Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Chapa "DCE de Verdade" disputa eleicões na UFC  



A Universidade Federal do Ceará realiza na próxima semana, eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Duas chapas disputam o pleito. A Chapa 2, “DCE de Verdade”, surge como oposição à atual gestão.

Ivo Braga, diretor da União Nacional dos Estudantes e membro da Chapa 2, avalia ser de grande importância a eleição do DCE da UFC. “Ele é a principal entidade estudantil do Ceará, com mais de 50 anos de história. O DCE protagonizou inúmeras lutas não só dos estudantes mas da sociedade como um todo. É fundamental retomar a organização da entidade e fazer com que ela volte a assumir seu protagonismo junto à Universidade e à sociedade cearense”, defende.

Para Ivo, a diversidade dos componentes que compõem a chapa “DCE de Verdade” é um diferencial em relação à concorrente. “Nossa chapa é bastante ampla, com gente de todos os Campi, de vários cursos, cursando vários semestres. Nosso trabalho tem se concentrado no diálogo com a Universidade e os estudantes. Considero que temos melhores condições de representar bem os estudantes”.

Os estudantes que fazem parte da Chapa “DCE de Verdade” estão em pleno processo de mobilização para divulgar suas propostas e conscientizar os estudantes da importância da eleição. “Participamos de debates, panfletagens, percorremos salas de aula, o Restaurante Universitário e os Campi. Através do diálogo, construímos ideias voltadas às necessidades e às demandas dos estudantes”, ratifica Sarah Cavalcante, membro da Chapa 2.

Atualmente o DCE da UFC está sem gestão. O mandato da anterior venceu em dezembro de 2011 e os universitários estão sem representação estudantil. Sarah Cavalcante acrescenta que a entidade é a mais importante representativa dos estudantes do Ceará. “É o DCE da UFC que movimenta e organiza as ações do movimento estudantil, não só junto à Universidade mas também perante a sociedade. É na entidade que está o centro político do movimento estudantil cearense. Ele permanecer desativado é um retrocesso, uma forma de abafa a voz dos estudantes do Ceará”, considera.

Saiba mais

- Para votar, o estudante deve estar regularmente matriculado tanto na graduação como nos cursos de pós-graduação.

- O quórum mínimo para validar a eleição é de 25% dos universitários, o equivalente a sete mil e quinhentos votos.

- Atualmente a UFC conta com cerca de trinta mil alunos.

- As eleições acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de abril.

- 182 estudantes fazem parte da Chapa “DCE de Verdade”, com alunos de todos os Campi da UFC. Dentre os estudantes, membros da UJS e do grupo independente e apartidário “Proposição”.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia mais...

Inácio Arruda: Fortaleza quer soluções  

Por *Inácio Arruda

Fortaleza comemora com festa seus 286 anos. Mas os moradores da Cidade expressam também grande preocupação com os problemas de nossa metrópole. A Capital precisa de um projeto avançado, que melhore de maneira significativa as condições dos que aqui vivem, trabalham, estudam e nos visitam.

Fortaleza, com seus 2,5 milhões de habitantes, é impactada pelos municípios da Região Metropolitana, abarcando quase quatro milhões de habitantes – a que mais cresceu no País neste século. Somos a quinta capital do País e a 71ª maior cidade do mundo em termos de população.

Para fazer frente à complexidade de problemas decorrentes de tal aglomeração é necessário um projeto político ousado e planejamento estratégico. Sua elaboração deve envolver trabalhadores e trabalhadoras que aqui atuam e vivem, academia, arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos, economistas, profissionais da área da saúde e educação e empresários. A população laboriosa, a juventude, os idosos, os artistas, os homens e mulheres que cotidianamente enfrentam os problemas da Cidade e vislumbram soluções.

Aqui temos um povo acolhedor que, na alta estação, recebe cerca de 900 mil turistas que vêm conhecer nossas belezas naturais e as que construímos ao longo da nossa história; vêm desfrutar de nossa cultura, nossos costumes, nossa gastronomia. E muitos voltam, voltam inclusive para aqui morar e desenvolver suas atividades.

A cidade é o lugar da interação econômica, social e cultural. Requer um projeto avançado para enfrentar as questões ambientais, sociais e econômicas. Este é o grande desafio estratégico: construir uma metrópole contemporânea, moderna, com oportunidades de crescimento e desenvolvimento, com uma nova configuração urbana, que atraia investimentos e inovações. Uma cidade humana, saudável, competitiva, criativa e próspera.

