-UJS do Ceará realiza II Encontro Universitário
A União da Juventude Socialista do Ceará realizou, neste último final de semana, o seu II Encontro Universitário, na cidade de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza. Reunidos em um aprazível sítio, cerca de 30 dos principais quadros da UJS, representando oito universidades da capital e do interior, realizaram acaloradas discussões sobre conjuntura nacional, os 70 anos da UNE, a Reforma do Ensino Superior e a organização da UJS no movimento estudantil. O encontro contou com a presença de vários convidados, o deputado federal do PCdoB, Chico Lopes, a socióloga Maria Pereira, o ex-presidente da UJS, Inácio Carvalho e o autor do livro “Nós, os estudantes”, Mariano Freitas.
Na manhã de sábado, Chico Lopes deu início ao encontro falando sobre a necessidade de os movimentos sociais tensionarem o governo Lula para avançar na condução da política econômica do país e sobre os perigos da reforma política e sindical que ameaçam a democracia brasileira.
À tarde, os demais palestrantes discorreram sobre a trajetória de 70 anos de luta da UNE, desde a campanha contra o nazi-fascismo, durante a segunda guerra mundial, até a recente reconquista de sua sede histórica na Praia do Flamengo, que havia sido usurpada pela ditadura militar. No final, os estudantes puderam expressar suas opiniões e fazer perguntas a respeito da UNE aos convidados.
No domingo pela manhã houve o debate sobre o PL 7200.06 e a 4º versão do anteprojeto que trata da reforma universitária foi lida e discutida ponto a ponto. As intervenções destacaram o papel decisivo da UNE, no sentido de garantir universidades públicas socialmente referenciadas e a urgência em acabar com a farra dos tubarões das particulares.
À tarde, divididos em 4 grupos heterogêneos, os estudantes debateram os problemas específicos de cada universidade, compartilhando experiências e discutiram sobre os desafios para a organização da UJS em cada local. A superação do espontaneísmo na organização dos núcleos, a construção de um calendário estadual de atividades e a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Educação foram os tópicos mais salientados.
O encerramento do encontro foi marcado pelas palavras de ordem puxadas já com uma certa nostalgia antecipada da despedida pelos jovens socialistas que, durante 2 dias, haviam se empenhado, na cidade de Horizonte, no vislumbre de um outro horizonte para o movimento estudantil cearense.
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.