacionais (grêmios, DCEs, CAs, UNE, UBES, etc.) podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro para o Seminário das Carteiras de Estudante que acontecerá no dia 02 de março, das 9 às 17 horas, no Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, 888, esquina com Av. Borges de Melo). O objetivo do encontro é ouvir os estudantes e discutir o processo da meia estudantil.

O Seminário contará com a participação de 100 representantes de entidades estudantis para debater a temática com os representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Para se pré-inscrever, basta preencher o formulário abaixo. A confirmação de inscrição será realizada durante o credenciamento.


:: SERVIÇO
Seminário das Carteiras de Estudante
Prazo de inscrição: até o dia 28 de fevereiro
Horário: das 9h às 17h
Local: Hotel Amuarama (Av. Deputado Oswaldo Studart, 888, esquina com Av. Borges de Melo)
Informações: 3452.5378


Leia mais...

Movimentos sociais são contra o aumento da passagem  

Movimentos sociais de Fortaleza promoveram hoje, 23, na Praça do Ferreira, um ato contra o aumento da passagem. Vejam a nota:

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Venha com a gente, embarque nessa luta!

Outra vez a mesma história. Depois de dar um aumento desprezível para os motoristas e cobradores de ônibus (7%), os empresários do transporte de passageiros vêm com essa conversa de aumentar a passagem (22%) para cobrir o seu prejuízo. E nesse jogo, quem sempre se dá mal somos nós que dependemos desse sistema de transporte para sobreviver.

Já não basta o sofrimento de todos os dias com ônibus lotados, quentes e sem nenhum conforto; terminais com filas gigantescas; e viagens demoradas e estressantes. Agora temos que pagar mais caro por um serviço que nunca melhora. E eles argumentam que Fortaleza tem a passagem mais barata das capitais brasileira. Mesmo que seja verdade, o preço ainda é muito alto para a qualidade do transporte que é oferecido.

Nada justifica esse reajuste proposto. E nesse sentido, nós que fazemos parte dos movimentos sociais de Fortaleza não concordamos com qualquer aumento de passagem e exigimos melhorias imediatas no sistema municipal de transporte. Reivindicamos, ainda, a criação do Conselho Municipal de Transporte para que a sociedade participe dessas decisões.

Precisamos impedir esse reajuste e, para isso, contamos com o seu apóio. Não deixe o bonde passar.

Entenda o problema

Nesta terça-feira, 8, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) reuniram-se com a prefeita Luizianne Lins e propuseram aumento de 22% em cima do valor atual da passagem. Caso aprovado, o valor passará de R$ 1,80 para R$ 2,20. (O Povo On-line, 09 de fevereiro)

UNE – UBES – FBFF – UNEFORT – ANPG - SEEACONCE – ACES – JPL - UJS – CEBRAPAZ – UBM – UNEGRO – DCE da FIC - Associação do Bairro Ellery – Centro Socorro Abreu – Grêmio da Escola José de Barcelos – Grêmio do Liceu do Ceará

Leia mais...

Novos temas e um velho desafio  

O movimento estudantil tem sido, se não o berço de muitos políticos, a porta de entrada para os jovens se interessarem pela política. A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), “nasceu” politicamente desse meio. E, se antes a luta de classes e questões mais aprofundadas, como as temáticas do economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx, agora o movimento de estudantes simplificou e ampliou o discurso.


Segundo o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Flávio Vinicius Vasconcelos, temáticas como meio ambiente, diversidade sexual, políticas para mulheres, etno-racial, esporte, solidariedade internacional e políticas para a juventude têm estado no centro das discussões.



Dávilo de Lima Ferreira, secretário geral do DCE da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da juventude do PSTU, defende que o movimento estudantil pode ajudar na consciência política de muitos jovens. Daí ser um celeiro de “novos talentos” na política.


Fonte: O Povo online

Leia mais...

UJS aprova resolução sobre questão das drogas no Brasil  

Um delegado que defende menos prisões no país, um cineasta que descobriu sua opinião sobre o tema no desenrolar da produção do documentário e uma deputada federal filiada à União da Juventude Socialista (UJS). Esta foi a composição da mesa de debate do seminário sobre a questão das drogas promovido pela UJS na última sexta-feira (11) em Serra Negra (SP).

