Nota de apoio da UJS ao Equador e Assange
Publicado por Blog UJS Ceará
/
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Diante dos últimos acontecimentos envolvendo Julian Assange e os governos britânico, estadunidense e equatoriano, a União da Juventude Socialista se solidariza com o fundador do Wikileaks e reitera seu compromisso com a democracia, a liberdade de expressão e os direitos humanos.
A UJS repudia a tentativa do governo britânico de entrar na Embaixada equatoriana para prender o jornalista e fundador do site Wikileaks, infringindo o acordo da Convenção de Viena, que determina a inviolabilidade das embaixadas, como territórios soberanos dos países que representam.
O mesmo país que deu asilo político a Augusto Pinochett – um dos maiores ditadores do nosso continente – quer prender Julian Assange por garantir apenas o direito à liberdade de informação, por denunciar as atrocidades e armações políticas das grandes potências contra diversos países e governos democraticamente eleitos.
Toda a pressão política está sobre o corajoso governo do Equador e sua embaixada na Inglaterra. A UJS se solidariza com o governo de Rafael Correa e se soma aos diversos movimentos sociais, a UNASUL e a ALBA.
Denunciamos a hipocrisia da imprensa nativa que não perde a oportunidade em dizer que é defensora da liberdade de expressão e dos direitos humanos, mas, até o presente momento, mesmo Julian Assange não tendo cometido nenhum crime, não se pronunciou sobre o caso, como se o cerco à embaixada equatoriana e a perseguição ao fundador do wikileaks não fosse um acinte a liberdade de expressão.
Em sua luta pela democracia e liberdade de expressão dos povos, a UJS condena qualquer coerção que os britânicos tentam impor ou violação que infrinja os direitos humanos e as relações diplomáticas das nações.
Viva a liberdade de expressão!
Fonte: UJS Brasil
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.