Precisamos de uma ação política destemida que dê voz ao cidadão e à cidadã, ao investidor, ao cientista para que os grandes projetos estruturantes embasem ações eficazes na área da segurança, saúde, educação, transporte público, locomoção, lazer e esporte. Uma Fortaleza que viva um presente de entusiasmo e que construa seu futuro com sabedoria.

*Inácio Arruda é Senador (PCdoB-CE)

Fonte: O Povo

Leia mais...

UJS alcança o topo do twitter com #AraguaiaVive  


A União da Juventude Socialista mais uma vez chegou ao topo dos assuntos mais comentados do twitter com a hashtag #AraguaiaVive. O tema ficou em primeiro lugar na rede social e foi uma homenagem da entidade aos jovens guerrilheiros que padeceram no Araguaia.

A série de manifestações ocorridas em diversos estados simultaneamente ao tuitaço foi uma homenagem aos 40 anos de inicio da guerrilha. As atividades também tiveram o objetivo de cobrar o Estado brasileiro o cumprimento da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos de localizar os corpos dos guerrilheiros do Araguaia, além de pressionar o governo pela imediata instalação da Comissão da Verdade.

Segundo o secretario de comunicação da UJS, Ismael Cardoso, “a UJS realizou uma atividade que ao mesmo tempo homenageou jovens brasileiros que doaram suas vidas na mais corajosa empreitada de enfrentamento a ditadura militar, por outro lado, denunciou que estes mesmos heróis que deram suas vidas pela democracia foram esquecidos pela justiça brasileira e até hoje seus corpos estão desaparecidos”.

Para André Torkarski, presidente da UJS, “O governo Dilma tem uma responsabilidade muito maior em relação a abertura dos arquivos da ditadura e a punição de torturadores e assassinos do regime, porque ela viveu isso na pele. Tenho certeza que não esqueceu, assim como nós, jovens representantes daqueles que morreram por liberdade e democracia também não esquecemos.”

A União da Juventude Socialista luta pela memória de seus semelhantes, assim aconteceu em diversos estados com atos políticos, passeatas e protestos. Participou nas redes e nas ruas, direta e indiretamente, jovem do Brasil todo.

Veja alguns twitt’s:

@UJSBRASIL "Onde houver tirania, lá estarão os comunistas para resgatar a liberdade!" #AraguaiaVive

@claudiapetuba Essa história precisa ser contada p/ todos, é necessária a inclusão desse conteúdo nos livros didáticos do BR #AraguaiaVive

@Carlaoujs #AraguaiaVive grande momento de luta do povo brasileiro! UJS é fruto dessa grande contribuição a nação.

@FilipeMSantana Minha homenagem aqueles que tiveram coragem de colocar a própria vida em defesa da democracia em nosso país #AraguaiaVive

@linsmatheus 3 mil soldados mobilizados para assassinar 60 guerrilheiros e torturar milhares de camponeses.. Não esqueceremos! #AraguaiaVive

@thiago_ujs @UJSBRASIL e Levante Popular da juventude em defesa da memória de luta do nosso povo. #AraguaiaVive



Fonte: www.ujs.org.br/span>

Leia mais...

Inácio Arruda: Estatuto da Cidade; Fortaleza merece este presente  


Fortaleza completa nesta sexta-feira (13) 286 anos. A pequena cidade, que nasceu às margens do riacho Pajeú, cortada por três rios – Cocó, Maranguapinho e Ceará –, prosperou e hoje é a quinta maior cidade do país.

As belezas naturais da cidade, as características do seu povo forte e acolhedor são traços ressaltados pelo senador Inácio Arruda, que nasceu em Fortaleza e viu esta cidade crescer e se desenvolver.

"Para se ter uma ideia, em 1970, a cidade tinha uma população que não chegava a 500 mil pessoas. Hoje Fortaleza tem uma população superior a 2,5 milhões de habitantes, desafio permanente para uma terra que precisa continuar a oferecer às gerações futuras os encantos destas praias maravilhosas, de águas quentes o dia inteiro, com a beleza, a arte e a luta necessárias à consolidação de uma cidade justa, democrática e solidária para a grande maioria de nosso povo”.

Estatuto da Cidade: Fortaleza merece este presente

Estatuto da Cidade é a denominação oficial da Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo Política Urbana da Constituição Federal, detalhando e desenvolvendo os artigos 182 e 183.