A ausência de um debatedor que apresentasse uma opinião de contraponto não prejudicou a qualidade do debate realizado no seminário sobre drogas organizado pela UJS durante o seu Curso Nacional de Formação Política, que ocorreu de 4 a 13 de fevereiro, incluindo o seminário e uma plenária nacional da organização, onde foi aprovada resolução sobre a questão das drogas. O fato de não haver um contraponto foi, entretanto, levantado em praticamente todas as falas, que argumentaram que isso enriqueceria a discussão.


Cortina de Fumaça

As atividades do seminário se iniciaram com a apresentação do documentário “Cortina de Fumaça”, que é uma coletânea de depoimentos de neurocientistas, psicólogos, psiquiatras, médicos, policiais, ex-policiais, juristas, sociólogos, antropólogos ou seja, especialistas das mais diversas áreas e de variadas nacionalidades que apresentam as contradições, os mitos e o moralismo presentes no debate acerca da questão das drogas.

Após a exibição do longa com 1h30 de duração, o debate se iniciou com a fala do seu diretor, Rodrigo Mac Niven. O cineasta disse que não tinha posição definida acerca da legalização ou não das drogas antes dos dois anos gastos na produção do filme. Disse ainda que procurou fazer um material capaz “trazer a informação que normalmente as pessoas não têm, pois o outro lado a gente escuta e lê nos veículos de massa”. A intenção, declarou Mac Niven, é “elevar o nível do debate”. Para ele, legalizar o uso de drogas significa regulamentar e não liberar.

Guerra contra as drogas

Em seguida, foi a vez da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS) dar a sua opinião. Ela defendeu que a luta é para que o mundo, sobretudo a Organização das Nações Unidas (ONU) mude a forma de debater o tema das drogas, visto que até hoje vigora a política do ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Regan, que inaugurou a “guerra contra as drogas” e a sua utilização para intervenção nas nações, sobretudo latino-americanas. Para a deputada, a forma de debater o tema das drogas “tem uma relação muito profunda com questão de opressão militar das nações latinas”.

A deputada denunciou ainda a lógica da polícia brasileira, que “pega o pequeno. São os 30 mil jovens que estão na ponta que morrem, e não os grandes traficantes. Trata-se de um tipo de polícia que oprime a nossa juventude”. A dimensão deste debate, argumentou Manu, é a da economia internacional. O ataque, a repressão ao tráfico, entretanto, é no varejo.

Ela contrapôs algumas visões em favor da legalização das drogas que acreditam que não é preciso regulamentação do Estado para a questão. “É uma visão liberal”. Manuela criticou ainda o tom moral que hegemoniza o debate sobre drogas no Brasil.

Por fim, Manu falou sobre a Holanda, país que possui mais flexibilidade na lei sobre drogas no mundo, dizendo que há uma regulação sobre a quantidade de cada substância contida nos produtos comercializados. Comparou com a realidade do Brasil, onde o usuário não tem como saber o que é colocado no produto que é consumido. “O problema é que ao proibir as drogas, proibimos de saber o que as pessoas consomem e o mau que causa cada substância”.

Criminalização da pobreza

O último da mesa a falar foi o delegado da polícia civil e mestre em Ciências Penais Orlando Zaccone, que é membro da ONG Law Enforcement Against Prohibition (Leap). Ele contou que foi por muitos anos delegado da Polícia Civil em Jacarepaguá e que depois foi transferido para a delegacia da Barra da Tijuca: “foi quando eu percebi que a prisão, o encarceramento por crime relacionado a drogas, é feito de forma desigual”.

Zaccone disse que na Barra da Tijuca fez apenas três flagrantes de tráfico em 2010 e que todas as delegacias da zona sul somaram 67 flagrantes, que dão o número de uma única delegacia em outra região, a de São Cristóvão. Em seguida, provocou: “você acha que na Tijuca não tem tráfico?”, ao que respondeu que sim, mas que nos bairros de classe média o tráfico é feito em espaços privados – dentro de condomínios, casas de show, etc. – enquanto na periferia ele é feito no espaço público, e por isso gera mais prisões. “O patrimônio, a dignidade são distribuídos de forma desigual. O tráfico também”, completou. Ele deu, ainda, o exemplo do filme “Meu nome não é Jhonny”, em que um traficante de classe média é tratado como usuário pela Justiça.

O delegado defendeu a proposta do ex-Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas Pedro Abramovay, de estabelecer penas alternativas a pequenos traficantes, ao invés de encarcerá-los. Aproveitou o ensejo para protestar contra a demissão de Abramovay pelo fato de ter defendido tal proposta publicamente.

