Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Cubanos driblam dificuldades e promovem explosão de blogs  

A explosão dos blogs chegou a Cuba, apesar das dificuldades de sua população para ter acesso à internet e ao reduzido número de computadores. O surgimento de uma comunidade de pessoas com este modo de comunicação neste país pode rapidamente deixar de ser um sonho.

“Penso que blogar a partir de Cuba é algo importante para divulgar nossa realidade, pontos de vista e nos comunicarmos com o mundo”, disse à IPS Roger Trabas, programador autodidata e autor do site intitulado Kilómetro Cero. “O mais difícil é conseguir uma conexão com a internet”, reconheceu Trabas, que tem de acessar a rede a partir de seu trabalho e também lidar com outros problemas com a lentidão da comunicação.

Por causa do odioso bloqueio norte-americano, Cuba só pode se conectar à internet via satélite — o que reduz drasticamente a largura da banda e encarece o tráfego de informação. Isto pode mudar com a instalação de um cabo submarino de fibra ótica desde a Venezuela, projetado para o começo de 2010.

Apenas 5,2% das pessoas consultadas na Pesquisa sobre Acesso a Serviços Selecionados de Informação e Comunicação de 2007, do Escritório Nacional de Estatísticas (ONE), usavam computador em sua casa. Segundo o levantamento, 88,8% se conectam em locais de trabalho ou estudo.

Essa desproporção poderia responder ao modelo de “informatização da sociedade” estabelecido pelo governo, que prioriza o acesso às novas tecnologias informáticas e da comunicação em centros científicos, educacionais, instituições culturais e órgãos estatais, acima do uso individual.

“Fica difícil, mas, tudo está no empenho de cada um”, disse Trabas, que compartilha em seu site o interesse pela programação informatizada com temas da realidade cubana. “Na maioria das vezes se mantém um blog por amor à arte, porque economicamente não te traz nenhum benefício, mas conhecimentos — a possibilidade de compartilhar com pessoas e descobrir a si mesmo”, acrescentou.

Encontro

Trabas organizou junto ao empresário e blogueiro francês David Chape, estabelecido em Havana há 12 anos, o primeiro Encontro Blogueiros por Conta Própria, convocado a partir do site Bloggers Cuba, que aconteceu no último dia 27 no governamental Palácio de Computação e Eletrônica, na capital cubana. A esse primeiro encontro do que pode chegar a ser a comunidade de blogs da ilha compareceu um pequeno grupo de blogueiros, especialistas em jornalismo digital e entusiastas dessa experiência, de Cuba e da França.

Os blogs são sites na internet que costumam refletir os interesses e as opiniões de uma pessoa, em geral o autor e administrador ao mesmo tempo, sobre qualquer tema. Freqüentemente permitem a publicação de comentários dos internautas, a partir do qual são criadas redes sociais multinacionais hoje em plena expansão.

O número dos publicados na ilha ainda é impreciso. A direção de Bloggers Cuba apenas abriga 14 páginas pessoais, enquanto o site Blogs sobre Cuba — que inclui os abertos em outros países — se refere a 650. Por outro lado, na direção da não-governamental União de Jornalistas de Cuba (UPEC) aparecem 174.

Um informe do site Technorati, atualizado até o dia 20 passado, informou que no mundo há 133 milhões de blogs. Deste número, apenas 7,4 milhões renovaram sua informação nos últimos quatro meses e cerca de 1,5 milhão o fez na semana anterior ao fim da pesquisa. A expansão do fenômeno dos blogs abriu novas interrogações no mundo da comunicação e em particular no jornalismo, que de certo modo vê ameaçado seu status profissional pela irrupção de milhões de potenciais cronistas da realidade.

“É muito interessante que se desenvolva em Cuba o fenômeno do jornalismo feito pelas pessoas, porque isso acontece há muito tempo em nível internacional”, disse Anidelys Rodríguez, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana. Encarregada de uma assinatura de jornalismo digital, Anidelys considera o auge deste “jornalismo cidadão” como uma maneira de pressão sobre os meios tradicionais para que melhorem a qualidade de sua proposta informativa e ampliem as agendas temáticas.

“É importante em Cuba que as pessoas contem e falem sobre o país a partir de suas próprias experiências, do que sentem — e não a partir da visão tão especializada dos meios de comunicação cubanos, que têm uma agenda e interesses específicos nem sempre coincidentes com os das pessoas”, afirmou.

Uma das experiências de jornalismo cidadão, o blog Generación Y, da filóloga Yoani Sánchez, foi distinguida este ano pelo jornal espanhol El País com o prêmio Ortega y Gasset. Embora o primeiro Encontro Blogueiros por Conta Própria tenha concluído sem acordos formais, os participantes concordaram quanto à necessidade de criar uma comunidade, cuja plataforma poderia ser o site Bloggers Cuba.

“O mais importante é dar o primeiro passo — e já fizemos isso de fato”, disse Trabas. “Espero que a comunidade cresça, que as pessoas com acesso à internet aproveite isso também para escrever coisas úteis, para gerar informação. A partir daqui vai crescer e acredito que não vai parar”, afirmou este blogueiro “por conta própria”, de 34 anos.

Fonte: IPS/Envolverde

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.