"O PCdoB enfrenta os grandes desafios com ideias e práticas modernas. Um exemplo disso é o Estatuto da Cidade que ajudamos a elaborar. O Estatuto é uma lei que permite às prefeituras planejarem e possibilitarem uma vida melhor para a população e tornar as cidades mais humanas. Uma conquista do povo, um presente para sua cidade."


Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda

Leia mais...

UJS Ceará: Araguaia Vive  

Há 40 anos, no dia 12 de abril de 1972, teve início um grande movimento de contestação ao regime militar, conhecido como a guerrilha do Araguaia. Um momento importante para a história do povo brasileiro que ainda carece de ser esclarecido, já que até os dias de hoje não se sabe onde foram parar os corpos de diversos militantes que fizeram parte da guerrilha e que foram brutalmente assassinados pela ditadura.

Após o Ato Institucional número 5, o famoso AI-5, os militares intensificaram as perseguições, torturas e mortes contra os militantes de esquerda que lutavam por democracia, obrigando o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a iniciar um movimento guerrilheiro para derrotar a máquina assassina do Estado brasileiro.

Os guerrilheiros, jovens em sua maioria, lutavam em nome da liberdade, contra um poderoso aparato militar. Pessoas como Antônio Ribas, presidente da União Paulista de Estudantes Secundaristas; Helenira Rezende, vice-presidente da UNE; os corajosos irmãos Maria Lúcia, Lucio e Jaime Petit; e o estudante de Química da UFC, o cearense Bergson Gurjão, dentre tantos outros.

Herdeira dessa geração de jovens que doaram suas vidas para defender a democracia, a União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/Ce) vem prestar sua homenagem a esses lutadores que tombaram no Araguaia e, ao mesmo tempo, cobrar do Estado brasileiro o cumprimento da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos de localizar os corpos dos guerrilheiros do Araguaia, além da instalação imediata da Comissão da Verdade para, dessa forma, podermos escrever mais uma página da nossa história.

Participe do tuitaço no dia 12 de abril com a tag #AraguaiaVive

União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/Ce)

Leia mais...

Combate às drogas: João Ananias fala para estudantes em Canindé  

Na última segunda-feira, 9, o Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE) cumpriu agenda no município de Canindé. O parlamentar participou de atividades no Colégio Estadual Paulo Sarasate, onde proferiu palestra sobre saúde pública, com foco no problema das drogas. Ele falou para os jovens que cursam no ensino médio no colégio.

Durante a palestra, João Ananias deu destaque não apenas para os danos que o crack e demais drogas causam à saúde, mas também alertou para os riscos deixados pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas. "Além dos danos provocados ao organismo, o consumo abusivo de álcool está relacionado à violência doméstica, aos acidentes de trânsito e homicídios", alertou.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)

Leia mais...

FÓRUM NACIONAL ESTATUTOS DA CIDADE, PLANEJAMENTO URBANO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  


Na gestão democrática, são estabelecidos os poderes municipais para a formulação, execução e acompanhamento dos projetos de desenvolvimento urbano, na perspectiva do cumprimento da função social da terra urbana. Para isso, busca-se uma articulação ativa entre os poderes municipais, estaduais e a sociedade organizada no planejamento do desenvolvimento social da cidade, de modo a evitar e corrigir as distorções e impactos negativos sobre o meio ambiente e gerar um desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

O Instituto da Cidade e seus parceiros têm o prazer em convidar para o FÓRUM NACIONAL ESTATUTOS DA CIDADE, PLANEJAMENTO URBANO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, a realizar-se em dois momentos importantes para a sociedade cearense. Em 13 de Abril aniversário da cidade de Fortaleza e 16 de junho. Convidamos a todos os interessados em construir efetivamente uma Cidade Acessível, econômica e socialmente sustentável. A viabilidade financeira é do Banco do Nordeste do Brasil.

Na ocasião do evento, haverá o lançamento do livro CALÇADAS ACESSÍVEIS. Esta publicação é resultado das apresentações dos autores no evento II Seminário Estadual Calçadas Acessíveis, realizado em junho de 2011 em uma promoção conjunta do Instituto da Cidade, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do estado do Ceará, Universidade Federal do Ceará e patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil através do ETENE.

Veja a programação completa: www.institutodacidade.org.br

Leia mais...

# AraguaiaVive  


No dia 12 de Abril de 1972 jovens brasileiros que lutavam contra a ditadura militar iniciam uma luta heroica pela a liberdade, a guerrilha do Araguaia.