Zaccone concordou com Manu sobre o motivo da legislação brasileira sobre drogas ser proibitiva: “assumimos [a política proibitiva] por alinhamento do Estado brasileiro a interesses internacionais dos Estados Unidos. Existem no mundo outras políticas de drogas que não estão sendo apresentadas para a gente”, e citou uma frase de Eduardo Galeano para combater a moralidade frequentemente dominante no debate sobre a questão das drogas: “na luta do bem contra o mau, é o povo que entra com os cadáveres”.

Debate intenso

O debate que se seguiu demonstrou a variedade de posições presentes no conjunto da militância da UJS acerca desta controversa questão. Foram pautadas questões de violência relacionada ao uso das drogas, questões de saúde individual e coletiva, razões históricas para o uso e a proibição de determinadas substâncias e também a contextualização do uso de drogas no sistema capitalista, onde esta serve à alienação, segundo opiniões apresentadas. Apresentou-se também, durante as intervenções, um temor que a legalização se reduza, no final das contas, à liberação do uso e comercialização legal, mas que os efeitos do uso continuarão sendo sentidos, sobretudo nas periferias.

Diante do debate, o presidente da UJS, André Tokarski, defendeu que a resolução da entidade não deveria se reduzir só à questão de legalizar ou não, levando em conta que é um debate muito presente na realidade do país. Para ele, o central é que a UJS funciona com consenso progressivo, método que favorece o debate, que – ao menos acerca da questão das drogas – foi iniciado com bastante qualidade neste seminário: “é necessário coesionar a nossa organização e apontar um projeto de ruptura estrutural”, argumentou o presidente da UJS, que defendeu uma resolução focada em políticas de saúde pública, como políticas de redução de danos.

Resolução

A resolução da UJS sobre a questão das drogas foi aprovada no domingo (15), último dia da plenária nacional realizada pela organização com dirigentes de todo o país. Embora não chegue a uma conclusão sobre a defesa da legalização ou não, o texto demonstra a maturidade do debate conquistada a partir do seminário: “Somos, portanto, contra a apologia ao uso das drogas lícitas e ilícitas que trazem danos físicos e psíquicos aos seus usuários. Acreditamos no entanto, que a legislação proibitiva vigente não tem dado conta de resolver este problema de saúde pública”, diz um trecho da resolução, que também condena a criminalização da pobreza e pauta o tom classista do debate, do início ao fim.

De Serra Negra, Luana Bonone

Alterado às 20h10 para correçaõ do nome do palestrante Orlando Zaccone, que anteriormente estava grafado Zacconi.

Leia mais...

Em nota, UNE/Ce questiona possível aumento das passagens  

Em resposta ao possível reajuste na tarifa dos ônibus em Fortaleza, o Vice-presidente da União Nacional dos Estudantes do Ceará (UNE/Ce), Ivo Braga, convoca a juventude para ocupar as ruas com o objetivo de impedir que esse aumento seja efetivado. Veja a nota:

UNE-CE conclama luta contra aumento da passagem de ônibus de Fortaleza

Entra ano e sai ano e a ladainha do cartel empresarial de ônibus é a mesma: aumentar abusivamente o valor das passagens em Fortaleza (mais de 22%), com objetivo único de obter maiores lucros, explorando cada vez mais os profissionais do sistema de transporte público e extorquindo os usuários com coletivos cada vez mais lotados.

Com o argumento do recente aumento dos salários dos trabalhadores rodoviários, conquistado no suor de uma árdua luta, o empresariado do sistema de transporte parece convencer a Prefeitura Municipal de Fortaleza de que é necessário manter as já altas taxas de lucro das empresas em detrimento da população da cidade, que, diga-se de passagem, já sofre cotidianamente com a completa falta de planejamento urbano.

Em 2008 comemoramos no curso da campanha eleitoral o quarto ano sem aumento na passagem de ônibus de Fortaleza, fato utilizado como bandeira central da campanha da prefeita Luizianne Lins. Parece que o congelamento do valor da tarifa foi uma ação meramente eleitoral, já que se confirmado, este aumento será o segundo de 2009 pra cá, acumulando em torno de 37% de aumento em menos de dois anos.

Aumentar o valor da passagem é restringir o princípio básico de ir e vir dos cidadãos fortalezenses, dos trabalhadores e dos jovens que necessitam diariamente do sistema de transporte público para ir e vir do trabalho, da escola e da universidade. Além disso, em momento algum é apresentada qualquer contrapartida em termos de melhoria na qualidade do transporte coletivo, ou da malha viária do município.

