Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

-Começa a Jornada de Lutas em Defesa da Educação no Ceará  

Na terça (21), cerca de 300 estudantes e integrantes de movimentos sociais participaram pela manhã de um ato na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com entrega da pauta local da Jornada de Lutas à pró-reitoria de assuntos estudantis desta instituição superior.

Entre as principais reivindicações, está a elaboração de um plano de assistência estudantil, da qual participe toda a comunidade acadêmica e que contemple a expansão da UFC para outras regiões do interior do estado, respeitando a qualidade do ensino e garantindo condições de permanência para os estudantes, com bolsas de valor justo, restaurantes e residências universitárias.

Após o ato, que contou com o apoio dos servidores da UFC (atualmente em estado de greve), os manifestantes seguiram em passeata pelas ruas da capital até a praça da Bandeira, no centro.

No início da tarde, a Assembléia Legislativa do Ceará fez uma homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), com a presença da presidente da entidade, Lucia Stumpf. Depois, Lúcia participou de debate na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) para discutir e apresentar o projeto de Lei das Mensalidades, conhecido como PL da UNE, que está engavetado no Congresso Nacional. A medida visa regulamentar a mensalidade nas universidades privadas e proteger o aluno inadimplente.

-Ocupação na Reitoria da UECE

Nesta quarta-feira (22), a Jornada de Lutas começou às 9h com um cortejo pelos corredores da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo foi mobilizar os estudantes para a passeata que culminou com a ocupação do prédio da reitoria. Cerca de 800 pessoas, entre alunos e lideranças de movimentos sociais, tomaram a Avenida Paranjana, via que dá acesso à universidade. A marcha seguiu rumo à reitoria, onde foi tomada a decisão de ocupar o hall de entrada do prédio. Além da pauta nacional, que reivindica mais investimentos, democracia e políticas de inclusão para o ensino superior, a Jornada de Lutas no estado tem pontos específicos.

O alvo dos ataques é a Resolução 199, que vai regulamentar a existência de cursos pagos de pós-graduação, mestrado, doutorado e extensão na UECE. As entidades exigem ainda a implementação imediata da lei 13.706/05, que garante a meia-passagem nas macrorregiões do Ceará. De acordo com o diretor da UNE, Rudiney de Souza, que está na ocupação, a medida já foi aprovada no Conselho Superior de Educação da universidade, espaço de deliberação onde estudantes e servidores tem minoria. São 10 cadeiras, sendo 70% dos assentos direcionados a professores indicados pela direção e 15% para alunos e outros 15% para servidores.

Rudiney disse que o comando da ocupação espera se reunir com o vice-reitor e o secretário de ciência e tecnologia do governo, responsável direto pela universidade estadual. "Só vamos sair quando eles nos receberem para negociar a Resolução 199. Não vamos aceitar a cobrança dentro de uma instituição pública. Queremos também discutir os pontos da pauta nacional da Jornada", afirmou.


Fontes: www.une.org.br e Comunicação/UJS-Ce.
Fotos: Marcelo Silva e Emanoel Medeiros, respectivamente.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.