Com a intensificação das perseguições e mortes por parte dos militares contra os militantes de esquerda, que lutavam por democracia, o Partido Comunista do Brasil vê-se na obrigação de iniciar um movimento guerrilheiro, um movimento que conseguisse reunir forças para derrotar a máquina assassina do Estado brasileiro, legitimada pelo ato militar número 5, o famoso AI-5.

A guerrilha fora composta em sua maioria por jovens, pessoas como Antônio Ribas, presidente da União Paulista de Estudantes Secundaristas, Helenira Rezende, os corajosos irmãos Maria Lúcia, Lucio e Jaime Petit, Bergson Gurjão, muitas jovens mulheres também participaram da guerrilha, entre elas Áurea Valadão, Dinaelza Coqueiro, Luiza Garlipe, Telma Corrêa, entre outras. Estes jovens tinham em comum a vontade de viver em um país livre e soberano, viviam num regime de exceção que os jogou na ilegalidade, os perseguiu e matou, apenas pelos seus sonhos.

A União da Juventude Socialista é a herdeira destas dezenas de jovens que doaram suas vidas à causa libertária, seus sonhos permanecem vivos no coração da atual juventude brasileira que com a UJS continua a lutar por liberdade, democracia e um país soberano.

A UJS realizará no dia 12 de Abril diversos atos por todo o país em homenagem aos jovens guerrilheiros que tombaram no Araguaia. Os atos também servirão para cobrar que o Estado brasileiro cumpra a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos e localize os corpos dos guerrilheiros do Araguaia, além de pressionar o governo pela imediata instalação da Comissão da Verdade.

Mobilização #NasRedes e Nas Ruas
Ao mesmo tempo, convidamos aos internautas e ciberativistas para um tuitaço com a tag #AraguaiaVive.

Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...

Enseada do Mucuripe pode se tornar Paisagem Cultural Brasileira  


O senador Inácio Arruda requereu ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a instauração de processo administrativo visando a chancela de Paisagem Cultural Brasileira à Enseada do Mucuripe, localizada em Fortaleza. A Enseada do Mucuripe, que já inspirou poetas e músicos, como Raimundo Fagner e Belchior, pela beleza das velas, se qualifica à chancela por representar simbolicamente a identidade cearense e por seu valor paisagístico e histórico.

“Na Enseada do Mucuripe, paisagem natural de rara beleza, vivem e trabalham ainda hoje, em pleno centro urbano de uma das maiores capitais nordestinas, os últimos remanescentes da comunidade de pescadores que foram dominantes na área até meados do século passado. O espetáculo proporcionado pelo movimento das velas das embarcações pesqueiras, que dali partem, encanta a todos que têm a oportunidade de testemunhá-lo, estabelecendo significativo contraste com a região vizinha, que abriga um dos mais modernos terminais portuários do país, o Porto de Mucuripe”, enalteceu Inácio.

A portaria nº 127/2009, do Iphan, define paisagem cultural brasileira como “uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores”. Com isso, pretende-se preservar o patrimônio imaterial brasileiro permitindo a valorização da relação harmônica com a natureza, tendo como premissa a qualidade de vida da população.


A proposta de Inácio é que o processo de avaliação da chancela da Paisagem Cultural Brasileira atribuído à Enseada do Mucuripe seja iniciado o quanto antes. “O reconhecimento da Enseada do Mucuripe sob a chancela de Paisagem Cultural Brasileira representaria importante contribuição para a preservação do seu elevado valor cultural e paisagístico. Não se pretende paralisar a Enseada como um monumento morto, imobilizado num tempo que passou, mas, pelo contrário, garantir a sua continuidade como centro dinâmico onde continua a se produzir a síntese cultural que constitui, desde sempre, a essência do nosso povo, preservando-o das implicações do crescimento da cidade”, destacou o senador.


Camocim: Paisagem Cultural

O município de Camocim é o primeiro do Ceará a participar do processo de chancela de Paisagem Cultural Brasileira baseado no grande número de embarcações artesanais presentes no município e toda a cultura a elas relacionada. Nesta semana, uma comissão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esteve reunida com a superintendência do órgão no Ceará para acertar os detalhes do título, que está em estágio avançado de avaliação.


Entenda o que é chancela de Paisagem Cultural

A chancela de Paisagem Cultural Brasileira tem por finalidade atender ao interesse público e contribuir para a preservação do patrimônio cultural, complementando e integrando os instrumentos de promoção e proteção existentes, nos termos que preconizam a Constituição Federal.