Então, posicionar-se contra o aumento é ficar do lado daqueles que com a sua força de trabalho constroem cotidianamente a nossa cidade, do lado dos 700 mil jovens fortalezenses que necessitam de oportunidade para se formar e entrar no mercado de trabalho. Portanto, podemos afirmar que no que depender dos estudantes de Fortaleza a passagem de ônibus não vai aumentar, mesmo que seja preciso ocupar as ruas e o Paço Municipal.

Esse aumento não passará! Lutemos em defesa da juventude e dos trabalhadores!


Ivo Braga
Vice-presidente regional da UNE.

Leia mais...

UVA/Sobral: estudantes paralisam aulas por uma semana  

Em Assembléia Geral, realizada no dia 10 de fevereiro, estudantes da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), sediada em Sobral, decidiram paralisar as aulas por uma semana em protesto contra a falta de professores. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UVA) exige a convocação dos novos professores efetivos que foram aprovados no concurso realizado em setembro de 2010. Veja a íntegra da nota:

DCE/UVA – NOTA DE ESCLARECIMENTO

Gostaríamos de cumprimentar a toda a comunidade acadêmica para informar que, conforme fora divulgado amplamente, realizamos uma ASSEMBLÉIA GERAL de Professores e Estudantes com apoio do D.C.E e dos Centros Acadêmicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, ontem quinta-feira, dia 10 de fevereiro, no Espaço aberto do N.D.C (Área de Convivência João Batista Frota) – Campus Betânia – Sobral – Ceará, iniciada às 8h30m, tendo como pauta: Informes, Carência de Professores e Encaminhamentos.

Depois do debate sobre o tema quando docentes e discentes puderam expressar seu descontentamento com a Reitoria da IES que novamente optou pelo caminho mais fácil e deliberou pela contratação de Professores Colaboradores, isto depois de iniciar o semestre 2011.1 e o Governo do Estado não liberar o Edital do Concurso para 117 Professores Substitutos, menos nomear os 21 professores efetivos que passaram no último certame ocorrido em setembro de 2010, votou-se por uma PARALISAÇÃO DAS AULAS POR UMA SEMANA, com decisão quase totalmente unânime dos presentes, a partir de segunda-feira dia 14 de fevereiro de 2011.

A PARALISAÇÃO tem como objetivos a mobilização da comunidade acadêmica (docente e discente) para provocar audiências públicas com o Legislativo, o Governo do Estado, Ministério Público; assim como a publicização de nossas reivindicações através da imprensa, Internet entre outros meios, para sensibilizar a sociedade e as autoridades de nossas demandas e das soluções possíveis. Sendo que a sugestão do D.C.E. e que nós do SINDIUVA obviamente concordamos é que o Governo do Estado transforme as 117 vagas para professores substitutos em 117 vagas para professores efetivos.

SOLICITAMOS ASSIM O APOIO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, pois só teremos êxito em nosso pleito se todos docentes e discentes se dispuserem a lutar com muita vontade política e teimosia por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

SINDIUVA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES SINDICATO NACIONAL

D. C. E – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES.

Leia mais...

Sobral: Estudantes da UVA realizam protesto pedindo professores  

Na noite desta segunda-feira (07/02), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, e os Centros Acadêmicos de diversos cursos realizaram um protesto exigindo a contratação de professores. O semestre começou e muitos alunos continuam sem aulas por falta de professores.

A manifestação aconteceu no pátio central da UVA, onde os estudantes exibiram faixas e cartazes reivindicando concurso para mais professores efetivos. Ao som de apitos, e sob palavras de ordem, os manifestantes saíram em passeata até o Boulevard do Arco, aonde continuaram o protesto.

Segundo Gilcélio Paiva, presidente do DCE/UVA, a classe estudantil foi recebida pela Reitoria da UVA, na tarde da segunda-feira. Durante a reunião foi anunciado que a Universidade dispunha apenas 24 professores que ainda serão nomeados, e a expectativa da realização de novo concurso público para admissão de 117 professores substitutos. “A nossa reivindicação é que o concurso para 117 professores substitutos seja voltado para professores efetivos”, disse Gilcélio Paiva, que é membro da UJS.

Miguel Silva, presidente do PCdoB de Sobral e professor da UVA, apoia a manifestação. “Consideramos justo o protesto dos estudantes. Os alunos foram recebidos neste semestre sem professores e sem aula”, ratifica.

Como professor, Miguel Silva demonstra preocupação em relação à forma como o Governo do Estado tem conduzido a questão das Universidades Estaduais. “A impressão que temos é que a intenção é federalizar as instituições estaduais. Isso só falando em apoio ao professor. E em se tratando de pesquisa e extensão, nem se fala! Não vemos nenhum incentivo de apostar na Universidade como parceira para o desenvolvimento do Ceará”, desabafa.

