Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Orgulho de Ser Nordestino!  

A União da Juventude Socialista (UJS) do Ceará vem a público se manifestar contra mais uma demonstração pontual de racismo contra o povo do Nordeste do Brasil. Em menos de um ano, outro episódio de preconceito regional, desta vez do estudante que assina como “Caio César, de 20 anos”, expõe ao público mais um caso grave deste tipo de atitude irracional, ao tomar dimensão nacional, já que o primeiro foi em plena eleição da presidente Dilma Rousseff, quando a estudante de direito de São Paulo, Mayara Petruso, atacou com expressões preconceituosas o povo nordestino.

Este novo episódio, referente à homenagem prestada ao povo do Nordeste pela Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi (Escola da Zona Norte de São Paulo), não pode ser minimizado, mas sim repudiado, porque parece ser uma atitude que se vale da covardia do anonimato que a internet possibilita para expor um lamentável ódio “pessoal” contra toda a sociedade, as culturas e os grupos sociais que compõem essa região do país, o que, em uma dimensão ampla, é um ataque ao próprio povo brasileiro.
O indivíduo que covardemente mandou email para Escola de Samba sob a assinatura de “Caio César, 20 anos” vem defendendo atitudes separatistas que se chocam com a universalização e o humanismo constitucional que defende a igualdade entre todos os brasileiros. Uma ignorância plena e exata que vai na contramão de uma globalização cultural que se expressa através da riqueza da miscigenação entre as raças, pelos hibridismos, pelo sincretismo cultural, de símbolos, e, principalmente, de pessoas.

Mesmo se tratando de uma Manifestação localizada, essa atitude irracional deve ser punida severamente, pois é prevista como crime pela Constituição Federal Brasileira promulgada em 1988. Cabe à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Justiça agir com firmeza, dando exemplo a partir da punição do responsável por esse fato para que isso nunca mais aconteça.

Essas reações preocupam não apenas os cearenses e os nordestinos, mas também todas as pessoas sensatas das regiões de onde partem esse tipo de manifestações. Sabemos que a imensa maioria das pessoas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul é absolutamente contra esse ódio manifestado por pessoas pobres de espírito, de caráter, que destilam o preconceito de raça, cor, etnia, gênero, sexualidade, classe e, sobretudo, contra qualquer um que eles - a partir de impressões subjetivas – julguem diferentes ou desiguais a eles.

A UJS, que levanta no Estado, no Nordeste e no Brasil a bandeira do socialismo, principalmente através da união, da igualdade e da harmonia entre todas as raças, etnias, gêneros, sexos, culturas, vem repudiar veementemente mais esse lamentável ato, conclamando a todos e a todas a tomarem a mesma atitude. Acreditamos que a educação, a convivência e a fraternidade são as principais e mais potentes armas contra esse tipo de discriminação, e a igualdade entre os seres humanos é o principal passo para este mundo utópico mais educado e mais fraterno.

União da Juventude Socialista do Ceará

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.