Estudantes cearenses participam de audiência pública sobre a meia cultural
Em uma Audiência Pública concorrida, realizada na tarde do dia 18/12, na Assembléia Legislativa do Ceará, os estudantes e suas entidades da capital e região metropolitana, além de diversas outras organizações de juventude, discutiram com os deputados estaduais o Projeto de Lei 188/07, que foi votado e aprovado recentemente na comissão de Educação, Esporte e Cultura do Senado Federal e que limita em 40% a venda da meia-entrada nos estádios, casas de shows, teatros e cinemas.
Requerida pelo Deputado Estadual Lula Moraes (PCdoB), esta discussão foi importante, pois colocou em destaque uma questão que estava restrita a Brasília, mas que diz respeito aos estudantes de todo o Brasil. Se aprovado, este projeto trará dificuldades ao acesso dos jovens e idosos aos bens culturais e esportivos fundamentais para uma vida digna.
Em todos os discursos, foi ressaltada a importância da meia-entrada e a luta dos estudantes de gerações passadas para conquistá-la. Para Rudiney de Souza, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), “é preciso mobilizar a sociedade para garantir essa conquista e, assim, valorizar o esforço daqueles que nos legaram esse direito”.
A Assessoria do Senador Inácio Arruda informou que ele solicitará a apreciação desse projeto pelo plenário do Senado Federal. Caso seja rejeitada esta solicitação, será a Câmara dos Deputados o palco para a luta pela garantia da meia-entrada. Nesse sentido, temos que nos preparar para uma batalha difícil e complexa. Precisamos unir todos os setores da sociedade, tendo em vista pressionar os parlamentares cearenses para que se posicionem contra esse projeto.
Com certeza, o ano de 2009 começará com muitos estudantes nas ruas protestando contra essa lei. A UJS precisa estar junto com as entidades estudantis, defendendo o direito da juventude e buscando construir um grande movimento capaz de sensibilizar o Congresso Nacional para que faça valer seu papel de representante do povo. De outro modo, amargaremos uma derrota histórica na luta do movimento estudantil.
Por Flávio Vinícius,
Pres. da UJS Fortaleza
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.