Participaram da manifestação estudantes dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Matemática, Física, Geografia, Enfermagem, Biologia, Química, Pedagogia, Filosofia, História, Ciências Sociais e Letras

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do Blog Sobral Amiúde)

Leia mais...

Lula pede cooperação mútua no FSM  

Ex-presidente faz discurso contundente contra as grandes potências e afirma que a fome não acabará sem a integração entre nações.

Figura mais esperada na edição 2011 do Forum Social Mundial, no Senegal, o ex-presidente Lula marcou sua passagem pelo evento com um discurso forte sobre a relação entre os países na solução de crises políticas, sociais e econômicas. Durante o debate com o presidente local Abdoulaye Wade, Lula reforçou críticas contra o imperialismo e decretou o fracasso do Consenso de Washington - grosso modo, uma cartilha a serviço do neoliberalismo.

Lula foi enfático ao lembrar a última grande crise mundial, quando ficou ainda mais fragilizado o conceito de Estado mínimo. Segundo Lula, “aqueles que, com arrogância, nos davam lições de como gerenciar nossa economia não conseguiram evitar a crise em seus países. Essa crise não foi criada pelos países pobres e emergentes, mas sim pela anarquia do mercado e pela irresponsabilidade dos governantes que não o regularam”.

Lembrando os dez anos de FSM, cuja primeira edição aconteceu em Porto Alegre, Lula disse que o ideal do encontro por um mundo novo permanece vivo. Nessa toada, mencionou o combate à fome, uma das bandeiras de sua gestão, e pediu uma maior colaboração entre as nações nessa luta. “É preciso um sistema multilateral de comércio que se livre dos vergonhosos subsídios dos países ricos, pois isso é como uma sabotagem à agricultura dos países pobres”.

O ex-presidente também criticou a composição da ONU, assinalando que a segurança mundial não pode ser tratada como “atribuição exclusiva de um punhado de grandes potências”. Ainda sobre a política internacional, Lula defendeu a criação do Estado Palestino e apoiou as manifestações no Oriente Médio. Particularmente sobre o continente africano, ele reforçou o pedido de desculpas do Brasil pela escravidão e se engajou na luta “por uma África justa”.

No vídeo abaixo: declarações de Lula quanto à soberania da África.




Com informações da Agencia EFE,Portal Vermelho e UJS Brasil.

Leia mais...

Foi dada a largada para a 2ª Conferência Nacional de Juventude  

Por Gabriel Medina*

A realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, convocada por Decreto Presidencial no dia 12 de Agosto de 2010, com previsão de realização no ano de 2011, ganha centralidade na agenda política das juventudes. Estas precisam afirmar o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento do Brasil.

O ano de 2011 inaugura um novo ciclo político no Brasil. As eleições de 2010 renovaram a composição do Congresso Nacional, (re) elegeram novos/as Governadores/as e conduziu Dilma Roussef como a primeira Presidenta da República do Brasil.

A Presidenta Dilma assumiu o compromisso de avançar o projeto político iniciado por Lula. Porém, temos consciência de que as mudanças e o aprofundamento das transformações sociais e políticas no Brasil dependem da capacidade de organização e da pressão do movimento social.

O desafio da juventude se torna muito grande nesse contexto. Vivenciamos uma série de conquistas com a construção da Política Nacional de Juventude (Lei 11.129/2005), com a criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude, da execução do PROJOVEM e de políticas universais em várias áreas. No entanto, é preciso afirmar que as pautas da juventude ficaram fora do debate eleitoral e, ao que parece, é um tema periférico neste início de Governo. Muito se fez com Lula e, mesmo assim, estamos muito distante das expectativas dos/as jovens brasileiros/as.

Nos últimos anos, muitos foram os avanços no tema com a criação de conselhos e órgãos de gestão em inúmeros municípios e Estados brasileiros; com a aprovação da Emenda Constitucional 65 que introduziu a terminologia “Juventude” na Constituição Federal; com a realização de três edições do Encontro Nacional de Conselhos e; com a organização do Pacto da Juventude subscrito por inúmeros candidatos em todo o Brasil.

