Palestra Petróleo e Gás na Bacia do Ceará na UFC
O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, estará em Fortaleza nessa sexta-feira, dia 21 de agosto, para falar sobre “Os Projetos de Desenvolvimento do Brasil – Petróleo e Gás na Bacia do Ceará”, uma articulação do senador Inácio Arruda com o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, e o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Barros Neto.
Em junho, Haroldo Lima, também a convite do senador Inácio Arruda, esteve no Crato. Na ocasião, ele anunciou o início das pesquisas sobre petróleo e gás na bacia do Araripe.
A palestra acontece a partir das 9h30min, no auditório Cândido Pamplona, no Campus do Pici. Entre os debatedores, além do senador Arruda, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o deputado federal Chico Lopes e o vice-diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Célio Loureiro Cavalcante Júnior.
Bacia do Ceará
A Bacia do Ceará está localizada no nordeste brasileiro, abrangendo os estados do Ceará e Piauí. Subdivide-se, de acordo com suas características geológicas, em quatro sub-bacias, de leste para oeste, assim denominadas: Mundaú, Icaraí, Acaraú e Piauí-Camocim.
A exploração de petróleo iniciou no final da década de 60 e, atualmente, a base de dados soma 203 poços e aproximadamente de 63.000 km de linhas sísmicas. Dos 203 poços perfurados, 89 são poços exploratórios.
A Bacia do Ceará possui quatro campos produtores de petróleo: Xaréu (1977), Curimã (1978), Espada (1978) e Atum (1979). Os volumes originais nestes campos foram estimados em 71,8 Mm3 de óleo e 5.808,2 Mm3 de gás .
Além dos quatro campos produtores de petróleo, situados em águas rasas, a Bacia do Ceará conta com 1 poço classificado como descobridor de campo de gás natural (1CES-0066-CE), 1 descobridor de campo de petróleo (1CES-0033A-CE), 26 poços produtores subcomerciais de petróleo, 4 produtores subcomerciais de gás natural, 1 poço com indícios de petróleo e gás natural e 9 poços com indícios de petróleo.
Os poços classificados como produtores subcomerciais de petróleo estão localizados em águas rasas e situados no entorno dos quatro campos produtores de petróleo e, a grande maioria, foi perfurada entre o final da década de 70 e o início da década de 80. Os poços classificados com indícios de petróleo também estão localizados nos arredores dos campos produtores.
Os poços classificados como produtores subcomerciais de gás natural são em número de quatro e estão localizados a oeste dos campos produtores de petróleo: 1CES-0001-CE (1971), 1CES-0048A-CE (1981), 1CES-0002-CE (1972) e 1CES-0097-CE (1985). Trata-se de acumulações de gás natural de pequeno porte que, no momento, não justificam os investimentos necessários para desenvolvê-los. Além disso, todos esses poços se localizam em lâmina d’água inferior a 50 m em área considerada ambientalmente sensível. O IBAMA recomenda a exclusão de blocos exploratórios em lâmina d’água inferior a 60 metros.
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.