A chancela considera o caráter dinâmico da cultura e da ação humana sobre as porções do território a que se aplica, convive com as transformações inerentes ao desenvolvimento econômico e social sustentáveis e valoriza a motivação responsável pela preservação do patrimônio.


Vale salientar que ela implica no estabelecimento de um pacto que pode envolver o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, visando a gestão compartilhada da porção do território nacional assim reconhecida.


Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete do Senador Inácio Arruda

Leia mais...

A UJS saúda a União dos Jovens Comunistas de Cuba  


A UJS felicita a União dos Jovens Comunistas de Cuba que completa hoje 50 anos de fundação. Leia abaixo carta enviada aos irmãos da UJC de Cuba.

À União da Juventude Comunista de Cuba
A/C.: Jesus Mora - Pepito

Prezados Irmãos,

A União da Juventude Socialista - UJS vem expressar suas sinceras congratulações pelos 50 anos da União da Juventude Comunista de Cuba.

A Revolução Cubana é uma das maiores vitórias históricas da construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo predatório. A luta pelo socialismo atual se inspira na vitoriosa experiência da Revolução Cubana. A possibilidade de construir uma sociedade em que os Direitos Sociais são plenamente concretizados, com saúde, educação e trabalho para todos, onde quem vence é o povo e não o lucro privado de alguns, nos inspira cotidianamente a avançar cada vez mais na luta pelo socialismo, e o símbolo desta luta são o nosso Che Guevara e Fidel Castro.

O Brasil historicamente tem sido um parceiro importante para Cuba, situação que se aprofunda nos últimos anos em função da vitória dos governos progressistas Lula/ Dilma em nosso país. Na luta contra o imperialismo norte americano e seu embargo econômico a Cuba, os países latinos e progressistas do mundo inteiro devem se unir na construção de um mundo multipolar. Nesta quadra, Brasil e Cuba são atores decisivos para o desenvolvimento dos países periféricos, com soberania e socialmente equilibrado.

A juventude historicamente tem sido decisiva na construção das mudanças no mundo. Nós, da União da Juventude Socialista, temos a convicção que o aprofundamento das transformações sociais começa pela Juventude, assim o papel que nos é resguardado na história é estratégico. Neste sentido, nos enchemos de felicidade ao constatarmos cotidianamente o papel que a União da Juventude Comunista de Cuba desempenha na política central da ilha, sobretudo na organização dos Estudantes. Essa entidade irmã da UJS, em seus 50 anos de existência, alimenta a nossa força para continuar lutando contra o imperialismo norte americano e pela libertação do nosso povo das amarras impostas pelo sistema capitalista.

Viva a União da Juventude Comunista de Cuba
Viva a Revolução Cubana

Abraços Fraternos,

André Tokarski
Presidente
União da Juventude Socialista

Leia mais...

Deputado anuncia reunião com Mantega para discutir PNE  

A Comissão Especial que discute o novo Plano Nacional de Educação (PNE) se reunirá na próxima terça-feira (10) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para defender a possibilidade de maiores investimentos do governo federal em educação. A informação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão Especial. Marcada para as 16 horas, a reunião deverá discutir a proposta de investimento, no setor educacional, de valor equivalente a 10% do PIB.

A proposta é defendida nacionalmente pelos movimentos ligados à educação e pelo deputado Chico Lopes. O relator do PNE, deputado Ângelo Vanhoni (PT-SP), apresentou relatório prevendo investimento equivalente a 8% do PIB – cifra insuficiente, na avaliação de Chico Lopes, para financiar todos os investimentos previstos pelo PNE, que estabelece as prioridades da educação para toda esta década.

“Vamos discutir com o ministro a possibilidade de avançar mais quanto a esse investimento. Os 8% que estão postos até aqui não são suficientes para tudo o que o PNE prevê, incluindo novas demandas, como creche e escola em tempo integral, com ampliação da jornada escolar, e maior desenvolvimento da educação profissionalizante”, justifica Lopes.

Para fazer frente a essa realidade, precisamos de investimento maior. O ideal seria os 10% que o movimento da educação está buscando. Se não for possível, tentaremos um valor maior que os 8%”, complementa Chico Lopes.

Para Chico Lopes, a audiência com o ministro Guido Mantega poderá marcar um novo momento na luta pelo PNE comprometido com mais recursos para a educação. ”Essa participação pode abrir um novo caminho para essa luta. Enquanto isso, a mobilização da sociedade continua sendo fundamental para criar uma pressão legítima, por mais dinheiro para a educação”, acrescenta o deputado.