O ano de 2010 foi marcado pela maior população jovem de nossa história: 51 milhões. Nas próximas três décadas o Brasil viverá o chamado bônus demográfico, período que teremos uma população economicamente ativa maior do que a dependente, que atingirá seu pico no ano de 2022. Esta, sem dúvida, é uma das maiores oportunidades já vividas pelo país, somada ao bom momento político e econômico do Brasil com aumento dos empregos formais, diminuição da desigualdade social e a possibilidade de consolidação do processo democrático. Por isso, o Brasil está diante de uma oportunidade única e o lugar que assumirá a juventude neste processo é uma questão central para projetar uma sociedade justa, desenvolvida e que assegure qualidade de vida aos seus cidadãos.

Portanto, a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude, convocada por Decreto Presidencial no dia 12 de Agosto de 2010, com previsão de realização no ano de 2011, ganha centralidade na agenda política das juventudes. Estas precisam afirmar o seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento do Brasil.

Na gestão de Lula, o Governo Federal desenvolveu o Plano Brasil 2022. A proposta traz uma reflexão sobre o futuro do país, fixando metas para 2022, ano que o Brasil comemora o bicentenário de sua independência. Coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), com representantes de todos os Ministérios, as Casa Civil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) o plano foi dividido em setores: Economia, Sociedade, Infraestrutura e Estado. O Plano constrói um balanço de cada setor e apontou metas e ações para os próximos anos no mundo, na América do Sul, no Brasil e também sinalizou metas para os próximos 100 anos para o país. A juventude deve ser se debruçar sobre este documento e, em uma perspectiva geracional, apresentar ao Governo suas expectativas para o presente e futuro

Um salto necessário

A 1ª Conferência de Juventude foi um marco importante para o Brasil. Mais de 400 mil jovens participaram de um processo inovador, que se tornou referência para a democracia participativa brasileira. Como exemplo, citamos a realização de Conferências Livres em todo o território nacional. Naquele momento o lema da Conferência foi “Levante sua Bandeira”. Foi a oportunidade de os/as jovens apresentarem à sociedade brasileira seus anseios e demandas.

A 2ª Conferência Nacional de Juventude precisa dar um salto de qualidade, que amplie sua capilaridade e contribua para que a juventude opine sobre os grandes temas do país. Chegou a hora de afirmar quais são as políticas prioritárias do Governo Dilma, sugerir metas, prazos e como implementá-las com participação ativa da juventude. Para tanto, será preciso uma Secretaria Nacional de Juventude mais vigorosa, que consiga de fato assegurar a transversalidade de políticas universais que atendam a juventude no conjunto dos Ministérios de forma integrada, desenvolvendo sua capacidade de coordenar programas específicos inovadores.

A 2ª Conferência precisa deliberar de maneira decisiva a necessidade de avançarmos nos marcos legais da juventude e, portanto, fazer avançar as leis que tramitam no Congresso, como o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude. Nesse sentido, a definição sobre quais são os direitos da juventude, quais são as políticas e programas prioritárias para garanti-los e qual é o modelo de gestão devemos ter para executá-los, devem constituir as questões provocadoras para a elaboração do texto base que circulará pelo Brasil para a discussão.

A nova proposta de regimento da 2ª Conferência Nacional de Juventude apresentado pelo CONJUVE busca defender aspectos positivos da 1ª Conferência, como as Conferências Livres e criar novos mecanismos que ampliem a participação com a organização de um sistema que permita a participação virtual pela internet e as Conferências Territoriais, no âmbito dos Territórios da Cidadania, que permitirão maior participação dos/as jovens rurais, quilombolas, ribeirinhos e indígenas.

Por fim, a 2ª Conferência deve disparar uma discussão nos movimentos, organizações, redes e fóruns de juventude para a construção de uma pauta unificada da juventude que ajude a consolidar um calendário de lutas para o próximo ano. Sem luta social organizada, sem pressão política, dificilmente avançará a Política Nacional de Juventude.

*Gabriel Medina é presidente do Conselho Nacional de Juventude
Twitter: GabrielConjuve


Fonte: Portal da Juventude

Leia mais...

Protestos contra alta da tarifa de ônibus prometem parar Salvador  

Movimentos de várias cidades do Brasil realizam segundo "tuitaço" contra o aumento das passagens.

Em Salvador, manifestantes marcaram para esta segunda-feira (7), quando serão reiniciadas as aulas da rede pública, uma série de protestos contra o aumento da tarifa de ônibus.

No dia 2 de janeiro a tarifa do transporte público na capital baiana foi de R$ 2,30 para R$ 2,50. Desde o dia seguinte estudantes e manifestantes têm ido às ruas protestar contra o reajuste e reivindicar melhorias no transporte da cidade.

