Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Projeto do Vereador Evaldo Lima do PCdoB busca criar a Comissão da Verdade em Fortaleza  

O vereador do PCdoB segue trabalhando para garantir a implantação da Comissão da Verdade no âmbito municipal.
O Projeto de Resolução 13/2013, apresentado por Evaldo Lima na Câmara, está alinhado às políticas nacionais de apuração histórica. O objetivo da proposta é discutir a herança da Ditadura Militar nos espaços públicos da cidade e fazer justiça à memória de perseguidos políticos. “A luta pelos direitos civis e pela liberdade no Brasil confunde-se com o nefasto período da Ditadura Militar e a repressão, onde as instituições e os seus aparelhos ideológicos funcionavam para reprimir e calar qualquer tipo de protesto e oposição”, explica.


Fortaleza também viveu fortes períodos de repressão e, segundo analisa o vereador do PCdoB, é preciso analisar o período histórico com isenção. “Para se fazer uma leitura aprofundada de um momento histórico é necessário também que saibamos o que aconteceu. Não se trata de esquecimento, nem perdão, apenas justiça. Vale destacar também que o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos que foi ratificado pelo País em 25 de setembro de 1992”, diz Evaldo.


Ditadura em Fortaleza


Segundo Evaldo, as ruas de Fortaleza ainda hoje são testemunhas do período da ditadura que se instaurou no país em 1964, registrando diversas homenagens a datas e presidentes do Regime Militar que não foram eleitos democraticamente. “A Avenida Perimetral, por exemplo, tem como nome verdadeiro Avenida Costa e Silva. Já a Avenida Leste-Oeste chama-se Castelo Branco. Temos ainda a Praça 31 de março, na Praia do Futuro”, explica.


A preocupação do vereador do PCdoB é resgatar a memória e a verdade para as discussões históricas. “Há uma série de debates históricos acontecendo na cidade de Fortaleza sobre a Ditadura Militar, os desaparecidos políticos e o exílio. Não estamos com uma proposta revanchista, é um direito à memória e à verdade”, justifica o vereador fazendo referência aos grupos Aparecidos Políticos, Associação 64-68 e Associação Maurício Grabois como exemplos de exercício da cidadania em nome da História. “A História é para se refletir, tirar lições do passado e para cada vez mais fortalecer os elementos da democracia”, conclui.

Fonte: Evaldo Lima

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.