Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Caravana da UNE agita a UFC  

Como fez na Campanha do Petróleo é Nosso e no enfrentamento da Ditadura Militar, mais uma vez encontramos a UNE desempenhando um papel histórico do Movimento Estudantil, discutir as grandes questões do país. Discutir Saúde, envolvendo os novos paradigmas da Educação e da Cultura, é de fundamental importância para a sociedade brasileira hoje.

Estima-se que as atividades da Caravana da UNE, apenas na UFC (sem contar as outras 40 Universidades de 26 estados da Federação, por onde já passou ou passará), conseguiu envolver mais de 5 mil estudantes.

Foi um debate qualificado que se travou sobre os mais diversos temas interrelacionados com a saúde, as novas experiências de organização popular e o papel que o Movimento Estudantil deve assumir dentro desse contexto. Com certeza foi uma experiência transformadora e enriquecedora para todos os estudantes que foram tocados por mais esta grande iniciativa da UNE.

Saiba como foi

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu ontem (14/10), a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE). A Caravana é resultado de parceria da União Nacional dos Estudantes (UNE) com o Ministério da Saúde e promoveu um dia inteiro de debates sobre Cultura, Educação e Saúde sob a ótica das Políticas Públicas.

Uma tenda do Ministério da Saúde esteve montada ao longo do dia no CH1 para consultas, exames e distribuição de preservativos, além do ônibus do Hemoce com a campanha de doação de sangue. Às 8h, as companhias de teatro Tá na Rua e a Trupe Caba de Chegar se apresentaram no Bosque da Letras. O primeiro debate, sobre violência de gênero e direitos sexuais e reprodutivos, começou às 10h, com a participação de Thereza De Lamare, coordenadora de Saúde do Jovem e Adolescente do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, Secretário de Saúde de Fortaleza e Camila Silveira, militante do Movimento de Mulheres.

À tarde foi uma saudável desordem de tudo ao mesmo tempo. Enquanto no Auditório da Biblioteca eram exibidos os filmes "SOS Saúde", de Michael Moore e “O Afeto se Encerra em nosso Peito Juvenil”, de Sílvio Tendler, no Bosque aconteciam a Oficina de Circo e apresentações de Teatro de Rua, ao passo que no MAUC acontecia a reunião de articulação do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, que em breve será organizado no Ceará, a partir da mobilização de estudantes da UFC.

Às 20h aconteceu o último debate do dia, "Saúde, Educação e Cultura para um Novo Brasil: desenvolvimento e Políticas Públicas", no Auditório da Reitoria. Os debatedores foram a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, o Professor André Jalles — representando da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, David Barros Araújo — membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Alexandre Santini — Coordenador dos CUCAs da UNE, Norma Paula — Coordenadora de Gestão de Sistemas e Pontos de Cultura da Secretaria de Cultura do Ceará e o Médico Chico Passeata — Representante do Ministério da Saúde.

O encerramento da Caravana se realizou na Concha Acústica da UFC com apresentação do Maracatu Az de Ouro e as bandas Mufinus, Avenida Funk e Relicário. Por volta de mil estudantes participaram da celebração.

De Fortaleza a caravana segue para Natal, no Rio Grande do Norte. A última parada será na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, no dia 27 de novembro.

Poema composto por Ronaldo Wanderley, estudante de Letras da UFC, em homenagem à Caravana

CARAVANA

LÁI RÊM A CARAVANA DE OUTRO MUNDO
COM TATUAGENS
E SOTAQUES
DE OUTROS MUNDOS
GIRO O MUNDO
GIRA O MUNDO
CARAVANA
CARA ANA
VAN CARAANA
DE ONDE VEM A CARAVANA
QUE É A CARA DO MEU MUNDO

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.