Nos protestos desta segunda-feira, estão previstas manifestações em vários pontos da cidade, como Campo Grande, Estação da Lapa, Itapuã, Paralela, Largo do Tanque, Periperi, entre outros. Todos com início marcado para as 10h, horário local, com exceção do ato em Ondina, que começa às 11h.

Os militantes do Movimento Exú Tranca Ruas-SSA, que integra a chamada Revolta do Buzu 2011, estão utilizando redes sociais para chamar a atenção para a causa e conquistar a adesão de mais pessoas para seus atos.

Segundo Aluã Carmo de Moura, integrante do movimento, o objetivo dos atos deste dia 7 é parar Salvador e ressaltar a péssima qualidade de transporte público na cidade. O movimento está apostando na volta às aulas e na participação de estudantes de vários colégios nos atos.

Tumulto na Câmara

Na última terça-feira (1º), manifestantes pela melhoria do transporte local que protestavam contra o prefeito João Henrique Carneiro (sem partido) em frente à Câmara Municipal de Salvador foram impedidos pela Guarda Municipal e Polícia Militar de participar da abertura dos trabalhos legislativos. Na ocasião, profissionais de limpeza e vigilantes, agentes comunitários de saúde e professores também protestavam.

A vereadora Olívia Santana (PCdoB) foi agredida por um dos guardas municipais ao tentar evitar que um dos estudantes sofresse agressão por homens sem identificação que se diziam seguranças da prefeitura. "Não vou deixar isso passar despercebido. Já prestei queixa e vou até o fim em busca de justiça. Fui agredida por fazer oposição ao prefeito", disse.

A vereadora acusou o início do ano legislativo na cidade como armação. "Foi tudo muito bem orquestrado, conseguiram colocar no plenário pessoas pagas para aplaudir os despautérios de João e aqui fora estavam agredindo os trabalhadores que estão em busca dos seus direitos. Esse episódio só reafirma o desserviço que ele vem prestando para Salvador", declarou Olívia em seu site oficial.

O prefeito enfrenta uma série de protestos contra sua gestão, mergulhada em uma crise financeira e política.Os gastos de 2009 da prefeitura foram rejeitados pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Tuitaço Nacional

O Movimento do Passe Livre (MPL) de São Paulo, Florianópolis, Espirito Santo, Curitiba e organizações do Recife e Salvador convocam a população para a semana de tuitaço nacional contra o aumento das passagens de ônibus - de 7 a 11 de fevereiro. Com o slogan "Quem não tuita, quer tarifa" o cartaz do protesto pede que os internautas tuitem a hashtag "#contraoaumento".

É o segundo tuitaço deste ano. O primeiro, no dia 28 de janeiro, fez com que a hashtag "#contraoaumento" ficasse em primeiro lugar no Trending Topics, ranking do Twitter, durante grande parte daquele dia.

Fonte: Portal Vermelho

Leia mais...

Berlusconi com a calcinha na cabeça  

Por Altamiro Borges

Cerca de mil pessoas realizaram ontem (6) mais um protesto nos arredores da residência "privada" do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, em Arcore, a 20 quilometros de Milão. Os manifestantes exigiram a renúncia do fascistóide, acusado de corrupção, desvio ilegal de divisas e prostituição - no escândalo envolvendo a garota marroquina Ruby.

Segundo relato do jornal O Globo, "o que começou como um bem-humorado protesto, convocado pelo movimento Popolo Viola (Povo Rosa), acabou em violência. Manifestantes e policiais se enfrentaram quando oficiais à paisana, do batalhão de Choque dos Carabinieri e agentes do serviço secreto impediram a aproximação de grupos dos portões da casa do premier. Pelo menos duas pessoas foram detidas".

Entre os cartazes expostos, alguns apimentados: "O rei está nu e é todo flácido". Outros revelaram o descrédito do primeiro-ministro, que corre o sério risco de ser cassado pelo parlamento. "Você vai ter a condenação penal, já que possui a nossa condenação moral". Apesar do desgaste, Silvio Berlusconi ainda insiste nas suas bravatas contra o Brasil, em decorrência da não extradição do ativista Cesare Battisti. Ele realmente não tem qualquer moral!


Leia mais...

Direção nacional convoca todos os filiados para evento que acontece no próximo fim de semana em SP  

A UJS promove no próximo dia 05 de fevereiro mais um Curso Nacional de Formação para seus militantes. Com realização em Serra Negra, interior de São Paulo, o curso irá tratar temas relacionados à realidade política, do marxismo, da luta pelo socialismo na atualidade e da formação da nação e do povo brasileiro, dentre outros temas relevantes para os jovens socialistas.

