Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Washington legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo  

A governadora de Washington, Chris Gregoire, promulgou nesta segunda-feira (13) a lei que legaliza o casamento homossexual no estado, onde gays e lésbicas poderão casar-se a partir do próximo dia 7 de junho.

Segundo afirmou à agência Efe um porta-voz do escritório da governadora, Gregoire assinou
a lei - na presença de defensores dos direitos homossexuais - que transformará Washington no sétimo estado do país que aprova esta união.

Desta forma, a governadora democrata deu sinal verde à lei aprovada pela Câmara de Representantes de Washington na quarta-feira passada. "Dizemos à nação que o estado de Washington já não nega a seus cidadãos a oportunidade de casar-se com a pessoa que amam e dizemos a todas as crianças de casais do mesmo sexo que sua família é tão importante como todas as outras famílias de nosso estado", declarou a governadora em comunicado após a aprovação parlamentar.

Acrescentou que os congressistas do estado agiram com "coragem, respeito e profissionalismo" para pôr fim a "uma era de discriminação". As associações de homossexuais do estado de Washington receberam a nova lei como "um avanço significativo" e com "grande satisfação", segundo disse à Efe Mac Partlow, de Conselho de Gays, Lésbicas e Bissexuais de Seattle.

A lei entrará em vigor no próximo dia 7 de junho, já que devem passar 90 dias desde sua promulgação, embora os opositores à norma busquem mecanismos legais para anular o texto antes que entre em vigor.

Concretamente, a intenção é obter os mais de 120 mil apoios mediante um plebiscito para evitar que entre em vigor no próximo mês de junho ou promover outra lei que cote o conceito de casamento à união entre uma mulher e um homem, de acordo com o jornal local "The Seattle Times".

Em janeiro e após anos de ambivalência, a governadora Gregoire anunciou que apoiaria o casamento homossexual e ressaltou que sua postura contradizia as doutrinas de sua fé católica.

Com 55 votos a favor e 43 contra, a Câmara de Representantes de Washington deu sinal verde na semana passada à lei, que já tinha sido aprovada pelo Senado estadual em janeiro.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal nos estados de Nova York, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, assim como no Distrito de Columbia.

Outros estados, especialmente na costa Leste e Oeste, permitem outros tipos de reconhecimentos legais para casais de gays e lésbicas.

Um tribunal federal de apelações na Califórnia declarou na terça-feira passada que a proibição dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional, o que representa um passo adiante para a aprovação das uniões entre homossexuais nesse estado.

Fonte: Efe

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.