“Teremos inclusive argumentos para levar ao ministro, como a destinação, para a educação, de 50% do Fundo Social do Pré-sal, determinada por projeto do senador Inácio Arruda aprovado por unanimidade na Comissão de Educação do Senado”, aponta Chico Lopes.

De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes

Fonte: www.vermelho.org.br

Leia mais...

Camila Vallejo defende democratização da universidade chilena  

A vice-presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECH), Camila Vallejo, defendeu nesta terça (3), em Havana, as lutas em seu país por implementar uma educação superior inclusiva e a serviço do desenvolvimento social.

De visita a Cuba a propósito das celebrações pelo 50º aniversário da União de Jovens Comunistas (UJC), a dirigente considerou necessário deixar para trás o modelo educativo neoliberal do Chile, o qual qualificou de subordinado a interesses políticos e empresariais.

Em um encontro com o secretariado da Federação Estudantil Universitária de Cuba - sua primeira atividade na ilha após chegada ontem -, Vallejo explicou que o objetivo das mobilizações na nação sul-americana passa por construir uma alternativa democrática no setor.

"A educação privada costuma caracterizar-se pela perseguição política, obstáculos para que jovens e acadêmicos se organizem, assim como em ocasiões a má qualidade e o vínculo com projetos ideológicos, o que faz com que seja uma educação pensada para reproduzir o modelo imperante", disse.

Segundo a também dirigente das Juventudes Comunistas do Chile, durante o governo da Unidade Popular (1970-1973), dirigido por Salvador Allende, foram dados passos, mas depois foram revertidos pela ditadura de Augusto Pinochet, que o derrocou em um sangrento golpe de Estado em setembro de 1973.

Vallejo junto a milhares de jovens chilenos têm protagonizado nos últimos meses protestos encaminhados a conseguir uma universidade pública, gratuita e com qualidade de ensino.

Trata-se, também, de conceber uma educação sem que prime o princípio do lucro e com maior ênfase em setores - como o humanismo e as ciências - relacionados com um projeto de país, apontou aqui a vice-presidente da FECH.

Também chegaram na segunda-feira a Cuba a secretária geral das Juventudes Comunistas do Chile, Karol Cariola, e Luis Lobos, encarregado de organização desse agrupamento.

Na ilha cumprirão até o próximo sábado uma intensa agenda relacionada aos 50 anos da UJC, programa que inclui encontros com universitários cubanos, visitas a instituições docentes, atividades culturais e a apresentação dos livros "Ser um jovem comunista", de Karol Cariola; e "Podemos mudar o mundo", de Camila Vallejo.

Durante o encontro de hoje com universitários da nação caribenha, o presidente da FEU, Carlos Rangel, explicou o funcionamento da organização que agrupa mais de 140 mil educandos do nível superior.

Além disso, ofereceu aos visitantes detalhes sobre a participação dos alunos na tomada de decisões e na implementação dos programas de estudos nas universidades.

Fonte: Prensa Latina

Leia mais...

Isenções devem aumentar investimentos em banda larga em R$ 18 bi  


As isenções de tributos para equipamentos e obras civis necessárias à implantação de redes de banda larga anunciadas nesta terça-feira devem resultar em uma renúncia fiscal de R$ 3,8 bilhões até 2016. A informação é do diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, José Gontijo.

De acordo com o diretor, a estimativa do governo é que, até 2016, haja um aumento de 40% nos investimentos privados do setor, o que significa R$ 18 bilhões a mais por ano. Os projetos para entrar na desoneração devem ser apresentados ao ministério até junho de 2013 e devem estar concluídos até 2016.

No ano passado, quando o Ministério das Comunicações começou a debater a proposta com a área econômica do governo, a expectativa era que a desoneração chegasse a R$ 6 bilhões. Segundo Gontijo, a redução nos números se deu por causa do atraso no lançamento das medidas, que eram esperadas desde o meio do ano passado. "Como o tempo transcorreu e a medida não foi implementada, nós refizemos os cálculos de impacto econômico."

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje a desoneração de impostos (IPI e PIS/Cofins) sobre os equipamentos nacionais e obras civis dos investimentos em infraestrutura de redes de telecomunicações para internet em banda larga. Com as medidas, o governo quer, até 2014, disponibilizar o acesso à banda larga a 50% dos domicílios urbanos e 15% dos rurais e atingir a marca de 60 milhões de acessos individuais em banda larga móvel que, atualmente, totalizam 47,2 milhões.

Site Terra

Fonte: www.ujs.org.br

Leia mais...