Ainda na programação de orientação à juventude, será realizado no dia 11/02 um seminário que irá analisar a questão das drogas, também em Serra Negra.

O valor do curso para os participantes da regiões sul e sudeste é de R$350,00. Para quem é das regiões norte, nordeste e centro-oeste, o valor é de R$250,00. A plenária nacional, que acontecerá nos dias 12 e 13/02, terá a taxa única de R$100,00.

Vale lembrar que o pacote inclui a estadia e alimentação durante todos os dias das atividades. Para obter mais informações, entre em contato com a sede nacional da UJS pelo telefone (11) 3624-0269

Fonte: UJS
.

Leia mais...

UNEGRO prepara I Encontro Nacional de Juventude  

A União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO) promoveu na última semana, em Florianópolis (SC), o debate “A organização da UNEGRO entre a juventude”. A discussão faz parte da preparação da entidade para o I Encontro Nacional de Juventude da UNEGRO, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril, em Santa Catarina.

As dirigentes da entidade Ângela Guimarães, coordenadora nacional de juventude e conselheira nacional de juventude; Mônica Custódio, coordenadora de Trabalho e renda; e Estela Mares coordenadora de Mulheres, participaram do encontro. O debate foi precedido de relatos sobre a atuação da UNEGRO nos espaços dos conselhos de direitos no estado de Santa Catarina assim como sua organização entre cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi discutida a necessidade da realização de encontros regionais preparatórios, observadas as condições estruturais da região, ou seja, desde que não comprometa a infraestrutura de deslocamento e mobilização da delegação ao Encontro Nacional. O período para a realização dos encontros nas cinco regiões brasileiras é de 25/01 até 10/04. Até o dia 01/02 o texto-base que orientará as discussões do referido encontro circulará na lista e no blog da juventude da entidade.
Os debatedores lembraram, ainda, que o ano de 2011 apresenta grandes desafios para a juventude negra, pois foi decretado como o Ano Internacional dos Afrodescendentes pela ONU o que ensejará uma série de debates e ações pelos governos em todo o mundo. É também o ano de realização do III Encontro Nacional de Estudantes Negr@s e Cotistas da UNE em maio na Bahia, de realização da segunda edição do Encontro Nacional de Juventude Negra (II ENJUNE), em julho em Santos-SP. É ainda o ano do IV Congresso Nacional da UNEGRO que acontecerá em julho em Brasília, além do amplo, rico e plural processo de construção da II Conferência Nacional de Juventude convocada pelo Governo Federal em parceria com o CONJUVE.

O encontro terminou com uma recomendação: é preciso politizar ainda mais o movimento de juventude negra através de bandeiras de luta que vão desde o combate intransigente ao racismo em todas as suas formas de manifestação, a defesa das ações afirmativas, da democratização do Estado brasileiro até a necessidade de superação do capitalismo, sistema econômico responsável pelo desigual acesso a direitos e pelas enormes concentrações de renda e desigualdades sociais que estruturam a sociedade brasileira e resultam na negação de direitos à população negra e à juventude em específico.

Fonte: CONJUVE.

Leia mais...

Roda de conversa UJS - todo mundo convidado  

Para dar um up no ânimo da militância e dos mais próximos da UJS neste novo ano que se inicia, a direção municipal de Fortaleza realiza rodas de conversa acerca de temas recorrentes e contemporâneos, muitas vezes presente na realidade dos jovens.

Abaixo o convite da direção municipal na íntegra:


Roda de Conversa UJS/Fortaleza

Atenção galera, as Rodas de Conversa da UJS estão de volta em 2011 com força total, se tornando um espaço obrigatório para todos os filiados (ou não) debaterem política.

Nesta sexta-feira o tema será Drogas e Juventude, contaremos com a presença do Camarada Marney do PCdoB, que já foi da UJS, e da assessoria da Vereadora Eliana Gomes para falar sobre as ações parlamentares de enfrentamento ao Crack e discutirmos como esse tema é ou deve ser tratado na sociedade civil, principalmente entre os jovens.

Compareça e convide mais pessoas!

Lembrando
Dia
– 04/02 (sexta-feira)
Horário – 17h30
Local – Avenida da Universidade, 3107 – Benfica – Sede da UJS (veja o mapa aqui)

Com informações de UJS Fortaleza
Thallis Cantizani - UJS Ceará

Leia mais...