Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

3º PLENÁRIA ESTADUAL DA UJS- CONUBES e Organização  

Neste final de semana, dias 22 e 23, aconteceu a 3º Plenária Estadual da União da Juventude Socialista do Ceará, sediada na sede estadual do PCdoB, em Fortaleza que reuniu mais de trinta participantes e 15 municípios, sendo eles: Ararendá, Aquiraz, Forquilha, Fortaleza, Graça, Itapipoca, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Jucás, Maranguape, Milhã, Morada Nova, Russas, São Gonçalo do Amarante e Sobral. A programação do primeiro dia se constituiu de debate sobre as conjunturas do mundo, do país e do estado com explanação do convidado Gilvan Paiva, sociólogo e secretário de juventude de Sobral, fez-se um balanço da atividade da entidade até o momento e a discussão a cerca do Plano Estadual de Estruturação e Crescimento da UJS, pela manhã e tarde, respectivamente, encerrando-se o dia com a festa de celebração do aniversário de 23 anos da UJS, à noite no Espaço Mulher, sede da União Brasileira de Mulheres (UBM). E no domingo deu-se até o meio-dia a discussão sobre o 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes (UBES) e o lançamento no estado do nosso movimento "Todo Mundo pra Rua Aumentar o Som", que será prioridade dos jovens socialistas.

Esta foi certamente uma das maiores plenárias estaduais dos últimos anos, contando com a participação de municípios que nunca haviam participado antes e em que ainda esta se constituindo a organização da UJS. Outro aspecto importante do encontro é que durante um de seus intervalos, no sábado, dia 22, tal como estava programado, a Direção Estadual da entidade reuniu-se para elaborar proposta de indicação para preenchimento de vacâncias que surgiram no corpo da direção e em sua Executiva, a ser submetida à Plenária. No domingo, 23, antes de se dar início a discussão sobre o Congresso da UBES, a proposta de nomes foi apresentada aos delegados à Plenária e aprovada por aclamação. Afastaram-se da direção Zezão de Camocim, Edison de Potengi, Patrícia Leandro e Regiane de Oliveira, ambas de Fortaleza. Em seu lugar, passaram a fazer parte da Direção Estadual: Niara Farias (do núcleo da UNIFOR, Tesoureira da DM de Fortaleza), Francisco Alan de Amorim (presidente da UJS-Maranguape), Luana Silva (presidente da UJS-Milhã) e Carol Sales (do núcleo da UNIFOR, do Pleno da DM de Fortaleza, da UNEGRO e suplente do Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza). Com isso a direção estadual da UJS-CE, constituída por 29 membros, que desse total, antes tinha apenas 9 mulheres em sua composição, passa agora a possuir 10 companheiras, reforçando nosso compromisso com a promoção de oportunidades para que as mulheres ocupem os espaços de construção coletiva junto com os homens, espaços esses em que infelizmente para as nossas companheiras ainda são minoritários por motivos enraizados na estrutura de nossa sociedade.

A plenária transcorreu em clima de unidade e com um misto de diligência e descontração. Nela se trocou informações, repassou-se materiais, ampliou-se contatos, reforçou-se nossos vínculos e no debate franco e responsável nossa certeza da necessidade de uma UJS cada vez mais forte e enraizada na vida de nosso estado para fazermos frente aos desafios que se colocam a nossa frente e exigem uma organização da juventude brasileira que alie a luta pelas mudanças necessárias ao país e possíveis na atual quadra política, mesmo que restritas aos marcos do capitalismo, ao combate à direita conservadora e golpista, apostando na construção futura de uma sociedade socialista.

VIVA A UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA NOS SEUS 23 ANOS DE EXISTÊNCIA! VIVA A JUVENTUDE BRASILEIRA! VIVA O SOCIALISMO!


Fonte: Roberto dos Santos-Secretário de Formação da UJS-Ce.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.